BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


 
02/05/07

• Especial WiMAX - 02 Maio - Artigos e Notícias


Olá,
ComUnidade WirelessBRASIL!
 
O Portal Thesis e o site comunitário WirelessBR continuam o esforço de acompanhamento da tecnologia WiMAX:
-
Especial WiMAX 2 (Thesis)
-
Seção WiMAX (WiirelessBR).
 
Mais abaixo estão transcritas as seguintes matérias:
 
Fonte: Convergência Digital
[26/04/27]  
Qualcomm prevê WCDMA em 850 MHZ na AL por Ana Paula Lobo  
 
Fonte: Thesis
[24/04/07]   
WiMAX sofre pressão da eletrônica de consumo por Maravedis    
 
Fonte: Reuters
[05/04/07]  
Pipex assina acordo sobre WiMAX com Nokia Siemens Networks  por Marc Jones
 
Fonte: Decision Report
[05/04/07]  
Convergys cresce 30% no Brasil e planeja ampliar negócios na região  por Roberta Gonçalves  
 
Fonte: AssoDigitale
[03/04/07]  
VTR Escolhe Motorola para Implementar Rede WiMAX 802.16e
 
Fonte: AssoDigitale
[03/04/07]  
Motorola Planeja Rede WiMAX e CDMA para NEOTEL na África do Sul
 
O site Teleco, outro "parceiro informal" da ComUnidade, possui um Canal chamado Temas de 2007: Vale conferir as Seções WiMAX e 3G!
WiMAX: WiMAX no Brasil  - WiMAX no Mundo - Tecnologias WiMAX
3G: 3G no Brasil - 3G no Mundo - Tecnologias 3G - Serviços 3G - Dispositivos 3G - Saiba mais  - Pergunte ao Especialista
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
--------------------------------------------- 
 
Fonte: Convergência Digital
[26/04/27]  
Qualcomm prevê WCDMA em 850 MHZ na AL
Ana Paula Lobo
 
Em visita ao Brasil, o vice-presidente e presidente de Desenvolvimento Global da Qualcomm, Jeff Jacobs, disse que apesar de ainda não haver uma definição oficial com relação às freqüências de 3G na América Latina, muitas operadoras já utilizam a freqüência de 850MHZ - adquiridas para serviços na tecnologia TDMA, em descontinuidade - para o WCDMA, como por exemplo, a América Móvil.
 
Jacobs admitiu que a migração da Vivo para o GSM, assim como de outras operadoras do grupo Telefónica na América Latina para a tecnologia GSM, impactaram os resultados do CDMA 2000 na região, mas observou que, mundialmente, a tecnologia é crescente.
 
Questionado sobre o fato de fabricantes como a Samsung oficializarem a saída do mercado CDMA no Brasil, Jacobs disse que essa é uma decisão estratégica da fornecedora e deve ser respeitada, mas que há outros fabricantes interessados em explorar o potencial da tecnologia.
 
Com relação ao lítigio com a Nokia, Jacobs disse que, até o momento, não há um acordo entre as partes, apesar de as negociações continuarem, principalmente em relação ao uso das patentes ligadas ao WCDMA. "É uma pena que a divergência tenha chegado à imprensa e ao mercado porque estamos num mundo de negócios onde sempre temos que sentar à mesa para negociar", destacou o vice-presidente da Qualcomm Corp.
Ler mais:
Qualcomm prevê WCDMA em 850 MHZ na AL
-------------------------------- 
 
Fonte: Thesis
WiMAX sofre pressão da eletrônica de consumo       
por Maravedis    
24-Abr-2007 
O nascente mercado de WiMAX é pressionado pelo crescimento da oferta de  dispositivos para o público de massa. Esta é uma das constatações do novo estudo do Maravedis, empresa de pesquisa de mercado e análise industrial, intitulado "Opportunities and Risks for Embedding WiMAX in Consumer Electronics". A estimativa é de que 25 milhões de unidades de WiMAX móvel para eletrônica de consumo (CE) sejam embarcadas até 2012, o que irá representar 67% de todo o equipamento produzido para o segmento.
 
"Mais de 50 dispositivos móveis de WiMAX para consumo de massa já foram anunciados, entre eles PDAs, PCs ultra-móveis e os sistemas de veiculação de informação (vehicle information systems)", lembra Jeff Orr, analista-sênior do Maravedis e autor do estudo.
 
Neste primeiro estudo a cobrir a interseção entre WiMAX e eletrônica de consumo foram feitas outras constatações. Por exemplo, de que os dispositivos mais populares da eletrônica de grande público tornam as mídias mais portáteis e agradáveis. Entretanto, aparelhos como o MP3 e câmeras digitais exigem um PC para sincronizar ou transferir arquivos de mídia de e para internet. Os consumidores de web sem fio e aqueles que não estão dispostos a se utilizar de um PC não podem tirar proveito dos novos serviços. Tecnologias de banda larga sem fio, como o WiMAX (IEEE 802.16e-2005) solucionam este carência, já que permitem conexão sem fio à internet sem a exigência de um PC.
Ler mais:
WiMAX sofre pressão da eletrônica de consumo 
---------------------------------------
 
Fonte: AssoDigitale
[03/04/07]  
VTR Escolhe Motorola para Implementar Rede WiMAX 802.16e   
(ASSODIGITALE.IT) SÃO PAULO, Brasil A Motorola, Motorola Inc.(NYSE: MOT), anuncia que foi escolhida pela VTR para instalar uma rede WiMAX no padrão 802.16e no Chile, na primeira implementação da tecnologia WiMax móvel no país. Agora, a empresa já soma nove contratos para implementação de redes WiMAX ao redor do mundo.
 
Em dezembro de 2005, a operadora VTR obteve uma licença para oferecer comunicações sem fio nas regiões de I a IX e na região metropolitana do Chile.
 
"Somos os pioneiros em banda larga, líderes em serviços triple play e também a primeira empresa a lançar um serviço de televisão digital a cabo e vídeo sob demanda no país. Com nossa campanha de mídia WiFi, estamos ampliando a utilização do WiFi no Chile e, com a implementação da rede WiMAX, estaremos à frente do mercado chileno de tecnologia", diz Mauricio Ramos, CEO da VTR.
 
O início de operação da rede está previsto para março de 2008.
 
"A tecnologia WiMAX vai possibilitar prover serviços em lugares onde não temos cobertura no momento, e nos permitirá alcançar cerca de 3,4 milhões de lares – o que significa que a VTR será capaz de cobrir 80% do país", acrescentou Ramos.
 
“O WiMAX é a chave para o fornecimento de banda larga sem fio de alta velocidade no Chile e em outros países da América Latina. Com essa tecnologia, operadoras como a VTR poderão prover serviços que suportem múltiplas aplicações de voz e dados, além de outros serviços dedicados”, declara Oscar Rojas, vice-presidente e gerente-geral de Networks&Enterprise da Motorola para América Latina e Caribe.
Ler mais:
VTR Escolhe Motorola para Implementar Rede WiMAX 802.16e

-----------------------------------------
Fonte: AssoDigitale
[03/04/07]  
Motorola Planeja Rede WiMAX e CDMA para NEOTEL na África do Sul   

(ASSODIGITALE.IT) SÃO PAULO, Brasil – 02 de abril de 2007 -A Motorola, Motorola Inc.(NYSE: MOT), anunciou acordo com a Neotel, segunda maior operadora nacional da África do Sul, para o planejamento de radiofreqüência (RF) das redes sem fio WiMAX e CDMA no país. Esse é o primeiro contrato entre a Motorola e a Neotel, e vai abranger o planejamento RF para várias tecnologias sem fio, o que inclui WiMAX e CDMA.  
 
“Com reconhecida liderança tecnológica, competência e vasta experiência global, a Motorola é a parceira ideal para apoiar as ambiciosas metas de crescimento da Neotel. Temos orgulho de ser a primeira empresa a fornecer redes baseadas em infra-estrutura alternativa no setor de telecomunicações da África do Sul, e estamos comprometidos em entregar aos nossos assinantes serviços de alta qualidade com preços competitivos. Este acordo com a Motorola é mais um passo em direção à realização de nossos objetivos”, declarou Ajay Pandey, presidente da Neotel.
 
As soluções eficientes e escalonáveis da Motorola vão garantir a otimização do planejamento da rede da Neotel e uma estrutura com excelente relação custo-benefício, para proporcionar serviços acessíveis aos usuários finais.
 
A Motorola é líder global nas tecnologias WiMAX e CDMA e lidera a indústria no fornecimento de serviços avançados de gestão de desempenho de redes com múltiplos fornecedores e tecnologias. Seus produtos incluem os serviços de planejamento de RF a ser fornecidos pelo acordo com a Neotel. A Motorola já anunciou a assinatura de quatro contratos para WiMAX e participa de 24 testes de WiMAX no mundo.
Ler mais:
Motorola Planeja Rede WiMAX e CDMA para NEOTEL na África do Sul   
 
----------------------------------------------------------------- 
 
Fonte: Reuters
[05/04/07]  
Pipex assina acordo sobre WiMAX com Nokia Siemens Networks 
Por Marc Jones
 
LONDRES (Reuters) - A Pipex Wireless, divisão de WiMAX do grupo britânico de telecomunicações Pipex, anunciou na quinta-feira que usaria a tecnologia da recém-formada joint venture Nokia Siemens Networks para construir algumas de suas redes Wimax.
 
A Pipex se colocou à venda no mês passado, e seus ativos incluem um serviço de hospedagem de sites, 570 mil assinantes de serviços de banda larga e uma das duas únicas licenças britânicas para operação no espectro WiMAX.
 
BT, BSkyB, Virgin Media e Carphone Warehouse devem estudar a possibilidade de adquirir o grupo, ainda que os analistas considerem que o preço de 500 milhões de libras (984 milhões de dólares) proposto seja alto demais.
 
A Pipex não mencionou o valor do contrato com a Nokia Siemens.
 
WiMAX é a versão de médio alcance do sistema WiFi, capaz de permitir acesso sem fio à Internet e a serviços de dados em área de alguns quilômetros, em lugar de provê-lo apenas a um escritório ou casa.
Ler mais:
Pipex assina acordo sobre WiMAX com Nokia Siemens Networks 

---------------------------
 
Fonte: Decision Report
[05/04/07]  
Convergys cresce 30% no Brasil e planeja ampliar negócios na região 
Roberta Gonçalves  
 
O ano de 2006 foi muito positivo para a Convergys. A provedora de soluções de billing, relacionamento com os clientes e sistemas de recursos humanos, registrou receita recorde de US$ 2,8 bilhões. O número, 8% superior a 2005, se deve principalmente ao grande crescimento registrado nos mercados fora dos Estados Unidos.
 
No Brasil, a companhia avançou 30%, o que a leva a ampliar os esforços no País e na América Latina este ano. Em entrevista à Decision Report, Jean-Hervé Jenn, presidente da Unidade de Negócios Internacionais da Convergys, comenta as tendências do mercado de telecom e o desenvolvimento do mercado brasileiro.
 
A fornecedora contabilizou receita recorde em 2006. A que o senhor atribui esse resultado?
O mercado de telecom está ficando cada vez mais sofisticado, com oferta de triple play (banda larga, vídeo e voz) e quadruple play (que agrega soluções wireless, como celular, à oferta). Essa mudança exige a adoção de sistema mais robustos e avançados de cobrança (billing), pois é muito importante tarifar corretamente e trazer todas as informações em uma única conta. Parece algo simples, mas é bem complexo e a operadora precisa investir para capacitar sua estrutura de tecnologia a realizar essa tarefa.
 
Quais as expectativas para este ano? O crescimento no Brasil deve se manter na faixa de 30%?
Acredito que vamos continuar aumentando a receita no País, mas não nos mesmos níveis de 2006, pois fechamos muitos contratos no ano passado. Mas o mercado latino-americano no geral apresenta boas perspectivas
Ler mais: Convergys cresce 30% no Brasil e planeja ampliar negócios na região 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO