BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



23/02/07

WiMAX (11) - Novas matérias no Thesis + Artigo:" WiMax, Edge, Ev-Do, UMTS, HSDPA" por Ricardo Menezes - Transcrição de mensagem para nossos Grupos vinculados:

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL
 
01.
Como parte dos preparativos para o "Especial WiMAX 2", o Portal Thesis fechou parceria com a WiMAX Spectrum Owners Alliance (WiSOA).
"WiMAX Day" é uma publicação eletrônica diária da WiSOA.
O
Especial WiMAX 2" de março é um evento virtual, sem finalidade comercial e será conduzido pelo Portal Thesis com o apoio da ComUnidade.
 
Aguardamos muitas colaborações, repercussões e debates sobre WiMAX.
Todas estas mensagens estão sendo transcritas no Portal da ComUnidade WirelessBRASIL, BLOCO (Blog dos Coordenadores) e Seção WiMAX do site comunitário WirelessBR.

02.
Recebemos da jornalista Jana de Paula, nossa participante e diretora de conteúdo do Thesis, as últimas matérias do Portal relacionadas ao WiMAX: 
WiMAX: pedra da 3G
Tecnologia - Especial WiMAX 2
por Jana de Paula*  
21-Fev-2007
Pouca gente esperava que o presidente da Vodafone, Arun Sarin, aproveitasse o 3GSM World Forum para tratar de... WiMAX. Mas foi exatamente o que ele fez. Para uma platéia no mínimo atônita, o executivo de um dos mais poderosos players dos padrões UMTS, foi enfático. Segundo ele o WiMAX é hoje um competidor sério no mercado de banda larga móvel (BWA). O grupo da 3G já se havia habituado à pressão externa sobre o desenvolvimento mais acelerado de soluções no padrão; vindo, porém, de ‘alguém do grupo' o puxão de orelhas foi mais dolorido.Sarin (foto) não deixou dúvidas no ar. Sua fala durante a conferência foi uma advertência à indústria móvel européia de que as novas tecnologias "usurparão seus negócios e de que o padrão 3G está em obsolescência". O CEO lembrou que, como indústria, os agentes do mercado mundial de mobilidade sem fio devem-se mover mais rapidamente para decidir "o que terão para o almoço".Ao ser questionado por alguém da assistência se o WiMAX seria o elefante no aposento da 3G, Sarin retrucou que, de fato, o WiMAX se apresenta como tecnologia interessante e que, apesar de não verdadeiramente pronta, tem tudo para substituir as tecnologias móveis correntes. Ele exemplificou sua afirmativa com a rede 4G da norte-americana Sprint Nextel, baseada na tecnologia OFDM, que roda em protocolo IP.
Ler mais...
*Sobre artigo publicado no WiMAX Day, informativo do WiSOA

Modelo pronto...na Itália
Tecnologia - Especial WiMAX 2
por WiSOA  
21-Fev-2007
O presidente do provedor de telecom alternativo Fastweb SPA, Stefano Parisi, afirmou que se a companhia adquirir uma licença de espectro para o WiMAX em junho de 2007, ele pretende investir entre 300 milhões e 400 milhões de euros na tecnologia, num período de três a quatro anos. Este investimento potencial baseia-se nos requerimentos da Italian Communications Authority (Agcom), que indica que a Fastweb fornece serviços para 90% da população italiana.
Ler mais...

Tecnologia - Especial WiMAX 2
Alcatel-Lucent: chipset
por WiSOA
21-Fev-2007
Alcatel-Lucent anunciou hoje que investiu no chipset de WiMAX da fabricante Sequans. Os termos do investimento não foram divulgados por nenhuma das partes, exceto que o investimento é uma extensão dos US$ 24 milhões do fundo mútuo, recolhidos em julho passado.
Num comunicado de imprensa, El Naggar, VP da unidade de negócios WiMAX da Alcatel-Lucent, disse que "o investimento da Sequans demonstra nosso engajamento e interesse em sustentar o desenvolvimento das principais tecnologias de WiMAX".
As duas companhias já haviam entabulado colaboração em novembro de 2006, para desenvolver os chipset de WiMAX voltado aos mercados emergentes. A Sequans também recebeu investimentos da Motorola, em novembro passado. Os outros da companhia incluem Kennet Venture Partners, Add Partners, Cap Decisif, T-Source, SG Asset Management e Vision Capital.


03.
Estamos divulgando outro bom artigo já veiculado pela mídia.
Vale conferir: o texto é de Dez 2005 mas muito atual, uma leitura agradável, amena, com muitas informações e "visões".  
Fonte: MobileZone:
[27/12/05] WiMax, Edge, Ev-Do, UMTS, HSDPA por Ricardo Menezes

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa / Thienne Johnson 
 

 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO