BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Abril 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



26/04/08

• Inclusão digital desarticulada (01) - "TCU critica governo..."

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, April 26, 2008 8:45 PM
Subject: Inclusão digital desarticulada (01) - "TCU critica governo..."
 
O "Serviço ComUnitário" inicia uma nova série de mensagens mirando o programa governamental "GESAC", sigla para "Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão" que está no noticiário.
 
O "Assunto" genérico é "Inclusão digital desarticulada" e foi retirado de uma "mensagem/post" de janeiro de 2007 que, será ressuscitada - além de outras.  :-))

Nossa motivação - de sempre - mais uma vez foi registrada naquela mensagem:
(...) Continuamos no esforço para avaliar as atividades governamentais de inclusão digital com o objetivo principal de ajudar a "fazer funcionar" e "fazer dar certo".
Estou sempre me repetindo: além do enorme alcance social estas atividades representam um fabuloso mercado de trabalho para o pessoal de TI e Telecom. (...)
 
Todos nós conhecemos a lentidão e incompetência governamental para tocar seus projetos e, com certeza o conteúdo desta notícia também de janeiro de 2007 continua totalmente válido:
 
Fonte: Convergência Digital
Recortes:
(...) Falta de coordenação governamental, no tocante aos programas de inclusão digital, considerados pelo Secretário-Geral do TCU, como "desarticulados"; (...)
(...) Na certificação de cumprimento das metas de telefonia, o governo não utiliza ferramentas modernas de fiscalização para analisar informações das concessionárias. E a fiscalização seria baseada "em processos estatísticos mal elaborados, que invalidam completamente as conclusões do processo de certificação". (...)

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
-----------------------------------------------

Fonte: Convergência Digital

Durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, para debater uma "agenda" voltada para o desenvolvimento da infra-estrutura brasileira, o Secretário-Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Jorge Pereira de Macedo, criticou a falta de planejamento estratégico da parte do governo.
 
Segundo ele, "não há estatísticas confiáveis sobre investimentos em infra-estrutura", referindo-se aos setores de energia, transportes e telecomunicações. Na área de telecom, Jorge Macedo disse que o governo continua deixando de usar os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Tecomunicações (Fust), que já somam R$ 5 bilhões.
 
E elencou alguns pontos problemáticos que geram essa falta de planejamento e uso dos recursos:
 
- Falta de pessoal no Ministério das Comunicações para formular políticas;
- Falta de coordenação governamental, no tocante aos programas de inclusão digital, considerados pelo Secretário-Geral do TCU, como "desarticulados";
- Falta de orientação à agência reguladora;
 
O técnico do TCU também criticou programas que visam utilizar a Internet sem fio. De acordo com Jorge Macedo, existem falhas no estudo de viabilidade econômica, que terminam por  gerar análises inadequadas de demanda. Também criticou "investimentos baseados em tecnologia obsoleta e superestimados sem, contudo, citar quais as tecnologias.
 
Na questão das vendas de licenças para exploração de faixas de frequência, o técnico do TCU entende que os parâmetros licitatórios "não contemplam estratégias de universalização e cobertura". Em outras palavras, o governo apenas estaria interessado em obter o maior preço nos leilões, ao invés de contemplar a menor tarifa.
 
Na certificação de cumprimento das metas de telefonia, o governo não utiliza ferramentas modernas de fiscalização para analisar informações das concessionárias. E a fiscalização seria baseada "em processos estatísticos mal elaborados, que invalidam completamente as conclusões do processo de certificação".
 
Para Jorge Macedo, há uma "incapacidade" em aferir o equilíbrio econômico-financeiro na telefonia e, sem citar diretamente a Anatel, afirmou que haveria uma "incapacidade para mediar conflitos entre operadoras fixas e móveis". Neste quesito, Macedo entende que há:
 
- Desconhecimento de custos;
- Falta de estratégia regulatória;
 
"Até quando e em que condições a telefonia fixa deve remunerar a expansão da telefonia móvel via interconexão? indagou o técnico do TCU na sua apresentação durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Para Jorge Macedo, essa é uma prova de que falta um planejamento estratégico para o setor de Telecomunicações no Governo.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO