BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Abril 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



01/04/08

• Desagregação de redes (01) - Desagregação na Europa. E no Brasil?

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: josersp ; tele171@yahoo.com.br ; ElisM@oglobo.com.br ; Silverio Chiaradia ; carlos.roberto.maciel@gmail.com
Sent: Sunday, March 30, 2008 9:22 AM
Subject: Desagregação de redes (01) - Desagregação na Europa. E no Brasil?

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
01.
Por indicação de um participante, lemos hoje esta matéria recente, transcrita mais abaixo:
Fonte: Tele.Síntese
[20/03/08]   Desagregação de rede acelera crescimento da banda larga na Europa  
 
(...) Ela enfatizou a determinação de criar mais competição, repassando aos órgãos reguladores o poder de forçar a separação funcional das empresas, obrigando a separação dos detentores das redes de telecomunicações de suas operações. “Em sete países membros da UE, mais de 60% do mercado de banda larga está nas mãos das incumbents”, alertou Viviane. (...)
 
E lembramos desta "mensagem/post" no nosso BLOCO, também transcrito mais abaixo:
 
[13/03/08]   Pequenos provedores de Internet (6) - Opinião de Jose Roberto de Souza Pinto - Engenheiro e Consultor na área de Comunicações  

(...) A desagregação das redes locais, prevista na regulamentação de Telecomunicações, surge com um dos caminhos para acelerar o desenvolvimento deste setor na medida que incorpora inúmeras Prestadoras de Serviços de Telecomunicações neste esforço (...)

O participante pergunta:
- Por que esta alternativa de desagregação de rede local ainda não foi implementada no Brasil?
- É necessário para desenvolver a competição no país?
- Será um dos caminhos para o desenvolvimento da Banda Larga?
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson 
 
------------------------------------
 
Fonte: Tele.Síntese
[20/03/08]   Desagregação de rede acelera crescimento da banda larga na Europa     
 
A forte competição gerada pela entrada de novas empresas estimulou oito países da União Européia (UE) a ultrapassarem os níveis de penetração de banda larga verificados nos EUA e Japão, de acordo com dados divulgados ontem pela Comissão Européia (CE). A Comissão afirmou que a UE adicionou 19 milhões de acessos banda larga em 2007, o equivalente a mais de 50 mil residências por dia.
 
O crescimento pode ser ainda mais acelerado se a CE for bem sucedida em estimular a competição em países ainda dominados por antigos monopólios estatais, afirmou Viviane Reding, comissária das telecomunicações na UE.  “Temos quatro países que são líderes mundiais – Suécia, Dinamarca, Holanda e Finlândia, e oito países com taxas de penetração mais altas do que as verificadas nos EUA e Japão. Não estamos indo nada mal”, comemorou Viviane.
 
Em entrevista ontem a comissária destacou esforços para dar aos órgãos reguladores poder para forçar as detentoras das redes, as chamadas incumbents, a facilitar a entrada de novos competidores no mercado. Em países como a Alemanha ou a França, antigos monopólios estatais lutam ferozmente contra este movimento.  O mercado europeu de telecomunicações vale hoje € 300 bilhões, e representa 2% do PIB europeu, destacou a comissária.
 
Ela enfatizou a determinação de criar mais competição, repassando aos órgãos reguladores o poder de forçar a separação funcional das empresas, obrigando a separação dos detentores das redes de telecomunicações de suas operações. “Em sete países membros da UE, mais de 60% do mercado de banda larga está nas mãos das incumbents”, alertou Viviane.

---------------------------------------

[13/03/08]   Pequenos provedores de Internet (6) - Opinião de Jose Roberto de Souza Pinto - Engenheiro e Consultor na área de Comunicações

----- Original Message -----
From: josersp
To: Celld-group
Cc: Celld-group
Sent: Thursday, March 13, 2008 6:40 PM
Subject: Re:[Celld-group] Re: Pequenos provedores de Internet (6) - "Provedor de Internet" no conselho consultivo da Anatel

Carlos Roberto
Parabéns pela qualidade da sua analise sobre a competição no Brasil com destaque para a importância dos pequenos provedores de Internet para o desenvolvimento nacional.
A partir de alguns dados recentes sobre a banda larga no Brasil adiciono alguns comentários a seguir:

BANDA LARGA - BRASIL 2007 e 2010

Os dados do Barômetro da SISCO indicam cerca de 7,5 milhões de acessos em banda larga em 2007. A perspectiva para 2010, a mais otimista é de chegarmos a 15 milhões de acessos.

Num país com cerca de 190 milhões de habitantes e 55 milhões de domicílios, não é razoável 15 milhões de acessos em Banda Larga em 2010.

Com uma revolução social baseada na informação e no conhecimento o país não pode ser justo socialmente se não se envolver profundamente com os novos recursos tecnológicos colocando-os a disposição da sociedade.

No campo comercial em um mundo globalizado, ser competitivo requer que o país tenha competências e recursos atualizados, e a Banda Larga se reverte como um instrumento fundamental de comunicação e acesso à informação.

O resumo da ópera é que o mercado precisa de soluções a custos acessíveis que modifiquem este quadro trágico de evolução da Banda Larga no Brasil.

Trágico, porque afeta diversos setores da economia e operam em desvantagem e não transferem para a sociedade os benefícios da tecnologia disponível.

A desagregação das redes locais, prevista na regulamentação de Telecomunicações, surge com um dos caminhos para acelerar o desenvolvimento deste setor na medida que incorpora inúmeras Prestadoras de Serviços de Telecomunicações neste esforço.

José Roberto de Souza Pinto - Engenheiro e Consultor na área de Comunicações

-------------------------------------------

----- Original Message -----
From: Carlos Carneiro
To:
wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc:
Celld-group@yahoogrupos.com.br ; ElisM@oglobo.com.br ; tele171@yahoo.com.br ; Silverio Chiaradia
Sent: Thursday, March 13, 2008 1:11 PM
Subject: Re: [wireless.br] Pequenos provedores de Internet (6) - "Provedor de Internet" no conselho consultivo da Anatel
 
Prezado Hélio Rosa,
 
Segundo ultimo levantamento realizado pelas Associações de Provedores de Internet temos no Brasil  1.761 provedores de pequeno e médio porte que atende mais de 74% dos municípios Brasileiros.
 
A indicação do Sr. Ricardo Sanchez ao conselho da Anatel é fruto de um trabalho árduo de diversas associações que possuem provedores de acesso a internet como associados (Abramulti, Abranet, Abrappit, Telcomp, Global Info e Internet Sul) que estão trabalhando juntos visando corrigir algumas distorções, principalmente na divulgação de dados sobre o mercado.
 
O Governo e algumas empresas tem ignorado sistematicamente dados verdadeiros sobre o mercado, colocando com se os serviços das grandes operadoras sejam os únicos de internet banda larga no Brasil.
 
Os 74% acima indicados podem facilmente chegar a 100% caso a Anatel e o ministério das Telecomunicações viessem a cobrar das operadoras STFC que com uma visão e atos monopolistas impedem tecnicamente e inviabilizam financeiramente a operação de compartilhamento de infra-estrutura e desagregação da rede, pois além de expandir o mercado de banda larga, melhorar o atendimento a nível Brasil iria também expandir a concorrência nos serviços STFC pois as mesmas atitudes que tais empresas fazem com os provedores Banda Larga, fazem também com as demais operadoras STFC, e esse é o grande motivo do mercado estar cada vez mais concentrado e o povo sem opção de atendimento acaba tendo que pagar mais caro por serviços e ficar literalmente na mão das prestadoras que mesmo atendendo mal os clientes, são na maioria dos casos a unica opção.
 
Uma das maiores cobranças nos últimos anos por parte dos pequenos e médios provedores é quanto a políticas claras de estimulo a concorrência no mercado de telecomunicações, por parte do governo e da agência de regulação.
 
Estamos lendo notícias nos últimos meses sobre a Fusão da Oi x Brt e do acordo (que poucos ainda não se atentaram mas custará bilhoes de reais aos cofres públicos e conseqüentemente ao bolso da população) de distribuição de banda larga através das empresas STFC.
 
Se não abrirmos os olhos já teremos no Brasil daqui a alguns anos três empresas, e algumas poucas pequeninas empresas em poucos lugares, fornecendo internet, televisão, rádio, telefone fixo e celular, sendo que cada um em uma área geográfica e sem concorrência entre eles (ou concorrência mascarada). O povo? Continuará a sonhar por algo melhor.
 
Precisamos de políticas públicas compromissadas com o povo!!!!
 
Atenciosamente,
Carlos Roberto Maciel Carneiro
(11) 6824-6530
(22) 3311-4312

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO