BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



28/07/08

Como funciona a Internet (26) - Mapeando os "nossos" backbones (14)  - Mensagem de Rubens Jr

----- Original Message -----
From: Rubens Kuhl Jr.
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Monday, July 28, 2008 1:40 PM
Subject: Re: [wireless.br] Fw: [Celld-group] Re: Apagão - TEM QUE SER LIDO!

No meio de tantas lendas, o que vou mencionar pode ser tratado apenas como mais uma... e eu preciso fazer um disclaimer de que trabalho num concorrente da Telefónica, apesar de minhas opiniões publicadas em listas de discussão refletirem a minha opinião e não a do meu empregador.

Dito isto, um cenário que foi citado por quem esteve dentro do problema foi o de falha unidirecional. Numa falha unidirecional, uma porta ou circuito transmite numa direção mas não na outra... e uma falha dessas tanto pode ser com detecção de falha (a porta receptora acusa perda de recepção) ou não, como teria acontecido com a Telefónica.

Isso não é tão incomum quanto a Telefónica tem alegado; é um modo de falha comum em ASICs Ethernet, em sistemas de transmissão óptica e em rádios de alta capacidade. Para endereçá-la existem tecnologias que enforçam a presença da comunicação bidirecional ou derrubam o enlace, pois uma falha unidirecional é um elemento perigoso numa rede Ethernet.

É também um elemento de difícil diagnóstico, o que porém não justifica a duração da falha, que se deve a a questões estruturais.
Rubens

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO