BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


21/06/07

• Especial WiMAX - 21 Junho - "Super-boletim" do Thesis

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Recebemos da jornalista Jana de Paula, diretora do Thesis e participante dos nossos Grupos de Debates, um "Boletim Especial" dentro da "Série Especial" sobre WiMAX.
Vale conferir!
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson

-----------------------------------------

[21/06/07]   2012: 54 milhões de assinantes por Senzafili Consulting   

Nos próximos cinco anos, o WiMAX será uma tecnologia madura para o acesso em banda larga móvel e estará pronto a assumir o desafio da LTE (evolução de longo prazo), conquistando 54 milhões de assinantes. De início, a principal oportunidade para o WiMAX está no acesso fixo e no mercado nômade dos países emergentes e de alguns desenvolvidos, como os EUA. Isto dará ocasião ao WiMAX de adquirir um forte equilíbrio sobre o mercado, à medida em que os dispositivos móveis ficam disponíveis comercialmente e acessíveis ao  mercado de massa.
Ler mais...

-[21/06/07]   Espectro: investimento garantido  por WiMAX Day    Semana passada, o Wall Street Journal online anunciou que a Sprint Nextel está em discussões com a Clearwire Corp sobre uma possível associação ou joint-venture para WiMAX. O texto sugeriu que a Sprint analisa alternativas que possam complementar seu investimento de US$ 2,8 bilhões na maior rede WiMAX do mundo. Um porta-voz da Sprint disse ao WiMAX Day que a companhia busca formas de valorizar seus ativos e há rumores que indicam que "as opções potenciais não vêm nenhuma companhia especificamente, mas analisam várias futuras ações possíveis".  Ler mais...

[21/06/07]   O benefício da dúvida por Joel West  
Ainda não entendi bem o modelo de negócios do WiMAX. Ok, é grande a abrangência de rádio, o que é uma vantagem nos setores rurais, e funciona bem no backhaul (torre de celular do PSTN). Mas para usuários conectados numa cidade, a menos que você a divida em várias células, não terá o retorno, como acontecia nos automóveis, em 1965, com o IMTS numa linha fortemente congestionada. Ler mais...

[21/06/07]   VoIP via satélite por WiMAX Day   
A Clearwire anunciou na semana passada acordos para distribuição de voz em pacotes triple-play, internet e serviços de vídeo com radiodifusores de satélite  norte-americanos DirecTV e EchoStar. Segundo o comunicado da Clearwire, os novos acordos permitirão às duas companhias de satélite oferecer serviços da operadora a seus clientes e, ao mesmo tempo, o conteúdo via satélite no celular. Ler mais...

[21/06/07]   
WiMAX está morto. Longa vida ao WiMAX por Amrish Kacker   
Apesar da expectativa de que o WiMAX tenha um papel significativo nos países em desenvolvimento, muitos analistas são céticos quanto à sua viabilidade nestas regiões. Tal ponto de vista, porém, pode ser prematuro: há sinais da dinâmica do mercado que podem ainda assegurar um futuro saudável para o WiMAX, mesmo nos mercados avançados.

Ler mais...
 
[19/06/07]   Ferramenta para a 3G  por Jana de Paula   
A subsidiária brasileira da Huawei aposta que a convergência fixo-móvel delineie o processo local de transição do ambiente de 2G para 3G, com soluções que englobam WiMAX. Em acertos finais com operadoras brasileiras, a companhia deve anunciar, no segundo semestre do ano, dois trials com o padrão. As soluções se baseiam em tecnologia IMS (IP Multimedia Subsystem), que permite um core único para redes fixas e móveis e, segundo a companhia, viabiliza evolução 'nos bastidores' das redes de 2 e 2,5 G, no caso de telcos que já possuam licenças de radiofreqüência. 
Ler mais...
 
[21/06/07]  WiMAX lab nos EUA  por Equipe Thesis
O WiMAX Forum anunciou o primeiro laboratório de testes e ensaios para ceritificação sediado na América, durante o WiMAX Forum and Conference, realizado em Madri (Espanha). O AT4 wireless ficará na Virgínia, deve ser inaugurado em outubro próximo e será um dos cinco projetados para funcionar, no mundo, até o final de 2007. Os outros serão na Europa, China, Coréia e Taiwan.
 
Ler mais...
 
[21/06/07]  Nokia Siemens no Oriente  por Equipe Thesis  
Nokia Siemens deve começar as realizações de WiMAX no Oriente Médio em dois anos. A companhia realiza no momento uma série de testes e pilotos em vários países da região. De acordo com Janv Cron, header para oriente Médio e África, ainda não é possível revelar os nomes das organizações que realizam estas provas. "Antes de termos nossa própria marca de WiMAX e as possibilidades de oferecer uma infra-estrutura fim a fim não trabalharemos de fato com nossos parceiros" disse.
Ler mais...

[09/06/07]   WiMAX e 4G, quem tem razão?   por Suvitha Damodaran   
Equipamentos móveis de WiMAX que utilizam beamforming e MIMO estarão disponíveis no final deste ano. Os desenvolvimentos sem fio em banda larga conforme o padrão pre-802.16e já começaram. As telcos coreanas KT e SK Telecom colocaram em aplicação as redes sem fio em banda larga em locais específicos em todo o país. O desenvolvimento da rede de WiMAX móvel da Sprint Nextel atingirá 100 milhões de americanos ao final de 2008. Ler mais...


O que se fala ...

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO