BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



27/07/08

Como funciona a Internet (23) - Mapeando os "nossos" backbones (12) - "Explicações da Telefonica" + CGI.br + "Registro do Debate"

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Sunday, July 27, 2008 6:12 PM
Subject: Como funciona a Internet (23) - Mapeando os "nossos" backbones (12) - "Explicações da Telefonica" + CGI.br + "Registro do Debate"
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

01.
O "Serviço ComUnitário" está acompanhando os "ecos" e as providências referentes ao recente "apagão" da Telefônica.
E, no processo, buscando mais conhecimentos técnicos sobra a infra-estrutura da Internet.
 
De novo, o agradecimento "genérico". :-)
Creio que posso falar em nome de todos os participantes.
Obrigado a todos os debatedores pela disposição em opinar e compartilhar conhecimentos.
Estou nos Grupos há 8 anos e este certamente é um dos ótimos momentos da convivência comunitária.
 
Obrigado Smolka, Luiz Sérgio, Itamar e "mct3" pelas participações, registradas mais abaixo, para nivelamento dos dois Grupos vinculados.
 
02.
Em mensagens anteriores, Rodolfo escreveu:
(...) Utilizando a ferramenta "bgplay" veiculada aqui na lista, examinei e comparei os tráfegos antes, durante e após o "apagão".
(...)
E Julião solicitou:
(...) Registrou esta análise que fez? Tem como nos mandar? Ou mandar em PVT?  (...)
 
Rodolfo tentou enviar as imagens para os Grupos mas não conseguiu, devido ao tamanho. E remeteu em "pvt".
 
Colecionei as mensagens do debate e inseri as figuras nesta página provisória (tudo pode ser mudado, dividido em mais páginas, etc... ou apagado):
http://www.wirelessbrasil.org/wirelessbr/colaboradores/debate_backbone/backbone_01.html
Vale a pena ler de novo e conferir as novidades...
 
03.
Também numa mensagem anterior registramos:
(...)
Estamos procurando conhecer a estrutura da Internet no Brasil.
E, agora que já temos uma idéia do que é MPLS, continuamos aguardando as explicações técnicas da Telefônica.
Como lembrou o Julião, o grande ausente das explicações do "incidente" é o CGI.br: o "apagão" por lá é mais sério que o da Telefonica... :-)  (...)
 
04.
Bem... a Telefônica explicou-se...
 
Fonte: Convergência Digital
[25/07/08]  
"Rara combinação de fatores técnicos" causou pane na rede da Telefônica por Ana Paula Lobo
 
(...) As conclusões apontam que um defeito de hardware originado em uma placa de interface óptica que liga um roteador localizado na cidade de Campinas a um outro roteador, localizado em Sorocaba, gerou informações incorretas. Ao mesmo tempo, um problema de software no roteador fez com que estas informações, ao invés de serem descartadas, como seria esperado, fossem propagadas para os demais roteadores da rede. A combinação destes fatores criou o cenário que culminou com os problemas de funcionamento na rede de dados da Telefônica. (...)
 
Talvez se devesse acrescentar, para esclarecer definitivamente nossas curiosidades técnicas, quais os astros cujo alinhamento causou a "rara combinação"...

Brincadeiras à parte, o Skolka termina sua mensagem (abaixo) assim:

(...) O que não quer dizer que eu acredite piamente no (muito pouco) que foi publicado a título de explicação do ocorrido. Continuo achando que uma "caca" deste tamanho dificilmente poderia ser causada apenas por um roteador de borda que "pirou" em Sorocaba. Ainda quero saber melhor do lado técnico desta questão, até porque eu também tenho uma rede MPLS para me preocupar, e se algo semelhante puder acontecer com a minha rede, quero saber como prevenir ou remediar com antecedência. (...)
 
05.
E o CGI.br resolveu dar o ar de sua graça:
 
Fonte: Convergência Digital - Capital Digital
[25/07/08]  
Telefônica vai explicar apagão ao CGI.br   por Luiz Queiroz
 
(...) No próximo dia 8 de agosto, a direção da Telefônica terá uma “loooonnnnga” reunião técnica em Brasília. Mas, desta vez, não será com a Anatel e, sim, com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, que decidiu esticar mais o assunto, para saber que “raridade” foi essa, de um roteador acabar ”detonando” em todos os níveis hierárquicos, a rede desta concessionária.
O CGI.br decidiu que é seu dever, também, investigar o assunto, pois os internautas brasileiros têm o direito de saber o que se passou com a rede da Telefônica entre os dias 2 e 3 de julho em São Paulo, e que chegou a afetar alguns pontos do país. (...)

06.
O Luiz Sérgio, em outra mensagem, sobre outro assunto, falou em "bala na agulha"...  :-)
Temos um grande agradecimento a ser feito à nossa Alice Ramos que, nos bastidores, deu uns "tirinhos" acionando seus conhecidos no CGi.br e também no gabinete do senador Azeredo no assunto "Crimes Digitais".
Será pretensão pensar que acertou alguns alvos?  :-))
Obrigado, "embaixadora" Alice!!!  :-))
 
Lembro:
Quem quiser opinar mantendo a privacidade, basta enviar e-mail em "pvt" para Helio Rosa e a mensagem será encaminhada para os Grupos sem identificação do remetente.

Ao debate!!!
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
--------------------------------------------------------

Fonte: Convergência Digital
[25/07/08]  
"Rara combinação de fatores técnicos" causou pane na rede da Telefônica por Ana Paula Lobo*
 
A tese que um roteador, instalado em Sorocaba, no interior do Estado, teria sido o responsável pela falha técnica que causou a pane do acesso à internet da Telefônica nos dias 02 e 03 de julho, em São Paulo, foi sustentada no laudo técnico feito pelos especialistas do CPqD.
 
Nesta sexta-feira, 25/07, a operadora, através de nota oficial à imprensa, informa que enviou para a Agência Nacional de Telecomunicações, o laudo elaborado pelo CPqD sobre as causas dos problemas de que afetaram o funcionamento da rede de dados da empresa entre os dias 2 e 3 de julho. O laudo, realizado a pedido da operadora, demonstra que a causa dos problemas foi conseqüência de "uma rara combinação de fatores que tornou difícil o diagnóstico e a solução".
 
Segundo as informações divulgadas pela Telefônica - o CPqD não se pronunciou sobre o assunto e o laudo não foi disponibilizado para acesso público - o estudo, realizado pelo Instituto de Campinas com o auxílio de técnicos da Anatel, revela um defeito de hardware em uma placa de interface óptica que liga um roteador localizado em Campinas (SP) a um outro, em Sorocaba (SP), gerou informações incorretas.
 
Também informa que um problema de software, ao mesmo tempo, fez com que estas informações erradas fossem enviadas aos demais roteadores da rede em vez de serem descartadas. Essa combinação de fatores culminou, segundo o comunicado, com os problemas que interromperam o funcionamento da rede de dados da Telefônica.
 
A concessionária assegura ainda que já foram tomadas as providências técnicas necessárias, a partir das conclusões do laudo, para evitar que a falha volte a acontecer. O Convergência Digital publica a íntegra da nota oficial divulgada pela Telefônica.
 
"A Telefônica enviou nesta sexta-feira, 25/07, à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o laudo elaborado pelo CPqD, a pedido da operadora, sobre as causas dos problemas de funcionamento da rede de dados da empresa ocorridos entre os dias 2 e 3 de julho.
 
O relatório enviado à agência reguladora descreve em detalhes os passos do estudo conduzido pelos técnicos do CPqD e suas conclusões. A documentação demonstra claramente que o problema verificado na rede de dados da operadora foi conseqüência de uma rara combinação de fatores que tornou difícil o diagnóstico e a solução.
 
As conclusões apontam que um defeito de hardware originado em uma placa de interface óptica que liga um roteador localizado na cidade de Campinas a um outro roteador, localizado em Sorocaba, gerou informações incorretas. Ao mesmo tempo, um problema de software no roteador fez com que estas informações, ao invés de serem descartadas, como seria esperado, fossem propagadas para os demais roteadores da rede. A combinação destes fatores criou o cenário que culminou com os problemas de funcionamento na rede de dados da Telefônica.
 
A Telefônica ressalta que, a partir dos resultados apontados pelo laudo do CPqD, já tomou as providências técnicas necessárias para evitar que tal problema volte a ocorrer em sua rede de dados. "
 
*Com informações do Portal Terra
 
------------------------------------------

Fonte: Convergência Digital - Capital Digital
[25/07/08]  
Telefônica vai explicar apagão ao CGI.br   por Luiz Queiroz
 
No próximo dia 8 de agosto, a direção da Telefônica terá uma “loooonnnnga” reunião técnica em Brasília. Mas, desta vez, não será com a Anatel e, sim, com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, que decidiu esticar mais o assunto, para saber que “raridade” foi essa, de um roteador acabar ”detonando” em todos os níveis hierárquicos, a rede desta concessionária.
 
O CGI.br decidiu que é seu dever, também, investigar o assunto, pois os internautas brasileiros têm o direito de saber o que se passou com a rede da Telefônica entre os dias 2 e 3 de julho em São Paulo, e que chegou a afetar alguns pontos do país.
 
O laudo do CPqD, que atestou tecnicamente, que o “roteador” em Sorocaba, no interior do Estado, foi o responsável pela falha no acesso à Internet, deve ser apresentado ao CGI.br, tal como já foi feito na Anatel.
 
Só espero que o Comitê Gestor pense no consumidor e conceda a ele o direito de saber o que ocorreu de fato com a Internet da Telefônica e que possa até contestar o laudo do CPqD, se for o caso.
 
Porque essa história do “Roteador de Sorocaba” está parecendo a do “ET de Varginha”, ou a do ”enterro de anão”. Nunca ninguém provou que viu um ET ou foi ao enterro de um anão.
*Mas todos acreditam que um existe e o outro, de alguma forma, morre. (kkkkkkkk)

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO