BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


28/07/07

• Especial WiMAX - 26 Julho - "Quinta WiMAX" no Thesis

Alcatel: WiMAX para grandes e pequenos
Especial WiMAX - Artigos
por Jana de Paula  
26-Jul-2007
Quando um vendor de grande porte define toda uma estratégia em determinada tecnologia é porque esta já deixou de ser de alto risco ou emergente. Foi justamente o que fez a Alcatel-Lucent com o WiMAX Rev.e. Ciente de que o mercado se volta cada vez mais para o usuário final, que quer internet o tempo todo e em qualquer lugar, a companhia franco-americana elaborou seu plano de aproximação das telcos, suas velhas clientes, e de outros players de serviços portáteis e móveis. O momento é bom -  em 2012 o WiMAX terá acumulado receita de US$ 15 bilhões, só no mercado de equipamentos, segundo a consultoria Maravedis.  
Ler mais...

Fórum de gigantes define IPR 
Especial WiMAX - Artigos
por WiMAX Vision*  
26-Jul-2007
O fórum Next Generation Mobile Network (NGMN), eclética mistura de companhias de telecom que buscam uma visão comum para as redes e tecnologias além da 3G, concluiu um acordo sobre práticas de autorização de propriedade intelectual (IPR). A aliança anunciou um novo acerto cujos atributos "fornecem custos mais transparentes e previsíveis do IPR ligado às tecnologias móveis de próxima geração", segundo o documento divulgado pela entidade. 
  Ler mais...

França regula espectro
Especial WiMAX - Artigos
por WiMAX Day
26-Jul-2007
O órgão regulador de telecom francês, Acerp, divulgou estudo na semana passada que indica que a "a receita produzida pela utilização do espectro por rádio está estimada em 200 bilhões de euros por ano na Europa". A análise recomenda, ainda, que este recurso raro seja melhor administrado.
  Ler mais...

FCC prega fraternidade sem fio
por WiMAX Vision
24-Jul-2007
O presidente da Federal Communications Comission (FCC), Kevin Martin, lançou o projeto de fraternidade americana sem fio ao propor regulamento aberto do acesso à banda de 700 MHz, permitindo aos entrantes potenciais tornar-se fornecedores de serviços em banda larga sem fio com WiMAX. 
  Ler mais...

Navini lança beamforming
Especial WiMAX - Artigos
por WiMAX Day
20-Jul-2007
A Navini Networks, fornecedora de equipamentos de WiMAx anunciou a primeira execução comercial de seu software beamforming, conforme as características do IEE 802.16e. Segundo comunicado da companhia, a implementação do software foi feita com a Liberty technologies, do panamá, onde a parceira aperfeiçoa sua rede pré-WiMAx para WiMAX móvel. Navini disse que submeterá suas estações de base ao WiMAX Forum para teste formal e certificação no padrão 802.16e

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO