BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



09/07/08

Anatel e as recentes "Consultas Públicas" (10) - Ecos da Audiência Pública de S. Paulo

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Ana Paula Lobo ; Cristina De Luca ; Flávia Lefèvre ; Miriam Aquino
Sent: Tuesday, July 08, 2008 10:10 PM
Subject: Anatel e as recentes "Consultas Públicas" (10) - Ecos da Audiência Pública de S. Paulo
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
O "Serviço ComUnitário" acompanha as "Consultas" e "Audiências" da Anatel. :-)
 
Visitamos o Portal Convergência Digital para "ouvir" os ecos da Audiência Pública ("mais de 10 horas de discussão") realizada em S. Paulo nesta segunda-feira.
As matérias estão transcritas nesta mensagem mas a recomendação de sempre é ler na fonte!
 
Fonte: Convergência Digital
[07/07/08]  
Banda Larga também terá Poder Significativo de Mercado por Ana Paula Lobo
 
Fonte: Convergência Digital
[07/07/08]  
Separação estrutural polemiza debate sobre novo Marco Regulatório por  Ana Paula Lobo e Cristina de Luca
 
Fonte: Convergência Digital
[07/07/08]  
Executivos movimentam Audiência Pública sobre PGO e PGR em São Paulo por Ana Paula Lobo e Cristina de Luca
 
Para os recém-chegados de sempre - todos bem-vindos! - e para os que estão se interessando agora pelo tema, listamos abaixo as mensagens/"posts" anteriores.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

------------------------------------


Fonte: Convergência Digital
[07/07/08]  
Banda Larga também terá Poder Significativo de Mercado por Ana Paula Lobo

A Banda Larga também terá Poder Significativo de Mercado, regra imposta, hoje, para as concessionárias de telefonia local ( Telemar/Oi, Telefônica e Brasil Telecom)  por deterem a maior parte da capacidade e da oferta do serviço para os consumidores. Essa é a proposta do Corpo Técnico da Anatel na mudança do Marco Regulatório do setor de Telecomunicações. A idéia é que qualquer provedor com infra-estrutura capaz de atender o serviço, seja ela, uma tele móvel, fixa, uma SCM ou uma TV por Assinatura, passe a cumprir regras que permitam um mercado mais competitivo.

Executivos do setor presentes na longa Audiência Pública, realizada nesta segunda-feira, 07/07, na capital paulista - foram mais de 10 horas de discussão - comentavam que o órgão regulador, se aprovar a medida, terá dificuldades para implementar o conceito. A divergência entre todos os atores ligados ao setor com relação à mudança na regra do jogo, aliás, foi marcante na Audiência Pública - a segunda sobre o tema.

A defesa do Poder de Mercado Significativo para a Banda Larga foi endossada pelo Superintendente de Serviços Privados da Anatel, Jarbas Valente, e pelo gerente-geral de Competição da Agência, José Gonçalves Neto. Eles reiteraram, por diversas vezes, a necessidade de se estabelecer regras ligadas à oferta da banda larga para garantir uma massificação do serviço e oportunidades para todos.

Os detalhes da nova regulamentação, no entanto, não foram adiantados pelo órgão regulador, sob a justificativa que é preciso aguardar as sugestões da Consulta Pública para a elaboração de um texto mais adequado à realidade do mercado brasileiro. O tema estava bastante "fresco" em função da pane, na semana passada, da Telefônica - detentora de mais de 85% da infra-estrutura de rede do Estado de São Paulo - e que deixou milhares de consumidores sem o serviço Internet por mais de 24 horas.

Os representantes da Sociedade Civil não deixaram o episódio passar em branco. Executivos do setor que estiveram na Audiência Pública, observaram que o órgão regulador terá grande dificuldade para implementar o conceito, mesmo com a "boa intenção de defender a concorrência porque há uma concentração de provedores no mercado e a tendência é que as concessionárias, mais à frente, acabem por comprar as autorizatárias para ampliar seu poder de fogo".

A rapidez como o processo de mudança do Marco Regulatório está sendo conduzido foi também motivo de embate. Representantes da Sociedade Civil alegam que a Anatel quer mudar logo para atender os interesses de um negócio - a compra da Brasil Telecom pela Oi, fato, aliás, imediatamente rejeitado pelo Superintendente de Serviços Privados, Jarbas Valente.

Posição, aliás, também já defendida na primeira Audiência Pública, realizada em Brasília. É bom observar que o corpo técnico - nesta reunião - informou que gostaria de um adiamento de 60 dias para a Consulta Pública, mas que a decisão estaria com o Conselho Diretor que, ao final, adiou por apenas mais 15 dias - o novo prazo, agora, é 01 de agosto.

Reversibilidade de bens
Flávia Lefévre, do Pro Teste e membro do Conselho Consultivo, criticou ostensivamente o acordo fechado entre o governo e as concessionárias de telefonia, com o aval da Anatel, para a troca dos PSTs ( Postos de Serviços Telefônicos) pelo backhaul ( infra-estrutura que será montada para a oferta de acesso à Internet banda larga para as escolas do país) das concessionárias de telefonia fixa. "Simplesmente deram de presente para as concessionárias o backhaul que é o acesso da rede das SCM (Serviço de Comunicação Multimídia)", disparou.

A executiva do Pro Teste observou ainda que esse backhaul - como terá o intuito de inclusão digital - muito provavelmente terá recurso do FUST - Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações - consequentemente, reduzirá o grau de investimento formal das operadoras nesta infra-estrutura. "Por que se concluiu que os PSTs - postos de serviços telefônicos - não eram prioritários sem ouvir a parcela da população brasileira que ainda não tem acesso ao telefone?", indagou aos executivos da Anatel. Flávia Lefévre questionou ainda o fato de o acordo não ter o dispositivo de bens reversíveis.

O superintendente de Serviços Públicos da Anatel, Gilberto Alves, que preferiu não polemizar com a executiva do PRO TESTE e membro do Conselho Consultivo da Agência com relação às críticas de defesa das empresas mais fortes do setor. Ele afirmou apenas que o entendimento da Agência é bastante claro com relação ao backhaul das escolas: Os bens são reversíveis, mas como houve dúvidas com relação à essa parte, o órgão regulador irá detalhar a questão de forma ainda mais clara e transparente, mesmo que essa explicação possa vir a parecer redundante. Alves, no entanto, não revelou quando nem como será feita essa explicação mais detalhada.
--------------------------------------

Fonte: Convergência Digital
[07/07/08]  
Separação estrutural polemiza debate sobre novo Marco Regulatório por  Ana Paula Lobo e Cristina de Luca

Na Audiência Pública realizada nesta segunda-feira, 07/07, na capital paulista ficou patente que a separação estrutural das redes fixas e de dados é, definitivamente, o ponto mais polêmico das mudanças sugeridas para o Plano Geral de Outorgas e para o PGR - Plano Geral de Atualização dos Regulamentos das Telecomunicações pela Anatel.

Ao responderem os questionamentos da Associação Brasileira das Concessionárias da Telefonia Fixa, o superintendente de Serviços Público, Gilberto Alves, e o gerente-geral de competição da Anatel, José Gonçalves Neto, foram bastantes objetivos sobre a posição do órgão regulador de propor a separação estrutural de telefonia fixa da de rede de dados (SCM).

Afirmaram que "as concessionárias se constituem de um grupo de investidores de maior responsabilidade e sempre foram respeitadas". E recorrendo à máxima "quem não deve não teme", lembraram que a Anatel, nunca, em 10 anos, adotou medidas que não respeitassem as regras dos contratos de concessão". Um único tema, no entanto, ficou em aberto: a questão da tributação. Esse item é complexo e será encaminhado para o Conselho de Altos Estudos da Agência Reguladora.

Não há pedra filosofal, diz Anatel

Ainda respondendo sobre a questão de separação estrutural, o gerente-geral de Competição da Anatel, José Gonçalves Neto, disse que é o momento de "apaziguar e harmonizar os ânimos porque a intenção não é a de prejudicar ninguém".

Segundo ele, o pedido de prorrogação da Consulta Pública aconteceu, exatamente, em função de haver a necessidade de fazer um estudo mais aprofundado com relação ao impacto sobre bens reversiveis das concessionárias, a partir da separação estrutural.

"Podemos garantir que a separação estrutural não será a pedra filosofal que irá resolver todos os problemas. Estamos cientes disso e as concessionárias podem ter a certeza que buscamos a transparência. Se a ferramenta não for essa, agora é o momento de se rever a sugestão e se apontar novas alternativas", completou o Superintendente de Serviços Públicos, Gilberto Alves.

No entanto, ele foi incisivo: O fato de o modelo de custo - DESAC - que a Agência precisa para fixar os custos de interconexão, por exemplo, ter dado no passado, não significa que no futuro, ele deve ser mantido sem nenhuma modificação.

José Neto, questionado pelos jornalistas, explicou melhor a proposta da Anatel. Ele lembrou que em 2003, o Conselho Diretor da Agência - quando tratou da renovação das concessões das operadoras - decidiu não pedir a contabilidade separada de cada serviço.

Para ele, hoje, a Anatel já considera necessária a idéia de ter todos os pontos transparentes. "Podemos até estarmos sendo redundantes, mas na Consulta Pública saberemos como administrar a questão", destacou.

O presidente da Abrafix, José Pauletti, não titubeou: "A redundância é excessiva. Não há essa necessidade de tantos detalhes", completou. Para o executivo, a Anatel, nesta Audiência Pública, provou que não possui "fudamentação técnica para propor a separação estrutural e que está à espera de sugestões do mercado".

Tributação: Mais ou não impostos?

Outro ponto bastante polêmico despertou dúvidas: A tributação. Os executivos da Anatel admitiram que não há um estudo formal com relação aos impactos da separação das empresas na carga tributária - se as concessionárias irão pagar mais tributos em função desta divisão.

"Fizemos um estudo com relação à oferta de serviços. Neste caso, temos certeza que não haverá mais imposto por causa da divisão", destacou Alves. Mas, como o tema sensibilizou aos técnicos da Anatel - foi outra razão para o pedido de prorrogação do prazo da consulta pública. O Conselho Diretor adiou o processo por 15 dias.

O superintendente de Serviços Públicos garantiu que o foco da consulta pública não é o da tributação, mas admitiu que conseqüências poderão existir. Por isso, o tema foi encaminhado para o Conselho de Altos Estudos da Agência Reguladora.

---------------------------------------

Fonte: Convergência Digital
[07/07/08]  
Executivos movimentam Audiência Pública sobre PGO e PGR em São Paulo por Ana Paula Lobo e Cristina de Luca

Todas as entidades do setor participam da segunda Audiência Pública, promovida pela Anatel, nesta segunda-feira, 07/07, para a discussão das mudanças no Marco Regulatório de Telecomunicações,na capital paulista.

O evento conta com a participação dos principaís líderes de entidades como José Pauletti,da Abrafix, Luiz Cuza, da TelComp, Alexandre Annenberg, da ABTA. Também participam o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente e o Diretor de Assuntos Regulatórios da Brasil Telecom, José Perrone, além de diretores de Assuntos Regulatórios de outras operadoras móveis e fixas. Até executivos de fornecedores de equipamentos estão presente. A Anatel recebeu mais de 100 perguntas escritas e 32 pedidos de manifestação oral. O órgão regulador registrou mais de 180 pesenças na Audiência Pública de São Paulo.

O ponto mais crítico do evento será o artigo 9 do PGO - o que discute a questão da separação estrutural da rede de STFC (telefonia fixa) e SCM( para dados e banda larga). As operadoras não aceitam essa proposta.

Já as provedoras de serviços de menor porte, representadas pela TelComp, querem que essa divisão aconteça como forma de garantir a isonomia do acesso à última milha. A audiência pública inicia, dentro de instantes, a parte mais "quente" - as respostas da Anatel às perguntas dos presentes.

A Anatel decidiu prorrogar por mais 15 dias, o prazo para a entrega das sugestões da Consulta Pública para a mudança do PGO e do PGR. Até então, as ponderações só podiam ser entregues até o dia 17 de julho. A TelComp, oficialmente, pediu um prazo ainda maior - 60 dias.

Na primeira Audiência Pública, em Brasília, o superintendente de serviços privados da Agência, Jarbas Valente, admitiu que o corpo técnico do órgão regulador também era favorável a ampliação do prazo, mas advertiu que a decisão final seria do Conselho Diretor. Os conselheiros optaram por dar apenas mais 15 dias.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO