BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Outubro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



28/10/07

• Série sobre Rádio Digital (33) - Artigo do Ethevaldo + "Os testes"

Olá,
ComUnidade WirelessBRASIL!
 
01.
Em 22 de setembro do ano passado iniciamos uma primeira Série sobre Rádio Digital: já estamos deitando falação sobre o tema há mais de uma ano... ufa!   :-)
Creio que fizemos 8 mensagens na ocasião.
Houve um intervalo com mensagens não numeradas e voltamos em março de 2007 com uma mensagem-resumo com Assunto: "Tudo sobre Rádio Digital".   :-))
E em 20 de maio reiniciamos uma nova Série - que estão lendo agora - que já está na vigésima mensagem.  Haja!   :-)

A Anatel dá mostras de que, sem muito alarde, começa a conduzir o problema com mais firmeza e cautela - finalmente.
 
Antes de prosseguir, não posso deixar de registrar a "modéstia" do ministro que está no centro de várias polêmicas:
 
(...) O ministro [Helio Costa] aproveitou a oportunidade para reforçar o seu desejo de tentar alcançar o governo de Minas em 2010. "O meu nome está sempre à disposição do meu partido e dos partidos da base de apoio. Tenho 20 anos de serviço público como deputado, senador e ministro", afirmou. Hélio Costa não escondeu sua intenção de deixar o Ministério das Comunicações e reassumir o mandato no Senado até no máximo julho do ano que vem. "Meu trabalho está se completando. Acho que depois da implantação da TV digital, rádio digital, internet banda larga sem fio e dos Telecentros posso me considerar realizado e satisfeito. Se não terminar tudo isso até dezembro, acho que finalizo no primeiro semestre de 2008", adiantou o ministro Hélio Costa. (...)  Fonte: Correio de Uberaba
 
Não sei se o ministro "Xará" Costa anda lendo Goebbels mas se ele repetir um pouco mais acho que vou acreditar na conclusão dessa imensa obra...uau!
E dizem, à boca pequena, que no Senado, ele está de olho numa certa cadeira calheira.  :-)
 
02.
Continuamos o "Serviço ComUnitário" sobre "Rádio Digital" com estas três matérias (em manchete) transcritas mais abaixo.
 
Fonte: AESP - Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo / Origem: O Estado de S.Paulo - Economia & Negócios  
A polêmica do rádio digital no Brasil por Ethevaldo Siqueira
 
Um trecho:
(...) As próprias autoridades federais estão chegando à conclusão de que a tecnologia Iboc para o rádio digital ainda apresenta numerosos problemas. Sua adoção nos Estados Unidos, depois de vários anos, não obteve a adesão de mais do que 10% das emissoras daquele país. Diferentemente do rádio digital via satélite, uma forma de rádio por assinatura que faz sucesso entre os norte-americanos, a radiodifusão digital aberta está longe de alcançar a maioria da população.
 Depois de ter participado de audiência pública no Senado, na terça-feira passada, André Barbosa Filho, assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, revelou sua preocupação com as possíveis conseqüências da adoção de um padrão de rádio digital que ainda está sujeito a interferências, que tem reduzido alcance do sinal, falta de sincronia entre as transmissões analógicas e digitais e que impossibilita o uso de receptores portáteis por causa do excessivo consumo de baterias. (...)
 
Fonte: Hoje
[30/10/07]  
Sistema digital deve ser testado por três rádios
 
Fonte: O Globo Online / Agência Brasil
[07/10/07]  
Não há prazo para fim dos testes com rádios digitais, diz Anatel
 
03.
No final desta mensagem registramos nossa "coleção comunitária" de artigos e notícias sobre Rádio Digital.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
--------------------------------------------------------------------------------------
 
Fonte: AESP - Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo
Origem: O Estado de S.Paulo - Economia & Negócios 

A polêmica do rádio digital no Brasil por Ethevaldo Siqueira

 
 Para o Ministério das Comunicações, a escolha do padrão de rádio digital deveria ter sido feita em setembro. E tudo fazia crer que opção seria pela tecnologia In band on channel (Iboc), criada pela empresa norte-americana Ibiquity. Hoje, já não há tanta certeza nesse padrão porque os testes conduzidos pelas emissoras não satisfazem às exigências mínimas de qualidade.
 As próprias autoridades federais estão chegando à conclusão de que a tecnologia Iboc para o rádio digital ainda apresenta numerosos problemas. Sua adoção nos Estados Unidos, depois de vários anos, não obteve a adesão de mais do que 10% das emissoras daquele país. Diferentemente do rádio digital via satélite, uma forma de rádio por assinatura que faz sucesso entre os norte-americanos, a radiodifusão digital aberta está longe de alcançar a maioria da população.
 Depois de ter participado de audiência pública no Senado, na terça-feira passada, André Barbosa Filho, assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, revelou sua preocupação com as possíveis conseqüências da adoção de um padrão de rádio digital que ainda está sujeito a interferências, que tem reduzido alcance do sinal, falta de sincronia entre as transmissões analógicas e digitais e que impossibilita o uso de receptores portáteis por causa do excessivo consumo de baterias.
 Se for adotada pelo Brasil nesse estágio, essa tecnologia pode trazer muito mais conseqüências negativas do que benefícios às emissoras e aos ouvintes. Depois de debater diversos temas da legislação de comunicação eletrônica com especialistas, na Comissão de Educação do Senado, André Barbosa tomou conhecimento dos obstáculos que ainda impedem a digitalização das transmissões em amplitude modulada (AM) e freqüência modulada (FM) e sugeriu o adiamento por, pelo menos seis meses, para que o governo decida pelo padrão a ser adotado.
 Essas conclusões contrariam frontalmente as avaliações anteriores do Ministério das Comunicações, que tem defendido a tecnologia Iboc como a mais adequada para a radiodifusão brasileira. André Barbosa reconhece ainda que não há critérios uniformes nos testes conduzidos pelas emissoras. E para que essa avaliação seja isenta e confiável, seria necessário que o governo constituísse um grupo incumbido de testar e comparar os resultados da tecnologia Iboc com outros padrões, com a participação majoritária de cientistas e acadêmicos da Universidade brasileira e do CPqD.
 O assessor lembrou ainda que “a Casa Civil não quer tomar nenhuma decisão de afogadilho” e que o ministro das Comunicações, Hélio Costa, está ciente das preocupações do governo, tendo sugerido até a visita de uma delegação brasileira aos Estados Unidos para reunir-se com representantes das emissoras de rádio, de universidades e do órgão regulador americano, a Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês).
 
 MINHA EXPERIÊNCIA
 Participei também como convidado, na semana passada, da mesma reunião da Comissão de Educação do Senado, e debati essa questão com senadores e com André Barbosa. Na oportunidade, relatei minha experiência pessoal com receptores digitais do padrão Iboc que instalei em meu automóvel, em São Paulo. Citei, então, os três maiores problemas detectados, na transmissão FM:
 1) atraso de oito segundos entre o sinal analógico e o digital, causando a repetição ou a eliminação de palavras essenciais ao entendimento de notícias ou à audição de música;
 2) ocorrência de ruídos e interferências em canais vizinhos, tanto em AM como em FM, especialmente à noite;
 3) diferença de alcance das transmissões analógicas e digitais: como o sinal digital tem alcance 40% menor, surgem problemas de instabilidade no limite das duas transmissões.
 A maior limitação, no entanto, é a impossibilidade atual de se produzirem receptores portáteis, porque o consumo de energia do padrão Iboc é tão grande que descarrega as baterias em duas ou três horas. Os receptores têm que permanecer plugados no carro ou na tomada doméstica, para funcionar.
 Num país onde a maioria é pobre, não será fácil convencer os ouvintes a comprar um novo receptor analógico-digital, para usufruir as vantagens futuras da nova tecnologia. Nesse aspecto, parecem remotas as perspectivas de produção de receptores digitais do padrão Iboc pela indústria brasileira por preços acessíveis à grande maioria da população. Nos Estados Unidos, mesmo com a escala já alcançada e subsídios dados pelas cadeias de rádio, o receptor custa cerca de US$ 150 para o consumidor. No Brasil, dificilmente seria vendido por menos de R$ 400.
 O rádio é praticamente a última forma de comunicação eletrônica a ser digitalizada em todo o mundo. No entanto, para surpresa de muitos, tem sido a mais difícil. O maior desafio é transmitir simultaneamente, no mesmo canal de freqüência, tanto o programa analógico quanto o digital. A única tecnologia que se propõe a fazê-lo até aqui é a da Ibiquity. Mas a empresa não conseguiu até agora eliminar os problemas identificados no Brasil e nos Estados Unidos. 
 
--------------------------------------------------------------------------------
 
Fonte: Hoje
[30/10/07]  
Sistema digital deve ser testado por três rádios
 
 Nas próximas semanas, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai enviar a duas ou três emissoras de rádio escolhidas a metodologia criada para a realização de testes com os sistemas de rádio digital.
 De acordo com o superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da agência, Ara Apkar Minassian, a escolha das rádios fica a cargo do setor. “Nós pedimos que escolhessem, entre eles, quem vai ser o cobaia para estes testes. É mais fácil do que você impor”. Para tanto, as especificações e metodologia serão entregues à Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão) e à Abra (Associação Brasileira de Radiodifusores).
 Três principais questões deverão ser avaliadas: a qualidade do sinal, a abrangência da cobertura e possíveis interferências entre emissoras do sistema digital sobre o analógico.
 O superintendente destaca que concentrar os testes em duas rádios “não significa que são as duas melhores. Não tem nada a ver. Mas tenho que fazer um teste na praça de São Paulo porque é crítica. Tenho edifícios altos e um monte de obstáculos. Se o sistema der certo em São Paulo, a tendência de dar certo em outras cidades mais planas é muito maior”.
 Ele cita também Belo Horizonte e Rio de Janeiro como cidades que têm a topografia bem diversificada. “Não pretendo remeter para 20 emissoras porque, quando você abre muito o leque, vai ter resultados dispersos”, acrescenta.
 RELATÓRIOS
 Há dois anos, a Anatel começou a autorizar emissoras a realizarem testes com sistema digital. Ao todo, 19 emissoras pediram autorização, no entanto, a Anatel não sabe dizer quantas efetivamente realizaram testes.
 Minassian conta que cada rádio testava o sistema da sua forma e o resultado dos relatórios entregues à Anatel não responderam a uma série de dúvidas sobre os sistemas. “Ninguém até agora conseguiu apresentar um resultado concreto, sólido, que possa dizer o seguinte: ‘Eu usei o sistema e ele me atendeu, não perdeu cobertura, não gerou interferência nos sistemas analógicos vizinhos’. Ninguém me apresentou isso”, diz.
 A Anatel definiu as metodologias que devem ser usadas pelas rádios nos testes. Com ela, “vamos tentar fazer isso de forma coordenada”, completa o superintendente.

----------------------------------------------------------------------------

 
Fonte: O Globo Online / Agência Brasil
[07/10/07]  
Não há prazo para fim dos testes com rádios digitais, diz Anatel

BRASÍLIA - O prazo para o fim dos testes com rádios digitais vai depender dos esforços que serão realizados por cada grupo. A afirmação é do superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ara Apkar Minassian, sobre o tempo que se levará para concluir os testes oficiais de rádio digital dentro da nova metodologia.

- Se tiver um esforço integrado com universidades, em dois, três meses, é possível ter, pelo menos, alguma finalização. Porém, o último pedido de autorização para realização de teste individual foi feito em abril deste ano. Ou seja, até abril do ano que vem, ainda haverá rádios testando - explica.

Minassian diz não querer gerar expectativas sobre quando os testes oficiais com os sistemas de rádio digital estarão prontos.

- Hoje, eu não tenho resultados confiáveis - avisa o superintendente. - O importante é ter resultados confiáveis porque a sociedade internacional vai olhá-los com lupa e não pode ter furos - afirma.

O superintendente conta que, no processo de escolha da TV digital, "muita gente questionou o resultado dos testes, mas nós tínhamos tanta confiança que confirmamos tudo e tínhamos razão. Então você não pode vacilar", diz Minassian.

Para ele, só agora, com a metodologia elaborada, é que o processo de escolha do sistema digital começa a andar.

- Estamos na estaca, se não zero, incipiente ainda. Recentemente conversamos com os radiodifusores que têm vontade de prosseguir com os testes e também com as associações de classe envolvidas.

Segundo Minassian, o prazo final será dado pelo desenrolar dos testes.

- Temos que avaliar com muita cautela esses resultados. Se, na hora de testar, surgir um imprevisto? É difícil você identificar agora os problemas que vão surgir - avalia.

O superintendente conta que a maioria da empresas - tanto AM, quanto FM - que realizaram testes individuais, optaram por testar o sistema americano Iboc. Duas a três rádios serão escolhidas para fazerem os testes oficiais.

Já o modelo europeu DRM será testado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Radiobrás. O transmissor já está com a equipe da UnB e será instalado na estação transmissora da Rádio Nacional, em Brasília. O aparelho receptor será instalado em um veículo móvel da Radiobrás. Onze rotas distintas foram traçadas para testá-lo em diversas localidades. Para iniciar os testes, a equipe aguarda a visita de um técnico alemão que finalizará a instalação dos equipamentos.

--------------------------------------------------------------------------------------

Artigos e Notícias referenciados nas mensagens anteriores:

Fonte: Agência Brasil  
[16/09/07]  
Pesquisadores demonstram preocupação com modelo de rádio digital no país por Isabela Vieira
 
Fonte: Agência Brasil  
[12/09/07]  
Padrão americano de rádio digital pode prejudicar indústria eletrônica brasileira, avalia associação por Isabela Vieira
 
Fonte: Portal G1 - Coluna do Silvio Meira
 
Fonte: JB Online / Agência Brasil
[11/09/07]  
Anatel avalia que testes com rádio digital estão incompletos 
 
Fonte: O Globo Online
[11/09/07]  
Indústria nacional quer garantir espaço no mercado de rádio digital  por Mônica Tavares
 
 
 
Fonte: Convergência Digital - Coluna "Circuito"
[11/09/07]  
Rádio Digital: sistema europeu não está descartado por Cristina de Luca (deluca@convergenciadigital.com.br)

Fonte: Computerworld

[10/09/07]  
Audiência discute nesta terça implantação da rádio digital no Brasil
 
Fonte: INFO
[28/08/07]  
Anatel não define padrão de rádio digital
 
Fonte: UAI
[04/09/07]  
Rádio digital pode eliminar empregos
 
 

Fonte: Agência Brasil
[19/08/07]  
Rádios pequenas podem desaparecer se migração for cara, alerta coordenador de fórum por Alessandra Bastos

Fonte: Caderno Link do Estadão
[19/08/07]  
Rádio digital espera definição do governo

Fonte: Thesis
[15/08/07]  
Rádio digital: alto custo  por Equipe Thesis    

Fonte: Correio do Povo
[17/08/07]  
Super RG faz jantar para 27 anos

Fonte: Agência Brasil
[14/08/07]  
Erundina diz que ministro isolou legislativo da escolha de modelo de rádio digital por Alessandra Bastos 

Fonte: Estadão
[03/08/07]  
Sistema de rádio digital só será escolhido após testes

Fonte: IDG Now!
[03/08/07]  
Receptor de rádio digital nacional custará cerca de R$ 70, afirma Costa por Redação do IDG Now!

Fonte: IDG Now
[02/08/07]  
Rádio digital nacional misturará padrões da Europa e dos EUA, diz Costa  Por Redação, do IDG Now!*

Fonte: TIInside
[02/08/07]  
Escolha de sistema de rádio digital será adiada até conclusão de testes

Fonte: Convergência Digital  
[02/08/07]  
Congresso terá de impor limites à MP do Paraguai por Luiz Queiroz

Fonte: CorreioWeb
[02/08/07]   Aparelho para escuta de rádio digital custará pelo menos R$ 60
 
Fonte: Agência Brasil
[01/08/07]  
Governo pode anunciar sistema de rádio digital sem ter o resultado dos testes por Alessandra Bastos
 
Fonte: Agência Brasil
 
Fonte: Meio&Mensagem
[01/08/07]  
Hélio Costa confirma padrão híbrido para o rádio digital por Gilberto Evangelista

Fonte: Agência Brasil
[01/08/07]    Poder público terá uma rádio digital em cada município, diz ministro
 
Fonte: Info Online
[01/08/07]  
Governo pode definir rádio digital sem testes    

Fonte: Agência Brasil
[01/08/07]  
Conselho de Rádio Digital discute modelo a ser anunciado até setembro por Alessandra Bastos

Fonte: Meio&Mensagem
[31/07/07]  
Hélio Costa e Abert se reúnem com Iboc    - Transcrição na mensagem

Fonte: Meio&Mensagem

[27/07/07]  
Sistema Brasileiro de Rádio Digital será híbrido por Alexandra Bicca, de Brasília - Transcrição na mensagem

Fonte: Blog Meira.com
[31/07/07]  rádio digital [pela porta dos fundos?] - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Clica Brasília
[26/06/07]   Sistema regional de rádio digital começa a ser testado em julho -  Transcrição na mensagem
 
Fonte: Observatório de Políticas Públicas de Infoinclusão - OPPI
[13/02/06]  
Padrão brasileiro é tão bom quanto os estrangeiros, diz pesquisador  (sobre o envolvimento da "academia" na TV Digital) - - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Revista Publicidad
[21/06/07]   Rádio digital estará no ar no Brasil a partir de 2008 - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Abert 
[30/05/07]  
Helio Costa defende produção nacional na ampliação da Rádio e TV Digitais - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Agência Brasil - Telebrás
[29/05/07]   Evento na Câmara expõe interesses no processo de digitalização do rádio no país por Yara Aquino - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Telesíntese
[29/05/07]  
Rádio digital deve continuar gratuita por Luiz Henrique Ferreira - Transcrição na mensagem
 
Fonte: MS Notícias - Mato Grosso do Sul
[29/05/07]   
Sistema norte-americano de rádio digital não é unanimidade - Transcrição na mensagem

Fonte: Última Hora News
[29/05/07]   Ministro das comunicações defende rádios comunitárias - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Agência Brasil - Radiobrás
[29/05/07]  
País deveria adiar transição para rádio digital à espera de definições tecnológicas, sugere especialista por Yara Aquino - Transcrição na mensagem
 
Fonte: TIInside
[11/05/07]  
Subcomissão discutirá implantação de rádio digital no país - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Telesíntese
[18/05/07]  
Frente Nacional em defesa da Rádio Digital alerta Anatel sobre padrão IBOC   por Luiz Henrique Ferreira  - Transcrição na mensagem 
 
Fonte: O Jornalista
[28/05/07]  
Câmara promove seminário sobre rádio digital
 - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Observatório do Direito à Comunicação
[15/05/07]  
Padrão norte-americano não serve para o Brasil, diz Frente  - Transcrição na mensagem 
 
Fonte: Observatório do Direito à Comunicação
[24/04/07]   A digitalização das ondas do rádio  por Tiago Eloy Zaidan - Observatório da Imprensa - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Agência Brasil
 [21/03/07]  
Modelo de rádio digital que será implantado no Brasil pode ser definido em 60 dias por Sabrina Craide - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Teleco
[16/03/07]  
Testes de Rádio Digital  - Relação das emissoras autorizadas - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Ciranda Internacional de Informação Independente
[23/03/07]   Documento final do II Encontro da Frente Nacional por um Sistema Democrático de Rádio e TV Digital é uma carta aberta ao governo Lula e ao povo brasileiro - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Observatório do Direito à Comunicação
[12/03/07]  
Rádio digital avança sem debate público  por Ana Rita Marini e Laura Schenkel - Redação FNDC - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Informativo Sete Pontos
Artigo Técnico:
[Mai 2007]  
O sistema de rádio digital DRM (Digital Radio Mondiale) por Takashi Tome, pesquisador em telecomunicações da Fundação CPqD e membro do SinTPq e FITTEL.
 
Fonte: JC Online
[09/05/07]  
Os padrões de Rádio Digital
Um ótimo resumo num texto de Marcelo Alencar, professor titular da UFCG e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Blog do Teleco
[23/08/06]   
Congresso discute a Radiodifusão Digital por Eduardo Tude, diretor do Teleco - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Fórum Nacional pela Democratização da ComUnicação
[29/07/06]  
Dona do padrão IBOC de rádio digital quer ampliar uso do espectro por Júlia Pitthan - Redação FNDC - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Adnews
[08/03/06]   Anatel apresenta projeto do rádio digital no Senado.  [Palestra do Conselheiro da Anatel Ara Apkar Minassian - Vale conferir com atenção!] - Transcrição na mensagem
 
Fonte: TelecomOnline
[16/05/07]  
Entidades manifestam preocupação quanto à adoção do padrão americano de rádio digital - Transcrição na mensagem
 
 Fonte: Fazendo Média
[26/02/06]   Rádio Digital: Democratização ou "Cala-boca tecnológico"?  por Bruno Zornitta e Raquel Junia - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Informativo Sete Pontos
[Out 2005]  
HC (Helio Costa) e o padrão transgênico Iboc por Claudia Abreu - Transcrição na mensagem
 
Fonte IDG Now!
[27/09/05]  
Doze emissoras de rádio testam sinal digital (link descontinuado - ler trasncrição aqui) - Transcrição na mensagem
 
Fonte: IDGNow!
[21/09/05]  
Brasil entra na era do rádio digital por Daniela Braun  (link descontinuado - transcrição aqui) - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Revista A Rede
[Set 2005]  
Rádios testam padrão digital dos EUA   (link descontinuado - ler trasncrição aqui) - Transcrição na mensagem
 
Fonte: IDGNow!
[13/09/05]  
Anatel autoriza primeiros testes de rádio digital   (link descontinuado - transcrição aqui) - Transcrição na mensagem

Fonte:
Observatório da Imprensa
[11/08/05]   RÁDIO DIGITAL - A um passo da democracia nas ondas sonoras - Transcrição na mensagem
Entrevistado: engenheiro eletrônico Higino Germani
 
Fonte: Teleco
[04/07/05]   Tutorial Rádio Digital  por Juarez Quadros do Nascimento, ex-Ministro das Comunicações e engenheiro eletricista. - Transcrição na mensagem
 
Fonte: Informativo Sete Pontos
Artigo Técnico:
[Fev 2005]   ISDB-Tsb: o padrão de rádio digital no Japão por Takashi Tome, pesquisador em telecomunicações da Fundação CPqD e membro do SinTPq e FITTEL.
 
Fonte: Informativo Sete Pontos
Artigo Técnico:
[Nov 2004]  
DAB Eureka 147 por Takashi Tome, pesquisador em telecomunicações da Fundação CPqD e membro do SinTPq e FITTEL.
 
Fonte: Informativo Eletrônico Sete Pontos
Artigo Técnico
[Dez 2004]  
IBOC – Sistema de Rádio Digital nos Estados Unidos por Takashi Tome, pesquisador em telecomunicações da Fundação CPqD e membro do SinTPq e FITTEL.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO