BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



20/02/07
 
"Debate sobre WiMAX" de 2006 (1) - Transcrição de mensagem para nossos Grupos vinculados:

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Nestas alturas do campeonato (ou do "carnaval"...) todos já sabem que em março de 2006 "rolou" uma "Série sobre WiMAX" no âmbito da ComUnidade e do Portal Thesis.
Sobre o "carnaval" acima: um participante, amigo gaiato, nos escreveu dizendo que estamos competindo com Momo, fazendo um verdadeiro "carnaval" com o WiMAX". 
Valeu! E acertou!  :-)
 
Esta é a idéia: fazer uma grande "folia" para chamar a atenção para o WiMAX: é um enorme mercado de trabalho e uma grande ferramenta para a  "inclusão".
Além disso, é preciso conhecer "tudo" sobre o tema para fiscalizar as ações governamentais, "why not"?  :-)
 
Assim, contamos com muita repercussão e muitos debates em nossos fóruns...em março!
Agora em fevereiro estamos plantando as sementes e estimulando os colaboradores e debatedores a pensar no assunto: mas nada contra a "repercussão já".  :-)
 
Assim, vamos abrir uma nova frente na "ambientação" de fevereiro".
Com mensagens numeradas e este Assunto: O "Debate sobre WiMAX" de 2006 vamos reproduzir a principais mensagens sobre o tema.
Quem quiser se antecipar e tomar logo conhecimento da coleção de mensagens, o registro está feito neste Blog Comunitário: "WiMAX" (Debate) em http://www.wirelessbrasil.org/wirelessbr/secoes/blog_wimax_debate/debate.html (o conteúdo está sendo migrado para uma Seção "Debates sobre WiMAX" do site WirelessBR).
 
Apertem os cintos pois lá vamos nós:  :-)) 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa / Thienne Johnson

------------------------------------------------------------

----- Original Message -----
From: Jose Eduardo Moura
Sent: Saturday, March 04, 2006 6:55 PM
Subject: Re: [wireless.br] Série sobre WiMAX (2): WiBro
 
Muito interessante e muito boa a série até o momento: Uma gama de reportagens e artigos que já consolidam o fato de que finalmente e aparentemente teremos um padrão consolidado e apoiado por uma série de  grandes empresas e que também possa realmente ser considerado como solução viável e real de transmissão de dados Wireless ( e não mais aquela sopa de soluções proprietárias de BWA com quem convivemos nestes últimos anos que só serviam pra inviabilizar os BCs)..
 
A maioria do que li, nos links indicados fala de engajamento de empresas no desenvolvimento do Wibro, produtos, redes e testes em andamento etc..Que mais uma vez comprovam que o WiMax assim como sua versão Móvel vieram pra ficar...etc..etc...
 
Agora, tecnicamente se falando vi alguns números, um apresentação bastante superficial ( segundo meu entender) acerca da tecnologia no site do ITU, mas nada, pelo menos na minha opinião, de tecnicamente detalhado ...
 
 Sabe posso parecer ser chato, pode ser força da profissão que me faz já ha 12 anos lidar exclusivamente com produtos Wireless e já ter visto muita promessa boa ir por água baixo nos primeiros trials ( não acho que será o caso do WiMax principalmente devido ao ganho de escala que este padrão terá) mas talvez por isso  acho que, como engenheiro, qualquer opinião final, só depois de escovar alguns bits, bytes, protocolos e modulações, Limiares etc..etc......(*rs..) e no tocante a isto: Tutorial ou Apresentação detalhada em Wibro, como disse eu não achei nada por ai na NET...
 
Alguém tem pra enviar ou sabe o link para algum Artigo Técnico  profundo e detalhado em Wibro??? Ou é mais dificil de achar que cabeça de bacalhau???
 
Grande Abraço,
José Eduardo Moura
j_mmoura@yahoo.com 
 
Nota da Coordenação:
Jose Eduardo Moura (j_mmoura@yahoo.com) é Engenheiro Eletricista com ênfase em Telecomunicações, formado pela PUC-RJ 1994, com cursos de especialização adicionais nas Áreas de Sistemas Celulares (Broadband e Narrowband) e Protocolos de Comunicações de Dados. Possui alguns trabalhos na area publicados no Brasil e exterior (IEEE). Atua há 12 anos na Área de Sistemas de Transmissão com especial ênfase em Sistemas Wireless, tendo sido responsável por diversos projetos de redes de interconexão de operadoras e redes privadas. Desde 1997 sua principal área de interesse é a relacionada aos Sistemas Wireless BWA, atuando também junto a fabricantes e operadoras na certificação, avaliação e seleção de novos produtos e tecnologias.
 
------------------------------------------------------------------------------------
 
Olá,  ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em  www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
O segundo episódio da "Série Especial sobre WiMAX", de autoria de Eduardo Prado, está no ar desde ontem com o tema WiBro.
Peço desculpas a todos pelo atraso nesta divulgação mas, devido à uma pequena viagem inopinada, fiquei "desplugado".  :-)

Esta Série está sendo publicada simultaneamente no Blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios" e no site do Instituto Thesis.
(Atualização 2007: Ver página sobre WiBro na nova Revista do WiMAX)

Vamos lá:

(...) WiBro (Wireless Broadband) é o padrão de WiMAX Móvel coreano.
Por que ele nasceu? Por uma razão muito simples: a Coréia do Sul é um país muito avançado em termos de Banda Larga (86% de penetração) e não precisava desta forma do WiMAX "Nomádico". Partiu logo para um padrão de Banda Larga Móvel sem Fio e chamou-o de WiBro.
O Ocidente sabendo que os coreanos não iriam desistir de disseminar o WiBro no Oriente (imagina só perder o mercado chinês, hein?) resolveu se compor com a Samsung – grande promotora do WiBro – e decidiu adotar o WiBro como base para o padrão do WiMAX Móvel do IEEE ( 802.16e homologado em Dezembro de 2005). (...)
 
A continuação desta matéria - com um "caminhão" de links - está no site do Instituto Thesis, aqui.
(Atualização 2007: Ver página sobre WiBro na nova Revista do WiMAX
 
Mas por que o interesse agora em WiBro? :-)
Porque ele "tá chegando"...  :-)
Confiram esta notícia já veiculada aqui em nossos fóruns:

TVA anuncia acordo para trazer WiMAX ao Brasil
Terça-feira, 08 de novembro de 2005 - 19h14  
SÃO PAULO – A TVA anunciou um acordo com a Samsung para trazer a plataforma WiMAX ao Brasil. São Paulo será a primeira cidade atendida, o que deve acontecer em novembro de 2006.
O WiMAX busca seu diferencial, diante de outras ofertas de banda larga, na transferência de dados com mobilidade e custo relativamente baixo. Segundo Virgílio Amaral, diretor de tecnologia da TVA, o produto anunciado oferecerá conexão a 3 Mbps.
Isso significa manter conexões estáveis também com o terminal em movimento. “Foram feitos testes até 120 km/h: a conexão não caiu e a taxa de transferência se manteve”, explica, alfinetando tecnologias concorrentes, como a 3G, que não apresentariam a mesma estabilidade.
Amaral afirma que, enquanto o 3G tem o foco principal na voz, o WiMAX concentra-se na transmissão de dados, quaisquer que sejam. Isso facilitaria seu uso com vídeo, internet, TV e também voz.
O investimento previsto é de US$ 100 milhões nos próximos cinco anos. "A TVA pretende atingir 1 milhão de usuários, sob a marca Ajato no período", afirma Leila Loria, diretora de distribuição eletrônica do Grupo Abril.
A executiva diz que não há metas de migração dos atuais assinantes de cabo ou MMDS para a nova tecnologia. “Ela será natural, à medida que o usuário se interesse”, explica.
O produto da Samsung será lançado no mercado coreano neste mês. No Brasil, primeiro país da América Latina com a tecnologia, ela chega ao mesmo tempo em que no mercado americano.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO