BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



29/07/08

Como funciona a Internet (28) - Mapeando os "nossos" backbones (16) - Smolka responde à Jana de Paula

----- Original Message -----
From: José de Ribamar Smolka Ramos
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, July 29, 2008 9:54 AM
Subject: [Celld-group] Re: Apagão - TEM QUE SER LIDO!

--- Em Celld-group@yahoogrupos.com.br, "Jana" <jana_depaula@...> escreveu em AZUL

Estou com a impressão de que está se armando um apagão no Rio de Janeiro. Com as promoções de pacotes triple play, o barateamento do PC e tudo o mais deve ter aumentado muito o número de assinantes do velox (Oi), no Rio de janeiro.
Isto tem abalado a rede. A intermitência do serviço é de irritar monge tibetano (e olha que eles aturam há aaaaanos o domínio chinês...).

Oi Jana,

O problema que vc está levantando é sempre uma possibilidade em redes de acesso DSL, como é o caso dos serviços Velox (da Oi) e Speedy (da Telefónica).

Sempre quando a gente reclama, eles sempre partem do princípio que a falha é nossa, clientes. Mas, se fôsse, porque tem dias que ela fica uma uva e eu navego em céu de brigadeiro?

Sei que isto vai parecer antipático, mas vc já teve que trabalhar com atendimento a clientes? Eu já. E é complicado. Especialmente no caso de serviços de informática para o público em geral (mesmo que seja dentro de uma rede corporativa).  Porque, apesar de todos os esforços em tornar os computadores pessoais em coisas mais parecidas com eletrodomésticos convencionais, eles ainda são coisas complicadas demais para a compreensão do usuário médio (veja um post recente meu onde mencionei o blinking twelve problem).

Costuma-se dizer que é impossível criar um sistema à prova de idiotas (idiot-proof system), porque os idiotas são muito criativos. Uma piada clássica sobre isto é a seguinte (diálogo entre o atendente do suporte técnico e um usuário):

- Suporte técnico, bom dia. Em que posso ajudar?
- Quero que alguém conserte o porta-copos do meu computador. Ele estava funcionando normalmente, mas quebrou.
- Perdão senhor, mas... porta-copos? É alguma espécie de acessório opcional que foi entregue junto com o seu computador?
- Não. Todas as máquinas que eu vi na loja tinham porta-copos, e o meu agora está quebrado. Quero que consertem.
- Desculpe senhor, mas realmente não estou entendendo. O senhor pode descrever melhor este acessório?
- Posso sim. Eu ativo o porta-copos, que fica em um compartimento lacrado, apertando um botãozinho na frente dele. Então a bandeja do porta-copos se projeta para fora, e eu posso colocar meu copo em cima dela.
- Por favor, existe alguma coisa escrita na frente deste compartimento lacrado?
- Tem sim... Aqui diz "CD/DVD ROM"...

Então, embora seja irritante ser tratado como idiota, em princípio, pelos atendentes de suporte técnico a serviços como o Velox, entenda que uma proporção imensa dos chamados que eles recebem tem parentesco próximo com o diálogo acima. Eles estão tentando eliminar os casos mais óbvios de BIOS (burrice imensa do operador do sistema).

Hoje fiquei meio irritada e comecei a falar ao atendente todas as letrinhas da sopa que aprendi com o professor Smolka. MPLS, NGN, PQP... ui!
Daí que finalmente eles viram que de fato "o sinal estava fraco". O que significa isto eu não sei. Mas, cá com os meus botôes, acredito que tá se armando um ''pobrema" aqui no Rio.

Você fez a coisa certa nestes casos. Mostrar ao atendente da primeira linha que o seu caso está fora dos scripts padronizados dele. Isto força que ele escale o seu caso para alguém mais especializado. Quanto ao PQP... deixa pra lá. :-)

Agora quanto ao problema em si. Acessos DSL são especialmente sensíveis às condições elétricas do par de fios utilizado. Se vc está, eletricamente falando, muito longe da central (onde está instalado o DSLAM), e/ou se a fiação na rota que lhe atende (cabos tronco, armários, cabos de distribuição aérea, cabos de entrada no edifício, e também a fiação interna da sua casa/prédio) não estiver em boas condições de isolamento, é certo que vc terá problemas.

Claro que problemas de performance também podem acontecer upstream do DSLAM, mas, no seu caso, eu procuraria eliminar esta possibilidade primeiro.

Peço encarecidamente que caso haja pessoas ligadas à Oi neste grupo, chequem isto.
Conversei com vários moradores aqui da minha área (Piratininga-Niteroi) e eles estão com os mesmos problemas. Chiado da linha (isto é péssimo para transmissão de dados no cobre) e dificuldade para acessar a internet.

Se outros usuários na mesma região que vc experimentam problemas semelhantes, então existe uma grande chance de ser realmente algo com a fiação daquela área. Para eliminar outras possíveis causas tente o seguinte: combine com um(a) amigo(a) que utilize o mesmo serviço, com a mesma banda contratada mas em local distinto da cidade, para que vcs acessem simultaneamente os mesmos sites ou serviços na Internet. Falem por telefone enquanto navegam, e comparem os tempos de resposta. Se os tempso dele forem sistematicamente melhores que os seus, então a hipótese do problema de fiação é mais provável. Se ambos estiverem ruins, então provavelmente o problema é upstream (mas o problema de fiação ruim também pode existir em paralelo).

É o POVO falando.

É verdade, mas cuidado com esta argumentação. Aceitar proposições como verdadeiras porque "a voz do povo é a voz de Deus" é uma falácia conhecida como argumentum ad populum.

[ ]'s
J. R. Smolka

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO