BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



06/07/09

• Como funciona a Internet (3) - "Apagão": comentários de um participante

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Jana de Paula ; Alice Ramos
Sent: Sunday, July 06, 2008 11:46 PM
Subject: Como funciona a Internet (3) - "Apagão": comentários de um participante
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
O "Serviço ComUnitário" está acompanhando os "ecos" e providências referentes ao recente "apagão" da Telefônica.

Troquei mensagens em "pvt" com um participante (e tomo a iniciativa de omitir seu nome pois atua numa operadora) sobre o tema em debate. 
Concluímos que seria interessante trazer os e-mails para o "plenário" dos fóruns, como um incentivo à participação dos demais.
As três mensagens estão abaixo.

Quem desejar opinar e manter sua privacidade, por favor, envie a mensagem diretamente à
Helio Rosa para repasse aos Grupos sem identificação.
 
Mas continuamos muito curiosos sobre os detalhes técnicos para aprender mais sobre a estrutura da Internet.
Na próxima mensagem vamos tratar de MPLS - Multi Protocol Label Switching.
Quem conhecer o tema, por favor, já vá pensando em compartilhar informações didáticas!  :-)
Por que será que me lembrei do Smolka?  :-)

MPLS? Por que isso agora, sô? :-)
Porque o valente presidente da Telefonica foi citado numa matéria que será também transcrita amanhã (não é suspense, é cansaço mesmo...):  :-)

(...) Valente afirmou que a empresa percebeu a instabilidade na rede por volta do meio-dia de anteontem. O problema afetou a rede de dados chamada de Multi Protocol Label Switching (MPLS), que responde por 45% de todos os circuitos da Telefônica, incluindo clientes empresariais, residenciais e órgãos públicos - a outra rede da empresa, chamada de Framerelay, não sofreu com o apagão. (...)
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
-------------------------------------
 
----- Original Message -----
From: .....
To:
rosahelio@gmail.com
Sent: Sunday, July 06, 2008
Subject: Re: [Celld-group] Como funciona a Internet (2) - "Ecos" do "apagão da Telefônica"
 
Helio,
O assunto é complexo e extenso, eu diria.
Valente disse a verdade, e a causa ainda em investigação supõe que o problema é bem atípico.
Devo dizer que grandes empresas, devem investir em serviços de backup, se dependem tanto do acesso, nenhum sistema é isento de falhas. Eu particularmente não compraria apenas um provedor para prover serviços se eu necessitasse da disponibilidade total dos serviços. Claro que o nível de afetação desta falha, teve longa duração o que não está previsto em qualquer contrato de SLA.
Quanto aos usuários residenciais, estes sim, não tem opção, e isso é uma falha que vem de longe:
1 - Porque a privatização não se deu conta da monopolização, ao dividir as operadoras por região.
2 - demorou muito a abrir a concorrência, e na duvida qualquer operadora não investiria em uma região que não sabe se vai poder operar, dificultando agora a entrada de qualquer outro provedor no estado de S. Paulo, que vai acabar por contratar serviços com a tele atual por nao ter infra estrutura competitiva na região.
3 - Muito falatório pouca ação: A Net vive anunciando seus serviços, mas não possui acesso em todo o estado para ter a abrangência necessária e dar a "Opção" aos usuários da Telefonica (para oferecer aos 2 milhões e meio o serviço que diz ser melhor). Enquanto a Net não tiver acesso em todo o estado, não pode ser considerada uma concorrência, e nem deveria divulgar tanto um serviço que nao pode ser comprado.
 
A parte que considero interessante neste apagão, é a busca por soluções e a pressão por uma real concorrência. Provavelmente a Anatel agora, deve pensar no Estado de SP, como uma área que NECESSITA da competitividade e altere as regras para o segmento de telecomunicações, principalmente de dados.
A parte de telefonia é bem estável já, e a portabilidade vem ai. Com a portabilidade da telefonia fixa, deveríamos ter a portabilidade de dados, e todos nos sabemos que não acontece.
 
Que abram a concorrência, e que haja realmente uma concorrência forte. Brasil Telecom e Oi, devem chegar pra isso.
 
Quanto ao comentário que vi abaixo, que a telefônica é totalmente terceirizada e etc, eu não consigo concordar.
Se o fabricante dos equipamentos não consegue decifrar também em pouco tempo o que ocorre, (inclusive fora do Brasil) então devo supor que não conhecem também o que vendem.
Há toda uma questão conjunta neste problema, que envolve desde profissionais da Telefonica e do mundo todo.
 Houve um comentário em elevador (fora de ética, inclusive) que um funcionário da Cisco, ao telefone, dizia a outro que eles encontraram o problema e que a Telefonica queria jogar na imprensa que a culpa era da Cisco (?).
Mas a área de Sorocaba é fornecida pela Cisco?????? (Total novidade pra mim).
 
Historias e boatos surgem em toda a parte, inclusive que ex-funcionários teriam provocado um atentado (?).
Ataques na rede também seriam outra causa muito falada (?).
As quase 40 horas de trabalho ininterrupto dos profissionais indica o esforço. Os fornecedores trabalharam em conjunto por todo o processo, seja por telefone, seja on site.
 
A reflexão é necessária, não somente que a Telefonica é culpada por tudo, mas que o governo tem sua parcela ao não possibilitar ao usuário a escolha do provedor dos seus serviços de telecomunicações, e a pseudo "concorrência" que tripudia, mas não vende.
 
Com tudo isso, espero que eu possa escolher entre um provedor residencial de internet, ou outro qualquer, que tenhamos acesso backup disponível, e não teórico.
 
Um grande abraço...
 
----------------------------------
 
----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: ----
Sent: Sunday, July 06, 2008
Subject: Re: [Celld-group] Com funciona a Internet (2) - "Ecos" do "apagão da Telefônica"

Olá,---!
Tudo bem?

Obrigado pelo e-mail e pela participação no debate.
Suas observações são pertinentes e preciosas.
Gostaria e muito de repassar aos fóruns e solicito sua autorização.
 
Aproveito e comento com você uma "sensação" que tive com este incidente.
Por toda uma vida estamos acostumados que os serviços essenciais (água, luz, rodovias) seja providos por algum tipo de órgão governamental nos diversos escalões.
Agora vemos que a Internet se transformou num serviço essencial, utilizado até pelos governos.
E é provido por "particulares" que (outra sensação...) aparentam não ter grandes compromissos com a população - só com os lucros!
Confesso que estou me sentindo estranhamente inseguro... :-)
 
Mas vamos em frente!
Novamente agradeço a gentileza da sua mensagem.
Um grande e cordial abraço
Helio
 
---------------------------------
----- Original Message -----
From: ----
To: Helio Rosa
Sent: Sunday, July 06, 2008
Subject: Re: [Celld-group] Com funciona a Internet (2) - "Ecos" do "apagão da Telefônica"
 
Oi, Hélio
A insegurança tem que fazer parte de nós, mas pensando como você disse, hoje temos serviços únicos de energia elétrica, de abastecimento de água potável. Se existe uma pane em um serviços desses (e você com certeza já passou por isso algum dia) não há. como reclamar, a situação é quase a mesma hoje com a Telefonica em São Paulo.
 
A questão de insegurança, tem que ser uma questão, e tem que ser levantada sim, tem que ser uma bandeira.
 
A população não tinha idéia ainda do que significa exatamente um serviço desses e como ele é necessário. Feliz ou infelizmente a maioria dos acessos que a telefônica possui (o maior número, de 2,5 mi de usuários) são os usuários noturnos, nossos pequenos que acessam a internet o dia todo.
 
As empresas utilizam outras formas de acesso. Quanto ao governo, como qualquer órgão publico quis barganhar preço, e acabou por fazer um contrato único com uma única empresa. (Pesquise o edital na internet para o Intragov). Todos os órgãos estaduais são conectados por este mesmo serviço, o que causou o "caos" no estado.
 
O interesse nos lucros, e tão somente neles, está claro desde a privatização no meu ponto de vista. Enquanto aqui estamos com a banda larga há alguns anos (somos imaturos na tecnologia sim) considerando outros paises em que não existe mais outro tipo de acesso há pelo menos 12 anos (ou mais)....
 
O custo aqui ainda é muito alto, e o privilegio ainda é para os de maior poder aquisitivo (veja o exemplo do Super Speedy), que vende 30 mega de acesso por 290 reais, se eu não me engano.... os que possuem 2 mega pagam por estes que tem uma velocidade maior (109 reais o speedy 1 mega) por um meio de físico preexistente, antigo, enquanto o primeiro utiliza fibra óptica!!!!
 
Posso garantir, que a partir deste episódio, de enormes proporções, haverá a melhoria da rede, de prever "acidentes", embora esta pratica esteja sendo constante desde o último crash (coincidência ou não há quase 1 ano atrás, em meados de agosto, na mesma empresa). Não teve maior repercussão, porque foi de tarde para noite, e este eu não me lembro de ter visto o motivo ainda.
 
Para mim, o que mais foi importante, apesar de ter sido drástico, é justamente o levantamento dessas questões: segurança no serviço, a importância dele no Brasil atualmente (ficou visível, a gente só dá valor à à água quando ela falta), e os próximos episódios, serão de melhoria, e recuperação de imagem, e para o governo, (minha esperança) é que isso seja tratado com mais seriedade, e não como outra barganha. (Exemplo, o governo comprometeu as Teles a disponibilizar acesso em todas as escolas do Brasil, a custo zero para que as teles continuem operando a partir de 2009, conseqüência do não cumprimento: concessão caçada!).
 
Agora pense neste projeto e o que ele propõe? Os lucros são incríveis, mas os investimentos para atendimento dessa prerrogativa também o são...
E será que todas as Teles vão investir nisso?
 
Nossas conversas devem sim ser postadas....
Nunca participei da lista, mas nesse momento me sinto "obrigado" já que participei ativamente do que ocorreu, e vi de perto o empenho e a cara de espanto de todos quando ficaram sabendo o ue estava "afetando".
 
Um grande abraço...

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO