BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Novembro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



16/11/07
 
• "Tudo" sobre o "Twitter" e o "microblogging"

Olá,
ComUnidade WirelessBRASIL!
 
O "Serviço ComUnitário" ataca de "Twitter"!  :-)
 
01.
O site Twitter, lançado no ano passado, permite escrever textos curtos e já faz sucesso no Brasil
Um novo verbo foi inventado pelos internautas nos últimos meses: “twittar”.
Apesar de estranho, o significado é nada mais do que ‘escrever no Twitter’ (
www.twitter.com), um site que é um verdadeiro muralzão de recados online.

O "fenômeno" da utilização de sites como Twitter está sendo chamado pela mídia de "microblogging"
 
O Twitter já ganhou vários concorrentes, que têm algumas diferenças, mas basicamente usam a mesma fórmula.
Alguns exemplos são o :
- Jaiku (www.jaiku.com),
- MoodMill (
www.moodmill.com),
- Tumblr (
www.tumblr.com)
- e até um brasileiro chamado Gozub (
www.gozub.com).
 
O IDG Now! estreou no dia 20/08 seu noticiário na rede social Twitter.
E está cobrindo o IGF 2007 - Internet Governance Forum - "microblogando" no Twitter.  :-)
 
02.
Aqui estão as transcrições de hoje com a recomendação de ler na fonte e conferir os demais links das páginas:
 
Fonte: Caderno Link do Estadão
[10/09/07]   Empresas começam a ver potencial no Twitter  por Filipe Serrano
 
Fonte: Caderno Link do Estadão
[10/09/07]  
Microblogs, a nova mania da web por Filipe Serrano
 
Fonte: IDG Now!
[20/08/07]  
IDG Now! estréia no Twitter  por Redação, do IDG Now!
 
Fonte: IDG Now!
 
Veja a página do IDG Now! no Twitter
http://twitter.com/IDGNow
 
03.
Experiências? Comentários?
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
-----------------------------------------------
 
Fonte: Caderno Link do Estadão
[10/09/07]   Empresas começam a ver potencial no Twitter

O Twitter ainda não pode ser chamado de um novo Second Life, que atraiu empresas como estratégia de marketing. Mas algumas companhias, principalmente veículos de comunicação, já começaram a explorar o potencial do site para divulgar seu conteúdo.
Alguns exemplos são as emissoras de peso como a CNN, BBC e MTV.
No Brasil, já estão no Twitter os sites de notícias Último Segundo, IDG Now e BBC Brasil, a revista Capricho e a página de vídeos da MTV, o Overdrive.
 
O mais comum é cada veículo publicar no Twitter os links das suas últimas notícias assim que forem publicadas.
Mas, o IDG Now, por exemplo, chegou escrever flashes no site sobre um evento que estavam cobrindo.
A Capricho também usou o Twitter para informar pelo celular os detalhes de um ensaio fotográfico. “Já passamos da fase de experiência. É mais bacana para contar o que rola dentro da redação”, diz Phelipe Cruz, editor do site da revista.
 
No caso do Overdrive, ainda teve outro objetivo. “Entramos para comunicar com o público de forma mais livre”, afirma Mauro Bedaque, diretor de conteúdo do site. Ele diz ainda que o Overdrive vai estrear no dia 14 uma série online sobre o Twitter, contando como os usuários se relacionam dentro do site. F.S.
 
-------------------------------
 
Fonte: Caderno Link do Estadão
[10/09/07]  
Microblogs, a nova mania da web por Filipe Serrano
 
Site Twitter, lançado no ano passado, permite escrever textos curtos e começa a ganhar adeptos no Brasil
 
Um novo verbo foi inventado pelos internautas nos últimos meses: “twittar”. Apesar de estranho, o significado é nada mais do que ‘escrever no Twitter’ (www.twitter.com), um site que é um verdadeiro muralzão de recados online.
 
A página surgiu no ano passado com a proposta de ser um lugar para as pessoas dizerem o que estão fazendo a qualquer momento. Uma grande futilidade útil como muitas comunidades online.
 
Mas o Twitter entrou no gosto das pessoas, principalmente de blogueiros, por causa de uma outra funcionalidade mais inteligente: o microblogging. Isso quer dizer que os blogueiros podem usar o Twitter para publicar pequenos posts, sugestões de sites, reflexões, reclamações ou qualquer coisa que quiserem sem precisar escrever grandes textos no blog.
 
“O legal é trocar links entre o pessoal e fazer chamadas para os posts do blog. Se ficar restrito a idéia do ‘o que você está fazendo’, é chato. Também usei para tirar dúvidas. Como outro dia, quando perguntei se valia a pena renovar a licença do meu antivírus”, diz a brasiliense Luciana Monte, 28 anos, do blog Dia de Folga.
 
No final, o site não tem uma finalidade objetiva. O Twitter é o que a comunidade faz dele. E até por isso, já tem gente usando para bater papo.
 
“Seria como uma sala de bate-papo sem aquele ritmo frenético. Pode responder para quem quiser, a hora que puder”, diz o blogueiro Cristiano Dias, que entrou no Twitter o ano passado e acredita ter acontecido uma explosão nos últimos meses. “Ele acabou virando um ‘backstage’ dos blogueiros. Na primeira semana, escrevi muito no blog porque tirei um monte de idéias do pessoal no Twitter”, afirma.
 
O site fez barulho no exterior porque também funciona pelo celular. Ou seja, você pode deixar recados no mural realmente de qualquer lugar e a qualquer hora. Mas, no Brasil, essa função ficou de lado porque para ativar o serviço móvel, é preciso enviar uma mensagem de texto (SMS) para um número da Inglaterra. E entre Claro, Vivo e TIM, só a última permite mandar SMS para a Inglaterra, por R$ 0,79 cada mensagem.
 
Para publicar recados no site, fora pelo celular, há outras duas maneiras: pelo própria página do Twitter ou por programas de bate-papo, como o Google Talk e o AIM, mas não com o popular MSN.
 
O Twitter já ganhou vários concorrentes, que têm algumas diferenças, mas basicamente usam a mesma fórmula. Alguns exemplos são o Jaiku (www.jaiku.com), MoodMill (www.moodmill.com), Tumblr (www.tumblr.com) e até um brasileiro chamado Gozub (www.gozub.com).
 
O Gozub aposta nas falhas do Twitter. Ele permite usar o MSN e promete ainda estrear o serviço pelo celular por aqui.
 
----------------------

Fonte: IDG Now!
[20/08/07]  
IDG Now! estréia no Twitter  Por Redação, do IDG Now!

São Paulo - Usuários poderão acompanhar notíciário do IDG Now! em mensagens curtas.
 
O IDG Now! estréia nesta segunda-feira (20/08) seu noticiário na rede social Twitter, responsável pelo fenômeno de microblogging.
 
Por meio do perfil, usuários que queiram acompanhar as atualizações do IDG Now! receberão conteúdos específicos sobre tecnologia nas mensagens curtas oferecidas pelo serviço.
 
Para acompanhar o serviço, usuários cadastrados no Twitter devem clicar sobre o botão "Follow", logo abaixo do nome do site.
 
Caso ainda não seja cadastrado no serviço, basta o usuário preencher o cadastro oferecido pelo Twitter.
 
Caso queira, é possível receber as atualizações do IDG Now! tanto por comunicadores instantâneos, como Google Talk, MSN Messenger e ICQ, como pelo telefone celular, no formato de SMS.
 
------------------------------------
 
Fonte: IDG Now!
[20/o8/07]   Twitter: conheça o fenômeno que liga pessoas em 140 caracteres   Por Guilherme Felitti
 
Twitter: conheça o fenômeno que liga pessoas em 140 caracteresPor Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!*
 
São Paulo - Movimento do "microblogging" liderado pelo Twitter conecta pessoas trocando mensagens de até 140 caracteres.
 
O que você está fazendo neste exato instante? O que ocupa sua cabeça enquanto você começa a ler esta matéria? O que você terminou (ou adiou) antes de clicar sobre a manchete para ler este texto?
 
A pontualidade em relatar o que se está fazendo neste exato momento pode ser confundido com um arroubo contra a privacidade alheia.
 
Graças ao Twitter, não é. A curiosidade sobre este exato instante na vida de amigos ou de desconhecidos conduz a um novo fenômeno da publicação online: o microblogging.
 
A idéia está longe dos posts que o Blogger, serviço lançado pela Pyra Labs em 1999, ajudou a popularizar com sua idéia do blog como uma ferramenta de publicação pessoal.
 
Ambas as idéias, porém, vêm da mesma cabeça: Evan Willians, fundador da Pyra Labs, que abandonou o Google um ano após o buscador comprar sua empresa para apostar na publicação pessoal de maneira ainda mais pontual.
 
Se o blog dá uma notícia sobre sua vida, o Twitter se aproxima mais do conceito de “plot” usado no teatro - em uma frase, você resume o que está fazendo no momento, um pensamento recorrente ou um recado para seus amigos.
 
Por isto, o Twitter aceita mensagens com, no máximo, 140 caracteres.
 
A brevidade das mensagens fez com que o Twitter já nascesse interagindo com outros serviços de comunicação que lidam muito bem com mensagens curtas, como telefones celulares ou mensageiros instantâneos.
 
Caso queira, o usuário pode cadastrar seu número de telefone para que as atualizações de seus conhecidos sejam enviadas, em tempo real, ao seu celular por meio de mensagens SMS.
 
A atualização do seu perfil do Twitter também pode ser feita pelo envio de mensagens SMS ou por softwares de mensagens instantâneas. O Twitter aceita como padrão os programas GTalk, Jabber, AIM, LiveJournal e.Mac.
 
A divulgação da API, conjunto de instruções que programadores podem usar para criar novas funções a partir de um serviço original, permitiu que a comunidade bolasse ferramentas complementares ao Twitter.
 
Graças à comunidade, a publicação de mensagens pode ser feita também a partir do MSN Messenger e do atualmente combalido ICQ, com o TwitterIM.com.
 
Entre as mais úteis, estão o Twitter Search e o TwitDir, nas quais usuários podem buscar palavras ou usuários - no seu FAQ, os criadores do serviço afirmam que tiraram o campo de buscas para tornar o Twitter mais intuitivo.
 
Na prática, o Twitter enfileira as atualizações mais recentes de todos seus contatos na página inicial do serviço, logo abaixo do grande campo em branco onde o usuário publica o que está fazendo.
 
Ao contrário do Orkut ou MySpace, não há comunidade nem aprovação de amizades no Twitter - você pode seguir as atualizações de um desconhecido, mas ele necessariamente não precisa seguir as suas.
 
A “filiação” é feita pelo pequeno botão “Follow” logo abaixo do nome do usuário.
 
Ao escolher a opção, o usuário também pode definir se o canal será replicado apenas em sua lista de atualizações ou também será seguido pelo comunicador instantâneo ou pelo celular.
 
É neste menu também que você pode deletar usuários cujas atualizações não lhe interessam mais.
 
A explicação do Twitter
 
Com todos os passos à mão para se cadastrar no Twitter, resta uma dúvida: por que o mundo estaria interessado no que você está fazendo exatamente neste momento?
 
Não há uma resposta clara para isto, da mesma maneira como os blogs foram caracterizados como diários pessoais de adolescentes durantes anos antes de terem suas ferramentas adotadas pela grande imprensa.
 
Em razão do grande volume de mensagens curtas, o conceito de rede social do Twitter se baseia em consumir pílulas de informação sobre seus amigos quase em tempo real, engatando conversas em certas situações que lembram as páginas de recados do Orkut.
 
Além de relatar suas atividades, o Twitter pode se transformar em fórum online, com usuário trocando mensagens entre si após uma pergunta feita por algum deles, por exemplo.
 
Há também aplicações comerciais para o Twitter no Brasil. Empresas como a rede social Via6, o site de vídeos OverDrive, da MTV Brasil, o serviço de venda de camisetas Camiseteria e o espaço de eventos Casa Gafanhoto aproveitam para publicar dicas de conteúdo, produtos novos ou anúncios em mensagens curtas.
 
A partir desta segunda-feira (20/08), o IDG Now! estará no Twitter oferecendo conteúdo de tecnologia dentro das mensagens curtas.
 
Para seguir as atualizações do IDG Now!, clique sobre “Follow” logo abaixo do nome do site.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO