BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Novembro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



27/11/07

• 
FON - A maior comunidade Wi-Fi do mundo
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Peço desculpas à todos por alguns atrasos em "retornos particulares": estou ainda meio devagar devido à retirada de um pedregulho renan, ops!, digo, renal...  :-)
 
Tivemos uma pergunta sobre "FON" e fui garimpar alguns textos para ambientação própria e de todos.  :-)
 
Vamos ajudar?
 
----- Original Message -----
From: marchisotti
To: wirelessbr ; Celld-group
Sent: Friday, November 23, 2007 8:54 AM
Subject: [Celld-group] FON
Olá,
Estou com a intenção de iniciar uma comunidade FON aqui na Nova Zelândia, mas não possuo referência sobre o tema.
Alguém possui alguma experiência com FON?
Abraços,
Gustavo
 
Aqui estão os títulos das matérias, transcritas mais abaixo:

Fonte: Fórum PCs
[05/10/07]   BT FON: a maior rede Wi-Fi do mundo por Elis Monteiro (participante dos Grupos)
 
Fonte: Clic News
[05/10/07]  
BT e FON lançam a maior comunidade Wi-Fi do mundo
Fonte: Interney
[30/06/06]  
Fon, WiFi e WiMAX: internet sem fio para todos?
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
------------------------------------------------------
 
Fonte: Fórum PCs
[05/10/07]   BT FON: a maior rede Wi-Fi do mundo por por Elis Monteiro
 
Uma notícia muito interessante, cujos preceitos ainda estão a anos-luz de nós, brasileiros, apareceu na mídia esta semana, chamando a atenção dos amantes de tecnologia e da imprensa especializada: a British Telecom (BT), uma das maiores operadoras de telefonia da Grã-Bretanha, juntamente com a comunidade Wi-Fi FON, maior comunidade Wi-Fi do mundo, fundada em 2006, em Madrid, na Espanha, e bancada por Google, Skype, Index, Ventures, Sequóia Capital e a própria BT — lançaram a BT FON, maior comunidade Wi-Fi do planeta.
 
Como assim “a maior comunidade Wi-Fi do mundo”? Sim, isso mesmo: os mais de três milhões de usuários do serviço de banda larga BT Total Broadband, fornecido pela British, ganharam a chance de se unir a uma comunidade global de usuários que compartilham sua conexão de banda larga.
 
Assim, desde o anúncio do lançamento, os novos membros passaram a fazer parte de uma comunidade já existente que conta com mais de 500 mil usuários, que terão ao seu alcance mais de 190 mil pontos de acesso da FON no mundo inteiro. Qualquer membro poderá conectar-se gratuitamente aos pontos de acesso da FON <www.fon.com> em todo o mundo e da nova BT FON.
 
Na página da FON é possível encontrar o mapa de hotspots que já fazem parte do projeto e acompanhar as novidades do mundo de colaboração Wi-Fi. Além disso, o site ainda serve como uma espécie de “Orkut do mundo Wi-Fi”.
 
Só para se ter uma idéia do que isso representa, só recentemente o Brasil chegou à marca dos 1 mil pontos de acesso Wi-Fi instalados no país, a maioria absoluta de propriedade da Vex e quase todos instalados em redes de cafeteria e aeroportos. É como se os clientes, vamos lá, da Oi resolvessem se unir para criar uma super-comunidade de Wi-Fi e compartilhamento de acesso. 
 
É claro que, por enquanto, um projeto desses ainda não faz muito sentido por aqui, e dois motivos podem ser apontados como as causas: 1) por mais que tenha crescido nos últimos anos, o mercado brasileiro de portáteis com Wi-Fi, seja notebooks, PDAs ou celulares, ainda é pequeno; 2) ainda temos muito poucas redes Wi-Fi e, acredito, sub-valorizadas.
 
O negócio é que, tirando o amante de novidades tecnológicas e/ou o executivo que precisa estar constantemente ligado à rede mundial, o “povão” ainda não sente necessidade de ficar plugado à internet onde quer que esteja. Talvez, cá entre nós, até seja uma coisa saudável, ainda mais em cidades como o Rio e/ou localidades no Nordeste, onde a paisagem (e as praias) podem ser melhor observadas sem a tela na frente.
 
Mesmo assim, uma notícia como esta da BT e da FON não deixa de ser fascinante. E como é que funciona a tal rede? Segundo a BT, “todos os usuários que concordarem em compartilhar uma pequena parte da sua banda larga doméstica, abrindo um canal separado e seguro em seus próprios routers, poderão compartilhar a conexão com qualquer outro membro”.
 
Além disso, os usuários da BT Total Broadband, serviço de banda larga da British, também poderão usar uma rede de pontos
de acesso Wi-Fi Openzone, que inclui o projeto da BT 12 Wirelles Cities.
 
A idéia da parceria é formidável: a BT FON tem como objetivo construir uma rede Wi-Fi que cubra centenas de milhares de pontos de conexão num breve espaço de tempo. O lema do projeto é “Wi-Fi para todos, estou dentro”. A solução Wi-Fi que será usada no projeto é aberta e segura (usando protocolos fortes) e foi desenvolvida pela FON, tendo como cenário os laboratórios de pesquisa da British Telecom.
 
No anúncio de lançamento, Gavin Patterson, diretor do BT Group para o mercado de consumo, deixou claro o propósito da empreitada:
 
— Isso é apenas o começo de uma experiência emocionante. Hoje, estamos lançando uma rede Wi-Fi criada por usuários, que poderá cobrir cada rua da Grã-Bretanha — disse.
 
A BT, hoje, tem uma rede Wi-Fi pública e 12 cidades conectadas sem fio. A idéia, no entanto, é criar uma rede Wi-Fi muito maior e com alcance impensável até então.
 
Mas será que o Wi-Fi é a melhor tecnologia para este tipo de projeto? Pois é: assim que li a notícia, pensei logo que, em vez de Wi-Fi, bem que se poderia usar WiMax, haja vista que esta tecnologia tem alcance infinitamente superior, maior mobilidade e, dizem, até mais segurança.
 
É claro que a resposta passa pelos interesses da BT e de todas as empresas que bancam a FON, incluída aí a maior empresa de internet do mundo, a Google — que não tem o hábito de entrar em “furadas”. Uma das explicações para a escolha do Wi-Fi também tem a ver com o parque instalado de máquinas portáteis usando Wi-Fi. Assim, não haveria necessidade de investimento em infra-estrutura de WiMax, uma vez que o mercado ainda está estudando sua viabilidade comercial.
 
Apesar de o Brasil ainda estar caminhando a passos de tartaruga rumo à adoção em larga escala do Wi-Fi, temos tudo para dar a volta por cima - não podemos esquecer que a concorrência das redes 3G vai ser feroz e, claro, que a maior parte dos celulares topo de linha que têm sido lançados aqui trazem a opção de conexão via Wi-Fi. A adoção em larga escala é, assim, questão de tempo. E de marketing. 
 
---------------------------------------------------------------

Fonte: Clic News
[05/10/07]  
BT e FON lançam a maior comunidade Wi-Fi do mundo
 
A BT e a FON transformam o mercado de comunicação sem fio do Reino Unido com o lançamento da BT FON, a maior comunidade Wi-Fi do mundo
 
Os mais de três milhões de usuários do serviço de banda larga BT Total Broadband poderão agora se unir a uma comunidade global de usuários que compartilham sua conexão de banda larga.
 
Desde o lançamento, os novos membros passaram a fazer parte de uma comunidade já existente de mais de 500 mil usuários, que terão ao seu alcance mais de 190 mil pontos de acesso da FON no mundo inteiro. Qualquer membro poderá conectar-se gratuitamente aos pontos de acesso da FON em todo o mundo e da nova BT FON.
 
A idéia revolucionária de criar uma enorme comunidade Wi-Fi, construída por usuários individuais e não por uma grande empresa, é um dos passos mais decisivos da BT até agora para gerar uma cobertura de banda larga que vai além do domicílio e do escritório. Todas as pessoas que concordem em compartilhar uma pequena parte da sua banda larga doméstica, abrindo um canal separado e seguro em seus próprios routers, poderão compartilhar a conexão com qualquer outro membro. Os usuários da BT Total Broadband também poderão utilizar uma rede de pontos de acesso Wi-Fi Openzone, que inclui o projeto da BT 12 Wirelles Cities.
 
A BT FON tem como objetivo construir uma formidável rede Wi-Fi que cubra centenas de milhares de pontos de conexão em um breve espaço de tempo sob o lema “Wi-Fi para todos, estou dentro”. A solução Wi-Fi aberta e segura foi desenvolvida pela FON e nos laboratórios de pesquisa da BT. A BT passa a investir na FON, como parte do acordo, unindo-se a outras empresas, entre as quais a Google. A BT ocupará também um lugar no conselho da FON.
 
O acordo entre a BT e a FON acelerará e complementará o trabalho que a BT tem realizado com a BT Openzone para oferecer aos usuários a maior cobertura Wi-Fi, tanto no Reino Unido como em outros lugares.
 
Para Gavin Patterson, diretor do BT Group para o mercado de consumo: “Isto é apenas o começo de uma experiência emocionante. Hoje estamos lançando uma rede Wi-Fi criada por usuários, que poderá cobrir cada rua da Grã-Bretanha”.
 
“Estamos oferecendo aos milhões de usuários da Total Broadband uma escolha e uma oportunidade. Se estiverem preparados para compartilhar um pouco de sua largura de banda com total segurança, os usuários poderão conectar-se a milhares de pontos de acesso Wi-Fi da FON e da BT Openzone sem pagar nem um centavo.”
 
“Já temos uma rede Wi-Fi pública e 12 cidades wirelless, mas hoje estamos comunicando aos usuários que construímos juntos uma unidade Wi-Fi que esteja em toda parte e para todo o mundo.”
 
Martin Varsavsky, fundador e CEO da FON, fala sobre essa aliança estratégica: “A adesão da BT confirma o crescente sucesso da FON, o grande apoio dos ISPs e operadores de telecomunicações de todo o mundo e a nossa visão quanto a estabelecer uma rede de acesso Wi-Fi compartilhada em todo o mundo. Desde o início, os usuários da FON acreditaram no conceito de compartilhar e na capacidade das pessoas para participar na construção de algo muito importante que beneficiará a todos. A BT FON é a prova que essas idéias tinham fundamento”.
 
Sobre a FON
A FON é a maior comunidade Wi-Fi do mundo. Fundada em 2006, em Madrid, Espanha, a FON tem como objetivo estimular o crescimento do acesso Wi-Fi a Internet graças a seus membros que compartilham uma parte da sua largura de banda com outros membros da comunidade, chamados Foneros. A Fonera, o router Wi-fi da FON, permite que os Foneros possam compartilhar de maneira segura suas conexão de banda larga com a comunidade da FON. Em troca de compartilharem a sua conexão, os Foneros têm acesso Wi-Fi grátis em qualquer lugar do mundo onde exista outro Fonero. Entre as empresas que investem na FON se encontram Google, Skype, Index, Ventures, Sequóia Capital e BT.
Para mais informações, visite o site:
http://www.fon.com
 
Sobre a BT
A BT é uma das líderes mundiais no fornecimento de soluções e serviços de telecomunicações, operando em 170 países. Entre suas principais atividades se destacam serviços de TI em rede, serviços de telecomunicações locais, nacionais e internacionais, produtos e serviços de banda larga e Internet de alto valor agregado e produtos e serviços de convergência fixo/móvel. A BT tem quatro principais linhas de negócio: BT Global Services, Openreach, BT Retail e BT Wholesale.
 
No ano fiscal encerrado em 31 de março de 2007, o faturamento do grupo BT foi de 20,223 bilhões de libras com lucros, antes dos impostos, de 2,484 bilhões de libras.
 
A British Telecom é uma subsidiária integral do BT Group, e inclui praticamente todos os negócios e ativos do grupo. O BT Group está listado nas bolsas de valores de Londres e Nova York. Para mais informações, visite www.bt.com/aboutbt
 
Mais informações para a imprensa:
SHEDI
Silvia Helena Rodrigues -
silviahelena@shedi.com.br
Tesl: 21 2220-9311 ou 11 2626-1940  
 
-----------------------------------------------------------------

Fonte: Interney
[30/06/06]   Fon, WiFi e WiMAX: internet sem fio para todos?
No começo desse ano tomei conhecimento do movimento FON através dos blogs do Tupi e do Sérgio Lima, a idéia por trás do  movimento consiste em compartilhar sua internet sem fio instalando um software no seu roteador, mas o que mais me chamou atenção foram algums dos investidores do projeto: Google e Skype.

Como na época estava instalando uma rede sem fio aqui em casa, por via das dúvidas, cheguei a adquirir um equipamento compatível com o FON, um
roteador Linksys WRT54GS, depois de instalar minha rede mudei de idéia, teria de mudar o firmware do roteador, poderia ter minha conexão prejudicada, não tinha certeza se legalmente eu podia compartilhar minha banda larga dessa forma e a troca de firmware me faria perder a garantia do roteador, como marinheiro de primeira viagem no mundo sem fio preferi deixar a idéia de lado e apenas acompanhar o movimento.

Essa semana li uma notícia que pode dar novo fôlego ao FON depois do
escândalo sobre uma parceria inexistente que abalou a credibilidade do projeto: A Fon quer vender aparelhos Wi-Fi por US$ 5, esse subsídio ocorreria nos EUA e na Europa (onde seria vendido a 5 euros ao invés de 5 dólares), se o sistema realmente deslanchar no primeiro mundo é provável que acabe ganhando força aqui no Brasil, onde áreas urbanas seriam as principais beneficiadas com diversas redes WiFi abertas em cada esquina.

Outra iniciativa para prover uma cobertura de internet sem fio é a consolidação do padrão WiMAX, que é bem explicado nessa matéria da Info:
Revolução da banda larga pelo ar, inicialmente não trata-se de um acesso gratuito se bem que em alguns municípios do interior estão sendo instaladas redes WiMAX públicas, você assinaria uma conta WiMAX e poderia acessá-la em qualquer lugar da cidade, sem a necessidade de instalação de cabos. Passados os investimenos iniciais em pesquisa esse tipo de padrão tem tudo para desbancar a banda larga por cabo devido ao baixo custo de instalação.

E se você pensa que isso ocorrerá num futuro ainda distante, saiba que a
Samsung não concorda com você, e deve lançar no começo de 2007 um celular com acesso a redes WiMAX, capaz de transferir dados a uma velocidade de 40 Mbps (para ter uma idéia o plano mais rápido da Telefônica é o Speedy de 8 Mbps que não funciona em todas as residências, eu mesmo sou obrigado a me contentar com o de 1 Mbps).

Apesar dos analistas de telecomunicação esbanjarem previsões otimistas sobre o cenário da internet sem fio para o ano que vem, eu ainda acredito que o preço dos equipamentos seja a principal barreira de entrada, a não ser que queiram financiar roteadores por aqui também. 
 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO