BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



05/06/08

• Crimes Digitais (13) - Por Um Tratado Internacional Sobre Segurança Cibernética

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br
Cc: Alice Ramos
Sent: Thursday, June 05, 2008 9:17 PM
Subject: Crimes Digitais (13) - Por Um Tratado Internacional Sobre Segurança Cibernética
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Este é o "Serviço ComUnitário" sobre Crimes Digitais.
 
Em mensagens anteriores citamos o Seminário sobre Crimes Cibernéticos e Investigações Criminais, realizado na Câmara Federal.
 
Hoje transcrevemos parcialmente um artigo de Jeferson Fued Nacif publicado no AliceRamos.com.
Vale conferir na íntegra pois apresenta dados e fatos muito interessantes.

Já conhecemos o Jeferson Nacif pela sua coluna no AliceRamos.com.
Aqui está seu "mini-resumo":
Jeferson Fued Nacif é formado em Relações Internacionais pela UnB, com especialização em Oriente Médio. Trabalhou na área de Direitos Humanos e na Assessoria Internacional do Ministério da Justiça. Na iniciativa privada, foi gerente de relações institucionais da Telecom Itália América Latina e coordenador de regulação da TIM Brasil. Ingressou na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (área de regulação) do Ministério do Planejamento em 2006, estando lotado na Assessoria Internacional do Ministério das Comunicações desde então.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
------------------------------------
 
[04/06/08]   Por Um Tratado Internacional Sobre Segurança Cibernética por Jeferson Fued Nacif
 
Os ataques terroristas aos Estados Unidos, em setembro de 2001, e, mais recentemente, os ataques às redes de computadores da Estônia, evidenciaram a necessidade de discussões profundas e de medidas eficazes de combate ao terrorismo pela Internet assim como a todas as formas de delito cibernético.
 
Os números relacionados aos crimes digitais impressionam e tendem a crescer na medida em que aumenta o número de pessoas incluídas na rede e que a prática de delitos digitais torna-se ato que demanda relativamente pouco conhecimento técnico. Desafios ainda maiores para a sociedade se somarmos os seguintes fatos: a disseminação do uso da Internet sem a compreensão e aculturamento dos novos usuários para os perigos da rede; as ferramentas de proteção ainda de eficácia reduzida na transmissão de dados sem fio – tendência que deve se acentuar com entrada das redes de próxima geração; e a união dos criminosos digitais com as redes de crimes tradicionais.
 
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br), entidade vinculada ao Comitê Gestor Internet do Brasil (CGI.br), reportou dados importantes sobre a segurança da rede no país. Embora o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), também vinculado ao CGI.br, venha se destacando no combate ao spam, códigos maliciosos e outras ameaças, ainda há muito o que fazer, principalmente no que diz respeito à cultura de segurança para o usuário doméstico.
 
Vamos aos dados apresentados pelo NIC.br. Os módulos sobre Segurança na Rede, Uso do E-mail e Spam da TIC Domicílios 2007 apontaram que: a) cerca de 29% dos usuários de Internet declararam ter encontrado problemas de segurança. O número apresenta uma tendência de crescimento quando comparado às pesquisas dos anos anteriores: em 2005 esse percentual foi de 23% e em 2006 passou para 26%; b) a proporção de pessoas que declarou ter tido algum problema de segurança no uso da Internet aumenta segundo seu grau de instrução e a faixa de renda; c) a maioria dos problemas de segurança identificados em 2007 se refere aos ataques de vírus e códigos maliciosos ao computador, chegando a 27% das declarações de usuários de Internet (ou 94% de todos os problemas citados); d) entre aqueles que utilizaram um antivírus, a proporção dos que têm realizado atualizações diárias vêm aumentado, passando de 21% em 2005 para 38% em 2007. Observa-se também que a opção de “não atualização” decresce com os anos: ela foi de 31% dos usuários de antivírus em 2005 para 8% em 2007; e) quase a metade das pessoas que possuem conta de e-mail declarou receber spams (48%), número que tem se mantido relativamente constante nos últimos 3 anos. Dentre eles, cerca de 21% declarou ter enfrentado problemas com perda de e-mail ou arquivo importante (deletado ou filtrado sem querer).
 
Pesquisando sobre o assunto, encontrei fatos ocorridos que devem chamar a atenção das autoridades e dos legisladores. Pesquisa da Arbor Networks, empresa de análise do tráfego na rede, após analisar o comportamento de redes de mais de 68 ISP (provedores de Internet, da sigla em inglês) aponta que entre 1% a 3% de todo o tráfego de Internet é formado por pacotes sem sentido, focados em ataques distribuídos de negação de serviço (DDOS). No Chile, segundo o diário el Mercúrio, dados de 6 milhões de internautas chilenos foram divulgados na web por um criminoso online, “apenas”, segundo ele, “para demonstrar os problemas de segurança da rede”.  Ler mais em Por Um Tratado Internacional Sobre Segurança Cibernética

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO