BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Dezembro 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


13/12/08

• Profissão de fé - Comentário de José Roberto de Souza Pinto

----- Original Message -----
From: josersp
To: Celld-group
Cc: Celld-group ; smolka
Sent: Saturday, December 13, 2008 10:31 AM
Subject: Re:[Celld-group] Fw: [wireless.br] Profissão de fé - Mensagem de José Smolka

José Smolka!
Excelente a sua avaliação sobre este espaço futuro das telecomunicações.
Acrescento dois aspectos importantes, para a sua analise.
Todo está nuvem internet que vai propiciar estes serviços totalmente integrados está suportada por recursos de telecomunicações que estão nas mãos das Empresas Dominantes as ditas Concessionárias, não só aqui no Brasil mas em vários outros paises, e estas Empresas vão usar todo este poder para dominar este mercado.

Estas Empresas que hoje já dominam as diferentes modalidades técnicas de acesso em banda larga, como o com fio o sem fio móvel celular e o cabo de TV, a famosa e conhecida ultima milha, continuam utilizando este recurso como o grande diferencial para chegar ao usuário final.
No caso do Brasil ainda é mais crítico porque este recurso não foi compartilhado com as demais Empresas Prestadoras de Serviços e portanto a competição é ainda mais limitada.
Com este recurso sobre seu domínio e a entrada de novas Empresas no mercado limitada se utilizam da vantagem de fixarem os preços e fazer o ajuste da demanda e oferta em função das suas estratégias.
Compare preços de soluções de acesso fixo e moveis 3G, mas não comparem com os preços e velocidades de transmissão com outros paises pois vais levar um susto. Algumas velocidades aqui no Brasil podem atingir até valores 10 vezes maior.

As últimas discussões na UIT, as iniciativas na Europa e até no Japão sempre orientam no caminho de compartilhar recursos de infra-estrutura e redes de modo a reduzir este domínio das Incumbents, acreditando que o caminho da competição é o que pode trazer mais benefícios para o usuário consumidor e para a sociedade como um todo.
sds
Jose Roberto de Souza Pinto
 


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO