BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Outubro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



11/10/07
 
"Tudo" sobre o Joost (liberado!), a TV via Internet
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!  
Em fevereiro passado o "Serviço ComUnitário" postou uma mensagem sobre o Joost.  :-)
 
Lembrando do BLOCO:
18/02/07  O que é "Joost" (pronúncia: ió-ost)

"Joost" é a TV via internet criada pelos inventores do Skype e KaZaA!!!!
(...) Zennström e Friis já brigaram com as gravadoras e com as telefônicas. Agora, querem mexer com as emissoras de TVO sueco niklas zennström, de 40 anos, e o dinamarquês Janus Friis, de 30, fizeram história no mundo da tecnologia. Eles promoveram duas revoluções nos últimos anos - e isso não é só força de expressão. Em 2000, inventaram o KaZaA, um programa que permitia trocar músicas grátis pela internet e abalou para sempre os alicerces da indústria fonográfica. (...)
(...) Na semana passada, os "gênios escandinavos", como ficaram conhecidos, voltaram à carga. O alvo, agora, foi a televisão. Eles anunciaram o lançamento do Joost (fala-se ió-ost), um programa que vai permitir a transmissão de imagens de TV pela rede. (...)

Transcrevemos abaixo a matéria:

Fonte: Caderno Link do Estadão
[08/10/07]   Está no ar, finalmente, o Joost. E aí?  por Bruno Sayeg Garattoni

Mais abaixo outra matéria, com dicas de instalação:

Fonte: WNews
[21/09/07]  
Como explorar o Joost?   por Filipe Pacheco (melhor ler no original, com muitos links ativos no texto)

Alguém já usando para dar depoimento?
Ainda não instalei: alguém tem um tutorial passo-a-passo bem objetivo?  É a idade... :-)
Mais links de referência?
Obrigado!

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

 



Fonte: Caderno Link do Estadão
[08/10/07]   Está no ar, finalmente, o Joost. E aí?  por Bruno Sayeg Garattoni

Software, que serve pra ver TV via internet e era aguardado desde 2006, está liberado para download; vale a pena?
 
Provavelmente você já ouviu falar do Joost – é aquele programa que serve para ver TV no computador e pretende revolucionar a oferta de vídeos na internet.
 
Graças a uma nova tecnologia de transmissão, o Joost exibe programas completos e com alta qualidade de imagem, na tela cheia do PC (esqueça os clipes curtinhos, e com resolução medíocre, do YouTube).
 
Isso porque o Joost opera no sistema peer-to-peer. Quando você quer ver determinado vídeo, o programa não vai buscá-lo num servidor central; faz o download diretamente de outros usuários que já tenham assistido àquele vídeo.
 
É o mesmo princípio do KaZaA (software que popularizou a troca de arquivos na rede) e do Skype – que transformou as ligações telefônicas via web em febre mundial. Dois megassucessos, que foram inventados pelos mesmos criadores do Joost.
 
Ou seja, o Joost promete. E finalmente o programa, que está em testes desde 2006, foi liberado – qualquer pessoa pode fazer o download, no endereço www.joost.com, e instalá-lo. Há versões para Windows e Mac.
 
Segundo seus criadores, ele tem mais de 250 canais de vídeo, com 15 mil programas diferentes para assistir. Tudo de graça. Basta ter uma conexão de banda larga.
 
Mas e aí? A programação é interessante? Depende do seu gosto pessoal, mas veja alguns exemplos. Quando o Link testou o programa, na semana passada, o canal “Joost Sugere” – que supostamente traz os destaques da programação – estava passando o seguinte.
 
Primeiro, um programa sobre hip-hop, com direito à participação do cantor 50 Cent. Legal. Depois, veio um clipe da banda Wolfmother (quem?) e uma animação da série Happy Tree Friends – mas curtinha, de apenas 3 minutos.
 
Aí, o Joost emendou com Lexx 3.0 – uma ficção científica ridícula, trash mesmo. Pulando esse programa, o próximo a surgir na tela foi Hot Import Nights – um programa sobre tuning. Em seguida, vieram um programa sobre skate, uma animação bacana (Creative Comforts, vencedora do Oscar) e, como ponto alto, um episódio completo da série Punk’d, da MTV.
 
Percebeu? Ao contrário do que seus criadores apregoam, o Joost ainda tem sérias deficiências de programação. Ela não é grande coisa. O canal Comedy Central, por exemplo, está no Joost. Mas seu grande sucesso, o desenho South Park, não está.
 
A agência de notícias Reuters está no Joost. Mas só exibe dois programetes, de 3 minutos, por semana. Quer ver documentários? O Joost não tem Discovery Channel – apenas um canal bem medíocre, o Off the Fence TV. Séries americanas, como Heroes, Lost, etc.? Nem pensar.
 
Há muitos canais à disposição, mas poucos são realmente atraentes.
 
A maioria da programação está em inglês – e sem legendas –, mas é possível encontrar alguma coisa em português. Como o Brazilian Music Channel, que traz dezenas de clipes e até shows completos com artistas da MPB. Bacana.
 
O Joost tem uma ferramenta de busca, ou seja, basta digitar uma ou mais palavras-chave para localizar determinado programa. Todos os vídeos são on demand, ou seja, podem ser assistidos a qualquer hora. Mas não podem ser gravados no PC.
 
É possível, claro, compartilhar vídeos com os amigos. Basta apertar o botão Copy Link. Aí, o Joost gera um atalho – que você envia por e-mail, e quando clicado, abre o programa que você está vendo (desde que a outra pessoa também tenha o Joost instalado).
 
O Joost tem até sala de bate-papo. É o Channel Chat, onde dá para conversar com as pessoas que estão vendo o mesmo vídeo que você. Prefere falar via mensageiro instantâneo? O Joost tem mensageiro embutido – pena que é o Google Talk, não o superpopular MSN.
 
O programa também possui leitor de RSS, ou seja: se você quiser, pode acompanhar as últimas notícias dos seus sites preferidos. Tudo sem tirar os olhos do programa ao qual está assistindo no momento.
 
Como tecnologia, o Joost é muito legal. Vale conferir. Mas a programação ainda é fraca, os comerciais às vezes irritam e a instalação do software requer cuidados –
 
-----------------------------
 
Fonte: WNews
[21/09/07]   Como explorar o Joost?   por Filipe Pacheco
 
Depois de instalado, é fácil perceber que o Joost não é nem pretende ser parecido com o YouTube. A sua interface, quando maximizada, de fato lembra mais uma televisão que um computador.
 
Diferentemente do YouTube, que emplacou os vídeos pessoais como parte da onda Web 2.0, o Joost só coloca no ar programação especialmente produzida para a divulgação em ampla escala. Seus criadores são os mesmos do Skype e do KaZaA, e sua grade de programação é especialmente selecionada para os canais.
 
No Joost, não há possibilidade de baixar conteúdo diretamente para o computador do usuário. Toda a programação disponível segue regras de direitos autorais estabelecidas entre os produtores e detentores das imagens.
 
Será que vale a pena?
 
Antes de você decidir se deve ou não baixar o programa, é possível verificar quais são os canais disponíveis e a programação de cada um. Eles estão divididos em áreas específicas: de notícias - que incluem CNN, TV5 e Reuters, entre outros -, de comédia, música, entretenimento, esportes, estilo de vida, documentários ou desenhos animados.
 
Na página “What´s on”. Há também uma caixa de busca, que traz aqueles relacionados ao assunto procurado. Novos canais são constantemente atualizados, e é possível conferir a lista completa aqui. Na página de cada canal encontra-se os programas transmitidos.
 
Entretanto, não são todos os canais que estão liberados. Devido a questões contratuais, alguns estão disponíveis apenas para a América do Norte e Europa, por exemplo. Os canais que podem ser vistos no Brasil mostrarão, na página de catálogo online, um aviso de “Available in South America” ou “Worldwide”.
 
Recentemente, foi lançado o canal Elo Cine Latino na plataforma, o primeiro especializado em cinema latino-americano, principalmente em produções independentes. O Brazilian Music Channel – formulado pela mesma produtora do Elo Cine Latino, a  EloAudiovisual - já tem mais de mil acessos diários e está entre os favoritos da plataforma.
 
Sabrina Nudeliman, co-fundadora e diretora da EloAudiovisual, conta que a produtora tem o interesse de lançar mais dois novos canais voltados para a temática latino-americana até o final do ano. O Brazilian Music Channel já soma mais de mil usuários por dia. 
 
Leia mais em "Cinema latino-americano é oferecido gratuitamente na Internet”.
 
Como começar?
 
Há duas maneiras de fazer o download do Joost: pelo site oficial ou por meio de convite de alguém.
 
Se você não foi convidado por nenhuma pessoa que já tem o software, vá até a página do serviço e clique em “Get Joost”. Depois, terá de cadastrar um e-mail, que receberá então o convite para download do programa. Após a confirmação da mensagem, o envio de download pode demorar alguns dias para acontecer. Depois disso, será necessário preencher uma ficha de cadastro, e na próxima vez que você entrar na página oficial, poderá fazer o download diretamente.
 
Caso tenha recebido o convite de alguém que já usa a plataforma, siga as instruções do e-mail. Você também poderá convidar outras pessoas quando tiver o programa instalado na sua máquina.
 
Download
 
Depois de receber o convite de alguém ou o e-mail do Joost autorizando o download, é preciso entrar na página oficial do programa. Lá, o usuário encontrará um hyperlink escrito “Download Joost”.
 
Para aqueles usuários que têm Windows, as versões que suportam o programa são o XP e o Vista. Para os de Mac, é preciso um Mac OS X 10.4 baseado em processodores da Intel Mac ou mais recente. Para ambos os sistemas, é preciso ter conexão de banda larga. A versão disponível atualmente é a “Joost Beta – Now for Friends”. Caso você já tenha alguma outra edição do Joost em sua máquina, é necessário que ela seja desinstalada. Para fazer a instalação do programa, o usuário precisa concordar com os termos de compromisso.
 
Depois de instalado, o programa irá reconhecer o sistema de áudio de sua máquina e começará a funcionar. De início, ele abrirá seu catálogo de canais e interface principal na tela inteira do computador, o que reforça a sensação de realmente estar assistindo televisão pela Internet. Entretanto, é possível ajustar o tamanho da tela de acordo com o interesse do usuário.
 
Dicas para explorar o programa
 
-- Catálogo de Canais: é a primeira interface que abre quando você começa a rodar o Joost. No canto esquerdo, é possível encontrar uma caixa para busca – para achar um canal com assunto de seu interesse, digite o termo e cheque os resultados encontrados. São mostrados inicialmente nove canais de destaque, que podem abranger diferentes assuntos. Na barra lateral são mostradas as categorias de divisão dos canais, assim como os mais populares e os mais recentes.
 
-- No canal: na página inicial de cada canal há um texto de apresentação. É possível ver cenas dos programas disponíveis e fazer uma visualização rápida (Preview Channel) de cada um.
 
-- Menu Principal: é a “barra de ferramentas” encontrada na parte inferior da página, que aparece todas às vezes que o usuário movimenta o mouse ou aperta qualquer comando do teclado (caso esteja em modo de visualização de tela inteira). Você encontrará os comandos para ajuste de volume, de seleção de canais e um atalho para a lista de programação daquele canal. Ali, também é possível encontrar o nome do programa e ícones para obter mais informações sobre o programa.
 
 -- Menu “Widget”: é um menu de aplicativos. Com ele, é possível explorar os recursos de interatividade que a plataforma oferece.  Com a habilitação do mecanismo “News Ticker”, fica visível em um canto da tela uma alimentação de RSS, com informações dos veículos de notícia do Joost. O “Instant Messaging” permite conexão com conta de comunicador instantâneo do Gmail ou do Jabber. O “Channel Chat” abre uma sala de discussão com pessoas que estão assistindo ao mesmo canal simultaneamente, e o “Blog this” possibilita que o usuário escreva diretamente na página de suas idéias sobre o que vê naquela hora (serviço disponível para as contas livejournal.com, wordpress.com, typad.com).

Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO