BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Dezembro 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


19/12/08

• Profissão de fé - Bruno Cabral continua o debate

----- Original Message -----
From: bruno@openline.com.br
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, December 19, 2008 6:03 PM
Subject: Re: [wireless.br] Re: Profissão de fé

Grande Prof Smolka

Fico feliz por meus argumentos fazerem algum sentido :-)

A humanidade é interessante, está sempre se adaptando. Se a TV como meio de diversão deixa a desejar pela baixa qualidade da programação, cada vez mais pessoas usam o P2P para se abastecer de assuntos de seu interesse.

Se jornais e revistas são parciais (notadamente as do PiG(*)), cada vez mais pessoas usam a Internet para trocar opiniões e se abastecer de informações que não sejam pré-selecionadas pela classe dominante.

O mesmo com fax, snail mail e uma miríade de tecnologias que estão se tornando obsoletas apenas porque não acompanharam os anseios da sociedade por comunicação (a preço justo).

Eu também não gosto de citar a China como exemplo, principalmente porque não engulo a história no Tibete nem o massacre da Praça da Paz Celestial. Mas o pior cego é aquele que não quer ver, eles em pouco menos de meio século conseguiram um desenvolvimento que o Brasil em uma centena de anos ainda não está nem perto.
E vão passar os EUA logo logo (basta ver os resultados em medalhas nas Olimpiadas, ou o saldo da balança comercial chinês, isso sem contar o fundo soberano deles). Devemos aprender pelo menos um pouco com eles (principalmente no quesito do suicidio (encorajado ou não) dos políticos pegos em crime de corrupção)

O Estado de Bem Estar Social do capitalismo não chegou no 3o mundo (ainda podemos nos enquadrar como 3o mundo? Ou o conceito dos BRICs nos expulsou dali?). Mesmo na Europa onde há um custeio razoável de saúde, educação, segurança (que falham no Brasil), aparece insatisfação, as pessoas ainda buscam algo
a mais para se sentirem completas. Por que?

Bem, essa é uma discussão para algumas (muitas) cervejas e foge totalmente do objetivo do nosso grupo, portanto tentarei não divagar mais e voltar ao on-topic:

A RNP geriu nos primóridos da Internet brasileira uma rede que atendia também provedores comerciais, mas por motivos que me escapam (talvez o Rogério possa nos iluminar sobre isso quando voltar das férias) foi sistematicamente sabotada pela Embratel (antes desta ser privatizada) o que estrangulou a rede e os clientes dela até que estes tiveram que sair para a Embratel (ou fechar as portas).

Lembre que não havia oferta concorrente naquela época. As fixas só entraram com backbone próprio alguns anos depois.

A RNP deu uma volta por cima com as redes multi gigabit que hoje operam, no entanto não há espaço ali para interesses comerciais, quando muito se consegue um acordo de peering (troca de tráfego) mas a depender da boa vontade dos gestores acadêmicos, que, perdoem-me a colocação, parecem meio alheios a realidade que os cerca (pelo menos aqui por perto, no NE.
É quase como se eles fossem "nobres" cuidando de seus "feudos", se me permite a comparação de alguém que não vive do meio acadêmico).

Falo muito de dados pois é a parte mais tangível desse universo que representa a operadora de bits. As aplicações são imensas, de videoconferência, video-aula, telemedicina, vigilância remota, comunicação (voz, vídeo, textos, imagens), publicidade (novas bandas de música, textos que nunca veriam uma editora, propaganda
boca a boca - estilo A Bruxa de Blair ou aquela campanha matadora da tatuagem da modelo, feita por uma cerveja) e por ai vai.

Quando pensamos nas redes legadas (a telefonia fixa, única que tem - ou teria - o que ser revertido á união após a concessão), em 2025 elas provavelmente não mais existirão, e ao meu ver este foi o grande erro na renovação dos contratos em 2005, pois se o mercado mudou, que se recuperasse a propriedade e se licitasse novamente, mas diferente desta vez, sendo realmente multi-serviços e com unbundling das redes.

Notou que todas as fixas tiveram que montar redes de celular por conta do subsidio cruzado entre o serviço fixo e o móvel?
E que as redes de dados (Pegasus, metrored, engerede, geodex) foram todas absorvidas por fixas, ultrapassando o determinado em suas concessões (de exclusividade de serviço STFC)?

O único modelo que conheço que parece certo é o da Inglaterra, onde há realmente separação funcional entre rede e serviço.

Há um arremedo disso na proposta de contra-partida da BrOI, com a criação de um escritório de venda de EILD (embora esta esteja com preços acima da realidade, tornando inviável seu uso). E a agência reguladora fechando os olhos.

Mas em se tivesse forçado a separação funcional agora, haveria muito mais chance de sim, haver bens a serem revertidos (os COREs da rede, pelo menos, já que é a ponta que vem mudando com mais frequência, quer na forma de mais banda quer na entrega de novos serviços como SMP, 3G, wi-max etc.), enquanto se manteria
a continuidade com a retomada do controle enquanto as prestadoras de serviços agregados continuariam operando normalmente.

Pode ser impressão minha mas acho que não vai haver mesmo como dissociar, em 2025, rede de STFC dos seus serviços, e retomar estes bens será impossivel (ou pior, inócuo), e vão decidir dar continuidade as concessões por causa disto.

[]s, !3runo Cabral

(*) Partido da Imprensa Golpista, ver www.paulohenriqueamorim.com
 


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO