BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


 
03/05/07

"Tudo" sobre GPS no carro...


Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Antes do GPS...  :-)
 
Estamos visitando o Fórum PCS.
Anotamos o último artigo da nossa participante jornalista Elis Monteiro:
Coitado do Blackberry...
Uma delícia de redação e conteúdo!   :-))
 
Sobre GPS (Global Positioning System).
O site comunitário WirelessBR é coordenado pela nossa Thienne Johnson, uma especialista em GPS.
Vale uma visita à Seção Tecnologias de Localização, para uma "atualização técnica".  :-)
 
Voltando à Elis...  :-)
Abaixo está transcrito outro excelente artigo, de agosto do ano passado, mas muito atual:
Fonte: Fórum PCs
A primeira vez com um GPS
Por Elis Monteiro
 
Para complementar o "Tudo", mais abaixo, transcrevemos a matéria (com links para os diversos tópicos) publicada no último "Caderno Link" do Estadão:
[30/04/07]   Está perdido? Fé no GPS e pé na tábua
Por Gustavo Miller
 
Aqui estão mais duas matérias anteriores do Estadão:
Fonte: Vida Digital  (Estadão)
[31/07/06]   Falta de lei breca GPS nos carros
 
Fonte: Link (Estadão)
[11/08/06]   GPS chega aos carros brasileiros
 
Algum usuário para dar um depoimento?
Em que cidades o "serviço" está "implantado"?
E a "legislação", sô?  Já saiu? :-)
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
 

 
Fonte: Fórum PCs
A primeira vez com um GPS
Por Elis Monteiro
16 de Agosto de 2006
 
Há exatos seis anos, fiz uma viagem a Salt Lake City, capital do estado de Utah, Estados Unidos, para conferir as novidades em software da Novell - que, quem diria àquela época, tornaria-se a "mãe adotiva do SuseLinux". Sistemas operacionais à parte, a viagem acabou revelando, para os pobre jornalistas tupiniquins presentes ao evento, uma tecnologia totalmente incorporada à vida dos americanos e, para nós, uma ilustre desconhecida, a GPS (Global Positioning System).
 
Ficamos embasbacados com a facilidade de uso do pequeno aparelho, acoplado ao painel do carro que nos transportava, e mais ainda pela facilidade de uso e leitura do software. Uma voz metálica mandava o motorista "virar à esquerda ou à direita" ou "seguir adiante". Como bons brasileiros que somos, conseguimos convencer o motorista a errar o caminho de propósito só para que a ".moça do GPS" avisasse do erro. Queríamos entender como o GPS refaria os cálculos e se sugeriria um novo caminho, atalho ou uma trilha desconhecida. Pois "ela" assim o fez, muito pausadamente, numa dicção fantástica, mesmo metálica.
 
Voltamos ao Brasil com uma sensação terrível de que a qualquer momento podíamos nos perder - ainda mais os que moram em São Paulo - e sentindo saudades da nossa amiga-guia. 
 
Só voltei a reencontrá-la dois anos atrás, durante uma viagem à Europa. Ao contrário daquela vez nos EUA, no entanto, ela não vinha mais num equipamento disponível no painel do carro, e sim em formato de aplicativo de telefone celular, usado por um taxista no interior da França. Pedíamos um endereço perdido no caminho entre Cannes e a pequenina Eze. O motorista clicava no aplicativo, entrava com o endereço e um mapa era imediatamente calculado, com indicações de voz com o caminho a seguir. Ler mais: A primeira vez com um GPS
 
-----------------------------------
 
[30/04/07]   Está perdido? Fé no GPS e pé na tábua
Gustavo Miller
 
Brasil ganha mais opções desses aparelhos automotivos, que prometem aposentar de vez os guias de ruas
 
Não faz nem um ano que os primeiros navegadores GPS aterrissaram no Brasil. Foram recebidos com um misto de euforia e desconfiança, com comentários do tipo “será que realmente funcionam nas ruas e estradas do País?”ou “agora finalmente o motorista brasileiro vai entrar no Primeiro Mundo!”.
 
Hoje, há nada menos do que oito desses equipamentos à venda no Brasil. Então o leitor do Link, apaixonado por tecnologia, fica com uma coceirinha atrás da orelha e pergunta a si mesmo se chegou a hora de ter um deles no carro.
 
Para ajudá-lo a encontrar uma resposta, testamos seis modelos de navegadores GPS gina seguinte. E o resultado final foi que eles são, sim, úteis e ajudam no dia-a-dia do trânsito. Mas ainda cometem erros bobos, como fazer verdadeiros caminhos de rato para chegar ao destino escolhido ou mandar o motorista entrar na contramão.
 
Todos funcionam de maneira parecida. Basta ligar o aparelho, clicar na opção “Navegador” e informar aonde você pretende ir. Nos aparelhos que usam o software Destinator Navigates (Quatro Rodas, A600, Car Trip 100 e T-Levo), digita-se o nome da cidade, a rua e o número, um de cada vez. Nos outros casos, digita-se o endereço completo de uma só vez.
 
Um mapa surge na tela e dá duas opções: o caminho mais curto ou o mais rápido (o que não quer dizer muita coisa). Selecione uma opção e dê O.K.
 
Chegou a hora de o GPS fazer sua “mágica”, ou seja, determinar a exata localização do veículo e o melhor caminho para chegar ao destino. Isso é feito por meio de informações enviadas por, no mínimo, três satélites em órbita sobre a região naquele momento. Isso pode demorar de segundos até alguns minutos, dependendo de fatores como excesso de prédios, árvores ou outros obstáculos.
 
Depois que o caminho estiver traçado, é só ligar o carro e seguir as instruções. O navegador “fala” qual deve ser o seu trajeto, mandando o motorista seguir reto ou virar à direita ou à esquerda, com maior ou menor antecedência, dependendo da via.
Ler mais:  Está perdido? Fé no GPS e pé na tábua

 
-------------------------------------------------

"Caderno Link" do Estadão:

OUTRAS MATÉRIAS SOBRE GPS NO CARRO

Veja como usar o seu navegador dentro da lei

‘Link’ faz test drive com seis navegadores

Airis tem navegação complicada

Narradora de Delphi é preciosista

Mobimax se perdeu e não corrigiu erro

Quatro Rodas é bom, mas ‘fala’ devagar

Sinal do T-Levo caiu na Paulista

Bateria do Car Trip 100 decepciona

GPS pode virar toca-MP3 e sistema anti-radar

Aparelhos dão dicas de serviços próximos

Tenha sempre o carregador o carregador extra no carro

Infográfico: confira o desempenho de cada um

Infográfico: Saiba Como GPS no carro

 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO