BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


 
13/06/07

• Especial sobre 3G - Terceira Geração (02)

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

 
Este "Especial" é mais uma "parceria comunitária" entre o Portal Thesis, dirigido por Jana de Paula  e o site comunitário WirelessBR, coordenado por Thienne Johnson.
 
Vamos procurar reunir as principais matérias já publicadas - sempre valorizando os esforços destes sites e de outros - numa série de mensagens, como ambientação e, ao mesmo tempo, para acompanhar as novidades.
Como sempre, preferimos "iluminar" o material de várias fontes pois, mesmo que abordem um tema ou tópico semelhante, sempre apresentam um "algo a mais" que pode ajudar o leitor.

Mais abaixo transcrevemos duas tabelas mostrando a evolução das tecnologias GSM e CDMA.
 
Aqui está o "sumário" das referências e transcrições de hoje:

Fonte: Thesis
[09/06/07]   ITC x Qualcomm por Jana de Paula           
Tecnologia - 3G 

A International Trade Commission (ITC) anunciou que a Qualcomm está impedida de importar componentes e chips de chipsets para uso em telefones 3G e outros dispositivos móveis. A decisão é resultado de uma petição feita pela Broadcom, em 2005, onde a empresa afirma que a Qualcomm infringira uma de suas patentes. Esta decisão afetará várias operadoras sem fio, entre elas Verizon, AT&T e Sprint Nextel, que vendiam estas partes de chipsets da Qualcomm agora embargadas. Também coloca um freio no desenvolvimento de diversos aparelhos de fabricantes de celulares, como Motorola, Samsung, LG e Kyocera Wireless. Ler mais...
 
Fonte: Thesis
[29/05/07]   3G na liderança por Equipe Thesis
A 3G Americas acaba de publicar o relatório trimestral da Informa‘s World Cellular Information Service, que anuncia que o UMTS/HSDPA conta com 117 milhões de assinantes e está disponível no dobro de operadoras de outras tecnologias 3G. São 167 redes em 69 países, comparado às 71 operadoras disponíveis em 44 nações do CDMA EV-DO. Dos 172 milhões de assinantes 3G com a verdadeira banda larga no mundo, 68% utilizam a UMTS/HSDPA, segundo dados do 1º trimestre de 2007.
Atualmente, a família GSM de tecnologias atende 2,4 bilhões de usuários no mundo inteiro, representando 85% do mercado móvel sem fio. O GSM é a tecnologia mais utilizada no Ocidente, e a única presente em cada país da região, atingindo 58% de todos os clientes. No mundo inteiro, o maior crescimento de UMTS/HSDPA no trimestre aconteceu nos EUA e no Canadá, onde o UMTS registrou o crescimento espantoso de 614%, pulando de 350.000 assinantes para 2,5 milhões até março de 2007.  Ler mais...
 
Fonte: Teleco  - Seção: 3G - Em Debate Especial: 3G
[11/06/07]   Perspectivas para a Tecnologia 3G no Brasil por Newton Cyrano Scartezini, consultor em telecomunicações 
Artigo em 3 partes

Evolução da Tecnologia Móvel
As chamadas tecnologias de terceira geração dos sistemas móveis (3G) são as que seguem as especificações conhecidas como IMT 2000, definidas ela UIT (União Internacional das Telecomunicações), com o objetivo de estabelecer padrões a serem seguidos pelos sistemas móveis, e que representam avanços em relação às tecnologias anteriormente utilizadas (2G). Os principais avanços ocorrem no aumento significativo da capacidade de transmissão de dados, no uso mais eficiente do espectro e na redução de custos das redes.
A maioria das redes já implantadas opera na faixa 1920-1980 MHz, em par com a faixa 2110-2170 MHz, definida pela UIT como o núcleo principal de espectro para a 3G. Essas faixas foram reservadas no Brasil para a implantação de sistemas 3G no ano 2000. Alguns operadores de serviços lançaram ou tem em construção sistemas nas faixas de 850 MHz e 1900 MHz, que hoje são parcialmente utilizadas no Brasil para sistemas 2G, especialmente a faixa de 850 MHz. Ler mais

Fonte: Convergência Digital 
[04/06/07]  Operadoras avaliam proposta da Anatel para 3G por Ana Paula Lobo
 
Fonte: Convergência Digital 
[05/06/07]   UIT recomenda inclusão do WiMAX como interface de 3G

Fonte: Convergência Digital 
[06/06/07]   Migração para 3G evolui rapidamente, afirma CDG
 
Na mensagem anterior referenciamos:
 
1. Trecho inicial de uma ótima introdução ao tema "3G" num Tutorial do Teleco "UMTS" de autoria do seu diretor, Eduardo Tude escrito em janeiro de 2004.
2. Trecho de uma excelente página do Teleco "3G - Pergunte ao Especialista" a cargo de Paulo Breviglieri , Diretor de Desenvolvimento Técnico da QUALCOMM
3. Íntegra do ótimo artigo Tecnologias de Celular - Evolução das Gerações de sistemas celulares até 3G - Padrões de tecnologia utilizados pelas redes de celular tais como: AMPS, TDMA, CDMA, GSM, GPRS, EDGE, EVDO, WCDMA e HSDPA  (Seção Telefonia Celular do Teleco)

Boa leitura, com a observação: prefira sempre consultar o original!  :-)
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
-------------------------------------
 
Fonte: Thesis
[29/05/07]   3G na liderança por Equipe Thesis    

A 3G Americas acaba de publicar o relatório trimestral da Informa‘s World Cellular Information Service, que anuncia que o UMTS/HSDPA conta com 117 milhões de assinantes e está disponível no dobro de operadoras de outras tecnologias 3G. São 167 redes em 69 países, comparado às 71 operadoras disponíveis em 44 nações do CDMA EV-DO. Dos 172 milhões de assinantes 3G com a verdadeira banda larga no mundo, 68% utilizam a UMTS/HSDPA, segundo dados do 1º trimestre de 2007.
 
Atualmente, a família GSM de tecnologias atende 2,4 bilhões de usuários no mundo inteiro, representando 85% do mercado móvel sem fio. O GSM é a tecnologia mais utilizada no Ocidente, e a única presente em cada país da região, atingindo 58% de todos os clientes. No mundo inteiro, o maior crescimento de UMTS/HSDPA no trimestre aconteceu nos EUA e no Canadá, onde o UMTS registrou o crescimento espantoso de 614%, pulando de 350.000 assinantes para 2,5 milhões até março de 2007. 
 
Nos 12 meses entre março de 2006 e de 2007, 538 milhões de novas adições GSM/UMTS foram registradas no mundo inteiro, comparados aos 49 milhões de novos usuários CDMA. No mesmo período, o GSM cresceu a sua base de assinantes na América Latina e no Caribe de 80 milhões de novos clientes para um total de 231 milhões. A participação de mercado regional do GSM na região continua crescendo, subindo de 59% em março de 2006 para praticamente 71% no mesmo mês de 2007. A base CDMA, por sua vez, perdeu 826.000 assinantes no primeiro trimestre de 2007.
 
"2006 foi o ano em que vimos o HSDPA ser implantado em grande escala na América do Norte, e 2007 será o ano em que ele avança pela América Latina", disse Erasmo Rojas, diretor da 3G Americas para a região. "As operadoras brasileiras já anunciaram planos para HSDPA em 850 MHz, a Telefônica recentemente lançou HSDPA no México e a tecnologia já foi lançada para uso comercial pela AT&T de Puerto Rico, pela Entel do Chile e pela Telecom Personal na Argentina", acrescentou.
 
Chris Pearson, presidente da 3G Americas, disse: "A tecnologia UMTS/HSDPA deve continuar crescendo num ritmo estável na América do Norte, uma conseqüência da conscientização dos consumidores de que os atuais aplicativos e terminais aproveitam plenamente da alta velocidade das redes de dados sem fio. O lançamento da rede UMTS da T-Mobile, previsto para 2007, deve manter o ímpeto da terceira geração nas Américas".
 
O HSPA (HSUPA/HSDPA) é o conjunto de tecnologias para UMTS padronizado pelo 3GPP, grupo que ajuda a definir o caminho de migração para operadoras GSM no mundo inteiro para a banda larga móvel. Existem mais de 250 terminais HSDPA no mercado hoje, entre os quais smartphones, PDAs, cartões PC, drives USB, notebooks com a tecnologia embutida e até modems  de mesa. Já foram anunciados terminais HSDPA/HSUPA com velocidade médias superiores a 7,2 Mbps de downlink. Quase todas as operadoras UMTS devem adotar HSDPA, e, em seguida, HSUPA, que oferece uma capacidade muito maior de transmissão de dados com uma redução significativa nos custos de rede para serviços de dados. 
 
--------------------------------------------

Fonte: Convergência Digital 
[04/06/07]  Operadoras avaliam proposta da Anatel para 3G por Ana Paula Lobo
 

A idéia do órgão regulador de dividir o país em 11 áreas e declarar os vitoriosos do leilão da Terceira Geração, a partir da melhor oferta ligada à cobertura, colocada à mesa durante o painel Telebrasil 2007, ainda está em processo de estudo pelas teles móveis.
 
Na proposta da Anatel, as operadoras teriam que depositar tão somente 5% do valor das licenças - a ser fixado pela Agência, com a devida autorização do Tribunal de Contas da União - em dinheiro. Os demais 95% seriam utilizados em recursos para ampliar a cobertura dos serviços de cobertura móvel no país.
 
O Brasil será dividido em 11 áreas, e os interessados poderão participar de todas para criar uma licença nacional. Também há a ideía de incentivar a criação de uma infra-estrutura única para cobrir os mais de 2000 municípios sem qualquer serviço de comunicação. Essas localidades poderiam ser atendidas, num primeiro  momento, por uma rede 2G. O prazo de migração para 3G ficaria em torno de cinco anos.
 
"Tomamos conhecimento das idéias da Anatel, mas temos que fazer as contas. Essas cidades não são atendidas por um único motivo: a conta do investimento não fecha. Precisamos saber se uma licença de 3G numa grande cidade, compensa esse aporte numa localidade que não trará retorno, mas de qualquer forma, é uma idéia a ser estudada", declarou o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco.
 
Já o presidente da Claro, João Fox, deixou claro que a proposta de uma rede compartilhada para 3G nas localidades de menor poder aquisitivo - num consórcio a ser formado pelas operadoras interessadas- precisa ser uma decisão de mercado, e não, imposta pela Anatel ou pelo governo, se for o caso de usar a Terceira Geração como instrumento de universalização.
 
"Que não se perca o foco que essa é uma decisão empresarial", afirmou Cox.Segundo ainda o presidente da Claro Brasil, a telefonia móvel é, sim, um instrumento de inclusão social a partir do serviço de voz, já que mais de 80% do mercado é formado por usuários pré-pagos e que, segundo ele, em 12 milhões de lares nacionais, o celular é o único dispositivo de comunicação existente.
 
Responsável pela idéia do compartilhamento de rede para 3G, o presidente da Vivo, Roberto Lima, acredita que a proposta da Anatel para formular as regras do edital para a venda das licenças poderá, sim, facilitar a adoção do conceito, especialmente, nas cidades de menor poder aquisitivo.
 
Na sua participação na Telebrasil, o executivo voltou a enfatizar o exemplo das administradoras de cartão de crédito, que por causa de uma necessidade de mercado, partiram para o compartilhamento e, hoje, apresentam resultados expressivos de uso de cartões de débito e crédito.
 
A Anatel planeja disponibilizar quatro das cinco bandas disponíveis para a 3G nesta primeira etapa do leilão, previsto por Leite, para setembro. Essas bandas atenderiam, segundo o conselheiro Leite, todas as demandas das atuais operadoras. Já a quinta banda, ficaria reservada para um possível novo entrante, mas o leilão desta faixa aconteceria num prazo maior.
---------------------------------------
 
Fonte: Convergência Digital 
[05/06/07]   UIT recomenda inclusão do WiMAX como interface de 3G
 
Os participantes do WiMAX Forum, liderados pela Intel, conseguiram uma importante vitória na Conferência Mundial de Radiocomunicação, organizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), no Japão, na semana passada.
Os especialistas presentes ao evento, reconheceraram a interface terrestre do WiMAX como complementar à linha de produtos do IMT-2000, faixa destinada pela entidade para a Terceira Geração. O reconhecimento definitivo, no entanto, só devera acontecer ao longo do ano que vem, após a realização de testes de interoperabilidade entre o WiMAX e os equipamentos IMT-2000, que irão acontecer sob a supervisão direta da UIT.
A posição alcançada no evento do Japão começou a ser costurada em janeiro deste ano, durante a realização de uma reunião do Grupo de Trabalho dos Sistemas de 3G da UIT, realizada, na África. Nela, integrantes ligados ao WiMAX Forum defenderam a inclusão da tecnologia no IMT-2000.
*Com informações do Website da UIT 
--------------------------------------------
Fonte: Convergência Digital 
[06/06/07]   Migração para 3G evolui rapidamente, afirma CDG
 
Em informe ao mercado, o CDG - CDMA Development Group - revela que a base EV-DO mais do que dobrou em 2006, alcançando a marca de 65 milhões de assinantes. Ainda de acordo com a entidade, foram fabricados mais de 30 milhões de terminais na tecnologia, determinando uma redução de custo, em função da oferta.
Nos dados do CDG, 217 operadoras que usam a tecnologia CDMA2000 em 95 países, já estão ofertando serviços de Terceira Geração, a maior parte para assinantes localizados nos grandes centros urbanos e em mercados emergentes."
Ao fazer um trabalho para alcançar uma produção que determinasse uma real economia de custo com terminais, em função da escala", ressalta Joe Lawrence, vice-presidente de Marketing do CDG, "foi possível provar que a tecnologia é uma escolha para as operadoras que precisam ampliar a oferta de serviços de qualidade em áreas de maior população, ao mesmo tempo, que também é uma opção viável para as áreas rurais, ainda não-atendidas", completou o executivo.
O reporte do CDG sobre CDMA2000 e a evolução para a Terceira Geração foi divulgado nesta terça-feira, 05/06.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO