BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



15/06/07

• 
Mobile Banking / Mobile Payment (3)
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Esta "Série" é mais um esforço no sentido do "Serviço ComUnitário".
 
Está acontecendo em S. Paulo, de 13 a 15 deste junho, o CIAB 2007, maior evento do setor financeiro da América Latina.
O tema é "Mobilidade – seu banco sempre com você".
 
Entre outros órgão da mídia estamos acompanhando o evento com uma atenção especial nos tópicos Mobile Banking e Mobile Payment e nos sites:
Thesis, parceiro informal da ComUnidade, e sua Seção Negócios e Finanças - CIAB 2007 e no
- "Hot Site" CIAB 2007 do Convergência Digital
 
1.
O que é "Mobile Banking"? 
O termo "banking" nem precisaria de tradução mas já parecem as primeiras referências na mídia aos neologismos "bancalização" e "bancarização".
Se você possui conta em banco então já está "bancarizado". 
As transações feitas pelos usuários dos bancos via websites seguros é conhecida como "online banking" ou "internet banking".
Estas mesmas transações realizadas por dispositivos móveis como celulares, palms, smartphones, etc, recebe a denominação de "mobile banking".
E "mobile payment", ou "m-payment" são os pagamentos feitos pelo celular.
Para os banco, os usuários do serviço pré-pago de telefonia, a maior parte deles também 'não-bancarizados', são clientes potenciais para serem conquistados.
A importância deste "movimento", que é global, está resumida aqui: "A proposta inovadora no 3GSM World Congress é uma associação global entre 19 operadoras, que possuem operações mundiais, com instituições financeiras mundiais, para o desenvolvimento de uma plataforma global de atendimento capaz de suportar mais de 1,5 bilhões de assinantes. A expectativa é que esta plataforma possa vir a movimentar mais de US$ 1 trilhão em 2012."
 
2.
Aqui estão as referências de hoje:
 
Fonte: Thesis
[15/06/07]   Polics: competitividade
Fonte: CIAB 2007 - Convergência Digital - Mobile banking  
[14/06/07]  
Pré-pago é modelo para fazer 'inclusão financeira' por Ana Paula Lobo
[13/06/07]  
Gestores de TI mostram cautela com adoção 'rápida' da mobilidade  por Carolina Chemin e Fernanda Ângelo  
[13/06/07]  
MobiCash permite transferências e saques via celular por Fernanda Ângelo 
[12/06/07]   CPM Braxis apresentará soluções de back end para a estruturação de bancos móveis
[11/06/07]  
Crivo terá estande interativo e lança solução para mobile banking  
[11/06/07]  
Banrisul apresenta mobile banking por Ana Paula Lobo
[09/06/07]  
Piloto de m-payment do BB começa em abril por Jackeline Carvalho 
[13/06/07]   GSM Association anuncia iniciativa de estímulo ao pagamento com celular
[12/06/07]  
3GSM: operadoras e bancos anunciam aliança global  
[30/05/07]  
Inclusão digital é meta para ampliar negócios bancários, diz Febraban por Ana Paula Lobo

3.
Transcrições abaixo:
 
Fonte: CIAB 2007 - Convergência Digital - Mobile banking
[12/02/07]   3GSM: operadoras e bancos anunciam aliança global
 
Fonte: CIAB 2007 - Convergência Digital - Mobile banking  
[14/06/07]  
Pré-pago é modelo para fazer 'inclusão financeira' por Ana Paula Lobo
 
Fonte: Thesis
[14/06/07]   
Mobilidade é estratégia por Jana de Paula  

4.

Na mensagem anterior referenciamos estas matérias:
 
Fonte: Thesis
[14/06/07]   
Mobilidade é estratégia por Jana de Paula  
[14/06/07]   
Vending machines  
[13/06/07]    
Espaço Inovação
[13/06/07]   
MS: visão de negócios
[13/06/07]   
Gerência de segurança
[13/06/07]   
Token pelo celular  
[13/06/07]   
Mobilidade corporativa
[13/06/07]    
No-break: nova geração
[13/06/07]   
Vendas móveis
[13/06/07]   
Santanter usa ToIP
[13/06/07]   
EMC no Ciab
[13/06/07]   
Bancos fortes em TI
[12/06/07]   
Banking para TV Digital
[04/06/07]   
CPqD no Ciab 2007
Fonte:  Revista Teletime
 
[Jun 2005]  
Mobile banking, a nova onda  por Massayuki Fujimoto
Fonte: Thesis
[14/03/07]  
Mobile banking: interativo por Jana de Paula  (que entrevista  Massayuki Fujimoto)

A Seção
Mobile Banking do site WirelessBR possui uma boa coleção de artigos anteriores:
Aqui estão alguns:
[21/06/06]  
CIOs de bancos contam aquilo que lhes tira o sono -
Computerworld
[24/04/06]   Banco do Brasil aposta na Mobilidade - entrevista feita por Marcelo Godoy
[24/10/05]  
Celular na era do pagamento digital  - Ceila Santos 
[Abr 2004]  
MOBILE BANKING: Às vésperas da revolução - Mesa redonda promovida pela "Informática Hoje
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 

 
Fonte: CIAB 2007 - Convergência Digital - Mobile banking
[12/02/07]   3GSM: operadoras e bancos anunciam aliança global
 
Uma das principais novidades do 3GSM World Congress, evento que acontece em Barcelona, de hoje a 15 de fevereiro, é a integração de interesses entre o segmento financeiro e as operadoras móveis para criar produtos e serviços.
 
A parceria tem como objetivo atrair milhares de usuários da telefonia celular que não ainda não possuem contas bancárias e, também, criar serviços mais seguros e confiáveis para os clientes que já usam celulares de última geração. Não à toa, o tema do CIAB 2006, evento realizado pela Febraban - Federação Brasileira de Bancos - que acontece em junho - é a mobilidade.
 
No 3GSM ficou constatado que dos 6,5 bilhões de habitantes do planeta, menos de 1 bilhão possuem contas bancárias. Já a telefonia celular possui,atualmente,de acordo com dados atualizados divulgados no evento mais de 2 bilhões de assinantes, sendo que, até 2010, as operadoras querem conquistar pelo menos mais um novo bilhão. Com isso, fica patente a necessidade das instituições financeiras de acertar parcerias com as operadoras móveis. Elas podem vir a atuar como meio de bancarização, principalmente, nos países emergentes.
 
Várias experiências já estão em curso no mundo, inclusive, aqui no Brasil. Mas, a adesão ainda é localizada e há muito por desenvolver. Os bancos já perceberam que a adesão dos produtos ligados ao celular devem ter uma receptividade maior do que a ocorrida na Internet, que hoje, já representa a maior parte das ações no mundo.
 
"Fica claro que uma associação com os bancos é uma ação que pode trazer rentabilidade para operadoras e para as próprias instituições financeiras. E a telefonia móvel é, sim, um meio eficaz para atrair a população para as ações bancárias", afirmou Ben Soppitt, diretor de projetos para mercados emergentes da GSM Association na sua participação no evento.
 
A proposta inovadora no 3GSM World Congress é uma associação global entre 19 operadoras, que possuem operações mundiais, com instituições financeiras mundiais, para o desenvolvimento de uma plataforma global de atendimento capaz de suportar mais de 1,5 bilhões de assinantes. A expectativa é que esta plataforma possa vir a movimentar mais de US$ 1 trilhão em 2012.
 
A intenção de globalizar a aliança é para alinhavar as várias parcerias globais e regionais já em curso entre instituições e operadoras celulares. A Mastercard, por exemplo, anunciou um projeto-piloto mundial com mais de 25 mil afiliados da rede para o uso de um sistema de pagamento móvel. A intenção é que os assinantes possam através dos seus terminais efetuar os pagamentos de suas contas em restaurantes, lojas, etcs.
 
"Acreditamos que está a caminho uma aliança entre operadoras e bancos que poderá ser crucial para o comércio móvel", atestou Sunil Bharti Mittal, chairman e diretor geral da operadora indiana Bharti Airtel. Segundo ele, se o sistema funcionar será possível reduzir custos, incluir pessoas socialmente, o que num país como o dele, é uma necessidade. "É uma forma de desenvolvimento sustentável", atestou o executivo.
 
A Indía é o país que apresenta o maior índice de crescimento de adesão à telefonia móvel celular mundialmente, mas ainda possui apenas 10% do market share mundial. A aliança global conta com a participação do Banco do Estado da Índia, o maior do país.
 
O fato de operadoras e instituições financeiras sentarem à mesa para negociar uma parceria global é a prova que o setor móvel celular evoluiu. Agora, não basta mais apenas vender terminais. É preciso ganhar rentabilidade e fomentar novos serviços. Essa, aliás, deverá ser a linha mestra do 3GSM World Congress, que deverá reunir mais de 60 mil participantes, em Barcelona, na Espanha.
 
"Com certeza a grande discussão neste evento será o próximo passo da mobilidade. Como fazer dinheiro. Como enriquecer o serviço e atrair os assinantes a consumirem mais os produtos de dados e de voz", afirmou o analista do Yankee Group, Matt Hatton,ao portal Cnet.News.
 
*Com tradução de Ana Paula Lobo e informações do portal Cnet.News
 

 
Fonte: CIAB 2007 - Convergência Digital - Mobile banking  
[14/06/07]  
Pré-pago é modelo para fazer 'inclusão financeira' por Ana Paula Lobo
 
O presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, alertou as instituições financeiras presentes ao CIAB 2007 que os usuários do serviço pré-pago de telefonia, a maior parte deles também 'não-bancarizados', são, sim, clientes potenciais para serem conquistados.
 
"É hora de operadoras móveis e bancos sentarem e conversarem. Há um grande potencial de negócios à mão. Tecnologia existe. Basta achar um modelo de negócios", frisou o executivo.
 
Falco participou do painel "O Banco do futuro na visão da Indústria de TI", que abriu o segundo dia do CIAB 2007 nesta quinta-feira, 14/06, na capital paulista. O debate reuniu vários executivos do setor, entre eles, o presidente da IBM, Rogério Oliveira, Maurício Minas, vice-presidente da CPM Braxis, Thomas Elbling, da Perto, Alessandra Martins, da Forrester, entre outros.
 
A questão do uso do dispositivo móvel como um instrumento de 'bancarização' provocou uma certa polêmica entre os participantes. Enquanto o presidente da Oi mostrou que, hoje, a operadora, que não é um banco, já lucra fornecendo um crédito prévio de R$ 3, para os assinantes do serviço pré-pago que ultrapassam seu limite, cobrando uma pequena taxa pelo uso desse adicional - algo em torno de R$ 0,10 - os bancos têm, em média, um custo de 'assinatura' de correntistas em torno de R$ 40,00.
 
"Faço um cheque especial para o usuário pré-pago, mas não sou uma empresa de investimentos. Sou uma operadora. E tenho sucesso nessa operação. A inadimplência é quase nenhuma. Mas, o modelo poderia ser aperfeiçoado se as instituições financeiras se interessassem em usar esse público, que hoje, está em mais de 80 milhões de brasileiros", completou Falco.
 
Modelo de negócio
 
Mas, o uso da mobilidade ainda requer uma cautela, observou, por sua vez, o vice-presidente da CPM Braxis, Maurício Minas. O executivo seguiu a tendência adotada pelos CIOs das instituições financeiras, que deixaram claro que o dispositivo móvel poderá ser, sim, um meio de pagamento eletrônico, mas precisa ainda passar por uma série de testes antes de virem a ser chamados 'oficialmente' como substitutos dos cartões de débito e crédito.
 
Para o presidente da IBM, Rogério Oliveira, as agências físicas não vão desaparecer, mas vão passar por uma adaptação aos novos tempos. Para ele, muitos correntistas ainda preferem fechar negócios pessoalmente, mas se os bancos estão apostando na 'bancarização', outros meios precisam ser utilizados, e a mobilidade é uma opção irreversível.
 
"A grande questão, agora, é o de encontrar o melhor modelo de negócios para usar essas alternativas. Até porque haverá uma grande pressão do consumidor. Ele tem o dispositivo móvel. Ele vai querer o serviço", declarou Oliveira.
 
Uma das conclusões mais significativas do painel foi a de que a Tecnologia da Informação não pode mais ser vista apenas como um meio de redução de custos ou de automação de processos no processo de globalização da economia. Para os participantes, a TI tem como missão mais crucial,nos dias de hoje, ajudar a formular as melhores práticas de negócios.

 
Fonte: Thesis
[14/06/07]  
Mobilidade é estratégia  por Jana de Paula    

Por mais que os investidores do setor financeiro pareçam cautelosos, é firme sua intenção de investir em mobilidade dos serviços bancários. Conhecidos early-adopters de tecnologia da informação e soluções em telecom, os representantes do setor podem ter nesta anunciada cautela uma estratégia frente à concorrência.
 
A verdade é que todas as grandes instituições financeiras estão em adiantado processo de implantação de soluções móveis, a maioria baseada em GSM, já disponível, e algumas, mais inovadoras, em WiMAX, embora o licenciamento das freqüências no país ainda seja um problema. E é grande o interesse das operadoras e outros provedores de soluções móveis num setor que tem recursos mais do que suficientes para investir em tecnologia.
 
Na área de exposições do Ciab 2007, entre as 80 maiores fornecedoras de tecnologia do mundo, haverá um grande número de lançamentos de produtos e serviços para mobilidade. Entre estes, novidades de grandes fornecedores de soluções, como  Microsoft, Cisco, Crivo, Bull, InfoServer, Stefanini, Eversystems, Recognition e GetNet Tecnologia. As operadoras OI e TIM, também marcam presença para anunciar parcerias adaptáveis à realidade financeira do país, como a parceria da Oi com a M-Pay.
 
Para o coordenador de mobilidade do congresso do Ciab Febraban, o consultor Maurício Ghetler, o Mobile Banking adotado no Brasil é comparável ao adotado nos países mais adiantados e tende a esvaziar as agências bancárias. "O Brasil pode se vangloriar de utilizar todas as tecnologias disponíveis na atualidade de mobilidade, de modo análogo à Europa e aos EUA; e o cliente tem respondido favoravelmente. O Banco do Brasil, por exemplo, tem estatísticas que comprovam ampla adoção que, só não são maiores, pela falta de um padrão global do sistema financeiro. Se muitos clientes deixaram de ir à agência graças ao Internet Banking, as novas tecnologias de Mobile Banking e Mobile Payment irão além, pois vão ampliar o pagamento eletrônico, tornando a ida ao banco ou ao ATM cada dia menos provável".
 
De acordo com as projeções do IDC para esse ano, os investimentos da área de finanças devem atingir US$ 3,4 bilhões, um crescimento acima de 12% em relação aos últimos períodos. O instituto Forrester do Brasil prevê que a mobilidade será o foco dos investimentos das instituições para 2007. Um estudo da instituição Time Has Come to Change Brazilian Bank Plataform confirma que o Mobile Banking é a única unanimidade. "Quando se discute o futuro, os maiores executivos de bancos no Brasil encontram um só tipo de motivação: mobilidade. E a mobilidade traz poucos requerimentos novos para a plataforma existente", afirma Edson Fregni, diretor da Forrester.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO