BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Dezembro 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


06/12/08

• Troncobrás, IPbrás... Será este o caminho? - Mensagem de Bruno Cabral

----- Original Message -----
From: bruno@openline.com.br
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, December 06, 2008 12:35 PM
Subject: Re: [wireless.br] Troncobrs, IPbrs... Ser este o caminho?

Ola Prof. Smolka e demais colegas.

Como a linha STFC "convencional" é desestimulada pelas próprias teles (os tais 11 milhões de terminais "mais rentáveis do mundo" segundo artigo do Rogério [1]), e a própria agência mistura serviço público e privado quando alardeia como "melhora" das telecomunicações brasileiras que existem 120 milhões de terminais "fixos e móveis" em operação [2] (como se o fixo não tivesse obrigação de universalização e que o móvel, que é privado, "fizesse as vezes do fixo" pelo menor valor de "assinatura" para receber chamadas, os R$5 do pré-pago, fora que móvel não tem QoS), acredito que ninguém mais se lembre que existe QoS em STFC. Mas a tarifa não baixou de acordo, como colocou, mesmo que o assinante aceite (não tem escolha) a menor disponibilidade.

(O Rogério citou um tal documento de tarifa FLAT para o Brasil, eu não consegui achar um link, alguém pode me indicar?)

Sobre a IP-Brás, IMHO deveria haver um grande backbone multi-gigabit (nos moldes do ION [3] da RNP), pelo menos em todas as capitais, onde existissem porta de switch (ethernet) para interligação num gigantesco ATM [4] para todas as empresas de SCM, com obrigatoriedade de participação das concessionárias (e opcionalmente para as SCM "menores", as que não tem PMS[5]). O faturamento dessa estrutura seria utilizado em sua expansão (em termos de capacidade e redundância, mas também para a interiorização dos acessos até todas as cidades, nos moldes do "projeto backhaul", talvez até custeado pelo FUST, como querem fazer, mas fazer legalmente, sob novo contrato específico para este fim)

Essa rede já existe, foi construída com subsidio da assinatura básica e portanto não haveria dúvidas de que pertence a união (não existe direito adquirido sobre operação ilegal), basta reavê-la e utilizá-la corretamente.

Seria até um exercício interessante e "teste" para 2025, reaver agora, essas redes IP e tronco que estão sendo exploradas pelas concessionárias irregularmente...

Note que esse backbone em IP já é realidade substituindo o SDH, PDH e afins (os troncos que não sejam de telefonia convencional, E1 em R2-MFC/5C e ISDN), até pela questão de custo. Poderia ser mantida a rede legada ou substituída para SDH sobre IP (existem equipamentos que fazem isso, no mercado), para quem precisasse
da interface legada.

E quem iria operar essa rede? Se foi a Embratel quem tinha o direito, na privatização, que seja ela, que sejam calculados e publicados os custos, como tarifa, não deixando para ser regulado entre as partes como a Agência parece preferir (deve dar menos trabalho pra ela) e que faz com que tenhamos preços de acordo com a cara do freguês (ferindo a isonomia). Mas como a Embratel passou a prestar também outros serviços (a tal licença STFC "nacional" já citada pelo Rogério em outras oportunidades), fora a participação acionária em celular (Claro), empresa espelho (Vésper) e TVs a cabo (sistema NET), poderia também ser licitado novamente para um novo entrante, que como as fixas, herdaria a rede pela concessão e a devolveria integralmente ao final do contrato. (Talvez a palavra chave seja INTEGRALMENTE)

Se ficar difícil entregar a Embratel ou licitar, que se entregue para a RNP administrar (esse era o projeto original, em 1995, mas a Embratel (ainda estatal) conseguiu barrar e tomar conta), ou para o SERPRO (desde que ele reaveja sua SCM e passe a pagar os impostos como todo mundo [6]), para a Telebrás, Eletronet ou quem o seja. Até a Intelig, empresa espelho da Embratel, poderia também ser candidata a essa função. Aliás foi para isso que as espelhos foram criadas.

Como pode notar, só falei do backbone de interconexão. Como Internet ainda é considerado SVA (eu sei, eu sei ...), ficaria livre a revenda de trânsito IP tal qual ocorre hoje (inclusive pelos braços internacionais das atuais concessionárias, como TIWS [7], Global Crossing, Sprint etc.). Com a vantagem de aumento da concorrência pois o "backbone" levando a todo o país já estaria disponível (universalização de verdade, não essa pseudo concorrência de preço diferenciado nos grandes centros e falta de oferta ou preço mais alto nos locais mais distantes)

E a malha de última milha das teles fixas? Que haja um verdadeiro unbundling, porque o despacho 172/04 [8] é uma piada. Como você pode contratar uma linha da tele "apagada" por um valor mais alto que a tele cobra de assinatura de uso da mesma linha com o serviço de STFC ativo? E como pode restringir o uso da linha a haver um serviço de STFC, da tele, ativo, se é unbundling uma coisa não deveria requerer a outra? Inclusive porque o regulamento [9] determinar que a oferta de SCM não pode ser vinculada a contratação de nenhum outro produto ou serviço...

Sobre VoIP, a licença SCM atual já pressupõe interconexão [10] com a rede STFC, pública, bastaria torná-la realidade (de preferência com settlement-free, ninguém paga a ninguém, desde já. Já houve subsidio cruzado suficiente e isso não baixou os precos, pelo contrário, criou um mercado cinza que obriga por ex. um assinante ter 3 ou 4 celulares para ligar para cada operadora mais barato que ter um só e ligar pras 4 diretamente)

Acredito ter demonstrado que o arcabouço legal e técnico está ai, não sendo necessário um novo marco regulatório para tornar esse rasgo de ousadia uma realidade. Só falta vontade política para executar o que foi previsto (ou melhor dizendo, PEITO para enfrentar os poderosos donos das teles, patrocinadores-gerais da república!)

[]s,
!3runo Cabral


-------------------------

[1] http://www.clip.m6.net/atualize/tele/artigo.asp?nnota=164

[2] http://www.wirelessbrasil.org/rogerio_goncalves/2008/fev_01.html

[3] Iniciativa Óptica do Nordeste, a rede multigigabit da RNP em
http://www.rnp.br/_arquivo/wrnp/2005/ion.pdf

[4] Acordo de Tráfego Múltiplo em
http://www.nic.br/grupo/operacao_ptt_v1.1.htm#3.TROCADETR%C3%81FEGO

[5] http://www.telesintese.ig.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4266&Itemid=43

[6] http://www.teeleap.com.br/Home/Not%C3%ADcias/Infraestrutura/Serpronegociad%C3%ADvidadoFUSTepedenovalicen%C3%A7a/tabid/323/language/pt-BR/Default.aspx

[7] Telephonica Internet Wholesale Services

[8] http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalRedireciona.do?codigoDocumento=97760

[9] Art. 59, Inc. XV de http://clip.m6.net/atualize/tele/r272.htm

[10] Art. 5 e 6 de http://clip.m6.net/atualize/tele/r272.htm


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO