BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Novembro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



18/11/07
 
Thesis: "Série sobre Satélites (1)

Olá,
ComUnidade WirelessBRASIL!
 
01.
No dia 10 último recebemos nos Grupos uma mensagem da nossa participante e jornalista Jana de Paula inaugurando uma Seção no e-Thesis sobre Satélites.
 
No e-Thesis a Seção e-thesisat não será "geoestacionária"  (sorry, é a idade...) e sim uma Série da matérias sobre o mercado mundial e brasileiro de satélites produzida com o apoio da Ivens Consult, dirigida pelo jornalista Ivan Leão.
 
E nós, na ComUnidade, que adoramos "Séries", estaremos acompanhando bem de perto.   :-)
 
02.
Ficamos felizes com a iniciativa: o importante tema não tem estado nos nossos debates apesar das três Seções pioneiras no Site WirelessBR:

-
LITTLE LEO
-
VSAT
-
COM. MÓVEIS VIA SATÉLITE
 
03.
Nosso "parceiro informal" Teleco também possui uma Seção sobre o tema: Satélites de Comunicações no Brasil
 
04.
Transcrições e referências de hoje:
 
[10/11/07]   Mensagem de Jana de Paula
 
Fonte: Thesis
[17/11/07]  
Alemanha vai enviar sonda à Lua   por Equipe Thesis
 
Fonte: Thesis
[17/11/07]  
Satélites: vencedores na CMR-07  por Jana de Paula     

Fonte: Thesis
[12/11/07]  
Vantagens da TV via satélite no PC  por Pesquisa Thesis    
 
Fonte: Thesis
[12/11/07]   
Os tipos de acesso do DTH

Fonte: Thesis
[12/11/07]  
StarOne C1: previsto para hoje  por Equipe Thesis    
 
Fonte: Thesis
[12/11/07]  
TV Digital: marco em investimentos por Jana de Paula    

Fonte: Thesis
[12/11/07]  
China no Planeta Vermelho   por Equipe Thesis   

Fonte: Thesis
[12/11/07]   
StarOne C1: em posição  por Equipe Thesis  
 
Fonte: Thesis
[12/11/07]  
Satélite para banda larga celular  por Equipe Thesis   
 
Sucesso, Jana de Paula, com a e-thesisat!
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
--------------------------------------------------------
 
----- Original Message -----
From:
jana@e-thesis.inf.br
To:
wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br
Cc: Helio Rosa
Sent: Saturday, November 10, 2007 7:51 PM
Subject: [Celld-group] e-thesisat
 
A partir desta segunda feira, dia 12 de novembro, o Thesis inaugura um novo conteúdo, o e-thesisat, sobre o mercado de satélite. Com o apoio dos grupos Celld-group e WirelessBr, a Série de WiMAX do site já é hoje um conteúdo estabelecido na web para quem quer informação abalizada sobre esta tecnologia da banda larga sem fio. Com o e-thesisat queremos fazer o mesmo. É claro que o segundo objetivo do conteúdo - além do de inaugurar um conteúdo regular sobre satélite em português - é conseguir patrocínio, para que possamos continuar realizando o trabalho no Thesis. Naveguei sobre alguns dos sites de tecnologia mais acessados da web local e não vi nenhum conteúdo regular sobre satélite. Graças ao apoio do jornalista Ivan Leão, um T-Rex na cobertura e assessoria de imprensa de informática e telecom no país, já estamos fechando algumas parceria$$$. Desculpe o mau jeito (aqui, afinal, é um fórum de debates), mas, se após hoje, dia 10 de novembro de 2007, qualquer outro site instaurar cobertura regular de satélite (exceção feita aos sites do Teletime), numa seção ou hotsite próprio, será depois do Thesis, como aliás tem sido com outras idéias que lançamos e que são largamente copiadas. E, se nesta grande e heterogênea comunidade, capitaneada pelo nosso Helio Rosa, tiver alguém interessado em patrocinar o e-thesisat, peço que me procure, pois teremos uma oferta acessível e a garantia de um público fiel, especializado, interessado e crescente a cada dia. Esta é apenas uma das novidades que estamos preparando. Posso adiantar que estamos fechando (ih! baixou o gerúndio!!!) parcerias com associações de grande porte que trarão novo fôlego ao Thesis, em termos de conteúdo cada vez mais aprofundado. A todos os participantes dos dois grupos meus agradecimentos pelo interesse demonstrado pelo conteúdo do Thesis, que fazemos com tanto carinho. E gostaria de receber sugestões e críticas de quem estiver com tempo para isso. Veja abaixo a abertura da Série.
Abraços a todos
Jana
 
------------------------------------------------
 
Fonte: Thesis
[17/11/07]  
Alemanha vai enviar sonda à Lua   por Equipe Thesis    
 
O governo alemão estuda a possibilidade de lançar uma sonda exclusivamente alemã para pesquisa e mapeamento da Lua. Segundo informação do Space, a sonda pode ser lançada em 2012 e a idéia é que ele seja posicionado em baixa órbita selenocêntrica, a uma altura de apenas 50 quilômetros do satélite. Uma tal órbita permitirá o recebimento de imagens, inclusive de radares, como alta resolução espacial, para conduzir medições de gravidade.
 
Com esta iniciativa alemã, o número de dispositivos lunares em operação para solucionar as mesmas tarefas científivas e cartográficas sobe a um nível sem precedentes. Japoneses e chineses também realizam cartografia e estudos lunares e o próximo país a lançar uma sonda de pesquisa científica na Lua é a India. Todas as cinco sondas atuais compõem a lista iniciada pela ESA Smart 1, a primeira sonda a realizar estas complexas tarefas. [Fim da matéria] 
 

---------------------------------------------------------

Fonte: Thesis
[17/11/07]  
Satélites: vencedores na CMR-07  por Jana de Paula    
 
Se a Conferência Mundial de Rádio Telecomunicações 2007 (CMR-07) começou com o apoio ao WiMAX, incluído como uma das tecnologias padrão do IMT-2000, ela foi concluída com a vitória da indústria mundial de satélites. Foi este o segmento melhor sucedido após as quatro semanas de negociações do encontro, encerrado nesta sexta-feira, 16, em Genebra (Suíça). A conclusão do grupo deu preferência aos satélites da banda C (entre 3,4 e 4,2 GHz), em relação ao IMT-2000, como meio de evitar interferências nos serviços prestados pelos satélites. A União  Nacional de Telecomunicações (UIT),  órgão da ONU, aprovou acordo dos 191 estados-membros que, afinal, não tomaram nenhuma decisão bombástica quanto ao IMT-2000. Este não obteve o apoio da maioria, quanto ao uso mundial do precioso espectro das radiofreqüências.
 
Os delegados da CMR-07 reconheceram a importância da banda C para a indústria de satélite, o que permitirá ao setor manter e ampliar oferta de comunicação móvel, em locais não atingidos pelas redes terrestres, sobretudo nos serviços de segurança aeronáutica e marítima. Nos novos serviços, está incluída banda larga móvel para diversos tipos de usuários. Ler mais
 
------------------------------- 

Fonte: Thesis
[12/11/07]  
Vantagens da TV via satélite no PC  por Pesquisa Thesis    
 
A tecnologia avançou muito nos últimos anos e, hoje, muita gente não pode viver sem o satélite. Mais precisamente, sem a TV por satélite, que se pode assistir pelo computador. Por que o uso de satélite pelo PC adquire popularidade? Parece que a maioria das pessoas hoje prefere utilizar tecnologias como as de internet para se comunicar e fazer tudo o que precisam e querem. Compras, chat e serviços bancários já são atividades comuns para o internauta e não seria diferente com as transmissões de TV on-line.
 
Pode parecer incrível, mas em países desenvolvidos como EUA e os da Europa, do Japão, é claro, uma das principais vantagens que o usuário enxerga no uso do satélite nesta aplicação é o preço. Ele pode ser mais barato que comprar software ou assinaturas mensais de serviços de TV a cabo. Isto porque a concorrência é muito maior entre os provedores e é possível obter o serviço a preço relativamente menor.   Ler mais
 
-------------------------------------------

Fonte: Thesis
[12/11/07]   
Os tipos de acesso do DTH
 
As possibilidades que a televisão por satélite trouxe ao universo do entretenimento são realmente impressionantes. Da escolha de diferentes ângulos de câmera a guias de programação interativos, não há limites. Foi-se o tempo do cabo coaxial. A DTH (direct to home) veio para ficar. A única questão é quando o cliente vai seguir este movimento e esquecer a TV do jeito que ela costumava ser. Os receivers de satélite definem frequentemente os vários tipos de assinantes que usam DTH. Há, hoje, dos tipos de assinatura DH.
 
A primeira é a free to air. Os assinantes podem acessar apenas canais livres, a partir de um acesso também livre aos receptores do sinal do satélite e que não requerem cartões ou códigos de acesso, já que os equipamentos estão captam todo o conteúdo de TV por satélite que está no ar e pode ser acessado livremente. Os canais livres se tornaram tão populares quanto os DTH que exigem assinaturas e talvez tenham até mesmo uma audiência maior. Ler mais
 
--------------------------------------------

Fonte: Thesis
[12/11/07]  
StarOne C1: previsto para hoje  por Equipe Thesis    
 
A Arinespace retomou as operações de contagem regressiva para o vôo que levará os satélites Star One C1 e Skynet 5B. A decolagem do lançador Ariane 5 está prevista para a noite de hoje, 12 de novembro, assim que possível.
 
É a seguinte a janela de tempo prevista:
 
entre 19h06 e 20h00 - hora de Kourou
entre 17h06 e 18h00 - hora de Washington D.C.
entre 20h06 e 21h00- hora do Rio de Janeiro
 entre 22h06 e 23h00- GMT
entre 23h06 e 24h00- hora de Paris
O lançamento do satélite Ariane 5, previsto para a sexta-feira passada, entre 22h04 e 22h59 (tempo universal), na Guiana Francesa, foi atrasado por problemas técnicos. Segundo Arianespace, responsável pela comercialização dos lançamentos de satélites europeus, o atraso se deveu a um problema sobre um dos EAP (estágio acelerador), do qual uma das caixas de alimentação deu, na manhã de sexta-feira, sinais de mau funcionamento. 
Ler mais
 
 --------------------------------------------------------------
 
Fonte: Thesis
[12/11/07]  
TV Digital: marco em investimentos por Jana de Paula    
 
Quando, a 2 de dezembro próximo, as redes de TV de São Paulo iniciarem a conversão para operar em alta definição, será o marco de um novo período de expansão e investimentos no segmento de programação de TV digital no Brasil e na região do Cone Sul. Há forte expectativa quanto a um aumento gradual da programação em alta definição, partindo da conversão digital dos canais locais e regionais e, eventualmente, se estendendo à TV a cabo. A estimativa é de Estevão Ghizoni, diretor de gerenciamento de vendas da Intelsat para a Região Sul. Para o executivo, "a conversão para o padrão digital dos operadores de TV a cabo no Brasil será mais simples, porque a rede é relativamente nova e é controlada por poucos e importantes operadores".
 
Interessada em apoiar a demanda das redes de TV por transmissões em alta definição, a Intelsat realiza intenso trabalho de apresentação de seu portfólio de tecnologias para a região. Este inclui capacidade ampliada de satélites e filtros de transmissão; disponibilidade de capacidade em órbita e sistemas dBs; e fibra óptica. Para os operadores de TV a cabo, especificamente, a oferta da Intelsat inclui redes de fibra óptica, teleportos e parcerias em soluções para questões técnicas, ligadas à geração de programação, conexões de subidas para satélite e redes ópticas entre outras.
 
Segundo Ghizoni, desde que realiza a transmissão dos shows do Live Earth, a Intelsat ficou mais experiente, sobretudo quanto à capacidade técnica da implantação deste tipo de serviços. "O Brasil e a América Latina apresentam uma demanda firme por capacidade de satélite e estamos otimistas de que esta demanda permanecerá estável", acrescentou.  Ler mais
 
------------------------------------------------

Fonte: Thesis
[12/11/07]  
China no Planeta Vermelho   por Equipe Thesis    
 
A China prevê enviar sua primeira sonda em direção ao planeta Marte em 2009, em cooperação com a Rússia. De acordo com Zhang Wei, diretor-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China National Space Administration (CNSA), em divulgação pela TV chinesa, está será a segunda investida espacial do país, que enviou a sonda lunar Chan'e-1  com sucesso.
Ler mais
 
----------------------------------------------------

Fonte: Thesis
[12/11/07]   
StarOne C1: em posição  por Equipe Thesis     

Na noite de quarta-feira, 14 de novembro de 2007, a Arianespace colocou em órbita de transferência geoestacionária dois satélites: o satélite Star One C1, para telecomunicações civis, construído para a operadora brasileira Star One pela Thales Alenia Space, e o satélite de telecomunicações militares Skynet 5B, fornecido pela  Astrium / Paradigm para o Ministério da Defesa britânico. Este é o quinto lançamento realizado pela Arianespace em 2007, que lancou 10 dos 12 satélites comerciais até agora colocados em órbita geoestacionária em 2007.
 
Telecomunicações militar e civil
O Star One C1 é o sétimo satélite confiado pelo Brasil à Arianespace. A Star One é a mais importante operadora de serviços de satélite na América Latina, e a Arianespace já tem em sua carteira de pedidos mais um lançamento para a Star One - o satélite Star One C2.
O lançamento do Skynet 5B visa garantir aos governos europeus um acesso independente ao espaço. A Arianespace lançou também os satélites Skynet 4B, 4C, 4E, 4F e 5A para o Ministério da Defesa britânico e para a OTAN e já tem contratado o lançamento de mais um satélite militar britânico, o Skynet 5C. 
Ler mais
 
 -----------------------------------------------------

Fonte: Thesis
[12/11/07]  
Satélite para banda larga celular  por Equipe Thesis    
 
A Hughes Network Systems vai fornecer plataforma de satélite em banda larga para as ligações de retorno celular da Telma, de Madagascar. Os equipamentos Hughes HN e HX foram integrados a vários fabricantes de equipamentos GSM e CDMA, agora ativos na operadora.
 
A Telma já adquiriu dois Hughes HN série HX, centros de exploração de rede (CNO) e 300 terminais de retorno por satélite em banda larga, utilizados para fornecer telefonia rural, corporativa, acesso à internet, intranet, comunicação sem fio e retorno dos serviços. Os links de CDMA apóiam cabine telefônica residencial e serviços, enquanto os links GSM suportar os serviços móveis.
 
"A demanda pelo serviço celular mundial continua a crescer e as soluções de satélite permitem resposta rápida e rentável para atingir os clientes em áreas difíceis e distantes das zonas de cobertura", disse Soheil Mehrabanzad, VP de Meio-Oriente e África da Hughes.
Fonte : Money.cnn [Fim da matéria]

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO