BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Abril 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


06/04/08

Resumo-02 da "Semana WiMAX" - 06 Abril - "CPqD e os 700MHz" + "WiMAX na CTIA Wireless de Las Vegas"

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Jana de Paula
Sent: Sunday, April 06, 2008 7:48 PM
Subject: Resumo-02 da "Semana WiMAX" - 06 Abril - "CPqD e os 700MHz" + "WiMAX na CTIA Wireless de Las Vegas"

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
01.
Depois do "esforço de março" os destaques da semana sobre WiMAX continuam com o e-Thesis.

Já citamos a "
Cartilha Eletrônica do WiMAX" na mensagem anterior.
 
02.
Lembram-se dos "700 MHz"?
 
Sobre o tema, recomendamos fortemente a leitura desta matéria, fruto da conversa de Jana de Paula, por telefone, com Ralph Robert Heinrich, diretor de Redes de Telecomunicações do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD):
Fonte: e-Thesis
[03/04/08]   Os 700 MHz estão no roadmap do CPqD por Jana de Paula

Observação comunitária: :-)
"From" Google: 
Definições de ROADMAP na web em inglês:
- An indicative timetable identifying the parts of a specific programme's Work Programme to be opened by Calls for Proposals and the deadlines ...
- A program for future development indicating what will be developed and when.
- An increasingly popular piece of jargon, used to mean a plan made up of stages.

"O acesso em banda larga sem fio (BWA) não é um fenômeno recente. Ao contrário, esta denominação genérica para todos os sistemas via rádio em banda larga já existe há pelo menos 15 anos. Nesta época, BWA nomeava soluções proprietárias, restritas às grandes empresas aptas a pagar pelo seu alto custo, apesar de a eficiência destas aplicações sem fio nunca terem sido questionadas. Mas, dos anos 90 para cá, muita coisa mudou. O Wi-Fi se tornou um padrão aberto, o WiMAX surgiu como opção robusta e com boa relação custo benefício e, hoje, BWA 'é tudo'. Mas nem tudo são flores neste cenário. A regulamentação do uso de espectro e a necessidade de modelos de negócios rentáveis em diversos nichos levaram os atores a olhar aquém dos 3,5GHz ou 2,5GHz: ou seja, para as bandas abaixo do 1,5 GHz. Mas, parte deste espectro já está ocupada por outras aplicações de rádio e broadcast e nem todos os players estão dispostos a abrir mão delas em benefício da concorrência.

Para que o segmento de BWA se intensifique no país, é preciso uma injeção de ânimo de novos players. E isto passa pela re-utilização do espectro em banda baixa (VHF e UHF). Pois, se no caso dos 2,5GHz, os atuais ocupantes das faixas de freqüência, ou seja, as operadoras de MMDS (Multichannel Multipoint Distribution Service) são partes interessadas numa mudança de regras que beneficie novas aplicações, este não é o caso, por exemplo, dos 700 MHz. No Brasil, esta faixa de radiofreqüência está dedicada pela Anatel aos radiodifusores (TV digital). E apesar de ser bastante ampla, a proposta de destiná-la ao WiMAX ou a outra tecnologia de BWA, com transmissão de dados, ainda encontra muita resistência, não só da parte dos radiodifusores, mas do próprio Ministério das Comunicações, que afirmou que não pretende 'mexer' nestas faixas antes de 2015, quando deverá estar consolidado o mercado brasileiro de TV digital."

Os demais tópicos deste artigo são:
- Evolução do BWA
- Espectro
- Modelos de negócios
- Questão de mercado
- O roadmap do CPqD

Ler mais em
Os 700 MHz estão no roadmap do CPqD

03.
Outras matérias do e-Thesis na semana:

[04/04/08]   Ofcom licita 2,6GHz para IMT2000  por WiMAX Day  

[03/04/08]   Sprint esconde o jogo? por e-Thesis

[03/04/08]   O papel do WiMAX na rede municipal por Jeff Orr

[03/04/08]   Alcatel-Lucent 1ª rede WiMAX na América do Norte por e-Thesis

[20/02/08]   N810: o 1º com WiMAX por e-Thesis

04.
Matérias da mídia na semana (transcrições abaixo):

Fonte: TIInside
[04/04/08]  
WiMAX ofusca LTE em Las Vegas

(...) Se no último Mobile World Congress, em Barcelona, mal se ouviu falar em WiMAX, o mesmo não pode ser dito da CTIA Wireless 2008, maior conferência de telefonia móvel dos EUA, realizada nesta semana em Las Vegas. Na feira americana, o WiMAX está por toda parte. Parece que a chamada quarta geração (4G) vai opor EUA e Europa mais uma vez, tal como aconteceu na briga entre GSM e CDMA no 2G. (...)

Fonte: B2B Magazine
[04/04/08]  
Nokia apresenta aparelho com WiMax
 
Fonte: Computerworld
[04/04/08]  
WiMAX será algo grande, com ou sem Sprint, diz Motorola
 
Fonte: Convergência Digital                         
[04/04/08]  
Verizon anuncia rede nacional em LTE nos EUA por Ana Paula Lobo
 
Fonte: Agência Estado
[04/04/08]  
Embratel terá serviços via rede sem fio WiMax
 
Fonte: Último Segundo - Mundo Virtual
[03/04/08]  
Motorola vai demitir 2,6 mil no mundo; corte é de 10 mil desde 2007
 
Fonte: Agência Estado  
[03/04/08]   Embratel lança serviço de banda larga sem fio WiMax
       
Fonte: IT Web
[03/04/08]  
Internet móvel ainda enfrenta desafios por Richard Martin/Information Week EUA

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson 

---------------------------------------------------------

Fonte: TIInside
[04/04/08]  
WiMAX ofusca LTE em Las Vegas

Se no último Mobile World Congress, em Barcelona, mal se ouviu falar em WiMAX, o mesmo não pode ser dito da CTIA Wireless 2008, maior conferência de telefonia móvel dos EUA, realizada nesta semana em Las Vegas. Na feira americana, o WiMAX está por toda parte. Parece que a chamada quarta geração (4G) vai opor EUA e Europa mais uma vez, tal como aconteceu na briga entre GSM e CDMA no 2G.
 
Parte dessa sensação se deve ao marketing dos interessados, já que boa parte da propaganda em torno do WiMAX na CTIA Wireless é bancada pela Sprint Nextel. A operadora americana lançará no segundo semestre um serviço de banda larga móvel com essa tecnologia em várias cidades norte-americanas sob a marca “Xohm”. Quem chega de monorail ao centro de convenções de Las Vegas dá de cara com uma loja da Sprint e vários painéis da operadora.
 
Ao se registrar na feira, o visitante recebe um guia da CTIA patrocinado pela Xhom que traz o seguinte slogan para promover o WiMAX: “Imagine um hotspot do tamanho de uma cidade”. No pátio que liga os dois principais halls da feira e onde ficam os restaurantes, há um estande do WiMAX Forum no qual são descritas as experiências de sucesso com a tecnologia ao redor do mundo. Obviamente, o presidente da Sprint Nextel, Dan Hesse, foi um dos keynote speakers da CTIA. “Com WiMAX estamos dois anos à frente dos concorrentes. Vamos construir a maior e mais aberta rede de banda larga móvel dos EUA”, disse Hesse.
 
Mas a propaganda do WiMAX não se limitou ao esforço da Sprint Nextel. A Samsung, por exemplo, dedicou uma grande parte de seu espaço na feira para apresentar os produtos WiMAX. Entre eles, há o Q1 Ultra, que o fabricante coreano classifica como um “ultra mobile PC” - parece, na verdade, um mini-laptop ou um grande internet tablet. O Q1 Ultra tem conexão WiMAX em 2,3 GHz e 2,5 GHz, processador de 1 GHz e 60 Gb de memória. A Samsung também apresentou um celular que é WiMAX e EV-DO ao mesmo tempo, o SPH-M8200; um modem USB que é WiMAX e HSDPA, o SPH-H1300; e um internet tablet WiMAX com GPS integrado, o SWT-W100K. Outros fabricantes, como Motorola e Nokia, também apresentaram produtos para WiMAX.
 
A Nokia anunciou o lançamento no meio do ano de uma versão de seu internet tablet N810 agora com WiMAX. O preço deve ser em torno de US$ 500.
Do lado do LTE (Long Term Evolution), principal concorrente do WiMAX, merece destaque o espaço dedicado à tecnologia apresentado pela Alcatel Lucent, em parceria com a NEC. A Ericsson também dedicou espaço ao LTE, embora menor. Fernando Paiva, de Las Vegas.
 
---------------------------
 
Fonte: B2B Magazine
[04/04/08]  
Nokia apresenta aparelho com WiMax
 
A Nokia apresentou seu mais recente dispositivo Nokia Nseries: o modelo N810 Internet Tablet - WiMAX Edition, é o primeiro da companhia compatível com as novas redes móveis de alta velocidade e de grande abrangência, o WiMAX. O aparelho permite que os usuários tenham a experiência de acesso pleno e sem barreiras à Internet, mesmo quando em movimento.
 
Pela primeira vez a plataforma “Internet Tablet” é combinada à próxima geração da banda larga sem fio, que expande a conexão rápida e fácil à Internet para além do alcance dos chamados “hot spots”. O Nokia N810 WiMAX Edition deve estar disponível nos Estados Unidos durante o terceiro trimestre de 2008, em áreas onde há conectividade de WiMAX.
 
Ao contrário das tecnologias de área local de ponto único atuais, como o Wi-Fi, que têm alcance de apenas algumas centenas de metros, redes WiMAX são formadas por diversas estações de base interconectadas, cada uma com raios de abrangência de até 3,5 km a 4,5 km. Elas permitem trocas entre estações de base à medida que os usuários se movem em uma região ou área metropolitana. Além disso, redes WiMAX integram tecnologia projetada para maximizar a qualidade do serviço.
 
-------------------------------------------------
 
Fonte: Computerworld
[04/04/08]  
WiMAX será algo grande, com ou sem Sprint, diz Motorola'

O suporte financeiro para o novo serviço de WiMAX de alta velocidade sem fio, o Xohm, da Sprint Nextel, ainda pode ser questionado, mas a Motorola continua enxergando um mercado forte para a nova tecnologia, com ou sem a operadora.
“Seja com o suporte da Sprint ou sem ele, o WiMAX é um caminho sem volta”, diz Daniel Moloney, presidente da área de mobilidade doméstica e de redes da Motorola, divisão responsável pelos produtos WiMAX. “Existe um grande mercado global para essa tecnologia”, avalia.
A Motorola fabrica os produtos que a Sprint está implementando em seus testes e lançamentos do Xohm, e já provê os equipamentos para o desenvolvimento do serviço em outros países.
Moloney disse estar ciente dos esforços da Sprint para atrair investimentos de 1,5 bilhão de dólares ou mais pelas empresas de cabo na iniciativa Xohm, que deve custar 5 bilhões de dólares ao todo. Mas Moloney disse não estar por dentro dos detalhes sobre o andamento dessas negociações, nem os motivos pelos quais nenhum tipo de acerto foi concluído até a última segunda-feira (31), data limite imposta pela Sprint para as companhias de cabo envolvidas.
 
De sua parte, a Sprint não comentará os planos de atrair investidores, embora uma fonte ligada à companhia tenha dito ao Computerworld que a Sprint teria adiado esse prazo. Barry West, presidente da divisão Xohm, disse na terça-feira (1) que estava otimista em relação ao serviço, mas em entrevista ao IDG News Service, no dia seguinte, ele afirmou que o Xohm deve atrasar o seu lançamento comercial, previsto para abril. O executivo não revelou qual seria a nova data para esse lançamento.
 
West atribuiu o atraso a problemas na configuração dos links de internet por trás das porções WiMAX da rede. Testes estão em andamento em Chicago e Washington, segundo o executivo afirmou.
Moloney concordou com diversos analistas financeiros, que afirmam ser lógico o interesse das empresas de cabo no investimento em WiMAX, uma vez que isso garante aos provedores uma extensão de serviços sem fio aos clientes que já assinam suas ofertas por cabo. Ele disse que já existe uma tendência no sentido de as empresas de cabo ingressarem na arena das telecomunicações, combinando suas redes com e sem fios. Ele destacou, como um exemplo, as ações da Telefônica, em Madrid, e da Singtel, em Singapura. “Há interesse em unir as tecnologias”, afirma.
A Motorola está interessada em produzir tecnologia para ambos o WiMAX e a LTA (Long Term Evolution), que deve ser um grande concorrente no caminho do WiMAX. O LTE é suportado tanto pela AT&T como pela Verizon Wireless, segundo informou Moloney.
O executivo disse que a Sprint gostaria de ter dado apoio ao LTE, mas poderia ser mais rápida com o WiMAX, uma vez que este poderia ser lançado mais rapidamente, já que a Sprint já detém o espectro de 2,5 GHz pelo qual o sinal de WiMAX será transmitido. “Eles poderiam ter uma tecnologia implementada hoje ou esperar dois oi três anos pela LTE”, avalia.
Embora a Motorola esteja dando suporte tanto ao WiMAX quanto ao LTE, Moloney faz questão que os investidores e outras pessoas saibam que o WiMAX será uma tecnologia de rede muito forte, especialmente em países em desenvolvimento, como o Paquistão, onde um lançamento está a caminho.
O destino do Xohm, da Sprint, parecia ser uma curiosidade na mente de outros executivos na CTIA, incluindo profissionais da AT&T. Ralph de la Veja, CEO da AT&T Mobility, foi generoso com a Sprint quando questionado sobre o destino da Xohm. Mas ele assegurou que a At&T continuará conquistando clientes à medida que desenvolve sua rede baseada em LTE. “WiMAX não é uma ameaça”, disse de la Veja aos repórteres e analistas no evento.
A AT&T planeja que sua rede LTE seja capaz de alcançar velocidades de até 28 Mbits/segundo dentro dos próximos anos. A velocidade é muito superior à obtida atualmente.
 
------------------------------------------------
 
Fonte: Convergência Digital                         
[04/04/08]  
Verizon anuncia rede nacional em LTE nos EUA por Ana Paula Lobo*
 
Em conferência com analistas e investidores realizada nesta sexta-feira, 04/04, segundo o portal Cnet.News,  o CEO da Verizon Communications, Ivan Seidenberg, e o CEO da Verizon Wireless, Lowell McAdam, informaram que planejam usar a licença recém-comprada em 700 MHz para construir uma infra-estrutura nacional de Quarta Geração, baseada na tecnologia LTE (Long Term Evolution), que permite downloads a 75 Mbps.
 
Objetivo da companhia é tornar o serviço 4G comercial até o final de 2011. As informações do executivo ratificam a estratégia adotada pela gigante norte-americana. A companhia começou, recentemente, um piloto com LTE, em parceria com a Vodafone e com a China Mobile e trabalha também para finalizar a padronização da tecnologia.
 
A idéia da operadora é definir a escolha dos fornecedores da nova rede no segundo semestre de 2009, para tornar o serviço comercial em 2010, em algumas cidades, e nacional, em 2011. Apenas na aquisição do espectro - no recente leilão realizado pela FCC, a agência reguladora do setor de telecom dos Estados Unidos, a Verizon investiu US$ 9,3 bilhões.
 
O LTE já foi aprovado, em novembro, como o novo padrão da indústria GSM para a evolução das redes de Terceira Geração, e neste momento, está na reta final de padronização. Vários fornecedores, entre eles, a Qualcomm, a Alcatel-Lucent, que inclusive fechou uma joint-venture com a NEC, para atuar, especificamente nesta área, e a Ericsson já desenvolvem produtos para atender a evolução deste mercado.
 
No 3GSM World, realizado em fevereiro em Barcelona, o LTE foi colocado como um "rival" do mundo WiMAX. O CEO da Vodafone, Arun Sarin, por exemplo, foi taxativo ao afirmar que a indústria fomentadora do WiMAX perdeu tempo, enquanto à realizadora do LTE foi ágil e mostrou melhor desempenho.
*Com informações do portal Cnet.News

--------------------------------------------------
 
Fonte: Agência Estado
[04/04/08]  
Embratel terá serviços via rede sem fio WiMax

Brasília - A Embratel lançou ontem, em Brasília, um novo serviço de telefonia fixa e de acesso à internet usando a rede de tecnologia de banda larga sem fio WiMax. Os produtos são para o mercado corporativo, principalmente pequenas e médias empresas. Até o fim do mês, os serviços estarão disponíveis em 12 capitais, incluindo São Paulo.
Serão oferecidos dois pacotes: um de R$ 129,00 por mês, que inclui duas linhas telefônicas e acesso à internet a uma velocidade de 512 Kbps (quilobits por segundo), e outro de R$ 189,00 mensais, com quatro linhas de telefone e aceso à internet à velocidade de 1 Mbps (megabits por segundo).
 
A expectativa do presidente da Embratel, José Formoso, é atingir até o fim do ano 30 mil clientes em 61 cidades. Em três anos, a Embratel deve investir R$ 600 milhões no sistema, dos quais R$ 175 milhões já foram aplicados na instalação da infra-estrutura em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Goiânia, Porto Alegre, Rio, Salvador, São Luís e São Paulo. Em 2009, a idéia é ampliar a rede para 200 municípios. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AE)
 
--------------------------------------------

Fonte: Último Segundo - Mundo Virtual
[03/04/08]  
Motorola vai demitir 2,6 mil no mundo; corte é de 10 mil desde 2007
 
A Motorola anunciou que vai cortar mais 2,6 mil empregos, elevando para 10 mil o total de vagas que a companhia eliminou desde o início de 2007. A empresa, que está lutando contra uma forte queda na venda de celulares, afirmou que espera ter encargos antes de impostos de US$ 104 milhões no primeiro trimestre, em razão dos custos de rompimento com os funcionários demitidos.
 
As demissões são a primeira onda do plano de redução de US$ 500 milhões em custos para este ano. "Os cortes na força de trabalho deverão disponibilizar recursos financeiros para investimentos estratégicos em negócios e vão alinhar os custos operacionais e as despesas com o crescimento dos negócios", declarou a companhia em um comunicado.
 
A Motorola afirmou que todos os três segmentos de negócio em que atua, assim como as várias funções corporativas, serão afetados por esses planos.
 
Em 31 de dezembro, a Motorola tinha 66 mil funcionários em todo o mundo, de acordo com seu relatório anual, divulgado em fevereiro. Com base nesses dados, os 2,6 mil empregos cortados representarão cerca de 3,9% de redução na força de trabalho da empresa.
 
Incluídos nas 2,6 mil vagas a serem cortadas estão 700 empregos eliminados como conseqüência da decisão da Motorola de encerrar as operações de produção de aparelhos celulares em Cingapura até o fim deste ano. Também estão incluídos 354 empregos em Plantation, na Flórida, onde aparelhos para WiMax estão sendo desenvolvidos.
 
Na semana passada, a Motorola havia afirmado que vai se dividir em duas empresas, separando sua unidade de Aparelhos Móveis dos negócios de Soluções de Banda Larga e Mobilidade. As informações são da Dow Jones.

------------------------------------------
 
Fonte: Agência Estado  
[03/04/08]   Embratel lança serviço de banda larga sem fio WiMax

 ImprimirEnviarCorrigirFale ConoscoA Embratel anunciou nesta quinta-feira o lançamento de um novo serviço de telefonia fixa e de banda larga usando a rede de tecnologia de banda larga sem fio WiMax. O serviço pretende atingir pequenas e médias empresas nas 12 cidades onde a nova infra-estrutura está inicialmente instalada, incluindo São Paulo.
 
Serão oferecidos dois pacotes: um de R$ 129,00 por mês, incluindo duas linhas telefônicas e acesso à internet a uma velocidade de 512 Kbps (kilobits) por segundo, o outro de R$ 189,00 mensais, com quatro linhas de telefone e aceso à internet à velocidade de 1 Mbps (megabits) por segundo.
 
A expectativa do presidente da Embratel, José Formoso, é atingir até o fim do ano 30 mil clientes em 61 cidades. Em três anos, o grupo deverá investir R$ 600 milhões no sistema, dos quais R$ 175 milhões já foram aplicados na instalação da WiMax em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Goiânia, Porto Alegre, Rio de janeiro, Salvador, São Luís, além de São Paulo. Em 2009, a Embratel pretende ampliar a rede para 200 municípios.
 
Formoso explicou que o uso da tecnologia WiMax completa a estratégia da empresa de ampliar sua participação na telefonia local. O executivo lembrou que logo após a privatização da telefonia, a Embratel oferecia apenas serviços de telefonia de longa distância, como chamadas internacionais (DDI) e interurbanas (DDD).
 
O presidente da Embratel assinalou que a empresa tem todo o interesse em participar de novos leilões de freqüências de WiMax. As freqüências lançadas hoje foram obtidas em leilão da Anatel realizado em 2003. Em 2006, a Anatel fez nova licitação, que acabou sendo suspensa pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por considerar baixo o preço mínimo estipulado pela agência. A Anatel deverá retomar a licitação este ano com novas regras.
 
Também ainda em 2008 o Brasil terá serviços de banda larga sem fio usando outra tecnologia, aplicada na terceira geração (3G) da telefonia celular

---------------------------------------------------------------
       
Fonte: IT Web
[03/04/08]  
Internet móvel ainda enfrenta desafios por Richard Martin/Information Week EUA
 
Fabricantes como Intel, Motorola e Nokia ofereceram uma amostra da internet móvel, mas não conseguiram dizer quando se torna realidade
 
Após estar alguns anos em evidência em feiras e conferências, a internet móvel do futuro apareceu nas telas dos celulares durante o evento CTIA Wireless, que acontece em Las Vegas, esta semana.
 
A Intel, Motorola e a start-up de WiMAX Clearwire ofereceram aos jornalistas um passeio em um SUV da GM equipado com uma conexão WiMAX com velocidade de 2 Mbps. E companhias como Microsoft e Nokia demonstraram tecnologias e serviços que dão a consumidores e profissionais uma experiência equivalente à da internet fixa em dispositivos móveis – em qualquer lugar, a qualquer hora e a qualquer velocidade.
 
“Esta é uma mudança que vai redesenhar o futuro de nossa indústria e determinar o sucesso, evitando a falência, de nossas companhias “, disse Arun Sarin, CEO da Vodafone, como keynote do evento. “A internet móvel está aqui de verdade, e está acontecendo agora”.
 
Um dia antes da CTIA, a Microsoft revelou sua versão mais nova de seu sistema operacional para mobilidade, o Windows Mobile 6.1, que inclui a última edição do Internet Explorer Mobile e promete oferecer navegação em dispositivos móveis a um “nível de desktop”.
 
A Nokia, maior fabricante de celulares, apresentou seu primeiro aparelho equipado com conectividade WiMAX, o N810 Internet tablet. O dispositivo vai rodar na rede futura rede WiMAX da Sprint, chamada Xohm, cujo lançamento comercial está previsto para este ano, nos Estados Unidos. A Xohm dá a sua provedora  uma “vantagem de dois anos em time-to-market”, sobre as tecnologias de banda larga wireless denominadas 4G, incluindo a Long Term Evolution (LTE), afirmou Dan Hesse, CEO da Sprint, como keynote da CTIA.
 
Mas a verdadeira internet móvel encontra desafios. “Se há uma massa de mercado para ser desenvolvida em banda larga wireless, não há espectro adequado” disponível nos Estados Unidos, mesmo depois do recente leilão de 700 MHz ocorrido no país. A afirmação é de Marshall Pagon, CEO da start-up de WiMAX Xanadoo.
 
E o desenvolvimento da Xohm foi afetado pelas turbulências que a Sprint enfrentou durante no ano passado, e sua estréia em poucas grandes cidades norte-americanas, como Chicago and Washington, D.C., ainda será postergada para meados do ano.
 
O sucesso da Xohm será determinado pelo quanto a Sprint tiver sucesso em seu negócio core, de celulares – e se a companhia conseguir fechar um acordo com a Clearwire e com a Comcast para ajudar a custear o investimento.
 
Há também disputas de padrões aparecendo na banda larga wireless. Sarin, da Vodafone, defendeu em seu discurso que o WiMAX seja considerado como “como parte da seção TDD [Time Division Duplex] do padrão LTE”. A posição arrancou aplausos fervorosos da platéia da CTIA, mas não é vista como favorável à Sprint e outros que estão bancando o WiMAX.
 
E mesmo que a nova era chegue, as formas antigas de tecnologia podem ser mais confiáveis. Para demonstrar o N810, a Nokia suspendeu os jornalistas a 180 pés acima do Vegas Convention Center. Os dispositivos funcionaram bem – mas não estavam usando WiMAX. Foram conectados por Wi-Fi, já que a Nokia não estava autorizada a usar a rede temporária configurada pela Motorola e Clearwire.
 
 -----------------------

Fonte: Info Online - Gadget Info
[02/04/08]  
No 1º de abril, Nokia anuncia N810 com WiMAX (clique para ver a foto na fonte)  :-)
 
A Nokia vai produzir uma versão especial com WiMAX do tablet de mão N810. Apesar de divulgar o lançamento no dia da mentira, a informação é pra valer. Segundo a empresa, o produto estará disponível nos EUA ainda em 2008.
 
Com a nova opção de conectividade, o dispositivo será capaz de navegar a 2,4 Mbps, em média, e baixar arquivos com taxas de transferência de até 10 Mbps. Tudo isso onde existir cobertura WiMAX, é claro. Além de WiMAX, a versão ultraveloz do N810 navega em Wi-Fi e, com o auxílio de celulares com Bluetooth, por redes EDGE e HSDPA.
 
O N810 tem tela sensível ao toque de 4,1 polegadas, 2 GB de memória interna, slot para cartão microSD, GPS, webcam e roda um sistema baseado em Linux. Com uma dessas belezinhas em mãos é possível conversar por VoIP, fazer videoconferências e tocar música. Só falta ler documentos do Office.
 
------------------------

Fonte: TIInside
[01/04/08]  
D-Link fatura US$ 97 milhões no Brasil em 2007
 
A D-Link Brasil, fornecedoras de equipamentos de redes para o mercado corporativo, fechou 2007 com faturamento de 97 milhões de dólares, o que representa 38% de crescimento em relação a 2006. A previsão da empresa é encerrar 2008 com a mesma taxa de expansão. No mercado mundial, a D-Link Corporation faturou 1,38 bilhão de dólares.
 
“Os negócios da D-Link acompanharam o bom momento do mercado brasileiro de conectividade e a empresa cresceu de forma considerável nas vendas de varejo e na comercialização de produtos para a área de telecomunicações”, comemora Alexandre Wu, diretor geral da D-Link Brasil.
 
De acordo com o executivo, a companhia está sempre em busca de novidades, principalmente no setor de telecomunicações. “Para 2008, apostamos nas tecnologias VDSL, GPON e CPE's WiMax, que já é uma realidade no mercado brasileiro”, assinala Wu.
 
Neste ano, como parte da sua estratégia de negócios e em busca de atingir sua meta de crescimento, a companhia inicia a venda de produtos e serviços para médias e grandes empresas. Para isso, a empresa anunciou a criação de uma nova área de negócios, denominada Business Solutions, que será responsável por 20% do faturamento total em 2008. Em 2010, esta área deverá responder por uma fatia de 35% da receita.
 
A D-Link terá 45 novos VARs na área de Business Solutions. O atendimento comercial será especializado por área de negócio (Comércio, Educação, Finanças, Governo, Indústrias e Saúde). Da Redação

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO