BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


19/07/07

Especial WiMAX - 19 Julho - "Quinta WiMAX" no Thesis

Clearinghouse à brasileira
Tecnologia - Portabilidade
por Jana de Paula
18-Jul-2007
Após ser adotada - com maior ou menor sucesso - em vários países, a portabilidade numérica chegará ao Brasil num cronograma de um ano de implantação, que se inicia em março de 2008. Mas bem antes disso, daqui a duas semanas, será escolhida a empresa que irá fornecer o pacote de tecnologia para as operadoras, congregadas através do consórcio ABR Telecom. Além de entidades locais, pelo menos duas empresas globais já manifestaram intenção de apresentar propostas - NeuStar e Telcordia. A competitividade do mercado brasileiro, intensificada com a pressão dos provedores de telefonia e dados IP e a obrigatoriedade de as concessionárias implantarem a PN, tornam o momento bastante crítico.

Ler mais...

Condutor de negócios
Especial WiMAX - Artigos
por Jana de Paula
18-Jul-2007
"O WiMAX é um condutor interessante para o mercado global de redes em banda larga móvel. E não só para mercados rurais e emergentes, mas, inclusive, para as grandes cidades. Em São Francisco (EUA), por exemplo, sugerimos WiMAX, com sucesso, para atualização de redes móveis, com capacidade de oferecer serviços diferenciados".
Ler mais...

Dispositivos móveis: tempo de inovar
Especial WiMAX - Artigos
por Jeff Orr
18-Jul-2007
As aplicações e os dispositivos que os hospedam são o ponto focal da aparição de redes sem fio e móvel em banda larga. O consenso quanto aos futuros dispositivos 4G no calendário de 2012 é de adoção de redes IP em modulação OFDM, à velocidade de 100 Mbps e sob condições móveis mais elevadas. Mas com o quê os primeiros dispositivos em banda larga móvel se parecerão? 
  Ler mais...

4G, a definição
por Equipe Thesis  
17-Jul-2007
A associação 3G Americas publicou hoje o novo white paper Definindo a 4G: o Processo da ITU para a Próxima Geração da Tecnologia Sem Fio. O documento oferece uma descrição de como o IMT-Advanced (ou 4G) que será definido pela International Telecommunications Union (ITU), para a  próxima geração de tecnologias sem fio
Ler mais...

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO