BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



04/05/07

Especial WiMAX - 04 Maio - Artigos e Notícias
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
O Portal Thesis e o site comunitário WirelessBR continuam o esforço de acompanhamento da tecnologia WiMAX:
-
Especial WiMAX 2 (Thesis)
-
Seção WiMAX (WiirelessBR).
 
Mais abaixo estão transcritas as seguintes matérias veiculadas recentemente:
 
Fonte: Convergência Digital
[17/04/07]  
WiMAX: Comissão de C&T da Câmara vai ao TCU por Ana Paula Lobo
Fonte: Thesis
[12/04/07]   Huawei: WiMAX na TV  por Equipe Thesis     
Fonte: Info Online
[10/04/07]
Indústria espera leilão WiMAX em 4 meses por Felipe Zmoginski
Fonte: Computerworld
[10/04/07]  
WiMax está na pista de decolagem por PC World Techworld - Espanha
Fonte: Computerworld
[09/04/07]   Abinee pede urgência nas licitações de 3G e WiMax para garantir fábricas locais por Taís Fuoco
Fonte:Info Online
[05/04/07]  
Bradesco lidera ranking das empresas mais ligadas por Redação
Fonte: Computerworld
[04/04/07]  
Sete meses depois, leilão de WiMax continua sem solução à vista por Taís Fuoco
 
O site Teleco, outro "parceiro informal" da ComUnidade, possui um Canal chamado Temas de 2007: Vale conferir as Seções WiMAX e 3G!
WiMAX: WiMAX no Brasil  - WiMAX no Mundo - Tecnologias WiMAX
3G: 3G no Brasil - 3G no Mundo - Tecnologias 3G - Serviços 3G - Dispositivos 3G - Saiba mais  - Pergunte ao Especialista
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
----------------------------------
 
Fonte: Convergência Digital
[17/04/07]  
WiMAX: Comissão de C&T da Câmara vai ao TCU
Ana Paula Lobo
 
Ao participar da abertura da 7ª edição da Rio Wireless, evento que acontece no Rio de Janeiro, o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal, Júlio Semeghini, afirmou que vai ao Tribunal de Contas da União para saber quais são os entraves existentes em relação ao leilão das freqüências 3,5GHz e 10,5GHz.  
"Precisamos encontrar uma solução o quanto antes. Não se pode esperar mais de 60 dias para vender essas licenças", destacou o parlamentar. Ao ser informado que em entrevista concedida à Agência Estado, o presidente da Anatel, Plinio de Aguiar, afirmou que o leilão das freqüências não sairia esse ano, mas apenas em 2008, Semeghini foi taxativo. 
"Não é possível mais esperar para que se tenha investimentos no Brasil. Temos que unificar os discursos e saber quais são os pontos que estão travando o leilão", destacou o deputado do PSDB/SP. "A Comissão já agendou uma visita ao TCU para saber o porquê da demora da entidade em apresentar os pontos falhos do edital feito pela Anatel. Esse relatório tem que sair o quanto antes. O Brasil não pode parar", completou.
Ler mais:
WiMAX: Comissão de C&T da Câmara vai ao TCU  
-------------------
Fonte: Thesis
[12/04/07]   Huawei: WiMAX na TV  por Equipe Thesis     
 
A Huawei Technologies anunciou que concluiu com sucesso os dois testes de sua solução móvel ponto-a-ponto WiMAX para as empresas Reinan Cable Network e Beam Planning Corporation, no Japão. Os ensaios foram conduzidos em cooperação com a Fujikura, fabricante de cabos de energia e de comunicação.
 
Os testes constituíram um passo importante do Plano u-Japan, iniciativa do governo japonês de implementar cobertura de banda larga sem interrupções por todo o Japão até 2010. Operadoras de cabo japonesas, tais como a RCN, optaram pela tecnologia WiMAX por sua ampla base de cobertura e alta capacidade, o que também ajudará a solucionar o problema de regiões com baixa cobertura de banda larga. A solução WiMAX da Huawei utiliza tecnologias líderes, como MIMO (multiple-input multiple-output) e OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access). para garantir maior fluxo e cobertura mais abrangente nestas regiões.
 
A solução móvel WiMAX da Huawei atende à totalidade dos requisitos das operadoras, desde redes independentes até convergência entre redes novas e antigas, como IMS/NGN. Com mais de 10 anos de experiência em planejamento e otimização de redes móveis, a Huawei já concluiu com sucesso 5000 projetos, e aplica toda essa experiência na implementação de redes WiMAX.  Ler mais: Huawei: WiMAX na TV
 ----------------------------------------
Fonte: Info Online
[10/04/07]
Indústria espera leilão WiMAX em 4 meses
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
 
SÃO PAULO - A indústria de eletrônicos no Brasil acredita que os leilões de freqüências WiMAX e 3G devem ocorrer em 4 meses.
A avaliação é do novo presidente da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Humberto Barbato. O executivo pediu pressa no leilão ao assumir a presidência do órgão setorial.  
A Anatel anunciou que apresentará novo edital das freqüências em maio. O edital deverá ficar sob consulta pública por ao menos 30 dias. Depois, a Anatel implementa mudanças sugeridas e pode marcar a data dos leilões.  
O leilão de freqüências estava inicialmente previsto para ocorrer no segundo semestre de 2006. Ações na Justiça e erros no texto do edital, apontados pelo Tribunal de Contas da União, determinaram o cancelamento do leilão. 
---------------------- 
Fonte: Computerworld
[10/04/07]  
WiMax está na pista de decolagem

O padrão WiMax – também conhecido como IEEE 802. 16e – está liderando o crescimento da banda larga móvel, segundo a Sky Light Research.
A consultoria Sky Light Research diz que as vendas de unidades de equipamentos e de dispositivos de usuário final de banda larga móvel cresceram 117% em 2006 em relação ao ano anterior. Os produtos fabricados no padrão IEEE 802.16e foram os que lideraram o crescimento, segundo a consultoria, antes mesmo que o WiMax Forum tivesse começado a certificar os produtos móveis que podem trabalhar juntos.
Vale lembrar que, neste sentido, se espera a certificação do WiMax Forum comece em meados deste ano.  No estudo publicado pela Sky Light também se verifica que a venda de produtos TD-CDMA (Time Division-Code Division Multiple Access), IEEE 802.20 e aqueles proprietários que utilizam OFDMA (Orthogonal Frequency-Division Multiplexing). Sendo assim, fica de fora da lista os sistemas avançados 3G, porque estão baseados em voz, segundo as as explicação de Donna Carlson, analista da companhia.  Ler mais: WiMax está na pista de decolagem 
------------------------------------- 
Fonte: Computerworld
[09/04/07]   Abinee pede urgência nas licitações de 3G e WiMax para garantir fábricas locais
Por Taís Fuoco

Nova diretoria da entidade afirma que não está havendo reposição de encomendas e que fábricas caminham para a ociosidade.
A nova diretoria que toma posse hoje na Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) quer urgência na realização dos leilões de terceira geração de celular e de banda larga pela tecnologia WiMax. A entidade afirma que os fabricantes estão ficando sem encomendas e que, por isso, as unidades fabris caminham para a ociosidade.
Segundo Humberto Barbato, que assume a presidência da associação, "não está havendo reposição de encomendas" para as fábricas de equipamentos de telecomunicações. Por isso, ele gostaria que essas duas licitações acontecessem o quanto antes porque, caso contrário, "em alguns meses algumas unidades podem parar".
Segundo ele, os índices de ociosidade ainda não são altos e nem a redução de postos de trabalho, mas a entidade "não gostaria de correr o risco de que as fábricas aqui instaladas viessem a sofrer o risco de avaliação por falta de regulamentação".
Ler mais:
Abinee pede urgência nas licitações de 3G e WiMax para garantir fábricas locais
------------------------------
Fonte:Info Online
[05/04/07]  
Bradesco lidera ranking das empresas mais ligadas
 
Pelo quinto ano consecutivo, o Bradesco aparece no topo da vanguarda da tecnologia, mostra a Pesquisa INFO das Empresas Mais Ligadas do Brasil. O banco investiu 707 milhões de dólares em tecnologia no ano passado e toca projetos inovadores de WiMax e biometria. O Itaú, outro banco sempre presente nas primeiras colocações do ranking, ficou em segundo lugar, somando 65,58 pontos na avaliação final. Atrás do Itaú aparece outra gigante, a Petrobras, empresa que investiu 401 milhões de dólares somente em TI no ano passado, garantindo a terceira colocação.
 
Para chegar às 100 empresas vencedoras, o ranking leva em consideração não só os investimentos, mas também a aplicação de tecnologias e conceitos inovadores, como web 2.0, por exemplo. Nessa seara uma das empresas que brilhou foi a Infoglobo, empresa responsável pela publicação dos jornais O Globo, Extra, Diário de S. Paulo e Agência Globo. Já no ano passado, a empresa adotou blogs, wikis, sites de relacionamento, participação no Second Life, podcasts e webcasts.
Ler mais:
Bradesco lidera ranking das empresas mais ligadas  
 
-------------------------------------

Fonte: Computerworld
[04/04/07]  
Sete meses depois, leilão de WiMax continua sem solução à vista
Por Taís Fuoco

TelComp, que reúne empresas autorizadas, se diz aberta a negociação com Abrafix, das concessionárias, para acordo.
O leilão das freqüências de 3,5 GHz e 10 GHz para banda larga sem fio através da tecnologia WiMax, que atraiu 100 propostas no dia 4 de setembro do ano passado, mas foi suspenso no mesmo dia, completa hoje sete meses sem uma solução à vista.
Na verdade, muitos participantes do mercado acreditam, inclusive, que ele caminhe para o cancelamento definitivo, diante do tempo já transcorrido e dos impasses que ainda cercam o tema.
A
disputa foi suspensa porque o Tribunal de Contas da União (TCU) quis rever a definição dos preços mínimo estabelecidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Sete meses depois, entretanto, aqueles preços podem já não fazer sentido.Além disso, existem ainda hoje cinco liminares das concessionárias que derrubam uma das cláusulas do edital - a proibição para que elas participem do pleito. Por conta dessas liminares, oito a nove das 100 propostas apresentadas em setembro eram de empresas ligadas às concessionárias, apesar da Anatel entender que elas não devam participar para dar chance para que novas companhias atuem do segmento.Recentemente, a Anatel propôs que duas entidades rivais nessa disputa - a Associação Brasileira das Empresas Prestadoras de Serviços Especializados de Telecomunicações (TelComp) e a Abrafix, que reúne as concessionárias de telefonia fixa - chegassem a um entendimento para que a agência pudesse dar o melhor destino ao leilão.
Luis Cuza, presidente da TelComp, disse ao COMPUTERWORLD que a associação "está muito aberta" a discutir com a Abrafix uma saída. "O acordo é possível, mas agora depende deles", afirmou Cuza.
Ele admite, entretanto, que "talvez não haja outra alternativa" a não ser dar o leilão por encerrado e começar o processo novamente. "
Foram sete meses perdidos", disse ele.
A TelComp defende "que se mantenha a simetria e se busque a universalização dos serviços". Para Cuza, não houve tratamento simétrico quando 91 empresas entregaram suas propostas acreditando que as concessionárias não iriam participar - como previa o edital -, mas, ao mesmo tempo, nove companhias
sabiam que teriam uma liminar, conseguida no sábado anterior à data da entrega das propostas.
A Abrafix, entretanto, procurada pela reportagem, informou através de sua assessoria de imprensa que não iria se manifestar sobre o assunto.

 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO