BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


 
30/07/08

Sobre o "blinking twelve problem"

----- Original Message -----
From: J.R.Smolka
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, July 30, 2008 10:19 PM
Subject: [Celld-group] Sobre o blinking twelve problem

Oi Paulo,

É que o post foi feito no grupo WirelessBR, e não foi replicado aqui no Celld. De qualquer forma, usando o Google encontrei referências, no sentido que eu me expressei, aqui e aqui. A primeira vez que soube desta denominação foi em um ensaio do Neal Stephenson chamado In the Beginning was the Command Line, que pode ser baixado a partir daqui. Recomendo muito a leitura...

De qq forma, transcrevo abaixo o post do WirelessBR.

[ ]'s
J. R. Smolka
Oi Luix (na falta de mais informação, vou usar o seu nickname mesmo),

Não é uma pergunta delirante, embora talvez vc não a tenha formulado direito. O problema a que vc está se referindo é conhecido, genericamente, como blinking twelve problem. O nome teve origem na década de 80 do século passado, com a proliferação dos aparelhos VCR domésticos. A imensa maioria dos usuários não conseguia (ou não estava interessada em) ler o manual de instruçòes do VCR para programar a data e a hora. Enquanto isto não é feito, o display tipicamente apresenta o valor 12:00 piscando. E quase todas as casas tinham seu VCR nesta situação.

Conclusão: a maioria dos usuários não conseguia dominar a interface de programação do VCR (via controle remoto e display), e conformavam-se em fazer apenas o uso básico do aparelho (inserir uma fita e usar as teclas play, stop, pause e eject).

Este é um problema que deve sempre estar na mente do projetista de qualquer sistema (qualquer mesmo... Computadores, máquinas de lavar roupa, DVD players, aparelhos de som, geladeiras, automóveis, o escambau). Se o número de features disponíveis torna a usabilidade da interface homem-máquina (que todo sistema tem) complicada, existe um grande risco do seu sistema vir a apresentar o blinking twelve problem.

E eu concordo com você que os SOs atuais, mesmo com suas interfaces gráficas bonitinhas e sofisticadas, ainda estão longe de transformar um computador pessoal em algo que o usuário maneje com a mesma naturalidade que outros eletrodomésticos. O usuário aprende apenas o básico (ligar a máquina, conectar a Internet, carregar o browser, navegar). Provavelmente a maioria deles só acessa seus e-mails via interfaces Web, porque desconhece a possibilidade de usar um programa como, por exemplo, o Mozilla Thunderbird. Blinking twelve!!!

Os filhos desta geração de usuários possivelmente terão mais facilidade, mas nada garante que os projetistas das futuras máquinas, SOs e softwares de aplicação conseguirão evitar que o blinking twelve apareça de novo, em novos contextos.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO