BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



04/07/09
 
• Com funciona a Internet (1) - "Apagão da Telefônica" + O que é Backbone

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, July 04, 2008 12:44 PM
Subject: Com funciona a Internet (1) - "Apagão da Telefônica" + O que é Backbone

 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Ontem ocorreu um "apagão" no acesso à internet na área da Telefônica em S. Paulo (com reflexos em todo país, pois muitos servidores de hospedagem foram atingidos) que um dirigente definiu como "um problema raro e complexo". Poderia ter acrescentado que foi muito grave e atingiu a segurança da população.
Não foi apenas uma dor na coluna ("backbone"): a coluna parou de funcionar!

Para entender as explicações que certamente não virão (ops!) o "Serviço ComUnitário" passa a acompanhar o tema e aproveita a oportunidade para entender como funciona a internet.

Comentários? Mais informações, inclusive dos "bastidores"?
 
Nesta mensagem divulgamos:
- duas notícias,
- uma explicação 'light" sobre "backbone" e
- dois "artigos/tutoriais" do famoso e excelente "
How Stuff Works" em português! (com tópicos mais elaborados sobre "backbone")

Os artigos do "Stuff" estão transcritos abaixo mas não serão reproduzidos no BLOCO.
E a recomendação "genérica" continua: prefiram sempre ler na fonte pois muitos links e figuras não estão reproduzidos e é preciso girar os contadores de visitas dos sites, para que consigam bons patrocínios e continuem a prestar excelentes serviços!  :-)
 
Fonte: Folha Online
[04/07/08]   
Serviços de internet foram normalizados em SP, diz Telefônica; causas estão indefinidas
 
Fonte: TI Inside
[03/07/08]   Para Telefônica, pane "é um problema raro e complexo"
 
Fonte: G1
[03/07/08]   O que é: backbone 
 
Fonte: How Stuff Works
Como funciona a infra-estrutura da Internet    por Jeff Tyson - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Neste artigo
 1. 
Introdução
 2. 
Uma hierarquia de redes
 3. 
Um exemplo de rede
 4. 
Resolvendo a divisão
 5. 
Backbones
 6. 
Protocolo da Internet: endereços IP
 7. 
Protocolo da Internet: sistema de nome de domínio (DNS)
 8. 
URLs, localizadores de recursos uniformes
 9. 
Um exemplo de DNS
 10. 
Clientes e servidores
 11. 
Portas
 12. 
Mais informações
 13. 
Veja todos os artigos sobre Internet
 
--------------------------------
 
Fonte: How Stuff Works
Como funcionam os roteadores por Curt Franklin - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Neste artigo
1. 
Introdução 
2. 
Mantendo as mensagens em movimento 
3. 
Direcionando o tráfego 
4. 
Transmitindo pacotes de dados 
5. 
O caminho de um pacote de dados
6. 
Roteando pacotes de dados: um exemplo
7. 
Sabendo para onde enviar os dados 
8. 
Endereços lógicos
9. 
Endereços MAC
10. 
Entendendo os protocolos
11. 
Rastreando uma mensagem
12. 
Ataques DoS
13. 
Backbone da Internet
14. 
Mais informações
15. 
Veja todos os artigos sobre Redes
 
Boa leitura no fim de semana!  :-)
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
-----------------------------------------------------------------------------
 
Fonte: Folha Online
[04/07/08]   
Serviços de internet foram normalizados em SP, diz Telefônica; causas estão indefinidas
 
A Telefônica informou nesta sexta-feira (4) que seus serviços de acesso à internet foram completamente normalizados por volta das 23h de ontem, em todo o Estado de São Paulo. A empresa diz que ainda pesquisa as causas do problema, classificado como "complexo e raro" e que permanece sem explicação.
 
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os serviços de emissão de boletim de ocorrência on-line e nas delegacias também foi normalizado, após ficarem fora do ar desde quarta-feira (2). Nas unidades do Poupatempo, o atendimento também é normal.
 
A pane gerou reflexos nos serviços de banda larga do provedor Speedy, conexões dedicadas (de alta velocidade, utilizadas principalmente por empresas) e outros tipos de acesso. Embora a empresa tenha informado que o problema atingiu, principalmente, clientes corporativos, houve queixas de clientes individuais sem a conexão ou com serviço precário.
O serviço começou a ser normalizado por volta das 20h30 de ontem na Grande São Paulo e nas cidades do Vale do Paraíba e do litoral. Somente às 23h todas as regiões do Estado voltaram a ter acesso á rede, segundo a Telefônica.
Os clientes da Telefônica que sofreram prejuízos em razão da pane de internet apresentada no Estado de São Paulo podem pedir indenização na Justiça. O Procon notificou a empresa e pediu esclarecimentos sobre o fato, incluindo os motivos do problema, a solução encontrada e o ressarcimento dos internautas que ficaram sem o serviço.
O Procon afirma que a empresa deve fazer um abatimento nos valores cobrados dos clientes, em quantia proporcional ao período em que o serviço ficar indisponível.
A instituição informou ainda que os clientes que tiveram prejuízos financeiros ou danos em função da ausência da internet devem recorrer à Justiça contra a Telefônica e pedir indenização. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informa que está investigando o assunto.
 
Sem serviço
A pane interferiu em serviços essenciais a população, como retirada de documentos, realização de boletins de ocorrência e até bancários. A pane na rede da Telefônica prejudicou os registros da polícia de São Paulo desde o começo da madrugada de ontem.
O sistema on-line para expedição de boletins de ocorrência ficou fora do ar. Nos casos de flagrante, os envolvidos tinham de esperar na delegacia, em razão de o registro não ser feito manualmente.
Devido ao problema, parte dos serviços do Poupatempo, como emissão de CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) e documento de identidade (RG) também foram afetados. Entretanto, nas unidades Sé, Itaquera e Santo Amaro havia unidades móveis do Poupatempo em que esses documentos podem ser feitos.
 
--------------------------------
 
Fonte: TI Inside
[03/07/08]   Para Telefônica, pane "é um problema raro e complexo"

Para o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, a pane ocorrida desde a noite de quarta-feira (2/7) na rede de transmissão de dados da operadora "trata-se de um problema raro e complexo".
O executivo disse que a empresa estava trabalhando com profissionais especializados e fornecedores para tentar solucionar a pane. "Até o momento (início da noite), infelizmente, não tivemos possibilidade de identificar a causa do problema." A causa estaria num software da rede de dados que transmite informações para as redes privadas e públicas. Os nomes dos fornecedores foram poupados.
Entretanto, as informações sobre a pane e como isso estava sendo resolvido desagradaram aos órgãos de defesa do consumidor. Milhares de reclamações foram protocoladas no Procon, que encaminhou notificação com pedido de informações à operadora sobre a extensão da pane e quantos usuários foram atingidos.
"A operadora foi lenta em informar ao mercado o que estava acontecendo e não agiu de forma clara, o que impediu que clientes empresariais e residenciais tomassem providências para evitar maiores prejuízos", disse a coordenadora da Proteste, Maria Inês Dolci.
De fato, a Telefônica não foi proativa em avisar aos clientes em tempo hábil para que procurassem outros meio de trabalhar e mesmo em sua home page o aviso constava apenas no espaço reservado à imprensa.
O correto, segundo a entidade, seria que os clientes fossem informados rapidamente, por meio da mídia, site e contact center, por exemplo. Como isto não aconteceu, cada usuário demorou em entender que o problema não era de seu computador, e sim do provedor, e ainda assim não sabia que demoraria mais de 24 horas para ser resolvido.
 
Ressarcimento
Assim, em muitos casos não houve como evitar atrasos em pagamentos via internet ou outros problemas causados pela falta de conexão. Agora, quem se sentiu prejudicado poderá pedir ressarcimento ou levar o caso à Justiça, diz a Proteste. Em casos de pedidos de indenização que atingem até 40 salários mínimos, o consumidor poderá protocolar sua ação no Juizado Especial cível. Acima deste valor, na Justiça comum.
Entretanto, a Proteste cobra da Telefônica uma política de compensação, porque o dano foi generalizado. "Seria mais inteligente da parte da Telefônica propor uma compensação. Isto amenizaria uma série de ações judiciais", disse Maria Inês. Com informações do TELETIME News
 
------------------------ 
 
Fonte: G1
[03/07/08]   O que é: backbone
 
O backbone, tradução de "espinha dorsal", é uma rede principal por onde passam os dados dos clientes da internet. No Brasil, as empresas BrasilTelecom, Telecom Italia, Telefônica, Embratel, Global Crossing e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) prestam esse serviço. Essa mesma rede também é responsável pelo envio e recebimento de dados entre grandes cidades e até entre Brasil e outros países.
 
Por ser a rede principal, o backbone captura e transmite informações de várias redes menores que se conectam a ele. Quando o usuário envia um e-mail, por exemplo, essa informação vai de sua rede local para o backbone e, então, é encaminhada até a rede de destino. O mesmo acontece quando o internauta acessa informações de um site: elas têm de passar pelo backbone até chegarem à rede local do usuário.
 
“O backbone pode ser comparado a uma grande estrada. Durante toda a sua extensão há entradas e saídas para diversas cidades, que seriam essas redes de menor porte. Todas essas vias [ou pequenas redes] estão conectadas à estrada principal [backbone]”, compara Eduardo Parajo, presidente da Associação Brasileira dos Provedores de Internet (Abranet).

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO