BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



11/06/07


• Especial sobre 3G - Terceira Geração (01)

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Este "Especial" é mais uma "parceria comunitária" entre o Portal Thesis, dirigido por Jana de Paula  e o site comunitário WirelessBR, coordenado por Thienne Johnson.
 
Para quem gosta de saltar introduções  :-)) nesta mensagem transcrevemos três matérias:
 
1. Trecho inicial de uma ótima introdução ao tema "3G" num Tutorial do Teleco "UMTS" de autoria do seu diretor, Eduardo Tude escrito em janeiro de 2004.
2. Trecho de uma excelente página do Teleco "3G - Pergunte ao Especialista" a cargo de Paulo Breviglieri , Diretor de Desenvolvimento Técnico da QUALCOMM
3. Íntegra do ótimo artigo Tecnologias de Celular - Evolução das Gerações de sistemas celulares até 3G - Padrões de tecnologia utilizados pelas redes de celular tais como: AMPS, TDMA, CDMA, GSM, GPRS, EDGE, EVDO, WCDMA e HSDPA  (Seção Telefonia Celular do Teleco)
 
Voltando...  :-)
A terceira geração da telefonia celular é conhecida pela sigla "3G".
A 3G está "na boca da mídia".  :-)
E também em Seções nos sites Teleco, Convergência Digital, WirelessBR e em várias matérias do Thesis.
 
Vamos procurar reunir as principais matérias já publicadas - sempre valorizando os esforços destes sites e de outros - numa série de mensagens, como ambientação e, ao mesmo tempo, para acompanhar as novidades.
Como sempre, preferimos "iluminar" o material de várias fontes pois, mesmo que abordem um tema ou tópico semelhante, sempre apresentam um "algo a mais" que pode ajudar o leitor.

Mas precisamos nivelar os conhecimentos pois a "sopa de letrinhas" é bastante condimentada.  :-)
 
Transcrevemos mais abaixo o trecho inicial uma introdução ao tema "3G" num Tutorial do Teleco "UMTS" de autoria do seu diretor, Eduardo Tude escrito em janeiro de 2004. Hoje novas siglas já poderiam ser incorporadas num texto básico.
Eduardo Tude é Engenheiro (IME 78) e Mestre em Telecomunicações (INPE 81) tendo atuado nas áreas de Redes Ópticas, Sistemas Celulares e Comunicações por Satélite. Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom como BMT, Pegasus Telecom e Ericsson.
 
Um recorte:
(...)
A migração de uma operadora para sistemas de 3ª geração envolve investimentos vultosos. A escolha do sistema e estratégia de migração depende de uma análise da situação atual da operadora, e deve considerar aspectos como a rede atual, espectro disponível e serviços a serem oferecidos.

De modo a minimizar os custos nesta transição buscou-se desenvolver padrões de 3ª Geração que facilitassem a evolução dos padrões existentes de 2ª Geração. Isto deu origem a duas grandes linhas de evolução de tecnologias: UMTS e o cdma2000. (...)  Fonte: (Teleco) UMTS

Na mídia os termos UMTS e WCDMA aparecem como sinônimos e não raro, unidos numa sigla conjunta: UMTS/WCDMA.
E mais: quando se pretende mostrar a "evolução" ao alcance da vista  :-) usa-se UMTS/WCDMA/HSPA.

(...) O High Speed Downlink Packet Access (HSDPA) é um serviço de pacotes de dados, baseado no WCDMA, que otimiza a transmissão de dados na direção do telefone celular (enlace de descida). O High-Speed Uplink Packet Access (HSUPA) fará o mesmo para o enlace de subida. Com o HSPA será possível utilizar os canais do HSDPA e HSUPA para VOIP. (...)  Fonte: (Teleco) 3G: Tecnologias de 3ª Geração de Celular

Pretendemos utilizar bastante o conteúdo da excelente página do Teleco "3G - Pergunte ao Especialista".
O especialista, no caso, é Paulo Breviglieri , Diretor de Desenvolvimento Técnico da QUALCOMM. Responsável pelo suporte tecnológico e de engenharia a operadoras, fabricantes e entidades regulatórias, é especialista em comunicações wireless e tecnologias de alta eficiência espectral (UMTS/HSPA, CDMA2000, OFDM/OFDMA). Paulo Breviglieri é Engenheiro Eletricista formado e pós-graduado pela Escola Politécnica da USP, com MBA pela Fundação Instituto de Administração.

Assim como o Thesis, o site Teleco é também um "parceiro informal" da ComUnidade e possui um Canal chamado Temas de 2007.
Vale conferir as Seções WiMAX e 3G!
WiMAX: WiMAX no Brasil - WiMAX no Mundo - Tecnologias WiMAX

Aproveitamos esta primeira mensagem para fazer uma "chamada geral" convocando todos os participantes para os debates e repercussões.
São muito bem-vindos artigos técnicos, trabalhos acadêmicos, sugestões de links, opiniões e experiências.

Boa leitura, com a observação: prefira sempre consultar o original!  :-)
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
----------------------------------------------------------
 
Fonte: Teleco
[19/01/04]   UMTS por Eduardo Tude
As primeiras gerações se sistemas celulares foram desenvolvidas visando principalmente o tráfego de voz. A tabela a seguir apresenta os principais padrões para estas gerações.
Geração Sistemas Padrões
Analógicos AMPS
Digitais GSM, TDMA IS-136,
CDMA IS-95

 A exemplo do que ocorre com a rede fixa, usada cada vez mais para tráfego de dados, na década de 90 surgiram uma série de esforços para ampliar o tráfego de dados nas redes de celulares.

IMT-2000

Estes esforços levaram ao projeto IMT-2000 (International Mobile Telecommunications-2000) da UIT que definiu os requisitos de um sistema celular de 3ª Geração como sendo:

A recomendação ITU-R M.1457 adotou vários padrões de interfaces rádio para estes sistemas, sendo os principais o Cdma 2000, o Wideband Code Division Multiple Access (WCDMA) e o EDGE.

A migração de uma operadora para sistemas de 3ª geração envolve investimentos vultosos. A escolha do sistema e estratégia de migração depende de uma análise da situação atual da operadora, e deve considerar aspectos como a rede atual, espectro disponível e serviços a serem oferecidos.

De modo a minimizar os custos nesta transição buscou-se desenvolver padrões de 3ª Geração que facilitassem a evolução dos padrões existentes de 2ª Geração. Isto deu origem a duas grandes linhas de evolução de tecnologias: UMTS e o cdma2000.

UMTS

O Universal Mobile Telecommunications System (UMTS) é o termo adotado para designar o padrão de 3ª Geração estabelecido como evolução para operadoras de GSM e que utiliza como interface rádio o WCDMA ou o EDGE.

Até o ano de 2000 o desenvolvimento de padrões para o GSM foi conduzido pelo European Telecommunications Standards Institute (ETSI). A partir desta data a responsabilidade passou a ser do 3rd Generation Partnership Project (3GPP), que é um esforço conjunto de várias organizações de standards ao redor do mundo para definir um sistema celular global de 3º Geração UMTS (Universal Mobile Telecommunications System).

cdma2000

O cdma2000 é o padrão de 3ª Geração de sistemas celulares baseados no IS-95 ("CDMA")
O 3rd Generation Partnership Project 2 (3GPP2) é a organização responsável pelas especificações. Consulte os tutoriais do Teleco CDMA e 1x-EVDO.

Ler mais: UMTS  

-------------------------------------- 

Fonte: Teleco
3G - Pergunte ao Especialista   [Clique para consultar mais perguntas e respostas]

Pergunta:
Boa noite Paulo.
Você poderia por favor explicar e dar um fim na dúvida qual a diferença e semelhanças dos padrões 3G CDMA EVDO e WCDMA (UMTS) e por que geralmente divulgam que o WCDMA (UMTS) é a evolução do GSM? E por que adotaram 2 nomes WCDMA e UMTS? Obrigado desde já.

Resposta:
UMTS e CDMA2000 são tecnologias de terceira geração (3G) acolhidas como tal pela UIT (União Internacional de Telecomunicações) por atenderem aos requerimentos mínimos estipulados no programa IMT-2000. Padronizadas pelas entidades 3GPP e 3GPP2, constituem alternativas 3G naturais para operadoras que implementaram redes GSM/GPRS/EDGE e cdmaOne, respectivamente.

UMTS e CDMA2000 propiciam, dentre outros benefícios, a oferta de voz e dados em alta velocidade com qualidade de serviço, incrementos de capacidade sistêmica (decorrente de maior eficiência espectral), roaming global e compatibilidade reversa com tecnologias de segunda geração (2G). Para tanto, utilizam conceitos e funcionalidades semelhantes (ambas são baseadas em CDMA). As diferenças residem essencialmente na largura das portadoras utilizadas (5 MHz e 1,25 MHz, respectivamente), taxas de codificação etc.

O termo "UMTS" (Universal Mobile Telecommunication System) é utilizado para descrever uma solução de rede completa, na qual a tecnologia de interface aérea utilizada é o WCDMA (Wideband CDMA). A despeito da diferença, os dois termos têm sido aplicados pelo mercado de forma intercambiável, como sinônimos efetivos.

-------------------------------------------------

Fonte: Seção: Telefonia Celular
[16/11/06]   Tecnologias de Celular

Nesta página:
Evolução das Gerações de sistemas celulares até 3G. Padrões de tecnologia utilizados pelas redes de celular tais como: AMPS, TDMA, CDMA, GSM, GPRS, EDGE, EVDO, WCDMA e HSDPA.

Gerações de Sistemas Celulares

1G Sistemas analógicos como o AMPS.
2G Sistemas digitais como o GSM, CDMA (IS-95-A) ou TDMA IS-136.
2,5G Sistemas celulares que oferecem serviços de dados por pacotes e sem necessidade de estabelecimento de uma conexão (conexão permanente) a taxas de até 144 kbps. É um passo intermediário na evolução para 3G. Os principais sistemas são o GPRS e extensões do CDMA.
3G Sistemas celulares que oferecem serviços de dados por pacotes e taxas de até 2 Mbps. Os principais sistemas são o WCDMA e o CDMA 1xEVDO.


As duas principais tecnologias são o GSM e o CDMA. Apresenta-se a seguir as linhas de evolução tecnológica para estas duas tecnologias.
Ler mais: Tecnologias de Celular

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO