BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Novembro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



07/11/07

Portabilidade Numérica (11) - "As pequenas operadoras e o alto custo da portabilidade"

Olá,
ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Esta é mais uma mensagem do nosso "Serviço ComUnitário" (as mensagens anteriores estão no BLOCO

01.

"Portabilidade Numérica é definida como a faculdade do usuário em manter o seu número ao trocar de prestadora de serviços. Com mais precisão, a Anatel a define como facilidade de rede que possibilita ao assinante de serviço de telecomunicações manter o código de acesso a ele designado, independentemente da prestadora de serviço de telecomunicações ou da área de prestação do serviço." [Trecho do Tutorial
Portabilidade Numérica  do site Teleco]. O Regulamento da Portabilidade Numérica foi aprovado pela Anatel no início de março deste ano.

Previsto no Regulamento, o Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP) é formado por representantes das operadoras e do órgão regulador.
O Regulamento prevê também uma Entidade Administradora da Portabilidade Numérica (EA).
O GIP indicou, posteriormente, a ABR Telecom como sendo essa EA.
A ABR Telecom tem a responsabilidade de contratar a solução técnica para dar suporte operacional ao serviço de implantação da Portabilidade e escolheu a Clear Tech, que tem como parceira a norte-americana NeuStar. (...)   A principal área de atuação da ClearTech é a prestação de serviços relacionados ao gerenciamento do ciclo da receita das operadoras de telecomunicações, atuando como empresa responsável pela apuração de valores a serem repassados por uma operadora à outra pelo uso de suas redes (clearing house) e no processo de cobilling (cobrança pelos serviços realizados à operadora que detém a titularidade da chamada). (...)

02.
Continuamos atentos às repercussões da mídia sobre o tema.
Aqui está o "sumário" das transcrições de hoje com a recomendação: prefira sempre ler na fonte!

Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
[06/11/07]   
Falta de desagregação das redes limita a portabilidade por Carolina Chemin

(...) A grande questão é que, enquanto a medida [desagregação] não for implantada, a oferta de portabilidade por outras operadoras será muito cara num curto e médio prazo. "Com isso apenas usuários das classes A e B ou grandes empresas terão ofertas interessantes. Cerca de 85% da população ficará excluída dessas vantagens", explica Cuza  (...)

Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
[06/11/07]  
Pequenas operadoras correm atrás da portabilidade por Carolina Chemin 

(...) Isso porque, para ser aceita como sócia [da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos de Telecomunicações), entidade gestora da portabilidade no País] , há um faturamento anual mínimo necessário. Além disso, enquanto os não associados arcam apenas com os custos variáveis do processo (evento de portar um número), os sócios também bancam os custos fixos (investimento e operação da plataforma e gestão do processo de contrato da ABR Telecom com o fornecedor da tecnologia, o consórcio Cleartech/Neustar), que também é um impeditivo. (...)

Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
[08/10/07]  
O desafio das operadoras PMEs diante da portabilidade numérica  por Redação

(...) O modelo exige investimentos pesados de titãs do mercado na área de TI para adequação às regras. E as pequenas e médias operadoras STFC também terão que encontrar modalidades de oferecer o produto para os seus clientes.  Como será o futuro dessa operação nas operadoras de STFC de menor porte no País? Qual o impacto nos negócios e na rentabilidade?  (...) 

Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
[11/09/07]   Portabilidade atrairá mais usuários triple play, diz analista por Carolina Chemin 
 
(...) Os clientes das ofertas triple play (tv, telefone e Internet) devem compor um dos segmentos mais fortemente tentados pela portabilidade numérica. Essa foi a opinião emitida por Ignacio Perrone, analista do grupo de estudos do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Frost & Sullivan, durante a divulgação nesta terça-feira do relatório "Avaliando o impacto da portabilidade numérica". "Isso acontecerá principalmente por se tratar de um público sensível a preços e com baixa fidelidade", explica o especialista. (...)
 
03.
Outras fontes:
O site TELECO possui uma página especial sobre Portabilidade Numérica.
E, claro, o site WirelessBR possui uma Seção Portabilidade Numérica . :-)
 
04.
Mais abaixo está a nossa "coleção comunitária" de referências sobre o tema.  :-)

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson

-------------------------------------------------------

Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
[06/11/07]   
Falta de desagregação das redes limita a portabilidade por Carolina Chemin

O processo de implantação da portabilidade numérica no Brasil anda de vento em poupa. "Nunca um cronograma foi cumprido tão à risca dentro da Anatel", disse Luis Renato Giffoni, coordenador do grupo de trabalho da Agência voltado para o tema.

No entanto, até agora a entidade tem mantido de fora um tema crucial para o sucesso da portabilidade: a desagregação das redes. "O Brasil é o único país que conheço que está implantando a portabilidade numérica antes de promover a desagregação das redes", conta Luis Cuza, presidente da Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas).

A grande questão é que, enquanto a medida não for implantada, a oferta de portabilidade por outras operadoras será muito cara num curto e médio prazo. "Com isso apenas usuários das classes A e B ou grandes empresas terão ofertas interessantes. Cerca de 85% da população ficará excluída dessas vantagens", explica Cuza.

Ao ser questionado sobre a questão, Giffoni foi vago. "Sabemos que esse passo é muito importante para o processo de portabilidade e a Anatel está trabalhando nisso", afirmou. No entanto, até o momento nenhuma ação positiva foi tomada a respeito.

--------------------------------------------

Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
[06/11/07]   Pequenas operadoras correm atrás da portabilidade por Carolina Chemin 
     
Em plena fase de operacionalização da portabilidade numérica no Brasil, as pequenas operadoras de telecomunicações, tanto fixas quanto móveis, ainda buscam meios de ampliar sua participação nas tomadas de decisão envolvidas no processo.
 
Uma das principais dificuldades, citadas por José Roberto Pinto, da JRCom Engenharia e Consultoria e convidado daTelcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços deTelecomunicações Competitivas) durante painel do evento IP Communications 2007, é a associação à ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos de Telecomunicações), entidade gestora da portabilidade no País.
 
Isso porque, para ser aceita como sócia, há um faturamento anual mínimo necessário. Além disso, enquanto os não associados arcam apenas com os custos variáveis do processo (evento de portar um número), os sócios também bancam os custos fixos (investimento e operação da plataforma e gestão do processo de contrato da ABR Telecom com o fornecedor da tecnologia, o consórcio Cleartech/Neustar), que também é um impeditivo.
 
O especialista citou ainda a questão do Banco de Dados Operacional, que traz as informações de todos os clientes de cada operadora e é imprescindível para o funcionamento da portabilidade numérica. "As alternativas para as pequenas são construir sua base de dados, utilizar a de outra empresa autorizada ou utilizar a base de dados das concessionárias locais. No entanto, essa última solução é perigosa, pois implica abrir informações dos clientes para os concorrentes", conta José Roberto Pinto.
Para o executivo, que representa pequenas operadoras como Transit, Global Crossing, British Telecom e Voitel, uma boa solução é a criação de cooperativas. "As pequenas operadoras podem se unir para conseguirem uma cadeira de associado na ABR, assim como para criarem um BDO próprio", avalia.
 
Como conselho para as pequenas operadoras, o integrante da Telcomp diz que é fundamental prever a portabilidade no orçamento de 2008. Além disso, ele afirma que há uma necessidade de internalizar o conhecimento sobre o tema nas empresas, de modo a orientar processos comerciais e operacionais (como atendimento aos clientes). "É preciso iniciar as medidas internas de preparação da rede de telefonia, escolher a alternativa de BDO e definir a melhor forma de participar do processo de gestão da portabilidade", resume o executivo.
 
------------------------------------
 
Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
[08/10/07]   O desafio das operadoras PMEs diante da portabilidade numérica 
 
A partir de 01 de março de 2009, todas as operadoras brasileiras terão de estar preparadas para conceder aos seus assinantes o serviço da portabilidade numérica, ou seja, a possibilidade de o usuário trocar de prestadora de serviço, sem no entanto, perder o número do telefone.
 
O modelo exige investimentos pesados de titãs do mercado na área de TI para adequação às regras. E as pequenas e médias operadoras STFC também terão que encontrar modalidades de oferecer o produto para os seus clientes.
 
Como será o futuro dessa operação nas operadoras de STFC de menor porte no País? Qual o impacto nos negócios e na rentabilidade?  Esses temas serão itens do painel "Portabilidade Numérica e suas implicações para as pequenas e médias operadoras de STFC locais", que abrirá o IP Communications Brasil 2007, evento que planeja reunir a comunidade usuária da plataforma IP, na capital paulista, de 06 a 08 de novembro, no Anhembi.
 
O painel está agendado para começar às 08:30hs, do dia 06 de novembro. Ele reunirá representantes da ABR - entidade que responderá pela gerência da portablidade numérica no Brasil, da Anatel, da Cleartech, empresa que venceu o processo de licitação para a oferta do suporte técnico ao serviço em nível nacional, e da Telcomp, entidade que representa os provedores de serviços na área.
 
Maiores informações sobre a grade de programação do IP Communications Brasil 2007 podem ser obtidas no site: www.ipcommbrasil.com.br
 
Como será a adoção da Portabilidade Numérica
 
Em maio de 2008, começa um piloto com prazo para terminar em agosto do mesmo ano. A experiência abarcará as cidades de Bauru (SP) São José do Rio Preto (SP), Vitória (ES), Divinópolis (MG), Londrina(PR), Goiânia (GO), Teresina(PI), além de todo o Estado do Mato Grosso do Sul.
 
De acordo com a Anatel, todo o Brasil estará coberto pela portabilidade nas telefonias móvel e fixa a partir de 1º de março de 2009. A ativação comercial da portabilidade durará ao todo sete meses - período de 29 de agosto de 2008 a 1º de março de 2009.
 
A identificação das localidades a serem portadas será realizada de acordo com os Códigos Nacionais de Numeração (CNN) - que correspondem, popularmente, ao DDD (por exemplo, o 11 para a região metropolitana de São Paulo, e o 61 para o Distrito Federal e Entorno). A fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acompanhará a implementação da portabilidade em todo o Brasil.
 
A portabilidade possibilitará aos usuários do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) e do Serviço Móvel Pessoal (SMP) a mudança de prestadora e a manutenção do número do telefone fixo ou do telefone móvel (celular). A regra, ressalta a Anatel, valerá independente de quantas vezes o usuário solicitar a mudança de prestadora.
 
Na telefonia fixa, a portabilidade será possível dentro da Área Local (município ou conjunto de localidades com continuidade urbana). No caso do serviço móvel, a manutenção do número será dentro da Área de Registro (mesmo CNN).
 
Com o término do piloto em agosto de 2008, o Estado do Mato Grosso será o primeiro do país a ter a portabilidade plenamente estabelecida comercialmente.Em seguida virão os estados do Espírito Santo e do Acre, na primeira semana de novembro.
 
São Paulo - estado que possui oito CNN's - terá um calendário gradual de implementação e levará todo o período estimado para a realização do processo, assim como, Brasília e Rio de Janeiro. 
 
-------------------------------

Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
[11/09/07]   Portabilidade atrairá mais usuários triple play, diz analista por Carolina Chemin 
     
Os clientes das ofertas triple play (tv, telefone e Internet) devem compor um dos segmentos mais fortemente tentados pela portabilidade numérica. Essa foi a opinião emitida por Ignacio Perrone, analista do grupo de estudos do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Frost & Sullivan, durante a divulgação nesta terça-feira do relatório "Avaliando o impacto da portabilidade numérica". "Isso acontecerá principalmente por se tratar de um público sensível a preços e com baixa fidelidade", explica o especialista.
Segundo o estudo, os casos de sucesso de países que já adotaram a portabilidade têm em comum a adoção de uma arquitetura centralizada para viabilizar a opção. "Essa deve ser a escolha predominante na América Latina", diz Perrone. Além disso, verificou-se a importância de uma transição rápida de uma operadora para a outra e de custos baixos.
Para conquistarem os clientes, tanto as operadoras já existentes quanto as novas concorrentes precisam investir, de acordo com o analista, em pontos como relacionamento com os clientes, cobertura de boa qualidade, produtos e serviços diferenciados e preços atraentes.
Em relação à América Latina, a previsão da Frost & Sullivan é de que o próximo país a adotar a portabilidade numérica será o México, em 2008, seguido pelo Brasil e pela República Dominicana, em 2009, e pelo Peru, em 2010.

--------------------------------------------------------------------------------- 

Coleção de artigos e notícias sobre Portabilidade Numérica:

No dia 16 de março passado anunciamos um novo artigo sobre o tema "Portabilidade Numérica" do nosso participante Desembargador Fernando Botelho. 
A publicação foi simultânea:
- no Portal
Convergência Digital - "Especial: conflitos da portabilidade numérica" e
- no site comunitário
WirelessBR - "Portabilidade Numérica"
 
Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
[06/11/07]    Falta de desagregação das redes limita a portabilidade por Carolina Chemin  - Transcrito na mensagem

Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
[06/11/07]   Pequenas operadoras correm atrás da portabilidade por Carolina Chemin  - Transcrito na mensagem

Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
[08/10/07]   O desafio das operadoras PMEs diante da portabilidade numérica - Transcrito na mensagem

Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
[11/09/07]   Portabilidade atrairá mais usuários triple play, diz analista por Carolina Chemin - Transcrito na mensagem

Fonte: Decision Report 
[03/10/07]   A corrida pela portabilidade por Renata Mesquita - Transcrito na mensagem

Fonte: Gazeta Mercantil
[03/10/07]   TIM lança serviço e entra na disputa de fixo por Carlos Eduardo Valim - Transcrito na mensagem

Fonte: Monitor Mercantil - Digital
[02/10/07]   Sistema de minuto ainda gera polêmica - Transcrito na mensagem
 
Fonte: PortoGente
[25/09/07]  
O bom da portabilidade numérica por por Renata Gomes - Transcrito na mensagem
 
Fonte: Thesis
[21/09/07]   Clear Tech é a gestora da portabilidade no país por Jana de Paula
 
Fonte: Gazeta Mercantil
[21/09/07]   ClearTech prevê triplicar de tamanho e mira Bolsa - Transcrito na mensagem
 
Fonte: Computerworld
[20/09/07]   Mato Grosso do Sul será 1º estado a ter portabilidade numérica  - Transcrito na mensagem
 
Fonte: TelecomOnline
[14/09/07]   Portabilidade numérica chega a São Paulo em março de 2009 por Marineide Marques   - Transcrito na mensagem
 
Fonte: TelecomOnline
[17/08/07]   Swedtel desiste da concorrência para solução técnica para a portabilidade numérica  por Marineide Marques - - Transcrito na mensagem
 
Fonte: UCEL
[26/07/07]   Portabilidade Numérica, o que é isso?   - Transcrito na mensagem
 
Fonte: Computerworld
[20/09/07]   Mato Grosso do Sul será 1º estado a ter portabilidade numérica - Transcrito na mensagem
 
Fonte: TelecomOnline
[14/09/07]   Portabilidade numérica chega a São Paulo em março de 2009 por Marineide Marques    - Transcrito na mensagem
 
Fonte: TelecomOnline
[17/08/07]   Swedtel desiste da concorrência para solução técnica para a portabilidade numérica  por Marineide Marques    - Transcrito na mensagem
 
Fonte: UCEL
[26/07/07]   Portabilidade Numérica, o que é isso?    - Transcrito na mensagem
 
Fonte: ABR Telecom
[               ]    Portabilidade Numérica   - Transcrito na mensagem
 
Fonte: Computerworld
[17/07/07]   Seleção do fornecedor de tecnologia da portabilidade sai em 2 semanas por Luiza Dalmazo   - Transcrito na mensagem
 
Fonte: TelecomOnline
[25/06/07]   ABR Telecom é escolhida como entidade administradora da portabilidade por Marineide Marques - Transcrito na mensagem
 
Fonte: TelecomOnline
[06/06/07]   Gastos com portabilidade numérica não serão recuperados pelas operadoras por Marineide Marques - Transcrito na mensagem
 
Fonte: TelecomOnline
[12/06/07]   Esquenta a disputa pelo fornecimento da plataforma que dará suporte à portabilidade por Marineide Marques   Transcrito na mensagem

Fonte: Thesis - Tecnologia - Portabilidade Numérica 
[22/06/07]
   Portabilidade renovada na França   por Equipe Thesis    

Fonte: Thesis - Tecnologia - Portabilidade Numérica 
[21/06/07]   Portabilidade para quem gasta mais   por Equipe Thesis    

Fonte: Teleco
[22/06/07]   Portabilidade Numérica (Definição, Característcas e Cronograma de implantação)

Fonte: Thesis
[19/06/07]   Hora da verdade por Jana de Paula - Transcrito na mensagem

Fonte: Thesis
[12/06/07]   Portabilidade ajuda em quê?  por José Carlos Cunha

Fonte: Convergência Digital 
[12/06/07]  
Portabilidade numérica determina 'nova onda' de TI nas operadoras  por Ana Paula Lobo  - Transcrito na mensagem

Fonte: Convergência Digital
[12/06/07]   Rateio de custos causa apreensão em relação à portabilidade numérica  por Ana Paula Lobo - Transcrito na mensagem

Fonte: Convergência Digital
[12/06/07]   Anatel define piloto inicial para portabilidade numérica por Ana Paula Lobo - Transcrito na mensagem

Fonte: Convergência Digital
[12/06/07]   Licitação movimenta mercado de portabilidade numérica no Brasil  por Ana Paula Lobo

Fonte:TelecomOnline
[22/05/07]   ... e quem gerencia a entidade administradora da portabilidade? - por Marcos Bellotti, gerente de assuntos regulatórios da ClearTech - Transcrito na mensagem

Fonte:TelecomOnline

[26/04/07]   Portabilidade numérica deve aquecer o setor  por Erasmo Rojas, diretor da 3G Americas para a América Latina e Caribe - Transcrito na mensagem

Fonte: Anatel  
[21/03/07]   Regulamento Geral de Portabilidade é publicado no DOU por Márcio de Morais - Assessoria de Imprensa – Anatel - Transcrito na mensagem

Fonte: Convergência Digital
[21/03/07]   Começa contagem oficial para implantação da portabilidade numérica no país - Transcrito na mensagem

Fonte: Convergência Digital
[09/03/07]   Anatel volta atrás e concede mais prazo para as teles

Fonte: Convergência Digital
[09/03/07]   "Pro Teste" critica prazo para implantação da portabilidade 

Fonte: Convergência Digital
[23/10/06]   Consumidor móvel brasileiro revela desapego à marca e à operadora, revela Gallup

Fonte: Convergência Digital
[19/10/06]   A urgência da Portabilidade - Editorial de Jackeline Carvalho

Fonte: Convergência Digital
[18/10/06]   Fortaleza debate portabilidade numérica nesta sexta-feira

Fonte: Convergência Digital
[17/10/06]   Anatel prorroga prazo de audiência pública sobre portabilidade

Fonte: TIInside
[17/10/06]   Anatel prorroga prazo de consulta pública sobre portabilidade

Fonte: Convergência Digital
[09/10/06]   Portabilidade numérica: ação cara, mas viável tecnicamente, diz BrT

Fonte: TIInside
[04/10/06]   Anatel anuncia agenda para 2007

[IDGNow!
[04/10/06]   TIM não vê portabilidade como ameaça e não critica leilão de 3G

Fonte: Convergência Digital
[03/10/06]   Vivo propõe a criação de uma empresa para redes móveis

Fonte: Convergência Digital
[30/08/06]   Serviços 0300 e 0800 também terão direito à portabilidade numérica

Fonte: Convergência Digital
[05/06/06]   Usuário quer a portabilidade numérica, confirma estudo

Fonte: TIInside
[29/09/06]   Acel pede adiamento do prazo da consulta da portabilidade

Fonte: TIInside
[28/09/06]   Teles defendem em audiência pública que portabilidade seja gradual

Fonte: TIInside
[21/09/06]   Portabilidade: Cadastro unificado poderá revelar base real de celulares

Fonte: TIInside
[05/09/06]   Regulamento de portabilidade entra em consulta pública

Fonte: TIInside
[29/08/06]   Portabilidade numérica só em 2008.

Fonte: Convergência Digital
[29/08/06]   Anatel trabalha para disponibilizar a portabilidade Numérica em 2008

Fonte: Convergência Digital
[29/08/06]   ACEL diz que portabilidade numérica é benefício para poucos

AliceRamos.com
[16/05/05]   Quando a portabilidade numérica sairá do papel? - Editorial de Alice Ramos.

Fonte: Teleco
[01/05/05]   Portabilidade numérica - Tutorial por José Barbosa Mello

Mais informações na Seção Portabilidade Numérica do site WirelessBR.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO