BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Outubro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



01/10/07
 
Especial sobre 3G - Terceira Geração (07) - Novo artigo de Ethevaldo Siqueira

 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Com esta mensagem retomamos mais uma de nossas "Séries" depois de "breve"(?) interrupção.  :-)
 
Neste reinício anotamos no portal de notícias Adnews, também nosso "parceiro informal", o novo artigo de Ethevaldo Siqueira que vale como uma ambientação e motivação para os antigos e novos leitores desta "Série" (as mensagens anteriores estão no BLOCO e no WirelessBR):
 
Fonte: Adnews/Estadão
[23/09/07]   Celular 3G será nova paixão de milhões no País por Ethevaldo Siqueira  (transcrição mais abaixo)
 
Aqui está um extrato da última mensagem:
 
Este "Especial" é mais um "Serviço ComUnitário" e mais uma parceria entre o Portal Thesis, dirigido por Jana de Paula  e o site comunitário WirelessBR, coordenado por Thienne Johnson.
 
Os Portais Teleco e Convergência Digital também possuem Seções especializadas em 3G.
 
Vamos procurar reunir as principais matérias já publicadas - sempre valorizando os esforços destes sites e de outros - numa série de mensagens, como ambientação e, ao mesmo tempo, para acompanhar as novidades.
Como sempre, preferimos "iluminar" o material de várias fontes pois, mesmo que abordem um tema ou tópico semelhante, sempre apresentam um "algo a mais" que pode ajudar o leitor.

01.
Fonte: Teleco
"3G - Pergunte ao Especialista" a cargo de Paulo Breviglieri , Diretor de Desenvolvimento Técnico da QUALCOMM

Pergunta:
Por que os aparelhos CDMA, CDMA 1X e CDMA 1xEV-DO não utilizam o mesmo sistema de sim-card (chip) como nas redes GSM, já que alguns aparelhos CDMA tem esse slot? Onde está o chip CDMA?
Resposta:
O tema não tem vínculo imediato com 3G, mas é relevante e demanda importantes esclarecimentos.
O conceito de chips para aparelhos CDMA foi incorporado aos padrões há muitos anos. Utilizamos o acrônimo UIM (Universal Identity Module) para denominá-los. Os cartões UIM são física e funcionalmente equivalentes aos cartões SIM utilizados em aparelhos GSM. São empregados em larga escala por algumas operadoras, com destaque para China Unicom (China) e TATA Teleservices (Índia). Sua adoção demanda apenas decisão estratégica de implementação por parte da operadora e a introdução de aparelhos com suporte a UIM.

Pergunta:
Olá, Na Europa várias empresas estão oferecendo o serviço de vídeo telefonia através do wcdma. Esse só é funcional no Wcdma ou no EVDO também? Para termos esse serviço aqui no Brasil precisaremos de quê? Grato

Resposta:
É possível oferecer serviços de videotelefonia tanto em redes UMTS/WCDMA quanto em redes CDMA2000 1xEV-DO, graças à incorporação de funcionalidades de qualidade de serviço (QoS) que garantem sua prestação com alta confiabilidade. A sua disponibilidade no Brasil demanda apenas decisão estratégica das operadoras, implementação de plataformas de videotelefonia e introdução de aparelhos com suporte a esta função.

02.
Perguntas referenciadas nas mensagens anteriores:

• Você poderia por favor explicar e dar um fim na dúvida qual a diferença e semelhanças dos padrões 3G CDMA EVDO e WCDMA (UMTS) e por que geralmente divulgam que o WCDMA (UMTS) é a evolução do GSM? E por que adotaram 2 nomes WCDMA e UMTS? Obrigado desde já.
• Você acha que o WCDMA vai dar certo do mercado brasileiro? O que as operadoras teriam que fazer para atrair consumidores para esses novos serviços em termos de custo, diversidade, entretenimento...
• Paulo, quando enfim poderemos estar vivendo a terceira geração aqui no Brasil? É verdade que a Claro vem estrategicamente montando sua rede 3G em segredo antes das demais operadoras?
• Bom dia, Paulo. O que acontece de diferente do GSM para que o 3G suporte conexões simultâneas?? Por exemplo: uma chamada de voz e navegar no browser ao mesmo tempo?? Para isso deve-se utilizar dois IPs?? Um para cada conexão? A nível de protocolo, em qual camada isso acontece?
• Olá, As regiões que não tem cobertura EVDO, terão prazo para 3G?

Leia todas Perguntas e Respostas em
3G - Pergunte ao Especialista

03.
Mais abaixo transcrevemos duas tabelas mostrando a evolução das tecnologias GSM e CDMA.

04.
No final desta mensagem há uma relação das matérias já referenciadas e/ou transcritas

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson

 
------------------------------------------
Fonte: Seção: Telefonia Celular
[16/11/06]  
Tecnologias de Celular
Evolução da Tecnologia GSM
 
Espectro

Atual:900 e 1800 MHz (Europa)
1900 MHz (EUA)

Novo: 1900/2100 MHz

 

Geração
2 G
2,5 G
2,5/3 G
3 G
 
Tecnologia
GSM
GPRS
EDGE

WCDMA
(UMTS)

HSDPA
(WCDMA)

Taxa de dados
máx. teórica
(kbit/s)
14,4
171,2
473.6
2.000
14.000
Taxa de dados
média (kbit/s)
- 30-40 100-130 200-300 400-700
Canalização (kHz)
200
200
200
5.000
5.000


Evolução da Tecnologia CDMA

Espectro
Atual: 800 MHz e 1900 MHz
Geração
2 G
2,5 G
3 G
 
Tecnologia

cdmaOne
(IS-95-A)

CDMA2000 1X*
CDMA
1xEV-DO
CDMA
1xEV-DO Rev. A
Taxa de dados
máx. teórica
(kbit/s)
14,4
153,6
2.400
3.100
Taxa de dados
média (kbit/s)
-
40-70
400-700
-
Canalização
1,25 MHz
1,25 MHz
1,25 MHz
1,25 MHz
 
 
------------------------------------------------------------
 
Fonte: Adnews/Estadão
[24/9/07]   Celular 3G será nova paixão de milhões no País  por Ethevaldo Siqueura (esiqueira@telequest.com.br)

Como ocorre na Europa e na maioria dos países desenvolvidos, a terceira geração do celular (3G) amplia e multiplica os recursos do celular, possibilitando a prestação de novos serviços de alta velocidade, de dados e multimídia. E mais importante ainda: com a 3G consolida-se a internet móvel. Tudo isso nos interessa de perto, pois a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prepara a abertura do leilão de freqüências para os serviços de 3G. Assim, 2008 deverá ser o ano da terceira geração no Brasil.
 
Em visita à Vodafone, operadora britânica, na semana passada, experimentei alguns serviços com velocidade nominal de 3,5 megabits por segundo (Mbps). Até o fim do ano, haverá serviços ainda mais rápidos, de 7,2 Mbps.
 
O grande salto da terceira geração é o uso quase ilimitado da banda larga. Com o avanço, as operadoras podem oferecer serviços mais rápidos de acesso à internet em banda larga, maior interatividade, melhores transmissões de vídeo e imagens, novos conteúdos, jogos sofisticados, serviço de localização, combinando GPS com triangulação de antenas, serviços de informação, rádio FM, câmera digitais de foto e vídeo de alto padrão e serviços mais inteligentes.
Com o uso de memórias de 5 gigabytes ou mais, o celular pode armazenar milhares de fotos e músicas em MP3. Os aparelhos mais sofisticados chegam a captar um trecho de música, pesquisar na internet autor e intérprete, identificando a canção e baixando-a inteirinha, em nosso celular, em poucos segundos, por alguns centavos de euro.

Internet Móvel
 
Usei uma placa de celular 3G da Vodafone em meu laptop e circulei por Londres, acessando a internet sempre acima de 1 megabit efetivo. É uma experiência fantástica que torna realidade um dos serviços mais desejados por executivos, estudantes, jornalistas e outros profissionais que precisam acessar a internet a qualquer hora, em qualquer lugar. Tecnicamente, o serviço é chamado de Acesso por Pacotes de Download de Alta Velocidade (HSDPA ou High Speed Download Packet Access).
As operadoras brasileiras apostam no sucesso desse serviço de internet móvel de alta velocidade. João Cox, presidente da Claro, considera revolucionário o papel que a 3G deverá desempenhar no Brasil. Mario Cesar Araujo, presidente da TIM, prevê que a oferta de banda larga nas maiores cidades do País será uma alternativa extraordinária para a inclusão digital.
Marco Aurélio Rodrigues, presidente da Qualcomm do Brasil, prevê que a 3G deverá ter impacto semelhante ao do telefone pré-pago na democratização da banda larga e dos serviços de internet de alta velocidade.
 
Por que 3G?
 
A primeira geração do celular (1G), surgida nos anos 1980, era totalmente analógica. Os primeiros telefones celulares pesavam de 5 a 10 quilos, consumiam a bateria em 30 minutos de conversação e as ligações sofriam todo tipo de interferência. Com a evolução da microeletrônica, o tamanho dos aparelhos foi sendo reduzido, até caírem abaixo de 100 gramas.
A segunda geração, 2G, totalmente digital, chegou ao Brasil em 1997. É a dos telefones celulares atuais, que tem maior velocidade, maior estabilidade e duas variantes tecnológicas: o CDMA e o GSM, incompatíveis entre si. Nesta segunda geração, os aparelhos evoluem continuamente, incorporando câmeras digitais, para foto ou vídeo, acesso à internet a velocidades que vão de 56 quilobits por segundo (kbps) a 2,4 Mbps.
 
O mundo todo vive a transição entre 2G e 3G. Os celulares de tecnologia CDMA já oferecem acesso móvel à internet a 384 kbps, com a tecnologia EVDO. No caso de acesso fixo, a velocidade nominal pode chegar a 2,4 Mbps. Na prática, contudo, fica abaixo de 1 Mbps, por compartilhar a mesma freqüência com outros usuários. Os celulares da tecnologia GSM, por sua vez, evoluem dos serviços EDGE (120 kbps) para HSDPA de 3,5 Mbps, a 7,2 Mbps e 14 Mbps. Mas a 3G não é o fim do processo. No futuro, virão os Serviços de Evolução de Longo Prazo (LTE, de Long Term Evolution), com velocidades de até 100 Mbps.
 
Ethevaldo Siqueira - O Estado de S.Paulo  
 

Coleção de artigos e notícias
 
Fonte: InvestNews
[22/06/07]   Teles se digladiam pelo espaço de celular 3G
 -  Transcrito na mensagem
 
Fonte: Convergência Digital
[21/06/07]   Ziller: edital da 3G pode sair até 15 de julho  - Transcrito na mensagem
 
Fonte: Direito à Comunicação
[13/06/07]   Presidente da Anatel quer adiar licitação da 3G para 2008  por Luiz Henrique Ferreira   - Transcrito na mensagem

Fonte: Revista Teletime
[Abr 2007]   Chegou a hora da 3G por Cláudio Dascal  - Transcrito na mensagem

Fonte: Thesis
[17/04/07]   Nokia Siemens: 3G já  por Equipe Thesis - - Transcrito na mensagem    

Fonte: Thesis
[27/02/07]   Diferenças nas cotações de licenças 3G e WiMAX por Pyramid Research - Transcrito na mensagem
Fonte: Em Debate Especial: 3G - Teleco
[12/01/07]   Introdução  [Debate Especial: 3G] por Teleco

Fonte: Em Debate Especial: 3G - Teleco
[16/04/07]   Comunicação para todos por Carlos Duprat, Vice-Presidente da Ericsson Brasil

Fonte: Em Debate Especial: 3G - Teleco
[22/04/07]   Por que ainda não temos 3G no Brasil? por José Luis De Souza, Presidente da FITec e Diretor do Teleco

Fonte: Em Debate Especial: 3G - Teleco
[30/04/07]   3G por Mário Cesar de Araújo, Presidente da TIM

Fonte: Em Debate Especial: 3G - Teleco
[14/05/07]   3ª Geração: O caminho para a universalização das comunicações móveis no Brasil por Roberto Oliveira de Lima, Presidente da Vivo

Fonte: Em Debate Especial: 3G - Teleco
[21/05/07]   3G no Brasil por Almir Narcizo, Presidente da Nokia do Brasil

Fonte: Em Debate Especial: 3G - Teleco
[28/05/07]   3G: Evolução das principais tecnologias por Jonio Foigel, Presidente da Alcatel-Lucent no Brasil

Fonte: Em Debate Especial: 3G - Teleco
[04/06/07]   3G: Banda Larga para todos por Marco Aurélio Rodrigues, Presidente da Qualcomm no Brasil

Fonte: Em Debate Especial: 3G - Teleco
[11/06/07]   Perspectivas para a Tecnologia 3G no Brasil por Newton Cyrano Scartezini, Consultor em Telecomunicações

Fonte: Teleco - Seção 3G
[22/04/07]   3G:  3ª Geração de Celular no Brasil - Transcrito na mensagem

Fonte: Thesis

[14/06/07]   WiMAX e 3G no segundo semestre por Equipe Thesis

Fonte: Thesis
[27/02/07]   Testes com TV móvel  por Equipe Thesis  - Transcrito na mensagem 

Fonte: Thesis
[11/10/06]   850 MHz na berlinda  por Jana de Paula - Transcrito na mensagem

Fonte:  Convergência Digital - Blog Capital Digital
[13/06/07]   Plínio e os confusos números da 3G no Brasil por Luiz Queiroz - Transcrito na mensagem

Fonte: Thesis
[09/06/07]   ITC x Qualcomm por Jana de Paula  

Fonte: Thesis
[29/05/07]   3G na liderança por Equipe Thesis - Transcrito na mensagem

Fonte: Teleco  - Seção: 3G - Em Debate Especial: 3G

[11/06/07]   Perspectivas para a Tecnologia 3G no Brasil por Newton Cyrano Scartezini, consultor em telecomunicações 

Fonte: Convergência Digital
 
[04/06/07]   Operadoras avaliam proposta da Anatel para 3G por Ana Paula Lobo - Transcrito na mensagem

Fonte: Convergência Digital
 
[05/06/07]   UIT recomenda inclusão do WiMAX como interface de 3G - Transcrito na mensagem

Fonte: Convergência Digital
 
[06/06/07]   Migração para 3G evolui rapidamente, afirma CDG - Transcrito na mensagem

Fonte: Teleco  
 
[!9/01/04]   "UMTS" por Eduardo Tude, diretor do Teleco.

Fonte: Teleco 
[16/11/06]   Tecnologias de Celular - Evolução das Gerações de sistemas celulares até 3G - Transcrito na mensagem

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO