BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


 
09/05/07

• TV Digital (2)

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

 
"TV Digital" é um dos temas da InfoBrasil 2007.
 
Numa mensagem de ontem vimos que o site TELECO possui uma ótima Seção sobre TV Digital que reúne, de modo compacto, as principais informações sobre o tema.

Hoje transcrevemos mais abaixo duas notícias recentes e um artigo de agosto do ano passado, mas com conteúdo atual:
 
Fonte: Convergência Digital
[26/04/07]  
BNDES aprova financiamento para o SBT da Redação 
(...) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou financiamento de R$ 9,2 milhões para o SBT implantar novos sistemas durante o período de transição do sistema analógico para o digital (...)
 
Fonte: AliceRamos.com
[16/08/06]   TV Digital: entenda o que vem por aí  por Tereza Porto
(...) A implantação da tv digital no Brasil ainda passará por um período de transição estimado entre 10 a 15 anos, e durante os primeiros dez, a contar da publicação do decreto, a transmissão analógica continuará ocorrendo simultaneamente à digital.
Após isso, os canais analógicos deverão ser “devolvidos” ao governo.
 
Enquanto todos os setores econômicos envolvidos se adaptam a essa nova realidade, incluindo os fabricantes de aparelhos, que precisarão produzir tvs de alta definição compatíveis com nosso SBTVD-T (ainda não disponíveis para venda), a TV Globo planeja realizar as primeiras experiências com transmissão digital em fins de 2007, partindo da cidade de São Paulo e, em seguida, do Rio de Janeiro (...)
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson

09/05/07

• Thesis: Destinos 2010

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!


Jana de Paula, nossa participante e Diretora do 
Thesis,  nos informa (mais abaixo) as novidades do Portal e o início de uma série matérias sobre o tema: Destinos 2010.
E pergunta:
(...) O que acontecerá na tecnologia de ponta em 2010? E a partir daí?
Quais os fatores que mais pesarão no mercado? Que tipos de preocupação quem cria e define os rumos da tecnologia deve ter?
(...)
 
Um dos artigos - Guinada na Computação - é assinado por Jean Paul Jacob.  Vamos conhecê-lo?
Ao longo de sua carreira de 46 anos na IBM, Jean Paul Jacob, em suas pesquisas, cobriu tecnologia de programação, inteligência artificial, multimídia, assistentes digitais pessoais e sistemas se suporte a decisão. Deu centenas de apresentações e entrevistas ao redor do mundo sobre a tecnologia da informação para o século XXI a partir de uma visão de como os povos usarão computadores e de como os computadores afetarão suas vida, negócios e sociedade. A carreira internacional de Jacob começou em 1960, quando se formou em engenharia eletrônica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, no Brasil. No mesmo ano, trabalhou como estagiário nos programas de uso de computador no controle aeroespacial e industrial na França e Holanda, em 1962, antes de ingressar na IBM (Suécia). Graças à sua perícia em usar computadores e modelá-los para simulação, Jean Paul foi transferido ao laboratório de pesquisa de San Jose, nesse mesmo ano, integrando a equipe de projeto de sistema de controle para um laboratório espacial. Depois de uma licença de dois anos, para terminar seu mestrado e Ph.D. em engenharia e matemática, na Universidade da California, em Berkeley, Jean Paul retornou ao laboratório de Pesquisa da IBM em San Jose, em 1966, como membro da equipe de funcionários de pesquisa. Ficou um ano de licença, de 1969-70, na Universidade de São Paulo (USP) e, de 1975 a 76, foi também visitante da Business School, da Universidade de Stanford. Jean Paul criou o primeiro centro científico da IBM no Hemisfério Sul (Brasília) e o Instituto para a Tecnologia de Programação (São Paulo). Também contribuiu na criação dos centros científicos da IBM em Paris e Cidade do México e foi consultor científico para IBM da América Latina. Aposentou-se da IBM em outubro 2002, mas retornou como  Pesquisador Emérito e gerente de relacionamento entre a Divisão de Pesquisas da IBM  e o campus da Universidade da California, em Berkeley. Em 2003, Jacob foi eleito membro da Academia de Tecnologia da IBM, que dá suporte aos lideres tecnicos em todo o mundo em pesquisa, desenvolvimento de software, manufatura, aplicações e serviços. Publicou diversos papers técnicos e foi autor de um livro técnico sobre teoria de controle de sistemas, publicado pelo MITI, Japão. Entre mais de 40 prêmios recebidos ao longo de sua carreira, destaca dois prêmios acadêmicos recebidos da Universidade da California, em Berkeley: o de "Distinguished Alumnus" (ex-aluno com distinção), em 1993, e o "Research Leadership Award" (Prêmio de Lideranca em Pesquisas) em 2003. E' tambem recipiente do Premio Destaque Iteano ortogado pela primeira vez em 2006 pela associacao de ex-alunos do ITA.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
---------------------------------

[07/05/07]  
Destinos 2010 por Equipe Thesis   
A partir hoje e durante as próximas semanas buscaremos respostas para algumas perguntas.
O que acontecerá na tecnologia de ponta em 2010? E a partir daí?
Quais os fatores que mais pesarão no mercado? Que tipos de preocupação quem cria e define os rumos da tecnologia deve ter?
Com a palavra, cientistas, empresários, analistas e institutos de pesquisa.
Participe através de
thesis@thesis.inf.br
[07/05/07]  
Guinada na computação por Jean Paul Jacob
[07/05/07]   Usuário no comando por Jana de Paula
[07/05/07]  
VoIP: menos é mais por Equipe Thesis
[08/05/07]   O talento em 1º lugar  por Equipe Thesis 
[08/05/07]   Second Life, a invasão por Jana de Paula

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO