BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



04/06/07


LUA: Linguagem de programação brasileira faz sucesso no exterior

Olá,
ComUnidade WirelessBRASIL!
 
"A linguagem Lua - criada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro (PUC-Rio) em 1993 - está prestes a entrar para a História da Computação. No próximo dia 9 de junho, em San Diego, na Califórnia (EUA), o professor Roberto Ierusalimschy, arquiteto-chefe da linguagem, vai apresentar uma palestra sobre a evolução de Lua na HOPL III, a terceira conferência sobre a história das linguagens de programação, que é promovida pela Association for Computing Machinery (ACM) somente a cada 15 anos."
 
Transcrevemos abaixo duas matérias sobre o tema.
Fonte: Porto Digital
[30/05/07]  
Linguagem de programação brasileira faz sucesso no exterior

Fonte: LUA (http://www.lua.org/)
O site brasileiro da LUA está em inglês mas há uma página em português:
A Linguagem de Programação LUA

Será que temos alguma boa alma comunitária usuária da LUA para dar um depoimento?  :-)

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson 
 
-----------------------------------------------------------

Fonte: Porto Digital
[30/05/07]  
Linguagem de programação brasileira faz sucesso no exterior

A linguagem Lua - criada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro (PUC-Rio) em 1993 - está prestes a entrar para a História da Computação. No próximo dia 9 de junho, em San Diego, na Califórnia (EUA), o professor Roberto Ierusalimschy, arquiteto-chefe da linguagem, vai apresentar uma palestra sobre a evolução de Lua na HOPL III, a terceira conferência sobre a história das linguagens de programação, que é promovida pela Association for Computing Machinery (ACM) somente a cada 15 anos.

A primeira HOPL (History of Programming Languages Conference) aconteceu em 1978 e a segunda, em 1993. O encontro apresenta poucas linguagens em suas raras edições e Lua estar entre as eleitas atesta seu reconhecimento como a mais importante contribuição brasileira para a pesquisa internacional de Ciência de Computação.

"A escolha para a HOPL III é um importante reconhecimento do impacto mundial de Lua, que é a única linguagem de programação de impacto desenvolvida fora do 'Primeiro Mundo'", diz Luiz Henrique de Figueiredo, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que desenvolve Lua junto com Roberto Ierusalimschy e Waldemar Celes, professores do Departamento de Informática da PUC-Rio.

Linguagem de programação projetada e desenvolvida no Brasil, Lua tem 90% de seus usuários no exterior e atualmente está entre as 25 mais populares na Internet, segundo o índice Tiobe. Lua foi desenvolvida em código aberto e tem distribuição gratuita. A versão mais recente (5.1.2) foi lançada no início de abril de 2007.

Número 1 dos games - A linguagem de programação Lua hoje é largamente utilizada no mundo todo e está presente em vários tipos de aplicações industriais, nas áreas de robótica, logística, bioinformática, programação web, processamento de imagem, editores de texto, dentre várias outras. Lua é usada por grandes companhias, como Adobe, Intel, Microsoft, NASA, Bombardier, Olivetti, Philips, Disney e LucasArts. Entre os produtos que usam Lua, destacam-se: Adobe Lightroom, que é 40% escrito em Lua; as ferramentas para internet Nmap e Wireshark; e a plataforma web Kepler.

Embora não tenha sido desenvolvida com este objetivo, a linguagem Lua é uma das mais utilizadas em jogos. Duas votações informais do gamedev.net (importante espaço para programadores de jogos) elegeram Lua como a mais popular para scripting de jogos. Vários jogos famosos usam Lua: Baldur's Gate, Escape from Monkey Island, FarCry, Grim Fandango, Homeworld 2, Illarion, Impossible Creatures, Psychonauts, The Sims, World of Warcraft e Multi Theft Auto.

"Lua foi especialmente bem-sucedida nos jogos e está rapidamente se transformando na linguagem padrão desta indústria", comenta Luiz Henrique, lembrando que a PUC-Rio, por vocação, desenvolve softwares científicos. Mas, como diz o artigo que vai ser apresentado na HOPL III, "o sucesso é compreensível porque todas as características da linguagem que fazem Lua especial - simplicidade, eficiência, portabilidade e baixo impacto de inclusão em aplicações - são importantes no desenvolvimento de jogos eletrônicos".

Lua no Inpe - Em outro tipo de aplicação, a linguagem está se popularizando também no Brasil. No Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), por exemplo, Lua dá suporte aos estudos de Modelagem Ambiental, como as projeções da evolução do desmatamento na Amazônia. A linguagem está no TerraME, ambiente computacional desenvolvido no Inpe para modelar aspectos temporais e espaciais da área de estudo, combinando múltiplas escalas, atores e eventos.

"Lua tem características ideais para o TerraME, nosso ambiente de modelagem para projeção de cenários para políticas públicas e ordenamento territorial", enfatiza Gilberto Câmara, diretor do Inpe. Ele afirma que "Lua é muito flexível, e permitiu uma rápida adaptação para ser usada nos ambiente de modelagem de uso da terra do Inpe. Considero que seja a maior contribuição da Computação brasileira para o mundo."

O TerraME apresenta ferramentas computacionais que possibilitam a construção de modelos ambientais como os hidrológicos e de dinâmica de uso e cobertura da terra. E a linguagem Lua é utilizada para dar suporte aos procedimentos gerais de programação com ferramentas para descrição de dados. Para o Inpe, contar com uma linguagem aberta é fundamental.

Mais informações nos sites:
 Lua -
http://www.lua.org/
 HOPL III -
http://www.acm.org/sigs/sigplan/hopl 
Com informações do MCT.

----------------------------------------------------------------------------------

Fonte:
LUA
A Linguagem de Programação 

Lua é uma linguagem de programação poderosa e leve, projetada para estender aplicações. Lua também é frequentemente usada como uma linguagem de propósito geral. Lua é software livre de código aberto.

Lua combina sintaxe simples para programação procedural com poderosas construções para descrição de dados, baseadas em tabelas associativas e semântica extensível. Lua é tipada dinamicamente, é interpretada a partir de bytecodes para uma máquina virtual, e tem gerenciamento automático de memória com coleta de lixo incremental. Essas características fazem de Lua uma linguagem ideal para configuração, automação (scripting) e prototipagem rápida.

Um conceito fundamental no projeto de Lua é fornecer meta-mecanismos para a implementação de construções, em vez de fornecer uma multidão de construções diretamente na linguagem. Por exemplo, embora Lua não seja uma linguagem puramente orientada a objetos, ela fornece meta-mecanismos para a implementação de classes e herança. Os meta-mecanismos de Lua trazem uma economia de conceitos e mantêm a linguagem pequena, ao mesmo tempo que permitem que a semântica seja estendida de maneiras não convencionais. Ter uma semântica extensível é uma das características mais marcantes de Lua.

Lua é uma engine que você pode acoplar à sua aplicação. Isso significa que, além de sintaxe e semântica, Lua fornece uma API que permite a aplicação trocar dados com programas Lua e estender Lua com funções C. Nesse sentido, Lua pode ser vista como um framework para construção de linguagens dedicadas a domínos específicos.

Lua está implementada como uma pequena biblioteca de funções C, escritas em ANSI C, que compila sem modificações em todas as plataformas conhecidas. Os objetivos da implementação são simplicidade, eficiência, portabilidade e baixo impacto de inclusão em aplicações.

A distribuição de Lua é gratuita: Lua pode ser usada para quaisquer propósitos, tanto acadêmicos quanto comerciais, sem nenhum custo. Os detalhes legais estão na licença. A versão corrente é Lua 5.1.2, lançada em 02 Apr 2007. Estão disponíveis o código fonte e a documentação de todas as versões públicas em vários sites e também binários prontos para várias plataformas em lua-users e em LuaForge.

Se você usar Lua, por favor dê crédito. Uma maneira simpática de fazer isso é incluir um logo de Lua na página web do seu produto ou projeto. Considere também enviar uma descrição do seu projeto para ser incluída na nossa lista de projetos que usam Lua. Isso ajuda a garantir apoio para o desenvolvimento de Lua. Ajude-nos a conhecer melhor a comunidade de Lua, respondendo a nossa pesquisa sobre usuários. Finalmente, considere apoiar o desenvolvimento de Lua adquirindo uma cópia do manual ou fazendo uma doação.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO