BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Novembro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


 
08/11/07

"Propaganda e mobilidade" com Jana de Paula e Marcelo Gripa


Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Os bons observadores (todos!) sabem que sempre procuramos transcrever matérias de várias fontes, para divulgar ao máximo os trabalhos desenvolvidos em todos os sites da nossa área de TI e Telecom, sempre concedendo todos os créditos.
 
Trocas mais intensas ao longo do tempo nos levam a estabelecer com alguns sites uma  "parceria informal", tudo sem interesses comerciais.
 
É caso do Thesis, da nossa participante Jana de Paula e do Adnews, onde atuam os também participantes Paulo Rosa e Marcelo Gripa.
 
Ontem dois jornalistas participantes e "parceiros" trocaram idéias.
Marcelo Gripa conversou com Jana de Paula e o resultado está transcrito abaixo num texto do Marcelo.
Mas, como sempre, a recomendação é ler no original e dar uma "varrida" nos demais links da fonte.  :-)
 
[07/11/07]  Propaganda e mobilidade caminham juntas por Marcelo Gripa - Adnews
 
 
Parabéns, Marcelo e Jana!
 
Fica o estímulo para que todos participantes conversem mais entre si - ou em Grupo - e publiquem os resultados!!!!   :-))
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 

Fonte: Adnews!
[07/11/07]   Propaganda e mobilidade caminham juntas  por Marcelo Gripa - Adnews

Fornecer acesso à Internet pelo celular é a nova aposta do Google para fomentar a convergência tecnológica. A iniciativa tem apoio de outras dezenas de empresas e quer tornar móvel a mesma qualidade de navegação encontrada pelos usuários por meio da banda larga no computador. Apesar de recém-anunciada oficialmente, nesta segunda-feira, a novidade já foi considerada por especialistas como revolução no mercado de mobilidade. Além de tudo, a plataforma construída será gratuita e a conta de tudo isso vai ser bancada pela publicidade.
 
Na opinião de Jana de Paula, jornalista especializada em tecnologia, esse tipo de modelo é o caminho correto para a comunicação móvel. "Conteúdo aberto atrai publicidade. O diferencial é facilitar o acesso para todos. O mercado de massa é que faz o sucesso", afirma. Essa é a estratégia adotada pelo grupo. A plataforma Android, como foi denominada, será aberta a todos os dispositivos móveis, independentes de marcas ou modelos.
 
O conceito de convergência tecnológica é formado por vários formatos. O WiMax é um deles e trata-se da concretização, acima de tudo, do envio de dados em alta velocidade sem a utilização de fios. Do ponto de vista econômico, serviços pagos como serviços de assinatura também são utilizados na comunicação convergente. Entretanto, segundo Jana de Paula, a tendência é que os modelos priorizem a gratuidade ou custos reduzidos, principalmente em se tratar da Internet. "O Google é pioneiro em gratuidade para o usuário final. A mobilidade com Internet deve ser acessível a todos e, por isso, depende de anunciantes com suas marcas como apoio." O serviço de VoIP, telefonia por Internet, é um dos pontos essenciais desse movimento convergente.
 
Mercado brasileiro
 
O movimento ainda é tímido, mas aos poucos, está mais próximo do Brasil. Algumas parcerias já foram concretizadas na intenção de disponibilizar WiMax para os mais de 105 milhões de aparelhos celulares no mercado nacional. Entretanto, apenas querer não significa poder. "O problema não é falta de recursos financeiros. Só depende da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e o Governo para o WiMax vingar no Brasil. Os players já estão prontos para oferecer a tecnologia", decreta Jana. Segundo a jornalista, o entrave acontece por causa do ambiente regulatório, considerado por ela como "super fechado".
 
Enquanto o quadro político não é resolvido, a especialista aconselha soluções para curto prazo. Uma delas é trabalhar o conceito de WiMax como inclusão digital e estruturar pontos de banda larga móvel em cidades brasileiras para disseminação da tecnologia.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO