BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Outubro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



13/10/07
 
•  Pequenos provedores de Internet (1) - Artigo do presidente da Associação Brasileira de Pequenos Provedores de Internet (ABRAPPIT)

Olá,
ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Temos muitos participantes que são Pequenos Provedores de Internet ou estão se preparando para entrar no negócio.
As dúvidas e os problemas são enormes mas, de algum modo, o tema não chega aos fóruns por inibição ou por necessidade de privacidade.

Estamos convidando todos interessados para debater este assunto.
 
Estamos à disposição de todos que não queiram se expor, para intermediar as mensagens preservando o anonimato.
 
O Teleco publicou esta semana um artigo de fôlego de Ricardo Sanchez -  Presidente da ABRAPPIT - Associação Brasileira de Pequenos Provedores de Internet.

Ricardo Sanches é membro fundador e atual Presidente da Abrappit - Associação dos Pequenos Provedores de Internet e Telecomunicações, sócio fundador da Linkway Internet Provider, empresa no ramo de prestação de serviços de conexão à rede internet e telecomunicações, sócio fundador da NBS–Produtos para Informática, Consultoria e Sistemas Ltda, empresa de prestação de serviços que atua no mercado de Câmaras Municipais (
www.nbsnet.com.br), sócio Fundador SFK Brasil Materiais Educativos (www.sfkbrasil.com.br). Possui sólida experiência profissional nos setores de Internet e Telecomunicações. 
E-mail:
ricardo@linkway.com.br
 
Aqui está o trecho inicial do artigo:.
Fonte: Teleco - Seção "Em Debate" - Destaque da Semana
O papel dos pequenos provedores de Internet e de serviços de telecomunicações no contexto da oferta de banda larga na competição na última milha 

"Há muitos anos que os pequenos provedores de acesso à Internet vem solicitando acesso aos recursos de telecomunicações para desenvolverem suas atividades.
O uso de serviços de telecomunicações, como o acesso discado ou dedicado, continua sendo barreira para o desenvolvimento da atividade dos pequenos
provedores, em particular, fora das capitais e grandes cidades do país.
Não é só a impossibilidade de escolha pelo usuário do provedor de acesso à Internet, a questão do subsidio cruzado entre as atividades de exploração dos serviços de telecomunicações e as atividades do provedor de serviço de valor adicionado nunca foram resolvidas e hoje são ampliadas sob denominações como Triple Play.
O tema já foi objeto de inúmeras ações em diferentes esferas sem solução, vale lembrar das consultas públicas realizadas pela Agencia Nacional de Telecomunicações - Anatel em torno de soluções para a questão e que até hoje não produziram qualquer resultado.
Um tema que desapareceu da pauta foi a idéia de definição de um código especifico denominado 0i00 que possibilitaria o uso dos serviços telefônicos para acesso direto dos assinantes a qualquer provedor no território nacional por uma tarifa acessível.
A Agencia Nacional de Telecomunicações - Anatel não produziu soluções para assegurar o uso dos serviços de telecomunicações para acesso aos provedores, porém estimulou os provedores a se tornarem prestadores de serviços de telecomunicações por meio de autorizações de SCM.
Essa visão é equivocada porque o papel do provedor não é limitado a possibilitar o acesso local à Internet é, principalmente, aplicar a inovação tecnológica difundindo conteúdos locais para o resto do mundo e esse papel depende do acesso a recursos do backbone Internet que não alcança todas as cidades brasileiras."
leia mais!

Vale conferir o original, com diversas ilustrações.
Amanhã vamos transcrever o artigo na íntegra.
 
Ainda como motivação, transcrevemos abaixo as repercussões registradas no Teleco.
Para variar, vale conferir!  :-)
 
Para comentar no Teleco, use teleco@teleco.com.br.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
----------------------------------------------------------------------
 
Comentários dos leitores do Teleco
 
Comentário de Adelmo Santos 
 
Uma matéria que realmente reflete o momento histórico que vivemos, e que poderá fazer a transformação do Brasil no setor de telecomunicações. É preciso que o governo brasileiro faça cumprir a lei, as operadoras ou suas coligadas, não estão autorizadas em nenhum documento a prover a ultima milha, estas empresas não podem se transformar pelo simples fato de acharem que pode, serem provedores de internet.
Tenho uma curiosidade pessoal, sem resposta sobre o que acontece com a internet discada, as operadoras aplicam exatamente o que diz a LGT, fornece os meios de acesso e os provedores realizam os serviços de venda do conceito de internet, instalação de modens, autenticação e conteúdo, mas quando o assunto é banda larga, elas burlam a lei e o governo com o silêncio da ANATEL aprova esta prática. Porque esta diferença se os serviços são os mesmos?
Parabéns ao Ricardo da ABRAPPIT pela matéria e a TELECO pela coragem de publicar um texto tão importante, mas que contraria muitos interesses.
 
----------------------------------------
 
Comentário de Nelson José Novaes
Engenheiro Agrônomo, Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sudeste.
 
Parabenizo pelo artigo, e seus esforços visando sensibilizar as autoridades quanto às dificuldades com comunicação na zona rural.
O artigo é oportuno, e lembramos que somente com seu auxílio e o apoio da Universidade Federal de São Carlos conseguimos implantar internet de alta conexão via RNP em 2006, na Embrapa Pecuária Sudeste.
Quanto à telefonia , ainda não conseguimos ter acesso ao DDR, apesar dos esforços dispendidos e através dos inúmeros contactos já realizados com a EMBRATEL, A falta de infraestrutura em telecomunição no campo, é prejudicial ao desenvolvimento do agronegócio em muitos aspectos, como informações em tempo real, acessos aos mercados nacionais e internacionais, etc.
Um abraço, e continue nesta luta, que muito contribuirá para possibilitar acesso à informação pelo homem do campo.
 
------------------------------------
 
Comentário de Luiz Antonio Napolitano Sallada
Vice Presidente Agroceres
 
O artigo do Ricardo Sanches não me surpreende, pois conheço o seu poder de argumentação e sei que é grande. Com certeza foi aqui na Agroceres, bem como na Embrapa, que ele percebeu mais claramente as dificuldades que o Agribusiness brasileiro enfrenta com problemas de comunicação.
A necessidade da de fato inclusão digital do pessoal de campo é uma necessidade urgente e séria. As dificuldades de alguém que tem base nada mais que 2 quilômetros da cidade para acessar a internet é incrível, a ginástica, engenharia e custos que as empresas que correspondem por 95% do superávit comercial do país passam é uma coisa absurda.
Pelo que se apresenta no artigo e pelas conversas que pessoas ligadas a área de telecomunicações soluções tecnológicas existem e nós as aguardamos ansiosamente.
 
------------------------------------
 
Comentário de Eustáquio Souza Martins
Diretoria Técnico Comercial
 
O Ricardo está de parabéns, esta materia é realmente exclarecedora, pena que MINISTROS, ANATEL, PRESIDENTE DA REPÚBLICA... e outras autoridades não deem ouvidos.
A WKVE leva hoje links IPs a mais de 50 cidades no leste mineiro, tentando amenizar custos para os provedores locais. Investimos mais de dois milhões de reais em infra para que isto ocorra. Só que, continuamos sem visibilidade perante as autoridades e, o que é pior, a própia ANATEL não nos dá a mínima. Acho que fomos a sexta empresa a tirar a licença SCM e um dos poucos que tem a concessão da 3.5 Ghz em algumas áres de numeração.
Fizemos investimentos sem futuro... infelizmente.
Espero que o Ricardo e outros mais continuem conoscco nesta luta.
 
--------------------------------------
 
Comentário de Luis Carlos Trevelin
Professor doutor do Departamento de Computação da UFSCar
 
Parabenizo ao Ricardo pela forma brilhante com que aborda neste artigo a questão da exclusão digital de quem vive foram dos grandes centros urbanos e sua relação com os pequenos provedores de telecomunicaçoes e internet e à TELECO pela oportunidade de sua publicação.
Ricardo é feliz quando coloca a questão da não regulamentação, ou necessidade de atualização desta para o momento atual onde as demandas têm nova natureza e onde existe espaço para pequenos provedores, e que a princípio não interessa às grandes operadoras mas, que é estratégico para o país.
A analogia com serviços bancários, onde hoje soms tarifados para trabalhar para os bancos (mina de ouro!), mostra claramente quem são os beneficiários da inovação tecnológica neste país. Cabe de fato ao governo um olhar mais amplo e mais patriótico a estas questões.
É notório que os grupos que mais faturam hoje no país são as multnacionais, em áreas estratégicas, em detrimento de nossas empresas.
Incluo neste contexto de inovação a participação das universidades como parceiras neste processo.
Considero o artigo um importante ponto de discussão e quem sabe um referencial para uma mudança estratégica no país, tanto na área das telecomunicações e internet quanto em outras áreas onde a inovação se apresenta como fator determinante de progresso.
 
-----------------------
 
Comentário de Sidney Regi Junior
GSA - Tecnologia e Sistemas
 
Sobre a exclusão digital!
É impressionante que num país com tanto potencial como o nosso ainda existam cláusulas de barreiras políticas acertadas entre quatro paredes e à meia luz e que beneficiam apenas os grandes grupos e alguns políticos em detrimento das pessoas e empresas que trabalham e que realmente desenvolvem esse país.
A questão da exclusão digital no meio rural, onde atuamos e onde está o nosso cliente, tem inviabilizado inúmeros negócios da nossa empresa, pois muitas vezes não podemos atender a demanda existente, não por falta de capital, nem por falta de vontade e muito menos por falta de determinação de determinação, mas sim por falta de infra-estrutura de comunicação.
A nossa empresa poderia realmente estar contratando mais pessoas e investindo muito mais se o governo tomasse algumas medidas simples no sentido de liberar o uso de tecnologias já existentes para esse fim.
É triste pensar assim, mas tudo indica que grandes lobs não querem o desenvolvimento desse setor, sem antes estarem preparados para explorá-lo predatoriamente.
Mas uma luz no fim do túnel surge quando empresas com a SAP e outras grandes do setor, começam a enxergar e focar no agronegócio nacional. Quem sabe agora os cachorros grandes se entendam?
Vamos continuar lutando!
 
---------------------------------------------
 
Comentário de Sergio Luis da Silva
Professor UFSCar
 
Oportuno e pertinente o artigo. Qualquer esforço no sentido ampliar a hoje tímida competição que existe em vários segmentos das telecomunicações é muito bem vindo. Isso terá reflexos na cidadania pela inclusão digital, e no ambiente dos negócios, dado ser o uso da internet fator cada vez mais crítico para a inserção competitiva global de nossas empresas em qualquer setor do agronegócio, da indústria, ou dos serviços.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO