BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



08/07/09

Como funciona a Internet (7): Opinião do participante Carlos Carneiro

----- Original Message -----
From: Carlos Carneiro
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, July 08, 2008 2:59 AM
Subject: Re: [wireless.br] Como funciona a Internet (5): Os "nossos" backbones + Teleco: Tutorial sobre MPLS

Helio,

Boa noite (digo, bom dia) :))

Tenho "olhado" seus posts mesmo ausente nesse momento nas discussões devido a grande carga de compromissos pessoais.

Quanto a definição das redes MPLS acredito que você vem ajudando a esclarecer a dúvida de vários técnicos e não técnicos com as suas pesquisas e os seus post´s sobre o assunto.

Quanto ao problema da Telefônica.
Eu acho que mais importante do que tentarmos adivinhar a razão do problema é olharmos a conseqüências e os prováveis resultados com o futuro que está se delineando para o Brasil para as redes de dados.
A inércia moral ou a falta de moralidade ao qual vemos passar o nosso país talvez resulte em algo que possa vir a ser desastroso para o país.

Vemos e sabemos que a Internet hoje é um dos principais meios de comunicação do mundo como também sabemos que aquele que detem o meio de comunicação manipula os demais.
Já vimos essa novela por mais de uma vez em nosso país!
Pois bem a briga hoje é por quem irá "manipular" a comunicação cibernética.

Podemos dividir a Internet do Brasil hoje em algumas fatias.
Uma grande fatia podemos partir para 4 empresas juntas:
- Brasil Telecom, Oi, Telefonica, Telmex, incluindo aí as empresas do Grupo (Embratel, Net, Claro, etc) e
- mais uma fatia também interessante na mão de algumas espremidas espelhinhos (CTBC, GVT são as que possuem maior destaque, tendo outras com menor expressão também),
- em seguida provedores de internet (Wireless, Cabo, FTTH, HPNA, entre outros) e
- depois as empresas de TV a Cabo.

Porém estamos vendo a alguns anos um movimento de algumas empresas sob os olhos da Anatel e do Ministério das Telecomunicações, que tomo a liberdade de chamar todos junto de uma grande quadrilha, que vem apertando, espremendo e deflagrando ações isoladas e outras coordenadas que está levando como resultado a mudança das grandes empresas de tv por assinatura para a mão de um grande grupo e da rede de dados do Brasil concentrando cerca de 70% do tráfego nacional na mão de um grupo de 8 a 10 empresas sendo que entre 70% e 80% desse volume passa na mão de um grupo de 5 empresas(já quase 4 empresas) e a Telefonica é uma dessas empresas, que detém na sua área de atuação bem mais da metade de todo o tráfego de dados em sua rede, assim ocorre na rede da Oi e da Brasil Telecom que são cada vez mais totalitárias, principalmente no interior onde "sujeiras" são realizadas diariamente com a conivência da agência reguladora.

Agora juntemos as situações.
Concentração de mercado x Política de Terceirização de Equipe x Política de Terceirização de Infra-estrutura x Pouca gerência da rede x Problema de Planejamento de Rede, agora é só parar um roteador de um dos núcleos da rede que poderemos ver fatos semelhantes ao ocorrido na Telefonica em outras localidades.
E digo mais, só saiu na Televisão porque foi em São Paulo e por ter colocado órgãos de segurança na década de 60.
Pois nesse ano de 2008 já presenciamos paralisações por diversas horas e algumas por dias em diversas localidades do Brasil nas redes da Embratel (tenho cerca de 20 relatos em cidades e períodos diferentes) Oi e Brasil Telecom, além de outros relatos de problemas na rede da Telefonica.

Em alguma delas teve ressarcimento aos clientes, pedido de desculpa do presidente da Empresa ou pronunciamento do Ministro sobre o tema?
Não!

Hoje uma nova empresa entrar no mercado é um grande martírio.
Participei mais ativamente no ano passado mas ainda participo de uma empresa formada por provedores de Internet e você não tem a mínima idéia do martírio, da dificuldade que tivemos para ativar o primeiro circuito da grande rede que está sendo formada, com um investimento de milhões que de várias formas está esbarrando em dificuldades diversas, principalmente em decorrência de atos e atitudes desproporcionais e anti-concorrenciais dessas grandes operadoras e a sorte para o projeto é que a rede está sendo formada pelos pequenos e médios provedores de internet que estão vendo como a única alternativa para permanecerem no mercado, dependendo o mínimo possível das grandes redes de transmissão das grandes operadoras.

Infelizmente a ingerência mais uma vez do governo, que invés de governar para o POVO, governa para um pequeno e seleto grupo de empresários (que pagam boas gorjetas, principalmente nas campanhas políticas) e com isso, os milhões investidos em algo que já existe poderiam ter aplicações melhores impulsionando o mercado.

Quanto mais eu vivo, mais eu vejo pilantragem daqueles que deveriam governar, porém desgovernam o país.
A vontade que cresce a cada dia é de sair do país e não voltar mais, a não ser para visitar os parentes que não conseguir levar.

Atenciosamente,
Carlos Roberto Maciel Carneiro
carlos.roberto.maciel@gmail.com
Macaé/RJ
Tel.: (22) 9869-5054


 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO