BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



26/07/08

Como funciona a Internet (22) - Mapeando os "nossos" backbones (11) - Mensagem de José Smolka

----- Original Message -----
From: J.R.Smolka
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, July 26, 2008 11:25 PM
Subject: Re: 

Obs: esta mensagem cita o texto publicado pelo Estadão em 12/07/08: O apagão da internet


Caro mct3 (na falta de uma identificação melhor vou tratá-lo pelo seu cyber-nickname, ok?),

Vou ignorar o tom socialóide e "ai que saudades do sistema Telebrás" que polui todo o texto, e vou me concentrar no seguinte: o conhecimento que o sr. Celso Ming, responsável pela coluna (disponível para consulta na versão on-line d'O Estado de São Paulo), possui sobre os aspectos técnicos do problema é parecido com o que eu tenho sobre neurocirurgia. E a fonte utilizada na reportagem aparentemente também padece do mesmo mal.

Parece inútil, mas vou dizer assim mesmo, e "gritando": NÃO ACONTECEU APAGÃO DA INTERNET! QUEM PAROU CATASTROFICAMENTE FOI A REDE MPLS DA TELEFÓNICA! Fui claro?

Acontece que rigorosamente tudo que seja tráfego IP que passe pela rede da Telefónica é transportado pela rede MPLS. Quando ela caiu (por motivos ainda não esclarecidos) tudo que dependia dela também parou: os usuários do serviço DSL da própria Telefónica (Speedy), a rede de serviços do governo estadual de SP (Intragov), conexões IP de redes corporativas, etc. etc.

Entre estes etc. muito provavelmente está a Atento, que presta serviços de call-center à Telefónica (e também é uma empresa do grupo Telefónica). Para atender aos clientes da Telefónica os funcionários da Atento precisam acessar os sistemas de TI da própria Telefónica, que ficam em servidores nos data centers da Telefónica, e este acesso depende, com altíssima probabilidade, de links IP entre os call-centers e a Telefónica que cursam através da rede MPLS. Portanto qual é a surpresa em saber que os call-centers não conseguiam dizer nada claro a respeito do incidente, se eles mesmos estavam entre os serviços afetados?

O que não quer dizer que eu acredite piamente no (muito pouco) que foi publicado a título de explicação do ocorrido. Continuo achando que uma "caca" deste tamanho dificilmente poderia ser causada apenas por um roteador de borda que "pirou" em Sorocaba. Ainda quero saber melhor do lado técnico desta questão, até porque eu também tenho uma rede MPLS para me preocupar, e se algo semelhante puder acontecer com a minha rede, quero saber como prevenir ou remediar com antecedência.

[ ]'s

J. R. Smolka

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO