BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



25/01/08

• Cartões Telefônicos - Debate - Coleção de Mensagens

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, January 25, 2008 8:52 AM
Subject: [Celld-group] Sobre cartões telefônicos - Coleção de mensagens

 
Para "nivelamento", estamos colecionando as mensagens dos dois Grupos vinculados referentes ao debate sobre "Cartões Telefônicos".
Parabéns pela quantidade de informações úteis e pelo excelente nível de cordialidade!
 
Para facilitar contatos particulares, por favor, não esqueçam de assinar as mensagens e colocar o e-mail pois nem todas as caixas postais o exibem explicitamente.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
-------------------------------------------------
Mensagem inicial:
 
----- Original Message -----
From: Thienne M Johnson
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, January 24, 2008 11:36 AM
Subject: [wireless.br] Vamos ajudar? Dúvidas sobre cartões telefônicos
 
Olá ComUnidade WirelessBrasil!
 
Recebemos as seguintes dúvidas do Jota Alves:
 
1º  Porque os cartões telefônicos no Brasil são de propriedade particular das empresas operadoras, fazendo com que não haja concorrência de preço,
 
2º  Idem, referente aos orelhões?
 
Se possível desejo saber se possuímos aqui no Brasil empresas que possibilitem investimento particular para fabricacão tanto de Cartões como de Orelhões pois minha empresa tem interesse de desenvolver.
 
Qual a melhor operado de Voip no Brasil e se já existe regulamentação para tal serviço, até mesmo porque a maioria dessas empresas trabalham aqui com Markenting Multinível"
 
E então, alguém se habilita? :-)))
Obrigado!!!
Um abraço,
Thienne Johnson
Hélio Rosa
 
-------------------------------------------------
----- Original Message -----
From: Carolina Beretta de Almeida Hill
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, January 24, 2008 3:09 PM
Subject: Res: [Celld-group] Vamos ajudar? Dúvidas sobre cartões telefônicos
 
Prezados,
 
Não sei a resposta, mas aí vai uma outra pergunta.
 
Pq no Brasil não existem aqueles cartões telefonicos p/ ligações internacionais, como existe em outros países, em que vc paga uma quantia fixa, sei la 15, 10, 30, 50 (euros, dollars, pounds......) e tem um limite de minutos para fazer a ligação, caso seja capital vc tem 700 min, e assim por diante......onde vc eh atendido por uma central eletronica que encaminha sua chamada após a verificação da sua senha.
 
O Brasil copia tanta coisa, pq nao copia isso tb.
Atc,
Carolina B. A. HILL
 
--------------------------------------------------
 
----- Original Message -----
From: Carlos Abreu
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, January 24, 2008 5:23 PM
Subject: Re: Res: [Celld-group] Vamos ajudar? Dúvidas sobre cartões telefônicos
 
Não sei sei ainda tem, mas até alguns anos a Embratel tinha um cartão para ligações tanto internacionais quanto nacionais, só que não era muito prático, tinha
que ligar em um 0800 depois digitar todo o código do cartão, não lembro quantos dígitos e depois o telefone destino.
Sds.
Carlos.
 
------------------------------------------------------
 
----- Original Message -----
From: Marcelo
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, January 24, 2008 5:30 PM
Subject: RES: [Celld-group] Vamos ajudar? Dúvidas sobre cartões telefônicos
 
Prezados,
Vou tentar responder as questões da melhor forma possível. 

Qual a melhor operado de Voip no Brasil e se já existe regulamentação para tal serviço, até mesmo porque a maioria dessas empresas trabalham aqui com Markenting Multinível".
 
Com relação a regulamentação VoIP – Na verdade a partir da sua licença STFC a empresa pode optar em usar qualquer que seja a tecnologia para transporte da ligação ou até mesmo para terminação.  “VoIP” é uma tecnologia e seu uso é opção daquele que oferta o serviço. Não existe no mercado operadora que não utilize VoIP, algumas delas utilizam em suas rotas de transporte outras até na terminação, a tecnologia é usada a muitos anos. 
 
Para ANATEL isto é transparente desde que você utilize a tecnologia garantindo a qualidade e pagando seus impostos necessários (ICMS, PIS e CONFINS). Caso contrario seria o mesmo que obrigar as operadoras de celular utilizar GSM ou CDMA, por exemplo.
 
Sim, existe muitos “provedores” que fazem do serviço VoIP um mercado “ digamos paralelo” de telefonia, e realmente quando contratar o serviço se deve pesquisar muito, pois as vezes os serviços ficam a desejar e o cliente  acaba correndo um risco desnecessário já que muitos destes “provedores” ofertam minutos de “operadoras “ internacionais no qual nunca sabemos quem são ou o destino da chamada, além do famoso pagamento no cartão de crédito internacional.
 
VoIP é uma tecnologia concreta que traz muitos benefícios quando você utiliza em uma rede, interligando pontos. Agora quando falamos serviços Locais, LDN e LDI temos que entender o seguinte:
 
- Quando realizamos uma chamada telefônica temos: Sainte -  transporte para o destino -  terminação na operadora proprietária da linha telefônica do destino. Ex.: São Paulo – Rio de Janeiro: Telefônica (Sainte)  – EMBRATEL(transporte)  - Telemar (Terminação).
 
Sendo assim temos que entender que mesmo saindo por uma operadora VoIP a mesma deverá terminar com as operadoras locais ( Ex.: VoIP – Telemar), e claro que a neste exemplo a Telemar vai  cobrar para entregar esta ligação, logo, tudo tem seu custo, não existe muito milagre, o que faz a diferença das operadoras VoIP ou qualquer que seja ela é justamente os número de pontos de presença que ela possui no país. Qto maior número de presença melhor a qualidade e menor é o preço, já que as rotas de transporte e terminação é própria, e na tecnologia (NGN) estes custos são muito menores que em uma rede convencional. 
 
Para entender a diferença de custos de uma ligação convencional com uma ligação via voip:
 
1-    Operadora Convencional: São Paulo – Rio de Janeiro
 
Custo 1: A Telefônica cobra ao gerar uma chamada através da sua rede (linha telefônica)
Custo 2: Transporte até o destino Rio de Janeiro, se não tiver seu ponto de presença local no Rio de Janeiro, a mesma deverá comprar isto de alguém, exemplo Embratel.
Custo 3: Entrega da ligação na Telemar que por sua vez irá cobrar.
 
Agora Via VoIP:
 
Saída da ligação será através de um gateway que estará conectado a  sua internet, teoricamente custo zero.
 
Se a mesma tiver ponto de presença no Rio ( por isto é importante ter vários pontos de presença), a ligação será encaminhada a um custo muito pequeno até seu ponto de presença (plataforma NGN).
 
Por fim o custo da Telemar para entregar a ligação.
 
Ou seja, muito mais em conta!!!
 
O maior desafio do governo  regulamentar os encargos pois muitas operadoras utilizam da tecnologia para “sonegar impostos” ou seja  “encaminha a ligação  a um ponto de presença internacional” que por sua vez retorna ao Brasil, justificando uma ligação entrante internacional e assim fugindo dos encargos brasileiros que em média é  de 40% do valor final (ICMS, PIS e Confins).
 
Com relação a orelhões, realmente é uma questão de estratégia de cada operadora, a manutenção deste serviço é muita alta, e os problemas com vandalismo, roubo, etc. é muito maior do que possa imaginar, aliais é de assustar. Basta refletir, quantas vezes você foi a um orelhão e o mesmo estava intacto, em perfeitas condições de uso? Na privatização esta responsabilidade ficou por conta das fixas (ex estatais), mas nada impede de você conseguir operar,  desde que tenha a licença, como é o caso de cabines telefônicas. 
 
Com relação aos cartões telefônicos, também faz parte da estratégia de cada operadora, incentivando a concorrência aberta.
 
Concluindo: Existe sim operadoras no Brasil que oferecem serviços VoIP com qualidade, respeito e seriedade. Mas tem que pesquisar e estudar e ter certeza do que esta buscando, como qualidade, preço ou a combinação dos dois, hoje existe no mercado opções para tudo!!! Se quiser algumas dicas, entre em contato em PVT.
Abs,
 
----------------------------------------------------------
----- Original Message -----
From: Roberto
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, January 24, 2008 6:46 PM
Subject: RES: [Celld-group] Vamos ajudar? Dúvidas sobre cartões telefônicos
Prezados (as),
 
Algumas considerações aos questionamentos abaixo.
Sds
Roberto Kayano Jr.
 
"1º Porque os cartões telefônicos no Brasil é de propriedade particular das empresas operadoras, fazendo com que não haja concorrência de preço,

Conforme definido pela Anatel, na Resolução n.° 334/2003 – Regulamento para Utilização do Cartão Indutivo em Telefone de Uso Público – somente as Prestadora do STFC que tem Telefone de Uso Público – TUP pode emitir e comercializar cartões indutivos.
 
Veja na íntegra o texto da resolução:
 
Art. 3º Somente a Prestadora do STFC que tem Telefone de Uso Público - TUP, em serviço em sua planta, pode emitir e comercializar cartões indutivos para o público em geral.
 
Art. 4º A Prestadora do STFC somente pode comercializar cartões indutivos homologados pela Anatel.
 
Art. 5º A Prestadora do STFC somente pode comercializar cartões indutivos dentro de sua área de atuação e em quantidade compatível com o consumo médio de créditos de sua planta de Telefone de Uso Público - TUP em serviço.
 
Art. 6º É de exclusiva responsabilidade da Prestadora do STFC a comercialização do cartão indutivo.
 
A tecnologia do cartão indutivo é de propriedade do CPqD, que o desenvolveu.
 
Do site do CPqD temos: http://www.cpqd.com.br/site/ContentView.php?cd=2819
 
Pioneiro no mundo, o cartão telefônico que conquistou a simpatia da população brasileira, carrega a tecnologia indutiva desenvolvida pelo CPqD na década de 80.
 
Desenvolvido para vencer os desafios domésticos - melhorar os serviços aos usuários com baixo custo, fácil utilização e à prova de fraudes - enterrou definitivamente as fichas telefônicas, caras e pouco práticas.
 
O cartão indutivo revolucionou o conceito de telefonia pública no País e hoje já é utilizado pela população de países da América do Sul e Oceania. Atualmente sua utilização está contribuindo também para a universalização do acesso público à Internet.
 
2º Idem, referente aos orelhões?
 
Os fabricantes de Telefone de Uso Publico – TUP são (do SGCH da Anatel):
 
- Daruma
 
- ICA Telecomunicações.
 
O fabricante de Telefone de Uso Público deve observar a regulamentação da Anatel para fins de homologação do produto. Para o caso do TUP, deve-se observar a Resolução n.° 482 – Norma para Certificação e Homologação de Telefone de Uso Público que estabelece os requisitos mínimos a serem demonstrados na avaliação da conformidade dos Telefones de Uso Público – TUP utilizados na prestação do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC destinados ao uso do público em geral, de pessoas com deficiência auditiva parcial, bem como de deficiência visual, para efeito de certificação e homologação junto à Agência Nacional de Telecomunicações.
 
Se possível desejo saber se possuímos aqui no Brasil empresas que possibilitem investimento particular para fabricacão tanto de Cartões como de Orelhões pois minha empresa tem interesse de desenvolver.
 
No Brasil, as empresas que fabricam o cartão indutivo são (do SGCH da Anatel):
- Interprint
- Casa da Moeda
- American Bank Note
- ICE
- CSM
 
------------------------------------------------------
 
----- Original Message -----
From: Andre Luis LLata Carrera
To: celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, January 24, 2008 6:07 PM
Subject: RE: Res: [Celld-group] Vamos ajudar? Dúvidas sobre cartões telefônicos
 
Olá, Carolina.
esses cartões existem sim no Brasil e já os vi disponíveis para venda nas bancas de jornais da Avenida Paulista, apesar de nunca haver utilizado nenhum.
O problema é que a distribuição e os pontos de venda parecem estar restritos às capitais e grandes centros urbanos.
Abraços.
André.
 
----------------------------------------------------
 
----- Original Message -----
From: Carlos Abreu
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, January 24, 2008 5:23 PM
Subject: Re: Res: [Celld-group] Vamos ajudar? Dúvidas sobre cartões telefônicos
 
Não sei sei ainda tem, mas até alguns anos a Embratel tinha um cartão para ligações tanto internacionais quanto nacionais, só que não era muito prático, tinha
que ligar em um 0800 depois digitar todo o código do cartão, não lembro quantos dígitos e depois o telefone destino.
Sds.
Carlos.
 
-------------------------------------------
 
----- Original Message -----
From: Fabricio da Silva Barroso
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, January 24, 2008 10:18 PM
Subject: Re: [wireless.br] Vamos ajudar? Dúvidas sobre cartões telefônicos
 
Pessoal,
 
Não sou especialista no assunto, mas os cartões indutivos (Cartão Telefonico) emitidos pelas concessionárias e algumas espelhinhos (aquelas que solicitaram autorização para emissão de cartões), podem ser utilizados em qualquer terminal de uso publico (TUP ou TP), independente da "dona" do terminal.
 
Na afirmação de "propriedade particular das empresas operadoras"...confesso que não entendi...mas o conceito é simples...o cartão  telefônico segue o modelo "pré-pago". 
Você compra os créditos de ligações de uma operadora e depois consome os créditos.
 
Por exemplo, (em valores hipotéticos): Na BrT um cartão de 40 créditos custa R$ 5,00,  já na Telemar a mesma quantidade de crédito custa R$ 3,75 (ou seja, neste caso ligações com o cartão da Telemar e mais barato). 
 
Quando se usa o cartão os créditos são consumidos conforme o tipo de chamada - local, LDN, LDI, VC.  Funciona assim (mais uma vez usando valores hipotéticos), a cada 120 segundos em uma ligação local é consumido um crédito do cartão. Para as chamadas LDI cada crédito é queimado a cada 4 segundos.
 
Porém, não tenho mais certeza se essa cadência para consumo de crédito é a mesma para todos os TUP. O que eu quero dizer é que: Na BrT, para uma ligação local cada crédito é consumido em 180 segundos, já na Telemar cada crédito em ligação local é de 120 segundos.
 
Quanto à concorrência, ela existe sim.  Porém, mas não é muito evidente. Pois, como as autorizadas não são obrigadas a ter operação de TP (e elas não querem devido o custo de manutenção dos terminais),  na prática,  as concessionárias - BrT, Telemar, Telefônica, Sercomtel, etc...ficam sozinhas com esta operação.
 
Quanto aos investimento para Orelhões... não sei responder.
 
Agora, quanto empresas com serviços de telefonia baseados em VoIP, tem varias...ligada ou não a uma operadora nacional.  Exemplos: Skype, UOL Fone, TVAVoz, VONO (serviço Voip igado a uma empresa de telefonia - GVT), Taho, entre outros....(porém essas não trabalham com Mkt Multinivel).
 
A estratégia de  Mkt Multinivel é, geralmente, utilizado por algumas empresas com operações fora do país para vender seus serviços. Elas utilizam a internet como meio de acesso aos serviços (em servidores fora do país).
 
Bom, espero ter esclarecido alguns pontos...alguém tem mais alguma consideração ?

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO