BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


05/05/07

Especial WiMAX - 05 Maio - Artigos e Notícias

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
O Portal Thesis e o site comunitário WirelessBR continuam o esforço de acompanhamento da tecnologia WiMAX:
-
Especial WiMAX 2 (Thesis)
-
Seção WiMAX (WiirelessBR).
 
Nestas mensagens estamos também resgatando artigos e notícias publicadas nas últimas semanas e ainda não veiculadas em nossos fóruns.
Recebemos ontem, da nossa participante e jornalista Jana de Paula, mais duas matérias publicadas no Thesis
 
Aqui está o "sumário" de hoje:
 
Fonte: Thesis
[04/05/07]  
WiMAX encontra um lar no Oriente Médio por Pyramid Research  
Fonte: Thesis
[04/05/07]   1,3 bi em WiMAX em 2012  por WiMAX Day 
Fonte: Último Segundo
[16/04/07]   Atraso no leilão WiMax tende a beneficiar fixas, dizem analistas
Fonte: Convergência Digital
[16/04/07]  
Na Inglaterra, banda larga vira investimento 'estratégico'  Por Ana Paula Lobo
Fonte: Estadão - Vida Digital
[16/04/07]  
ABTA é contrária à compra da TVA pela Telefônica por Gerusa Marques
Fonte: Computerworld
[12/04/07]  
Novos leilões de freqüência: demora do governo pode acarretar crise social  Por Taís Fuoco
Fonte:  Convergência Digital
[11/04/07]   WiMAX: hora de olhar o presente  Por Mauricio Coutinho, presidente da Neovia 
 
O site Teleco, outro "parceiro informal" da ComUnidade, possui um Canal chamado Temas de 2007: Vale conferir as Seções WiMAX e 3G!
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
--------------------
Fonte: Thesis
[04/05/07]  
WiMAX encontra um lar no Oriente Médio por Pyramid Research     
 
Na Europa e nos EUA a grande excitação é em torno do padrão móvel do WiMAX (802.16e), com lançamento previsto no segundo semestre do ano. Já no Oriente Médio, o padrão fixo (802.16d) se dissemina. Mesmo com os países da região bem equipados com 3G, se proliferam os lançamentos de redes de WiMAX nômade. A região é um caso à parte ou esta súbita adoção irá desaparecer tão radidamente quanto surgiu?
A previsão é que durante os próximos cinco anos, a infra-estrutura em banda larga insatisfatória do Oriente Médio criará demanda elevada de WiMAX nômade em quase todos os países da região. Entretanto, em prazo mais longo, os estados ricos do Golfo exigirão a transição ao DSL e à fibra óptica que conviverão com as tecnologias em banda larga primárias. Já os países mais pobres da região se fundarão, de fato, sobre WiMAX nômade por mais tempo.
Ler mais:
WiMAX encontra um lar no Oriente Médio
 
--------------------

Fonte: Thesis
[04/05/07]   1,3 bi em WiMAX em 2012  por WiMAX Day    

O VP e gerente geral da Intel, Sean Maloney, disse numa reunião com analistas que, até o ano que vem, haverá 400 desenvolvimentos de WiMAX, permitindo acesso a 150 milhões de pessoas. Até 2010, serão 650 milhões de acessos. Já para 2012, a Intel estima que 1,3 bilhão de pessoas estarão aptas a obter serviços em redes WiMAX.

 
--------------------

Fonte: Último Segundo

 
ImprimirEnviar por e-mailComentarCorrigirMinha notíciaFale ConoscoUm eventual adiamento do leilão de WiMax deve favorecer a competitividade das operadoras de telefonia fixa, em detrimento das empresas de celular, avalia o gerente de Análise do Modal Asset Management, Eduardo Roche. Hoje, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Plínio de Aguiar Júnior, reconheceu ser possível que "não saia este ano" o leilão das faixas de 3,5 e 10,5 gigahertz (GHz), voltadas para a tecnologia WiMax (padrão de banda larga sem fio).
 
A oferta estava prevista para ocorrer em 2006, mas foi barrada por decisão da Justiça, a qual alegou erros no edital. A postergação do leilão, na análise de Roche, privará por mais tempo as operadoras de telefonia celular de abocanharem uma fatia do bolo que hoje está nas mãos das operadoras de telefonia fixa e de TV paga. "Se o leilão for adiado, haverá uma restrição à competição, já que as empresas móveis interessadas em participar desse movimento poderiam agregar a tecnologia ao pacote de serviços oferecido aos consumidores".
Ler mais:  Atraso no leilão WiMax tende a beneficiar fixas, dizem analistas
 
---------------------------

Fonte: Convergência Digital
[16/04/07]  
Na Inglaterra, banda larga vira investimento 'estratégico'  Por Ana Paula Lobo*
*Com tradução do Financial Times
 
Relatório divulgado pelo Grupo Stakeholder alerta ao governo e aos órgãos reguladores do país para a necessidade de incrementar os aportes em infra-estrutura voltada para a oferta de serviços de alta velocidade, sob o risco de a Inglaterra perder espaço competitivo mundialmente. Já aqui no Brasil, a indefinição com relação ao tema permanece. Não há uma posição oficial do governo com relação à 3G, tampouco com relação ao WiMAX.
 
De acordo com o estudo, os investimentos acontecem de forma muito lenta e há, sim, o perigo de as velocidades possíveis nas atuais redes não atenderem às demandas dos usuários residenciais e corporativos da Inglaterra, em  2012. "Os aportes das operadoras estão muito fracos em banda larga e essa é uma questão crucial para o desenvolvimento", alerta o estudo, que foi divulgado no jornal Financial Times.
 
"Se nada for feito, a Inglaterra, já em 2009, passará por problemas e será ultrapassada por outros países europeus no índice de uso de tecnologia", adverte ainda o relatório. A British Telecom começará a oferecer download de arquivo com velocidades de 24 Mbits em 2008, o que significará uma velocidade até três vezes superior à ofertada atualmente.
Na Inglaterra, banda larga vira investimento 'estratégico'
 
-------------------------

Fonte: Estadão - Vida Digital
[16/04/07]  
ABTA é contrária à compra da TVA pela Telefônica por Gerusa Marques

 
Associação de TV por Assinatura considera que negócio inibiria concorrência
 
BRASÍLIA - A disputa pelo mercado de telecomunicações chegou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), da qual a NET faz parte, é contra a compra da operadora de televisão por assinatura TVA pela Telefônica e pediu ao Cade que baixe medida cautelar para suspender a operação.
 
A avaliação da ABTA é de que a Telefônica, ao adquirir a estrutura que transmite o sinal de televisão via microondas terrestres (MMDS) da TVA, tenta contornar a proibição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que empresas de telefonia fixa participem do leilão de licenças para prestação de serviços de banda larga sem fio (WiMAX), uma vez que as freqüências de MMDS podem ser usadas para essa finalidade.
 
A ABTA também apresentou à Anatel pedido para que reconsidere a decisão de conceder licença para a Telefônica operar serviço de TV por assinatura via satélite. A associação alega que haverá concentração dos meios de serviços convergentes pela empresa.
 
"Com a eliminação da TVA como ofertante de serviços triple play (telefonia, internet e televisão), haverá só dois concorrentes, um deles a Telefônica, dominante nos mercados de voz e banda larga. Tal liderança reduzirá a concorrência, fechará mercado e erguerá barreiras à entrada de novos competidores", diz documento da ABTA.
Ler mais: ABTA é contrária à compra da TVA pela Telefônica
 
-------------------------------

Fonte: Computerworld
[12/04/07]  
Novos leilões de freqüência: demora do governo pode acarretar crise social  Por Taís Fuoco

 
Falta de encomendas pode acarretar fechamento de fábricas e perda de postos de trabalho, na avaliação da 3G Américas.
 
Terceira geração, WiMax, sobras de licenças dos leilões anteriores: a demora nas decisões do governo pode acarretar problemas sociais, na avaliação da associação 3G Américas.
Para ela, o governo brasileiro está em um impasse. O leilão das freqüências de 3,5 GHz e 10 GHz para banda larga sem fio foi suspenso no dia da entrega das propostas, em setembro passado. A venda das licenças de terceira geração ainda não tem data para acontecer e sequer as freqüências de 1,9 Ghz devolvidas após as fusões foram totalmente aproveitadas.
 
Como conseqüência, os fornecedores de equipamentos estão sem pedidos e começam a falar em cortar produção ou até fechar fábricas. As operadoras também se ressentem de não disporem das mesmas condições que alguns concorrentes, que por terem sobra de espectro conseguem chegar na geração seguinte antes que os demais, caso da Telemig, por exemplo.
Ler mais: Novos leilões de freqüência: demora do governo pode acarretar crise social

---------------------------

Fonte:  Convergência Digital

[11/04/07]   WiMAX: hora de olhar o presente  Por Mauricio Coutinho
 
* Maurício Coutinho é presidente da Neovia, provedora que se especializou na oferta de serviços sem fio e que apostou desde o início no potencial do WiMAX.
 
Acompanhar a evolução de algumas tecnologias é sempre muito interessante, mas não se compara a participar de seu processo de maturação, que é o que acontece hoje com a tecnologia WiMAX.
 
Curioso perceber que, pouco mais de um ano atrás, discutia-se se o WiMAX teria vindo para ficar, se seria concorrente ou complementar a outras tecnologias e se teria futuro, no mundo e no Brasil.
 
Mesmo ocorrido há tão pouco tempo, este tipo de debate hoje é passado. Fornecedores de equipamentos, provedores de serviços e, mais recentemente, usuários e potenciais usuários de serviços de banda larga, não discutem mais a possibilidade de que a tecnologia venha a se firmar, mas como utilizá-la.
 
Este é um fato estatístico e várias pesquisas demonstram isso. Uma delas, divulgada pela ResearchandMarkets em agosto do ano passado, dava conta que, além de sua utilização atual em serviços de banda larga ao redor do mundo como alternativa ao ADSL e ao cable modem, o WiMAX tem em aplicações móveis um mercado maior ainda. Não se trata mais de qual tecnologia, mas de como ela será utilizada.  Ler mais: WiMAX: hora de olhar o presente

 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO