BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


 
24/02/07

WiMAX (13) : 02 notícias + Seção WiMAX do site TELECO - WiMAX no Brasil - Transcrição de mensagem para nossos Grupos vinculados


Olá, ComUnidade WirelessBRASIL

01.
Estamos fazendo uma preparação/recordação/ambientação (ufa!) para o Especial WiMAX 2" de março 2007, um evento virtual, sem finalidade comercial que será conduzido pelo Portal Thesis com o apoio da ComUnidade.  
Aguardamos muitas colaborações, repercussões e debates sobre WiMAX.
Todas estas mensagens estão sendo transcritas no Portal da ComUnidade WirelessBRASIL, BLOCO (Blog dos Coordenadores) e Seção WiMAX do site comunitário WirelessBR.
 
02.
Aqui está o "cardápio" das leituras de hoje:  :-)
- Duas notícias: Ministério reabre consulta sobre leilão WiMAX e WiMAX móvel terá boom este ano, diz Motorola por
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO;

- Uma "Seção" do Portal Teleco: WiMAX no Brasil (no final da mensagem). Vale conferir: é um resumo com muita informação!!!!

- Convite para uma visita, ainda na mesma Seção do Teleco: Tecnologias WIMAX (sem transcrição aqui)

Eis as notícias:
Fonte: INFO Online
SÃO PAULO - O Ministério das Comunicações reabriu a consulta pública sobre os leilões que vão definir a criação de serviços WiMAX.
O Ministério já havia realizado esse processo em 2006, parte obrigatória para definir as regras de exploração de licenças WiMAX. O leilão planejado para 2006, no entanto, não aconteceu por decisão da Justiça, que apontou irregularidades no edital do Ministério.
Agora, o Ministério refez o texto e vai submetê-lo a consulta pública durante 30 dias. Após este período, a Anatel definirá o texto final do edital que regula, entre outras coisas, preços máximos e mínimos de serviços de internet sem fio, quais empresas podem participar do leilão de freqüências, qual valor cada concessionária deve investir, que áreas devem atender, etc.
São pontos polêmicos na regulamentação do WiMAX a área mínima obrigatória de cobertura que cada concessionária deverá oferecer, se as empresas de telefonia fixa poderão explorar também WiMAX nas áreas onde já oferecem banda larga por cabos telefônicos e critérios como a concessão obrigatória de parte da infra-estrutura de WiMAX para projetos de inclusão digital.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
 
Fonte: INFO Online
[22/01/07]   WiMAX móvel terá boom este ano, diz Motorola
SÃO PAULO – A Motorola divulgou análise em que prevê forte crescimento do WiMAX móvel no mundo ao longo de 2007.
De acordo com estudo da empresa, o uso de internet banda larga sem fio móvel tende a crescer porque é a forma mais simples de conexão para o usuário, que pode usar seus equipamentos em rede de qualquer lugar da área de cobertura.
A análise da empresa diz ainda que o WiMAX móvel foi a tecnologia adotada como preferencial pela principais empresas de infra-estrutura de TI e telecom no mundo, o que dá ao WiMAX condições privilegiadas para que se popularize em 2007.
“A Motorola acredita que 2007 será o ano em que o WiMAX ganhará mais exposição, com o aumento do conhecimento da tecnologia e o crescimento dos lançamentos comerciais para redes móveis nesse padrão. O ritmo de evolução da banda larga WiMAX deve ser acelerado este ano (2007)”, diz Dan Coombes, vice-presidente sênior da Motorola em análise divulgada pela empresa.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa / Thienne Johnson 

 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO