BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



11/07/08

Como funciona a Internet (12) - Mapeando os "nossos" backbones (02) - Mensagem de Julião Braga 

----- Original Message -----
From:
Julião Braga
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent:
Friday, July 11, 2008 2:17 PM

Subject: Re: [wireless.br] Mapeando os "nossos" backbones
 
Olá Smolka,
 
Contribuindo ao debate, tenho algumas considerações pessoais, sobre seus esclarecimentos. A primeira delas se refere ao mapeamento de nossos backbones ou da Internet brasileira. Acho uma tarefa de Hércules. Quase impossível, penso. Basta olhar o "mapa" que você passou. 
 
A governança da Internet brasileira está bem definida: Comitê Gestor (cgi.br). Sob o ponto de vista técnico, o cgi.br faz um bom trabalho, às vezes, com excessivo rigor acadêmico (já tinha dito isso, antes), ignorando um pouco a necessidade prática daqueles que realmente constroem a Internet brasileira. Em relação aos componentes políticos, administrativos e abusos sobre Internet brasileira, o cgi.br é quase inócuo. Por exemplo, não vi nenhum pronunciamento formal sobre o episódio da Telefônica. Nem tampouco, sobre o recente projeto de lei do Senador mineiro, aprovado no Senado Federal, na calada, como realmente parece. No inicio da Internet, por volta de 1992 (época em que ela já era possível, por força da inflexível atuação do Betinho, no IBASE), já se comentava que a Internet era o "caos mais organizado do mundo". A Internet foi criada para não ter dono. A Internet brasileira, de uns tempos para cá, está destoando um pouco dos princípios fundamentais, seguindo os passos de poucos países no mundo. Como um prodígio, ela está em constante transformação e, certamente, cuidados especiais devem ser tomados. Geralmente, também por ser um prodígio, ela acaba se ajustando aos desvios, na sua imensa capacidade de se auto-regulamentar.
 
Leis são desrespeitadas, regras sobre-estabelecidas. Nada melhor do que ler os textos do Rogério para se ter ciência disso.
 
O Silvio Meira (http://smeira.blog.terra.com.br/2008/07/06/parou-por-que-o-domino-de-sorocaba/), que deve ser lido atento às entre-linhas, como sempre foi de uma precisão perfeita na abordagem do problema da Telefônica, entre outras questões.
 
Sobre BGP x AS, permita-me novamente bater na mesma tecla. O BGP (i.e., BGP-4) representa a infra-estrutura da Internet. O conceito de Autonomous System apareceu, explicando metaforicamente, com a intenção de dividir para conquistar a conectividade da imensidão da Internet.  
 
São considerações pessoais, como eu disse. É comum se equivocar. Por exemplo, meu ponto de vista a respeito do Comitê Gestor.
 
[]s, Julião

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO