BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


27/07/07

Especial sobre "Redes Domésticas" no UOL

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Trascrevemos abaixo a "matéria de capa" do UOL Tecnologia e os links para os demais artigos.
Que tal registrar sua experiência pessoal na montagem de redes?  :-)
Comentários?
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
---------------------------------------------------
 
Fonte: UOL Tecnologia
[18/07/07] Rede doméstica de computadores organiza e democratiza o espaço; veja guia  por Fernanda Ângelo

Se você não mora sozinho, muito provavelmente já chegou em casa querendo -ou precisando- usar o computador e deu de cara com alguém em frente a ele. Ou então, um dos usuários do "micro familiar" talvez já tenha apagado algum arquivo importante para você ou instalado um programinha que serve basicamente apenas para travar a máquina. Se essas situações fazem parte do seu cotidiano, que tal considerar a criação de uma rede doméstica de computadores?

Conforme caem os preços de computadores, empurrados para baixo pela árdua concorrência entre fabricantes e pelos incentivos fiscais concedidos pelo governo brasileiro, torna-se mais comum ver residências com mais de um micro. Em alguns casos, até um equipamento por pessoa. Uma rede Ethernet permite que a conexão à Internet, bem como arquivos e periféricos sejam compartilhados entre essas máquinas. Montar uma rede deste tipo é fácil e rápido.

Placa de rede
O primeiro passo é certificar-se que todos os computadores que irão compor a rede estejam equipados com placas de rede. Atualmente todos os computadores possuem uma porta de rede integrada à placa-mãe. Se você tem um computador antigo sem esta característica, não tem problema. Você pode comprar e instalar uma placa de rede, também conhecida como placa de rede 10/100 ou placa de rede Ethernet.

Modem e roteador
Você vai precisar de ambos. Não importa se a sua conexão banda larga é ADSL ou via cabo. O modem deve ser conectado à porta WAN do roteador, e os demais computadores serão conectados (com um cabo Ethernet -aquele azul, também conhecido como cabo de rede) nas outras portas do roteador, geralmente nomeadas LAN.

Os roteadores mais modernos disponíveis atualmente no mercado integram um switch (geralmente de quatro portas), permitindo conectar os computadores da sua rede diretamente, sem a necessidade de qualquer periférico extra. Se a idéia é ter mais de quatro equipamentos conectados à mesma rede, você deve instalar um switch externo. Este deve ser conectado a uma das portas do roteador e então suas saídas alimentarão outros computadores.

Configuração
Após conectar os cabos, ligue o modem banda larga, o roteador e um dos computadores para acessar o painel de configuração do roteador.

O primeiro passo é saber o endereço IP do seu roteador para ter acesso às opções de configuração. Esta informação normalmente está no manual do equipamento, e é um número como 123.456.7.8. Então abra o browser de internet e vá até http://123.456.7.8 (número fornecido pelo fabricante do roteador). Isso feito, você poderá optar entre a configuração básica ou a avançada.

No caso da básica, tudo o que você precisa fazer é escolher o tipo de conexão utilizada: cabo, ADSL com IP dinâmico (ou seja, o endereço IP dado pelo seu provedor muda toda vez que você se conecta à Internet. Este é o tipo mais comum), ADSL com IP estático ou VPN (Virtual Private Network -geralmente usado em redes corporativas). Então é só aceitar as configurações-padrão sugeridas nas telas seguintes do assistente de configuração do roteador e, na última delas, selecionar Concluir.

Apesar de a instalação rápida ser a melhor maneira para configurar sua rede -e de não exigir conhecimentos técnicos de nenhuma espécie- vale passar pelo menu instalação avançada para configurar uma senha para o seu roteador. Aqui você também consegue estabelecer qual ou quais usuários terão privilégios de administradores no roteador.

Por padrão do Windows, todos os computadores da rede já devem estar configurados para obter suas configurações de rede automaticamente do roteador (identificado pela rede como servidor DHCP). Isso significa que todos os computadores da rede devem estar aptos a navegar na Internet.

-------------------------------------

COMO MONTAR SUA REDE DOMÉSTICA
COMPARTILHE ARQUIVOS DESEJADOS
A IMPRESSORA PODE SERVIR A TODOS
GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS
VEJA PRODUTOS NO ÁLBUM DE FOTOS
QUER CRIAR UMA REDE SEM FIO?
WI-FI POSSIBILITA ACESSO FÁCIL
SEM PLACA? USE UM ADAPTADOR
PASSO A PASSO DA MONTAGEM
WIMAX: MOBILIDADE DO FUTURO


 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO