BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



03/06/08

• Finlândia + TV Digital + Rádio Digital (35)+ Unbundling + Ministro Competente

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Ethevaldo Siqueira ; josersp ; Miriam Aquino ;
marineide@telecomonline.com.br ; gfelitti@nowdigital.com.br ; Luiz Queiroz ; Cristina De Luca ; mariana.mazza@convergecom.com.br ; Renato Cruz
Sent: Tuesday, June 03, 2008 2:58 PM
Subject: Finlândia + TV Digital + Rádio Digital + Unbundling + Ministro Competente
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Recomendo fortemente a leitura deste pequeno artigo do jornalista Ethevaldo Siqueira:
Fonte: Estadão
[25/05/08]  
Televisão na Finlândia já é 100% digital (prefiram ler na fonte mas a transcrição está mais abaixo)
 
O artigo foi enviado pelo nosso participante José Roberto de Souza Pinto.
A mensagem também está mais abaixo.
José Roberto, obrigado! Como disse em "pvt", atrasei-me um pouco na divulgação pois queria colecionar alguns "posts" anteriores sobre os temas do artigo.
 
Não podemos nos mudar para a quase utópica Finlândia mas podemos adotar alguns procedimentos aqui neste sofrido Brasilzão.  :-)

Há muito que não vejo na mídia referência à este sempre atual projeto de Constituição, atribuído à Capistrano de Abreu:
Art. 1º - Todo brasileiro deve ter vergonha na cara.
Parágrafo único:
Revogam-se as disposições em contrário."
 
 
Curiosidade:
A Lapônia, citada no texto do Ethevaldo, como todos sabem, é a terra de Papai Noel.  :-)
Já Ali Babá e os 40... consta que mudaram-se para o Brasil.  :-)
 
Cabe-nos ficar vigilantes e valorizar nossos votos nas próximas eleições.
Enquanto isso, vamos fazendo nossa parte, debatendo na ComUnidade...  :-)

Antes do artigo estão nossas coleções de "posts" sobre TV Digital, Rádio Digital e "Unbundling": recordar é preciso, pois tudo é muito atual.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
-------------------------------------------
 
Mensagem do José Roberto
Hélio
Foi publicado no Estado de São Paulo no domingo (25/05/08). Eu normalmente recebo antes, pois participo de grupo de amigos do Ethevaldo.
Não é para desenterrar defunto, mas dá inveja de ver como eles decidem, e o pior ou melhor é que os resultados positivos aparecem. Veja o caso da infra-estrutura da rede aberta para os concorrentes, o unbundling que gerou um grande número de empresas competindo no mercado, e a  TV Digital, onde a preocupação é com uma solução que seja viável para o consumidor.
Certamente temos algumas diferenças, como; 5 milhões de habitantes, não tem analfabetos, nível de educação elevado e Ministra que entende do assunto.
Recomendo compartilhar com o grupo.
sds
Jose Roberto S. Pinto
 
-----------------------------------------
 
Fonte: Estadão
Televisão na Finlândia já é 100% digital por Ethevaldo Siqueira
 
HELSINQUI – A Finlândia é o primeiro país do mundo a retirar do ar a TV analógica e só transmitir programas com tecnologia digital. A informação é da ministra das Comunicações deste país, Suvi Lindén, em entrevista ao Estado. “Em menos de 4 anos, conseguimos realizar esse objetivo. Não foi fácil, mas vale a pena. Os maiores problemas que tivemos foram na área dos sintonizadores digitais (set top boxes). As camadas de menor renda reclamaram dos preços e da impossibilidade de utilizar o mesmo aparelho tanto para a TV aberta quanto para a TV por assinatura. Vamos ter que resolver essa situação, substituindo esses conversores.”
 
O padrão utilizado na Finlândia é o europeu (Digital Video Broadcasting ou DVB), que permite elevado grau de interatividade e mobilidade em sua versão DVB-H. Segundo a ministra Lindén, a Europa não deu prioridade ao desenvolvimento da TV de alta definição, embora o padrão DVB já o permita. Na opinião de alguns especialistas finlandeses, a TV de alta definição ainda é um luxo, porque exige receptores mais caros, mais sofisticados e, principalmente, maior oferta de conteúdo, o que ainda não ocorre. Para eles, as imagens digitais européias, com 700 pixels por linha (e não 1.080) são plenamente satisfatórias.
 
RÁDIO, NÃO
Quanto ao rádio digital aberto, surpreendentemente, a ministra das Comunicações da Finlândia não acredita na viabilidade prática da migração da tecnologia analógica de rádio para a digital. “O problema é a exigência de se trocar tudo – equipamentos das emissoras e receptores dos ouvintes. Isso exigiria até a mudança de faixa de freqüências e a interrupção das atividades das emissoras Nem o padrão europeu nem o norte-americano satisfazem. No futuro, as transmissões de rádio serão todas via internet ou associadas à TV digital”.
 
As telecomunicações da Finlândia estão entre as mais avançadas do mundo. Até as residências mais modestas da zona rural ou as aldeias da Lapônia, no norte do país, dispõem de comunicação telefônica, fixa ou celular. Nas regiões mais remotas, o serviço é o mais simples possível, inclusive na telefonia celular, que utiliza o sistema mais antigo, de telefonia móvel nórdica em 450 MHz (NMT 450, na sigla comercial), mas que é também o mais econômico para cobertura de grandes áreas com baixa densidade populacional, segundo a ministra Suvi Lindén.
 
“As telecomunicações finlandesas – diz ela –  vêm sendo privatizadas há mais de duas décadas. A única empresa ainda com grande participação estatal é a Telia-Sonera, uma das concessionárias de telefonia fixa, de cujo capital participam os governos da Finlândia e da Suécia, com um total de 60% das ações, sendo restante capital privado”.
 
O maior avanço do setor, entretanto, está na área da telefonia móvel, em que o país ostenta a impressionante densidade de 124 celulares por 100 habitantes. Numa tendência oposta, a telefonia fixa vai reduzindo sua participação para menos de 50%, como ocorre, aliás, na maioria dos países.
 
Embora seja um país com pouco mais de 5 milhões de habitantes, a Finlândia tem empresas poderosas na área da telefonia celular, entre as quais a Nokia, detentora da fatia de 41% da produção mundial de aparelhos celulares, com 10 fábricas espalhadas pelo mundo, inclusive uma em Manaus, no Brasil.
 
Uma característica curiosa e quase única da telefonia fixa da Finlândia é o fato de o país já ter conseguido abrir a infra-estrutura de rede de cabos e centrais à participação de todas as operadoras, enquanto o mundo ainda continua discutindo o compartilhamento da infra-estrutura.
 
No jargão de telecomunicações, esse compartilhamento recebe o nome de unbundling (desempacotamento, em inglês) e permite um grau muito maior de competição. Por essa razão, o país tem hoje mais de uma centena de operadoras fixas. Muitas dessas operadoras podem obter licenças e prestar praticamente todos os tipos de serviços de comunicações, de telefonia fixa a celular, TV por assinatura, TV sob demanda (Video on Demand), acesso de banda larga e internet. Apenas a radiodifusão (rádio e TV abertas) exige concessões exclusivas.
 
Raros países têm o índice de acesso à internet tão elevado quanto a Finlândia: mais de 60% da população utilizam regularmente a rede mundial.  E, de cada 100 usuários, 70 dispõem de acesso em banda larga, segundo a ministra das Comunicações.
 
O país tem pelo menos três indicadores extraordinários que tornam possível seu estágio de desenvolvimento: o menor grau de corrupção governamental (segundo a organização Transparência Internacional), o melhor padrão de educação e a terceira posição mundial em investimentos em pesquisa e desenvolvimento em relação ao seu produto interno bruto (PIB), só atrás de Israel e Cingapura.
 
PERFIL RARO
Embora seja integrante do Parlamento da Finlândia, como deputada representante da região do Ártico, a ministra Suvi Lindén tem grande experiência e envolvimento nas áreas de telecomunicações e novas tecnologias.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO