BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Abril 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



18/04/08

• Google contrata + Redes Baysianas

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, April 18, 2008 9:29 PM
Subject: Google contrata + Redes Baysianas
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
O Google continua contratando - achamos que nunca parou nem vai parar tão cedo!!!  :-)

Vejam a primeira matéria abaixo:

Fonte: Plantão INFO
[17/04/08]   Google troca currículo por camiseta no FISL por Luiz Cruz

O Plantão INFO não deu mas, após a notícia, o "Serviço ComUnitário" informa a página de Ofertas de empregos do Google.  :-))
 
Redes Bayesianas?
Quequéisssô?  :-)
Que tal uma ambientação em Inteligência Artificial?
 
Fonte: CVA - RICESU
O Estado da Arte em Inteligência Artificial (transcrição abaixo)
 
(...) Atualmente a utilização das Redes Bayesianas tem crescido bastante para a resolução de problemas relacionados a WEB. A filtragem de SPAM, usualmente feita através da utilização de filtros que não contém inteligência, está, com projetos como o Bogofilter (RAYMOND, 2003), se utilizando de mecanismos de Inteligência Artificial para aumentar a sua eficiência. (...)
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
---------------------------------------
 
Fonte: Plantão INFO
[17/04/08]   Google troca currículo por camiseta no FISL por Luiz Cruz
 
Google no FISL: leve uma camiseta e ganhe um emprego
A empresa está aproveitando o Fórum Internacional de Software Livre para recrutar profissionais.
 
PORTO ALEGRE - Quem passou pelo estande do Google no FISL, que acontece nesta semana em Porto Alegre, teve de abrir caminho em meio a uma pequena multidão. O que atraiu tanta gente foi uma promoção inusitada. A empresa distribuia um folheto com os dizeres "Troque seu currículo por uma camiseta". Isso mesmo. Você envia seu currículo para ser cadastrado no Google. Depois é só passar pelo estande e retirar a camiseta.
 
As vagas são para engenheiro de software, gerente técnico, gerente de produto, gerente de operações, e administrador de sistemas Linux/Unix. Pensando em se candidatar? É bom dar uma olhada nos pré-requisitos. O engenheiro de software, por exemplo, deve encarar problemas de escalabilidade com uma quantidade enorme de dados e rápido crescimento da base de usuários, recursos de busca, aprendizado de máquina e redes neurais/bayesianas. Logo, se você é bom em redes bayesianas, aproveite!
Luiz Cruz, do INFOLAB
 
--------------------------------
 
Fonte: Google
Ofertas de empregos
 
A popularidade do premiado mecanismo de pesquisa do Google está crescendo rapidamente em todo o mundo. Estamos à procura de pessoas dinâmicas e eficientes, com grande experiência em vendas, relacionamento pessoal e engenharia, para montar a nossa equipe no Brasil.
Se estiver à procura de um emprego que seja pura adrenalina, o Google é o lugar ideal para você!

Vagas em:

-------------------------------------------
 
Fonte: CVA - RICESU
O Estado da Arte em Inteligência Artificial
 
Resumo:
 
A Inteligência Artificial é um dos ramos de estudo mais recentes da Ciência da Computação. Por ainda existirem muitas descobertas a serem feitas, a área se torna extremamente interessante para os pesquisadores, estudantes e para todos aqueles afetados direta ou indiretamente pelos resultados dessas pesquisas. Tecnologias como as de Agentes Inteligentes, Sistemas Especialistas, Redes Bayesianas e Sistemas Tutores Inteligentes estão cada vez mais próximas das pessoas comuns, e esse também é um dos objetivos dos estudos: trazer a inteligência a produtos e processos que não estejam ligados somente a grandes empresas e centros de alta tecnologia, mas disponíveis para todos.
 
Palavras-chave:
 
Inteligência Artificial (I.A), Sistemas Especialistas, Agentes Inteligentes, Redes Bayesianas, Representação do Conhecimento, Frames, Sistemas Tutores Inteligentes.
 
1. Introdução:
 
Na antiguidade, há mais de 500 anos antes de Cristo, a ciência como nós a conhecemos não existia. Os métodos rigorosos para testar hipóteses propostas ainda esperariam vários séculos para serem desenvolvidos. Todas as teorias sobre as diversas áreas do conhecimento eram formuladas basicamente a partir da observação e do uso da razão.
 
O estudo da inteligência e dos processos de aprendizagem começou a partir da filosofia. Muitos dos estudiosos gregos já se questionavam e produziam textos sobre o tema. Sócrates, em 400 a.C., procurou saber quem era a pessoa mais sábia do mundo e, para tanto, testou o conhecimento das pessoas para responder essa pergunta. Hoje, temos os testes de QI, que se baseiam em resultados de testes cuidadosamente elaborados para tentar categorizar e entender a inteligência humana. Desde então, a pesquisa sobre como a mente humana funciona continua.
 
Somente no final do século XIX os pesquisadores aprofundaram seus estudos de forma mais sistemática, embasando-se na psicologia, na educação, na sociologia, na medicina etc. Nestes 100 anos, muitas pesquisas apresentaram explicações sobre o funcionamento do pensamento na mente humana, nem sempre de forma convincente. São muitas as teorias, desde as completamente baseadas nos fatores fisiológicos, passando pelas que explicam a partir de fatores como ambiente e estímulos externos, como as formas de raciocinar se dão.
 
Mas, o que é inteligência? Existem várias definições e, como na definição de filosofia, não existe um conceito universal do que seria inteligência, e sim vários conceitos que nem sempre seguem o mesmo caminho. Cada autor faz a sua definição, existindo a inteligência segundo Piaget, a inteligência segundo Gardner, a inteligência segundo Minsky etc.
 
Algumas definições de inteligência :
- Binet : "Inteligência é julgar bem, compreender bem, raciocinar bem".
- Humberto Maturana (uma das abordagens): "Representa um atributo ou propriedade distintiva de alguns organismos". (MATURANA, 1998)
- Piaget: "capacidade de adaptação do organismo a uma situação nova" (PIAGET, 1982).
 
Ao longo do artigo veremos, de maneira introdutória, como foram iniciados os estudos sobre a Inteligência Artificial, juntamente com algumas das ramificações de pesquisa mais interessantes atualmente utilizados para múltiplas funções: Sistemas Especialistas, Agentes Inteligentes, Redes Bayesianas.
 
Mais especificamente voltado aos processos de ensino-aprendizagem será feita uma rápida abordagem sobre os Sistemas Tutores Inteligentes (STI), mostrando que entre as diversas área de aplicação da I.A, também estão contemplados a pedagogia e suas áreas relacionadas.
(...)
 
(...)
3.3. Redes Bayesianas
 
Redes Bayesianas são um modelo de representação do conhecimento que trabalham com o conhecimento incerto e incompleto através da Teoria da Probabilidade Bayesiana, publicada pelo matemático Thomas Bayes em 1763.
 
O conhecimento incerto é aquele que apresenta deficiências. Em algum momento, os dados podem ser uma representação não exata, parcial ou aproximada da realidade. (BHATNAGAR, 1986).
 
Essa representação tem como uma das suas principais características a adaptabilidade, podendo, a partir de novas informações, e com base em informações de fundo verdadeiras, gerar alterações nas dependências e nos seus conceitos. Permite, dessa forma, que as probabilidades não sejam meros acasos, podendo confirmar e criar novos conceitos.
 
É importante observar que o modelo baseia-se em probabilidades prévias mais algumas informações com um certo nível de incerteza, para representar o conhecimento. Um modelo totalmente incerto não seria de grande utilidade e não teria ponto de partida para a manipulação de suas situações e a geração de novas representações.
 
A representação da Rede Bayesiana é feita através de um grafo direcionado acíclico no qual os nós representam variáveis de um domínio e os arcos representam a dependência condicional ou informativa entre as variáveis. Para representar a força da dependência, são utilizadas probabilidades, associadas a cada grupo de nós pais-filhos na rede (PEARL, 1988).

Fig. 1 – Exemplo de Rede Bayesiana mostrando as folhas da árvore independentes entre si.
 
Atualmente a utilização das Redes Bayesianas tem crescido bastante para a resolução de problemas relacionados a WEB. A filtragem de SPAM, usualmente feita através da utilização de filtros que não contém inteligência, está, com projetos como o Bogofilter (RAYMOND, 2003), se utilizando de mecanismos de Inteligência Artificial para aumentar a sua eficiência. (...)

Ler mais em:
O Estado da Arte em Inteligência Artificial 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO