BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


06/01/07

• Games

Ontem lemos esta notícia Conheça 21 indicações de cursos de graduação e pós-graduação em games (PC World) e ligou-se o bit da curiosidade... 
A notícia está transcrita mais abaixo. "Games" (jogos para computador... e celular!): um mercado de trabalho em expansão: (...) Os salários, ainda segundo esta pesquisa, estão entre mil reais e 5 mil reais. Mas os profissionais mais experientes chegam a ganhar entre 10 mil reais e 15 mil reais. (...).
Então, como ambientação, estamos propondo estas leituras de um "especial do IDG Now!:
Fonte: IDG Now!
[18/10/06]   PUC-SP retoma inscrições para cursos superiores de games e gestão digital (esta notícia está "vencida" mas vale conferir)
Fonte: IDG Now!
[29/09/06]   Desenvolvedor de games: artista dos bytes
Fonte: IDG Now!
[29/09/06]   Conheça o perfil de quem cria games
Fonte: IDG Now!
[29/09/06]   Potencial desenvolvedor é certamente um jogador
Fonte: IDG Now!
[29/09/06]   Sem PlayStation e Xbox, Brasil aposta em PC e celulares
Fonte: PC World
[05/01/07]   Conheça 21 indicações de cursos de graduação e pós-graduação em games

Fonte: PC World
[05/01/07]   Conheça 21 indicações de cursos de graduação e pós-graduação em games Por Rodolfo Mendes, especial para PC World 
São Paulo - A PC World fez um levantamento de 21 cursos de graduação e pós-graduação em games no Brasil e no exterior. Confira.
Em 30 anos de existência, nenhuma indústria cresceu e se consolidou tão rapidamente quanto a de jogos digitais. Até poucos anos atrás esse mercado carecia de profissionais especificamente treinados para o ofício de criar games, as oportunidades de formação para quem se interessava pela área eram escassas, se resumiam basicamente a alguns cursos de exatas com algum foco na área de entretenimento digital interativo ou especializações com pouquíssimas vagas no exterior. O único curso superior totalmente voltado para o segmento era o da cobiçada DigiPen, no Canadá.
Entretanto, a grande curva de crescimento do ramo nos últimos cinco anos, tanto no Brasil quanto no exterior, fez com que o interesse sobre esse mercado crescesse de forma proporcional aos seus ganhos. O resultado disso já pode ser visto no Brasil, em 2005 o MEC aprovou a criação de cursos reconhecidos voltados para a formação de profissionais visados para esse segmento do entretenimento digital interativo. Alguns cursos são voltados para a graduação e outros para especialização. É interessante observar que a maioria dos cursos, inclusive no exterior, é de curta duração (menos de três anos). 
No Brasil muitos dos cursos superiores oferecem vestibular pela primeira vez este ano. Segundo Rogério Cardoso dos Santos, coordenador do curso de Tecnologia em Design de Games da PUC, “há uma percepção pela demanda de profissionais e pesquisadores na área num mercado que já maior do que a indústria do cinema e a fonográfica”. 
No exterior o destaque são os cursos de pós-graduação que podem ser feitos até mesmo via online.
Cursos de graduação nacionais
Cursos de Graduação no Exterior
Cursos de Pós-Graduação no Brasil
Cursos de Pós-Graduação no Exterior

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO