BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



19/06/07
 
Mobile Banking / Mobile Payment (5)

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Esta "Série" é mais um esforço no sentido do "Serviço ComUnitário".
 
Aconteceu em S. Paulo, de 13 a 15 deste junho, o CIAB 2007, maior evento do setor financeiro da América Latina.
O tema foi "Mobilidade – seu banco sempre com você".
 
Acompanhamos o evento e seus "ecos" na mídia em geral, com uma atenção especial nos tópicos "Mobile Banking" e "Mobile Payment" dos sites:
Thesis, parceiro informal da ComUnidade, e sua Seção Negócios e Finanças - CIAB 2007
- "Hot Site" do Convergência Digital
 
1.
O que é "Mobile Banking"? 

O termo "banking" nem precisaria de tradução mas já parecem as primeiras referências na mídia aos neologismos "bancalização" e "bancarização".
Se você possui conta em banco então já está "bancarizado". 
As transações feitas pelos usuários dos bancos via websites seguros é conhecida como "online banking" ou "internet banking".
Estas mesmas transações realizadas por dispositivos móveis como celulares, palms, smartphones, etc, recebe a denominação de "mobile banking". 
Os pagamentos feitos pelo celular são chamados de "mobile payment" ou "m-payment".
Não há definição clara do que é m-payment ainda. Na visão das empresas de telecomunicações, trata-se de viabilizar todas as operações bancárias via celular. Na visão dos bancos, é apenas colocar mais um canal para autorização dos pagamentos.
Para os bancos, os usuários do serviço pré-pago de telefonia, a maior parte deles também "não-bancarizados", são clientes potenciais para serem conquistados.
O uso do celular como cartão de pagamento "por proximidade" já está sendo chamado de "e-money". Uma das novas tecnologias para comunicações entre dispositivos é a NFC - Near Field Communication (comunicação por campo de curta distância).
O site comunitário WireelssBR possui uma Seção NFC e, entre outros, há artigo em inglês contendo os fundamentos técnicos.
A importância do "mobile banking" está resumida aqui: "A proposta inovadora no 3GSM World Congress é uma associação global entre 19 operadoras, que possuem operações mundiais, com instituições financeiras mundiais, para o desenvolvimento de uma plataforma global de atendimento capaz de suportar mais de 1,5 bilhões de assinantes. A expectativa é que esta plataforma possa vir a movimentar mais de US$ 1 trilhão em 2012."
 
2. 
Transcrições abaixo:
 
Fonte: IT Careers - Convergência Digital
[18/06/07]   Solução brasileira concorre a prêmio nos EUA por Fábio Barros
 
Fonte: Thesis
[15/06/07]   CIOs e a mobilidade  por Equipe Thesis    
 
Fonte: CIAB 2007 - Convergência Digital - Mobile banking  
[14/06/07]   Pré-pago é modelo para fazer 'inclusão financeira' por Ana Paula Lobo
 
3.
A relação das matérias referenciadas e transcritas anteriormente está no final desta mensagem.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
-------------------------------------------------------
 
Fonte: IT Careers - Convergência Digital
[18/06/07]   Solução brasileira concorre a prêmio nos EUA por Fábio Barros
 
 
A EverMobile, empresa especializada em soluções para viabilização de Serviços Financeiros Móveis, é uma das finalistas do Prêmio BREW 2007 Developer Awards, evento que elege os melhores projetos mundiais desenvolvidos em tecnologia wireless. A EverMobile, única empresa brasileira entre os finalistas, concorre na categoria “Melhor Aplicação de Negócios e Produtividade” com a solução de Mobile Banking baseada na tecnologia BREW (Ambiente binário de tempo de execução para aplicativos sem fio), da Qualcomm.
 
É a segunda vez que a solução chega à final da premiação. “O mobile banking é inovador e atende completamente a todos as premissas de uma instituição financeira, sobretudo em relação à usabilidade e desempenho. Este prêmio é muito importante, pois demonstra o empenho da EverMobile em manter o Brasil como referência mundial de tecnologia de ponta para o mercado financeiro”, avalia Raul Pavão, diretor de marketing da EverMobile.
 
Os vencedores do prêmio serão anunciados na cerimônia que ocorrerá durante a Conferência BREW 2007, de 20 a 22 de Junho no Manchester Grand Hyatt, em San Diego. Neste ano, a premiação será divida nas seguintes categorias: Best Up and Coming, Best Business or Productivity, Best Location-Based Service, Best Community (formerly Best Communications), Best Entertainment, Best Game e The People's Choice Award. Nesta última, os conferencistas votarão em sua aplicação favorita, entre as finalistas.
 
A solução de Mobile Banking
O Mobile Banking da EverMobile permite o acesso a contas bancárias por meio de um telefone celular com as mesmas características de autenticação e de segurança, como nos serviços bancários efetuados pela Internet. Todas as transações estão asseguradas através de um nível adicional de criptografia simétrica (DES/RSA/RC4), sobre o SSL 128bits. A solução está baseada numa tecnologia exclusiva, comercializada pela EverMobile, que possibilita alto desempenho do aplicativo, máxima segurança e uma interface gráfica que facilita a navegação e execução das operações, melhorando significativamente a experiência do usuário.
 
A solução que hoje chega à final do prêmio teve sua origem em 1994, quando a companhia desenvolveu um aplicativo que fornecia informações bancárias vai pager. “Desde aquela época procuramos inovar na área de mobilidade, começamos com o pager e, seguindo um processo natural de evolução para a telefonia celular, desenvolvemos soluções em WAP e SMS”, lembra Jenner Soares, líder da equipe de desenvolvedores da EverMobile.
 
Foi durante este processo que a equipe de desenvolvimento da empresa conheceu a tecnologia BREW, tida como segura, com bom desempenho no modo offline e com maior compactação de informações, o que significa redução de custo para o usuário final. Os trabalhos com a nova tecnologia começaram em 2003 e, em 2004, a solução foi apresentada à operadora Vivo. “Em conjunto com a Vivo, apresentamos o aplicativo ao Banco do Brasil e em 2005 a Mobile Banking chegava ao mercado”, lembra Soares.
Ler mais: Solução brasileira concorre a prêmio nos EUA
 
-----------------------------------------------
Fonte: Thesis
[15/06/07]   CIOs e a mobilidade  por Equipe Thesis    

A mobilidade no setor bancário é uma realidade - isso não se discute. A questão é saber que relacionamento existirá entre bancos e operadoras de telefonia móvel nesse novo cenário. Para os diretores das áreas de TI  das instituições financeiras, a tecnologia da mobilidade só será, de fato, viável, em três anos.
 
Durante o painel "Visão Estratégica de Lideranças de TI", no Ciab Febraban, Alexandre de Barros, do Itaú, salientou que é preciso definir, rapidamente, um único padrão para que a tecnologia do banco móvel se consolide. "Trata-se de uma situação que terá de ser enfrentada em conjunto pelos bancos, sob a coordenação da Febraban." Ele acrescentou que essa discussão terá de contar, também, com as empresas de cartão de crédito e com as empresas de telefonia.
 
Júlio Almeida Gomes, do Unibanco também entende que é preciso avançar na questão. E o debate é o caminho para isso. Já Gustavo Roxo da Fonseca, do Banco Real, entende que as instituições terão de definir, por si mesmas, se a mobilidade e a segurança da informação são diferenciais competitivos e, dependendo da resposta, apostar ou não suas fichas na nova tecnologia. Mas ele também está no grupo dos que acreditam que deverá haver, ainda, muita discussão em torno do tema para que o banco no celular se torne um produto popular.
 
Novos mercados
 
CEO do HSBC, Jacques Depocas,  mostrou os motivos para o Brasil ter sido escolhido pela cúpula do banco para sediar um centro mundial de desenvolvimento de TI. Embora ainda esteja atrás de potências mundiais do offshore outsourcing, como a Índia, o Brasil começa, aos poucos, a conquistar espaço nesse mercado. Prova disso são os investimentos do HSBC em seu Centro de Tecnologia Global (GLTb), um dos únicos três existentes no mundo - os outros dois ficam na China e na Índia. 
 
O GLTb recebeu investimentos de R$ 12 milhões e deverá empregar 200 profissionais de TI. "A qualidade da mão de obra do Brasil foi fundamental nessa escolha, mas se levou em conta o baixo turn over dos funcionários", avaliou. O país, na opinião de Depocas, deverá se tornar, nos próximos anos, um player mundial no setor.
 
Robert Payne, da IBM, outro participante do painel, considera importante que, antes de aderir ao outsourcing, as empresas levantem custos e objetivos. Tanto Payne como Depocas avaliam que terceirização não agoniza. Apenas amadurece.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO