BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Abril 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



17/04/08

• "A velocidade do 3G - ou a falta de" (02) - Elis entrevista presidente da TIM

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, April 17, 2008 9:39 AM
Subject: "A velocidade do 3G - ou a falta de" (02) - Elis entrevista presidente da TIM
 

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Olá, Paulo Novais e Ailton Santana!
Obrigado pelas repercussões (transcritas lá embaixo).
 
Elis Monteiro postou novas informações sobre o "3G da TIM" em seu blog:

Fonte: Telefonia & Etc - Blog de Elis Monteiro
[16/04/08]   Saiu o 3G da TIM  (clique para consultar a íntegra do "post")

(...) Quanto à banda larga, haverá oferta de planos 3G com acesso ilimitado - a primeira opção sai por R$ 99,90 (até 1Mbps) e R$ 159,90 por 7Mbps (confesso que esta parte eu não entendi, uma vez que o HSDPA não chega a tanto, mas vou esclarecer as dúvidas pendentes com a TIM ainda hoje). Eu, sinceramente, não acredito em 7Mbps em HSDPA, pelo menos não agora e não aqui. (...)
 
Depois Elis entrevistou o presidente da TIM para sanar as dúvidas:
 
Fonte: Telefonia & Etc - Blog de Elis Monteiro
[16/04/08]   Presidente da TIM: 3G em 850MHZ não é tapa-buracos  (transcrição mais abaixo)
 
(...) Mario Cesar falou também sobre os problemas enfrentados pela concorrência (nota da redação: aqui, falamos da Claro) quanto à qualidade dos serviços 3G já oferecidos aos clientes. Perguntando se ele tem medo de a TIM passar pelos mesmos problemas, Mario Cesar disse que é preciso ter em mente que quando se adquire um plano de banda larga fixa, a velocidade "vendida" pela operadora é sempre a máxima e que a velocidade real vai depender da quantidade de clientes; quanto maior este número, mais devagar será a conexão, já que ela é compartilhada. (...)
 
Se a TIM justificou a CLARO... já viu, né!  :-))
 
Perguntinhas:
"Genérica e didaticamente", como funciona esse negócio de "depender da quantidade de clientes"?
Como é a "contagem"? Clientes totais, por área, por ERB?
Há uma velocidade mínima no contrato?
Tem um "relé" (ops!, sorry, é a idade) que bloqueia novos clientes quando atingidos os limites?  :-))  :-))
Tem "overbooking" como nas passagens aéreas?  :-))
(Da web: O overbooking ocorre quando um número maior de passageiros caracterizados como prováveis "no show" comparece para o embarque).

Para fazer uma iniciação em "planejamento celular" sugerimos a leitura de um excelente artigo técnico mas com muitos conceitos didáticos, palatáveis para não iniciados:  :-)

Marcio Eduardo da Costa Rodrigues
Telefonia Celular
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
-----------------------------------
 
Fonte: Telefonia & Etc - Blog de Elis Monteiro
[16/04/08]   Presidente da TIM: 3G em 850MHZ não é tapa-buracos
 
Meus amigos, conversei agora mesmo com o Mario Cesar Pereira de Araújo, presidente da TIM, sobre o lançamento da rede 3G da operadora. Como disse no post anterior, a operadora anunciou a exploração da freqüência de 850MHz, que já possuía, para a oferta de serviços de terceira geração, como acesso a banda larga móvel, vídeo chamada, serviços de vídeo e TV pelo celular e muitas outras aplicações que ganham vida a partir de redes mais velozes.
 
A operadora, no entanto, esperava lançar, ao mesmo tempo, sua rede em freqüência 2.1GHz, leiloada pela Anatel especialmente para ser usada em serviços 3G. Segundo Mario Cesar, a operadora já tinha marcado o lançamento de seus serviços 3G nas duas freqüências (850MHz e 2.1GHz) para o dia 16 de abril (ou seja, hoje) antes mesmo da data prevista pela Anatel para assinatura dos contratos do 3G adquiridos no leilão. A decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), no entanto, frustrou os planos da operadora, que já havia mandado inclusive convites e comunicados a fornecedores sobre o evento.
 
Assim, a operadora manteve a data, ou seja, lançou sua rede 3G hoje, mas perderá o prazo para a chegada do 3G no Rio e em São Paulo, onde ela não pode atuar em 850MHz (apenas em 2.1GHz), antes do Dia das Mães, a segunda data mais importante do ano para este mercado.
 
Indagado se o lançamento da rede 850MHz não seria uma espécie de "tapa-buracos" para não ficar muito atrás da concorrência, Mario Cesar disse que o cliente não precisa (nem deseja) saber que freqüência está sendo usada na prestação do serviço.
 
- O cliente não quer saber a freqüência. Não existe tapa-buraco porque a tecnologia é a mesma (HSDPA, 3G). O que o cliente precisa saber é o que vamos oferecer a ele, o que vai melhorar para ele. Não queremos mostrar o lançamento do 3G mas sim a chegada de novos aplicativos. Por isso, buscamos os melhores parceiros na área de TV, vídeo, internet, dentre outros. Não adianta oferecer banda larga se o cliente não vai saber o que fazer com ela. O que interessa são os serviços.
 
Mario Cesar falou também sobre os problemas enfrentados pela concorrência (nota da redação: aqui, falamos da Claro) quanto à qualidade dos serviços 3G já oferecidos aos clientes. Perguntando se ele tem medo de a TIM passar pelos mesmos problemas, Mario Cesar disse que é preciso ter em mente que quando se adquire um plano de banda larga fixa, a velocidade "vendida" pela operadora é sempre a máxima e que a velocidade real vai depender da quantidade de clientes; quanto maior este número, mais devagar será a conexão, já que ela é compartilhada. Mas que na banda larga móvel, citando diretamente o HSDPA, a velocidade que se pode alcançar é até de 7.2mbps, sendo que pesquisas da Ericsson (fornecedora oficial de HSDPA) indicam que as placas alcançam em média 2mbps, nunca menos que isso.
 
- As limitações ocorrem em todo processo de construção de novas redes. Isso faz parte da tecnologia, tanto fixa quanto móvel - completou o presidente da TIM.
 
------------------------------
 
----- Original Message -----
From: paulo novais
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, April 16, 2008 2:13 PM
Subject: Re: [Celld-group] "A velocidade do 3G - ou a falta de" (01)
 
Tenho aspectos a considerar:
 
Vendas dos planos:
A dita "baixa velocidade do 3G" das operadoras, pode está sendo motivada pela decepção dos assinantes que contratam um serviço de por exemplo de 1Mbps e apenas conseguem taxas inferiores a 200Kbps. Não existe milagre, os assinantes não vão conseguir a taxa contratada 100% do tempo, por vários motivos, um deles pode ser verificado no próprio contrato:
 
Os planos 3G informam a taxa mínima de conexão, normalmente 10% do valor da taxa contratada e uma quantidade máxima de dados em Gbytes que o assinante pode trafegar por mês utilizando a tecnologia 3G (HSDPA).
Finalizado essa quantidade de dados mensais o assinante passa automaticamente a trafegar dados pela rede 2G EDGE que em relação ao HSDPA é bem mais lento em ( 200Kbps- 64Kbps).
Talvez na hora da compra do serviço isso não esteja ficando claro para o assinante.
 
Ajustes da Rede:
Toda rede quando entra em operação não está totalmente otimizada, pois possui uma quantidade limitada de sites, ajustes que só podem ser realizados com a rede viva (com assinantes), etc. O que está ocorrendo com a ativação da rede 3G se compararmos com a entrada em operação da rede 2G GSM é que a rede 3G é muito mais sensível a interferência e essa interferência é bastante perceptível na qualidade do serviço fornecido ao usuário (problema da poluição de piloto), com isso o projeto inicial da interface aérea deve ser bem mais criterioso. 
 
Outro problema é o dimensionamento da interface Iub ( ligação da Node B e a RNC). Para fornecer a velocidade de projeto, a interface Iub deve estar bem dimensionada.  Como o aluguel ou o fornecimento dessa interface possui um custo elevado para as operadoras, o procedimento padrão é dimensionar essa interface de forma a prover uma capacidade de dados intermediária e aos poucos, de acordo com o tráfego da Node B, aumentar sua capacidade.  Da mesma forma temos diversas outras interfaces na rede 3G que seguem a mesma premissa para o projeto inicial.
 
Contudo, acredito que, com o crescimento das redes 3G, os problemas de baixa velocidade serão minimizados.
ATS.
Paulo
 
-------------------------------
 
----- Original Message -----
From: Ailton Santana
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, April 16, 2008 2:52 PM
Subject: Re: [Celld-group] "A velocidade do 3G - ou a falta de" (01)
 
Oi,
concordo com o Paulo. O problema aqui não é da tecnologia, mas sim de planejamento inicial. Depois que a Claro otimizar sua rede, as velocidades vão aumentar, mas o que acontece com a Claro hoje serve de alerta para as outras operadoras.
Sds,
Ailton Santana
TechK Treinamento
www.techk.com.br

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO