BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Outubro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



03/10/07
 
•  A tecnologia Pseudowire (1) - Artigo de Jana de Paula
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
O "Terça Thesis" de hoje faz referência à este longo e interessante artigo da nossa participante Jana de Paula, "owner" e diretora do Thesis:
[02/10/07]   Operadoras assumem interesse no pseudowire  
 
Numa matéria anterior o Thesis informava:
 
[29/08/07]   RAD: backhaul em mobilidade  por Equipe Thesis    
 
 
A RAD Data Communications lança no Futurecom 2007 o ACE-3600, unidade de agregação de multisserviços. O equipamento foi desenvolvido para atender à rápida expansão do tráfego de redes de transporte (backhaul) em telefonia móvel, acompanhando especialmente o crescimento dos serviços 3G.
De acordo com John Columban Hoe, diretor da RAD do Brasil, a evolução das operadoras de celular para 3G resultou na oferta de uma ampla variedade de serviços para ambientes móveis, com grande necessidade de largura de banda."Para ter sucesso nesse cenário tão exigente, as operadoras móveis precisam utilizar a tecnologia de rede de transporte mais eficiente para a oferta de soluções com melhor custo-benefício", continua Hoe.
Segundo ele, este nível de exigência ficou ainda maior com o recente lançamento dos serviços multimídia da geração 3,5G (que usam tecnologia HSDPA para a transmissão em 10 Mbits por segundo). "Ao invés de ter de expandir a rede para suportar esta demanda de novas capacidades, ou oferecer os serviços HSDPA através de linhas privativas de custo proibitivo (linhas E1/T1), o ACE-3600 permite construir a rede de transporte em circuitos do tipo pseudowire, habilitando a própria estrutura pré-existente para o tráfego de multisserviços", assinala o diretor.
 
Estamos colecionando mais textos sobre o tema para as próximas mensagens.
O artigo da Jana é uma ótima ambientação: vale conferir na íntegra.
 
Abaixo, transcrevemos alguns "recortes" para salivação.  :-)
 
Comentários?
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
---------------------------
Fonte Thesis
[02/10/07]   Operadoras assumem interesse no pseudowire  por Jana de Paula    

O número é impressivo: 99% de todo o equipamento de backhaul móvel em IP será compatível com pseudowire até 2009. E isto é uma boa notícia para os bolsos dos operadores móveis, onde doem os altos custos deste tipo de backhaul. (...)
 
(...) "Os fornecedores de serviços gerenciados por backhaul sem fio precisarão da tecnologia pseudowire para um transporte rentável de circuitos TDM numa infra-estrutura IP", acredita Dennis Gatens, CTO de Vendas de Acesso Convergente da Carrier Acssess.  (...)
 
(...) "Serviços baseados em presença economizam tempo e esforço, do ponto de vista do consumidor final e dos negócios, e usuários e empresas querem adicionar valor nestas aplicações. Nos últimos anos, carriers da Europa, Ásia, América Latina e EUA se reúnem para estimular as normas para interoperabilidade móvel e não acredito que isto seja um jogo de adolescentes, mas ferramentas de negócios; e nós vemos este mercado numa linha ascendente, já que muitas empresas identificam a utilidade destas aplicações", acredita Robert Rosemberg, presidente do Insight Research. Para a consultoria, este mercado deve gerar cerca de US$ 28 bilhões em receitas para carriers e provedores de serviços de internet (ISP) nos próximos cinco anos. (...)
 
(...) A vez da pseudowire
Após se transformar rapidamente de um arcaico termo que descrevia uns virtuais e aparentemente misteriosos circuitos de uma rede de pacotes, para um dos mais importantes mecanismos de transformação de redes não tão limpas e multi-niveladas em redes realmente convergentes, o pseudowire está na ponta da língua de vendors e operadores. (...)
 
(...)    Para resumir, a tecnologia pseudowire é a solução para convergência nas futuras redes de telecom  e para qualquer tipo de operador - de incumbents locais a operadoras de serviços móveis a cabo, passando por operadoras de rede sem fio e Interexchange Carriers (IXC). E se, por enquanto, são os fornecedores de roteadores que dominam este mercado, no futuro uma variedade de players fornecerá a capacidade de interação do pseudowire numa gama de produtos muito mais ampla, aí incluídos os concentradores de acesso, velocidade metro Sonet/SDH e novos comutadores multiserviços
Pseudowires - conexões virtuais ou ‘falsas' ponto a ponto, através de uma rede de comutação de pacotes - permite o transporte dos serviços legados sobre uma rede IP/Ethernet. As operadoras acreditam que são inúmeras as vantagens do pseudowire e seu desenvolvimento se articula provavelmente sobre a retificação da norma, a disponibilidade de equipamento a preços assimiláveis e o desenvolvimento de um mercado de serviços.  (...)
 
(...)   Compatibilidade com outras novas tecnologias, inclusive WiMAX
Com escalabilidade através de uma WAN, os pseudowires formam um ponto entre as tecnologias de transporte - inclusive SDH/Sonet - e tecnologias de acesso como WDM, DSL, GPON e, até, WIMAX. Seu nível transcende todas estas tecnologias. Assim, o uso de pseudowires permite as carriers transportarem seus serviços através de qualquer tecnologia de entrega, e estes serviços manterão a mesma aparência (look and feel). As operadoras tarifam seus serviços de forma diferente e geralmente de acordo com a tecnologia de entrega e, atualmente, estes serviços, não rodam, necessariamente, bem em conjunto. O uso do pseudowire reduz este problema, já que são concebidos para ‘interoperar' através de uma variedade de tecnologias de transporte. (...)
 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO