BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


20/06/08

• Portabilidade Numérica (17) - Vídeos: "Qualidade de dados" + "Retenção de clientes"

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, June 20, 2008 8:57 AM
Subject: Portabilidade Numérica (17) - Vídeos: "Qualidade de dados" + "Retenção de clientes"
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Este é o Serviço ComUnitário sobre "Portabilidade Numérica". 
 
01.
E este é o nosso "resumo comunitário":  :-)
 
"Portabilidade Numérica é definida como a faculdade do usuário em manter o seu número ao trocar de prestadora de serviços. Com mais precisão, a Anatel a define como facilidade de rede que possibilita ao assinante de serviço de telecomunicações manter o código de acesso a ele designado, independentemente da prestadora de serviço de telecomunicações ou da área de prestação do serviço." [Trecho do Tutorial Portabilidade Numérica do site Teleco].

O Regulamento da Portabilidade Numérica foi aprovado pela Anatel em março de 2007.

Previsto no Regulamento, o Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP) é formado por representantes das operadoras e do órgão regulador.

O Regulamento prevê também uma Entidade Administradora da Portabilidade Numérica (EA).

O GIP indicou, posteriormente, a ABR Telecom como sendo essa EA.

A ABR Telecom tem a responsabilidade de contratar a solução técnica para dar suporte operacional ao serviço de implantação da Portabilidade e escolheu a Clear Tech, que tem como parceira a norte-americana NeuStar.
(...)   A principal área de atuação da ClearTech é a prestação de serviços relacionados ao gerenciamento do ciclo da receita das operadoras de telecomunicações, atuando como empresa responsável pela apuração de valores a serem repassados por uma operadora à outra pelo uso de suas redes (clearing house) e no processo de cobilling (cobrança pelos serviços realizados à operadora que detém a titularidade da chamada). (...)
 
"A identificação das localidades a serem portadas será realizada de acordo com os Códigos Nacionais de Numeração (CNN) - que correspondem, popularmente, ao DDD (por exemplo, o 11 para a região metropolitana de São Paulo, e o 61 para o Distrito Federal e Entorno).
A fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acompanhará a implementação da portabilidade em todo o Brasil.
 
Na telefonia fixa, a portabilidade será possível dentro da Área Local (município ou conjunto de localidades com continuidade urbana).
No caso do serviço móvel, a manutenção do número será dentro da Área de Registro (mesmo CNN)". [Fonte: Convergência Digital] 
 
Cronograma de Ativação da Portabilidade no Brasil definido pelo GIP:
• 24/05/2008 a 29/08/2008: será realizada a experiência piloto de Portabilidade nas áreas de código DDD 14 (Bauru) , 17 (São José do Rio Preto), 27 (Vitória), 37(Divinópolis), 43 (Londrina), 62 (Goiânia), 67 (Mato Grosso do Sul) e 86 (Teresina). A ativação comercial nestas áreas ocorrerá em 30/08/08.
•30/08/2008 a 11/03/2009: Ativação da Portabilidade nos 59 áreas de código DDD restantes, Sendo São Paulo (11) em Mar/09 e Rio de Janeiro (21) em Fev/09.
 
02.
O nosso participante José Roberto de Souza Pinto é autor deste excelente trabalho disponível na ComUnidade como página HTML e arquivo .ppt:
-
Apresentação sobre Portabilidade Numérica
Download do arquivo .ptt compactado 
 
03.
O nosso participante Desembargador Fernando Botelho é autor deste trabalho:
[16/03/07]   "Portabilidade Numérica"  
A publicação foi simultânea:
- no Portal
Convergência Digital - "Especial: conflitos da portabilidade numérica" e
- no site comunitário
WirelessBR - "Portabilidade Numérica"
 
04.
O portal  TELECO possui estas Seções sobre o tema: Portabilidade no Brasil  - Portabilidade no mundo  - Numeração
 
05.
Transcrevemos hoje esta matéria com link para um "vídeo" (prefira ler na fonte e consultar outros vídeos sobre vários assuntos):
 
Fonte: IT Web
[02/06/08]  
Na competição, portabilidade numérica exigirá qualidade de dados  
 
Operadoras de telefonia terão de se preparar para fidelizar clientes
A três meses de a portabilidade numérica ser implementada, as operadoras de telefonia móvel do Brasil estão se preparando para as movimentações que este mercado sofrerá, principalmente na relação operadora x clientes. A implementação acontecerá gradualmente até março de 2009.
A portabilidade permitirá aos usuários de telefone fixo ou móvel a mudarem de operadora dentro de seu código de área sem a necessidade de mudar o seu número. Por teste motivo, a portabilidade numérica estimulará a competição entre as operadoras, o que poderá resultar na redução de preços e na melhoria no atendimento ao cliente. 
Confira entrevista no webcast sobre o assunto com Paulo Vasconcelos, vice-presidente da Assesso - empresa especialista em solução de qualidade de dados -, que afirma que por conta da portabilidade, a tendência agora é buscar, além dos dados cadastrais, um conhecimento mais aprofundado do cliente.
 
No mesmo site encontamos este outro "vídeo" sobre Portabilidade Numérica:

Portabilidade numérica e retenção de clientes
A portabilidade numérica da telefonia fixa e móvel, que passa a vigorar no Brasil nos próximos anos, trará desafios paras as operadoras, de reter clientes e ganhar novos. A Objective Solutions tem soluções para ajudar no processo.
 
Boa audição!  :-)
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO